domingo, 14 de janeiro de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Iuri Leitão: "Os anos vão passando, as medalhas vão acumulando, mas o sentimento é sempre o mesmo"


Ciclista chegou hoje a Portugal com o “sentimento de dever cumprido”, depois de ter conquistado o ouro nos Europeus de ciclismo de pista

 

Por: Lusa

Foto: Lusa

O campeão europeu de scratch, o português Iúri Leitão, chegou hoje a Portugal com o “sentimento de dever cumprido”, depois de ter conquistado o ouro nos Europeus de ciclismo de pista de Apeldoorn, Países Baixos.

O único tricampeão europeu de scratch, feito alcançado na passada sexta-feira, revelou o sentido de responsabilidade independentemente no número de vitórias que tem vindo a acumular.

“Os anos vão passando, as medalhas vão acumulando, mas o sentimento é sempre o mesmo. A responsabilidade tem sido sempre a mesma competição após competição, o nosso comprometimento também. E os resultados têm-se visto”, revelou o atleta à chegada ao aeroporto do Porto.

O campeão mundial de omnium em 2023 abordou ainda a corrida que lhe valeu a medalha de ouro em Apeldoorn.

“Notei que a corrida estava muito mexida. Os adversários tinham muita intenção de atacar e tentar ganhar volta. Metade da competição consegui ganhar volta com mais nove atletas. O grupo ficou bastante reduzido para disputar a medalha de ouro. Senti que, no final, com tanta movimentação, os meus adversários estavam mais desgastados que eu. Aproveitei uma oportunidade que surgiu para arrancar a nove voltas”, explicou.

Iuri Leitão falou ainda da vontade de garantir o apuramento para os Jogos Olímpicos Paris2024.

“O nosso foco, por enquanto, está em irmos aos Jogos Olímpicos. Em conseguir essa qualificação. Temos ainda mais três Taças do Mundo para fazer para conseguirmos estar presentes. E para já esse é o nosso foco. Se conseguirmos, depois então, vamos fazer o melhor trabalho possível para poder estar ao melhor nível nos Jogos Olímpicos”, garantiu.

Fonte: Sapo on-line

“Seleção Nacional/Portugal com três corredores na Taça do Mundo de Paraciclismo”


Por: José Carlos Gomes

Além dos ciclistas profissionais, também os paraciclistas iniciam a época na Austrália. Entre amanhã e quarta-feira, corre-se em Adelaide a primeira manga da Taça do Mundo de 2024, na qual Portugal estará representado por três paraciclistas com ambição de bons resultados e de somar pontos para o apuramento paralímpico.

O selecionador nacional, José Marques, convocou o C2 Telmo Pinão, o H4 Flávio Pacheco e o H5 Luís Costa. E está confiante para o primeiro compromisso internacional da época 2024. “Tendo em conta a lista de inscritos, acredito que o Luís Costa poderá disputar os pódios, caso recupere totalmente dos sintomas gripais dos últimos dias. O Telmo e o Flávio deverão conseguir resultados a meio da tabela, o que é muito importante em termos de pontos para o ranking de qualificação para os Jogos Paralímpicos”, assinala o técnico.

A competição começa com os contrarrelógios individuais, na próxima madrugada. Os três corredores entram em ação na primeira jornada, tendo todos por diante um exercício individual de 15,6 quilómetros (duas voltas a um circuito de 7,8 quilómetros).

As provas de fundo distribuem-se pelas duas madrugadas seguintes. Na noite de segunda para terça, Telmo Pinão disputa os 54,6 quilómetros destinados à classe C2. Na madrugada de quarta-feira é a vez de Flávio Pacheco e Luís Costa, que também vão cumprir 54,6 quilómetros.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/Diogo Narciso sexto na corrida por pontos do Europeu”


Por: José Carlos Gomes

Diogo Narciso fechou, na tarde deste domingo, a participação nacional no Campeonato da Europa de Pista, em Apeldoorn, Países Baixos, conseguindo a sexta posição na corrida por pontos.

A prova de 160 voltas 40 quilómetros foi muito movimentada e compartimentou o pelotão em diferentes grupos. Na frente juntaram-se os mais capazes, que dobraram o pelotão e foram somando pontos nos sprints intermédios.

Entre esses esteve Diogo Narciso, que conseguiu vinte pontos de uma dobragem ao pelotão e ainda pontuou em cinco sprints, finalizando a competição com 36 pontos. Ficou a nove pontos da medalha de bronze, conquistada pelo francês Oscar Nilsson-Julien.

A luta pela medalha de ouro foi travada pelos únicos dois corredores capazes de dobrar o pelotão duas vezes. Levou a melhor o dinamarquês Niklas Larsen, com 66 pontos, mais oito do que o espanhol Sebastián Mora, segundo classificado.

“Fizemos um resultado muito bom. A corrida foi muito disputada e difícil. Conseguimos pontuar várias vezes e dar volta. Tendo em conta o grau de competitividade é um resultado importante. É evidente que há aspetos a melhorar e que há arestas a limar para o futuro, o que se faz com trabalho. Mas estou muito satisfeito com o desempenho”, afirma o selecionador nacional, Gabriel Mendes.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Campeonato Nacional de Ciclocrosse Credibom de Abrantes”


Roberto Ferreira e Ana Santos revalidam títulos

 

Por: José Carlos Gomes

Roberto Ferreira e Ana Santos, ambos do Guilhabreu MTB, revalidaram, neste domingo, os títulos nacionais, vencendo as provas de elite do Campeonato Nacional de Ciclocrosse Credibom, em Abrantes.

A luta pelo título masculino de elite foi intensa, envolvendo Roberto Ferreira e o individual Mário Costa. Vencedor em 2023, Roberto Ferreira conseguiu repetir o feito, cortando a meta com 6 segundos de vantagem sobre o rival. O terceiro, a 1m37s, foi o vencedor da Taça de Portugal, João Cruz (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde).

A competição feminina foi menos equilibrada, confirmando-se o favoritismo de Ana Santos. Já vencedora da Taça de Portugal na presente temporada, o reforço do Guilhabreu MTB conquistou o sexto título nacional de elite consecutivo. Ana Santos ganhou com 2m30s de vantagem sobre Joana Monteiro e com 7m02s à melhor sobre Leandra Gomes (Saertex Portugal/Edaetech), que a acompanharam no pódio.


Nas camadas jovens impuseram-se os sub-23 Rafael Sousa (Guilhabreu MTB) e Laura Simão (BTT Loulé/Elevis), os juniores João Fonseca (Clube BTT Matosinhos) e Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB), os cadetes Gonçalo Costa (Guilhabreu MTB) e Estela Guerra (BTT Loulé/Elevis) e os juvenis Rafael Inácio (Escola de Ciclismo de Oeiras/Parracho) e Inês Fonseca (Triumtermica/Águias de Alpiarça).

Já em veteranos triunfaram os masters 30 Augusto Midão (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Ana Barata, os masters 40 Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Lurdes Gonçalves (Clube de Ciclismo de Castelo Branco), o master 50 António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e o master 60 Joaquim Pinto (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel).

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/Quinto lugar para Rui Oliveira e Maria Martins”


Por: José Carlos Gomes

Portugal conseguiu dois quintos lugares na jornada deste sábado no Campeonato da Europa de Pista, em Apeldoorn, Países Baixos. Foi essa a classificação de Rui Oliveira em omnium e de Maria Martins em eliminação. Daniela Campos foi a 14.ª na corrida por pontos.

Rui Oliveira iniciou o concurso de omnium com desempenhos de meio da tabela. Foi nono em scratch e 12.º na corrida tempo. Na segunda metade da competição tudo mudou e o português foi dos mais fortes de todo o pelotão.

O representante nacional foi o segundo classificado na prova de eliminação e entrou no oitavo posto para a corrida por pontos, quarta e última prova pontuável. Na corrida de 100 voltas 25 quilómetros – vimos o mesmo Rui Oliveira forte e ambicioso da eliminação.

O português ganhou uma volta ao pelotão e ainda pontuou em três sprints. Esteve na discussão pelo pódio, fechando na quinta posição, com 110 pontos. A vitória sorriu ao britânico



Ethan Hayter, com 121 pontos, os mesmos do dinamarquês Niklas Larsen. O terceiro, com 118, foi o belga Fabio van den Bossche.

Portugal teve também duas corredoras a competir no setor feminino. A primeira a entrar em pista foi Daniela Campos. Enfrentou um pelotão de corredoras mais experientes e com palmarés consolidado entre a elite da pista.


Apesar da dificuldade das adversárias, Daniela Campos manteve-se sempre na parte da frente do pelotão, com bom posicionamento. Não conseguiu, todavia, chegar aos pontos. Por isso acabaria no 14.º lugar. A belga Lotte Kopecky conquistou o título europeu, com 24 pontos, mais cinco do que a norueguesa Anita Yvonne Stenberg e mais seis do que a checa Jamila Machacova, que a acompanharam no pódio.

Ainda antes da cerimónia de consagração e imediatamente após ter vencido a corrida por pontos, Lotte Kopecky alinhou na prova de eliminação, conquistando a segunda medalha de ouro de enfiada.

Nesta prova esteve também Maria Martins. A portuguesa esteve bem ao longo da maior parte da corrida, com disponibilidade física e visão tática para evitar várias situações complicadas de possível eliminação. Ficou junto das mais fortes, concluindo a participação no quinto lugar.

No pódio, além de Kopecky, foram consagradas a alemã Lea Lin Teutenberg, segunda classificada, e a britânica Jessica Roberts, terceira.

O selecionador nacional, Gabriel Mendes, faz um balanço positivo da jornada deste sábado. “Não começámos da melhor forma o omnium, mas fomos corrigindo alguns aspetos e fizemos uma excelente segunda metade do programa. O quinto lugar é muito bom a este nível. A Maria está a melhorar a condição e esteve muito bem na eliminação. A Daniela participou numa corrida por pontos muito discutida a cada sprint, esteve sempre no pelotão da frente, mas não conseguiu atingir um objetivo que tínhamos definido, que era pontuar. Há que continuar a trabalhar e a evoluir”, diz o responsável técnico.

Diogo Narciso fecha, neste domingo, a participação de Portugal no Campeonato da Europa. Vai competir na corrida por pontos.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com