domingo, 19 de maio de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“João Nuno Batista quinto na Taça do Mundo triatlo de Huatulco”


Na prova feminina, Maria Tomé foi nona

 

Por: Lusa

O português João Nuno Batista terminou este domingo a Taça do Mundo de Huatulco de triatlo no quinto lugar, em 58.29 minutos, a 22 segundos do vencedor, o holandês Richard Murray.

O triatleta do CN Torres Novas, campeão do mundo de juniores de 2023, terminou o setor da natação na segunda posição, perdendo na bicicleta alguns lugares, que recuperou, até ao quinto posto na corrida.

Murray somou o seu primeiro triunfo numa Taça do Mundo, enquanto o canadiano Mathis Beaulieu e o norte-americano John Reed, segundo e terceiro classificados, respetivamente, a oito e 14 segundos, conquistaram os seus primeiros pódios na competição.

Na prova feminina, Maria Tomé foi nona, com o tempo de 1:05.30 horas, numa prova vencida pela dinamarquesa Alberte Pedersen, que se impôs aos sprint à holandesa Rachel Klamer e a norueguesa Solveig Lovseth, segunda e terceira classificadas, respetivamente, todas em 1:04.54.

Fonte: Record on-line

“Demi Vollering reina duas vezes na Volta a Burgos Feminina”


A holandesa da SD Worx vence a etapa final batendo a compatriota Lucinda Brand

 

Foto: EFE

A holandesa Demi Vollering, da SD Worx, cumpriu as previsões e sagrou-se vencedora da Volta a Burgos de 2024 em Burgos, este domingo, depois de vencer a última etapa com uma clara superioridade.

A holandesa bateu a compatriota Lucinda Brand (Lidl Trek), que foi segunda, antes de chegar ao topo do Alto de Rozavientos para somar a segunda Volta a Burgos consecutiva, enquanto Evita Muzic (FDJ), terceiro, e Karlijn Swinkels (EAU), quarto do dia, também ocuparam posições de destaque.

A etapa começou com muitos ataques de ciclistas tentando formar uma fuga. Primeiro foi Valentina Basílica (Eneicat), mas ela durou apenas 6 quilómetros sozinha. Depois foi Ana Vitória Magalhães (Be Pink), também sem sucesso.

Houve muito nervosismo e apenas cinco quilómetros depois, Linda Zaneti (Human Powered) e Irene Cagnazzo (BePink) tentaram e depois Eyeru Gebru (Komugi) e Selene Colombi (Be Pink).

Uma fuga subsequente de 30 ciclistas parecia abrir uma diferença, com até 30 segundos de diferença, mas o pelotão reagiu e quando chegaram a Hortezuelos o pelotão foi agrupado novamente.

Na terceira categoria Alto de Arroyo, Lorena Wiebes passou em primeiro lugar, seguida por Claire Steels (Movistar), Tereza Neumanová (UAE Team) e Quinty Ton (Liv Alula).

Ana Vitória Magalhães tentou novamente logo na descida, que pedalou sozinha por 18 quilómetros quando Lucinda Brand (Trek) se juntou a ela, mas faltando 20 quilômetros para o fim, a holandesa ficou sozinha para encarar a subida até o Alto de Rozavientos.

Embora a vantagem fosse de um minuto, a superioridade de Demi Vollering levou-a a caçar Brand a 16 quilómetros do fim e coroou sozinha, seguida por Evita Muzic e Licinda Brand.

Um ataque que foi suficiente para levar a vitória com uma clara superioridade, mas sofrendo, a segunda foi Lucinda Brand, 50 segundos atrás, e a terceira Evita Muzic, 1:15 atrás.

Fonte: Marca

“Giro: Pogacar soma quarta vitória na etapa rainha e deixa Thomas a sete minutos”


Colombiano Nairo Quintana (Movistar) terminou em segundo lugar

 

Por: Lusa

O esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) venceu este domingo a 15.ª etapa da Volta a Itália em bicicleta, a quarta na presente edição, e destacou-se, ainda mais, na liderança, deixando o britânico Geraint Thomas (INEOS) a quase sete minutos.

O vencedor da Volta a França em 2020 e 2021 impôs-se nos 222 quilómetros da etapa 'rainha' da corrida, entre Manerba del Garda e a estância de esqui de Mottolino, em Livigno, em 06:11.41 horas, menos 29 segundos do que o colombiano Nairo Quintana (Movistar), vencedor do Tour em 2014, segundo.

Pogacar, que lidera a classificação geral desde a segunda etapa, continua com a camisola rosa, agora com 06.41 minutos sobre o britânico Geraint Thomas (INEOS) e 06.56 sobre o colombiano Daniel Martínez (BORA-hansgrohe), que hoje cederam 02.50 face à arrancada em solitário do esloveno a 14 quilómetros da chegada.

Na segunda-feira, o pelotão da 'corsa rosa' vai gozar o segundo dia de descanso da 107.ª edição, voltando à estrada na terça-feira, com a 16.ª etapa, entre Livigno e o monte Pana, em Santa Cristina Valgardena, numa viagem com 206 quilómetros e três contagens para o prémio de montanha, uma de categoria especial, uma de primeira e outra de segunda, coincidente com a meta.

Fonte: Record on-line

“Seleção Nacional/Telmo Pinão 14.º na prova de fundo em Maniago”


Por: José Carlos Gomes

Telmo Pinão foi o 14.º classificado na prova de fundo de classe C2 na etapa italiana da Taça do Mundo de Paraciclismo, que hoje termina em Maniago.

O resultado português na corrida de 70,2 quilómetros, ficou marcado por um percalço na primeira das nove voltas ao circuito. Telmo Pinão fez uma má trajetória numa rotunda, tendo uma saída de estrada que o fez perder o contacto com o grupo da frente.

O corredor da Seleção Nacional ficou num segundo grupo, que tinha o primeiro pelotão a poucos metros. No entanto, o espaço não foi fechado e começou a aumentar, afastando Telmo Pinão da luta pelos melhores lugares.

“Foi uma situação de corrida. Inicialmente, também acreditei que seria possível a junção de grupos. Foi pena que não acontecesse, porque o Telmo deu indicações de que está fisicamente muito bem. Acaba por ser um resultado com sabor amargo”, considera o selecionador nacional, José Marques.

Telmo Pinão cruzou a meta no 14.º lugar, a 10m54s do francês Alexandre Leauté, que se impôs em solitário, deixando os dois perseguidores a 33 segundos. O segundo classificado foi o neerlandês Hidde Buur, enquanto o francês Florian Chapeau ocupou a terceira posição.

A competir como individuais, há dois portugueses que ainda irão correr na tarde deste domingo, Jorge Pina na classe B e Miguel Pacheco em C5.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Taça de Portugal Feminina Albergaria-a-Velha”


Ana Caramelo bate Inna Abaidullina ao milímetro

 

Por: José Carlos Gomes

A elite Ana Caramelo (Matos Mobility/Flexaco Cycling Team) bateu, num sprint apertado, a colega de equipa e melhor sub-23 Inna Abaidullina no final da quarta prova da Taça de Portugal Feminina, disputada, neste domingo, em Albergaria-a-Velha.

A jovem russa foi a primeira a mexer com a corrida, atacando ainda dentro dos primeiros 15 quilómetros da prova. Inna Abaudullina pedalou em solitário durante grande parte da viagem. Foi preciso esperar pelo quilómetro 51 para que houvesse nova mexida. Teve assinatura de Ana Caramelo, que foi em busca da colega de equipa.

Formou-se um duo na frente da corrida e a disputa foi ao sprint entre Ana Caramelo e Inna Abaidullina no final dos 83,4 quilómetros da corrida principal. A portuguesa foi a melhor, embora com o mesmo tempo da russa. Seguiu-se, a 2m58s, um grupo com cinco corredores sub-23 e três de elite.

Nas contas da geral da Taça, quando fica a faltar uma prova para a decisão do troféu, Ana Caranelo é a primeira na categoria de elite, com 112 pontos, mais sete do que a colega de equipa Kateryna Velychko. Em sub-23 Inna Abaidullina segue na dianteira, com 135 pontos e uma margem de 15 sobre a argentina Julieta Benedetti (Maiatos).

As juniores completaram 64,9 quilómetros e a mais forte foi a ucraniana Valeria Ponomarenko (Matos Mobility/Flexaco Cycling Team), que sprintou para cortar a meta com dois segundos de vantagem sobre as adversárias diretas. Esta foi a primeira corrida da ucraniana na Taça de Portugal, pelo que a geral, premiando a regularidade, é comandada por Bruna Gonçalves (Cantanhede Cycling/VESAM), com os mesmos 95 pontos de Raquel Dias (Tavira/Extremsul/SC Farense) e com mais dez do que Daniela Simão (Academia Efapel de Ciclismo), numa das categorias cuja luta está mais animada.

A corrida de cadetes teve 46,4 quilómetros, nos quais Maria Coimbra (Maiatos) conseguiu impor-se em solitário, sendo já vencedora antecipada da Taça de Portugal entre as sub-17.

Marilyne Marques (Korpo Activo/Penaciva) ganhou entre as masters 30, mas a geral da Taça está já decidida a favor de Karina Sousa (CDASJ/Cyclin’Team/Município de Albufeira). Ana Neves (Bike & Nutrition Shop) foi a mais forte das master 40 e assumiu o comando nesta categoria. Rosa Marques (Academia de Ciclismo do Alto Minho) venceu em Albergaria-a-Velha e também decidiu a Taça a seu favor. Leontina Palhas (Vertentability Cycling Team) é a única master 60 participantes na Taça e, naturalmente, ganhou neste domingo e será dela o troféu.

A correr em casa, a Matos Mobility/Flexaco Cycling Team foi a melhor equipa na prova de hoje e passou para a dianteira da geral coletiva. Tem cinco pontos de vantagem sobre os Maiatos, equipa que receberá, no dia 2 de junho, a final da Taça de Portugal Feminina, na cidade da Maia.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/Alexandre Montez no top 20 deixa Portugal em posição de apuramento”


Por: José Carlos Gomes

Alexandre Montez foi hoje o 11.º classificado na quinta e última etapa do Grande Prémio das Nações, na Polónia, acabando a corrida no 17.º lugar da geral, o que permitiu a Portugal colocar-se no 11.º posto do ranking da Taça das Nações, dentro das posições de apuramento para a Volta a França do Futuro.

Após as quedas e os problemas mecânicos que marcaram a prestação portuguesa nas duas etapas anteriores, a Seleção Nacional começou a viagem de 149 quilómetros entre Powiat Leski a Hotel Arłamów com a ambição de levar Alexandre Montez a entrar nos primeiros 20 da geral, de modo a garantir pontos para o ranking das nações.

A viagem, repleta de subidas curtas, mas exigentes, foi disputada a uma média superior a 40 km/h. A dureza e a velocidade partiram o pelotão em vários grupos, com Portugal a ter Alexandre Montez e Lucas Lopes junto dos melhores.


Na decisão da etapa, o cazaquistanês Ilkhan Dostiyev revelou-se o mais afoito e terminou isolado, com nove segundos de vantagem sobre o grupo em que chegaria Alexandre Montez, no 11.º lugar. O segundo na tirada foi o luxemburguês Arno Wallenborn e o terceiro foi o belga Emiel Verstrynge. Lucas Lopes chegaria perto da frente, na 19.ª posição, a 24 segundos do vencedor. João Martins foi o 113.º, a 14m52s.

França controlou a etapa para ficar com os dois primeiros da geral. Mathys Rondel venceu, com 17 segundos de vantagem sobre Brieuc Rolland. O terceiro, também a 17 segundos, foi Arno Wallenborn. Alexandre Montez subiu à 17.ª posição, a 1m27s do vencedor. Lucas Lopes foi o 68.º, a 18m25s, e João Martins fechou a representação nacional, no 106.º posto, a 37m51s.

O 17.º lugar de Alexandre Montez deu a Portugal quatro pontos para o ranking da Taça das Nações, com a Seleção Nacional a ocupar a 11.ª posição. São apurados diretamente para a Volta a França do Futuro principal objetivo de Portugal os 15 países mais bem colocados.

“Numa corrida com vários percalços, estivemos sempre dentro da corrida e hoje conseguimos o principal objetivo, que passava por entrar nos lugares que garantem pontos para a Taça das Nações. Nada está conquistado ainda e será muito importante o desempenho que venhamos a ter, daqui a duas semanas, na Corrida da Paz”, antecipa o selecionador nacional, José Poeira.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Taça de Portugal de Juniores Barcelos”


Guilherme Mestre ganha corrida e Guilherme Lino conquista a Taça

 

Por: José Carlos Gomes

Guilherme Lino (Landeiro/KTM/Matias & Araújo) é o vencedor da edição de 2024 da Taça de Portugal de Juniores, depois de ser o quarto classificado, neste domingo, na quarta e última prova pontuável, ganha por Guilherme Mestre (Willebrord Wil Vooruit), no alto da Franqueira, Barcelos.

Os 115,5 quilómetros do Grande Prémio HM Motor, entre o Estádio Cidade de Barcelos e a subida ao Monte de Nossa Senhora da Franqueira, proporcionaram um bom espectáculo de ciclismo, com os barcelenses, da freguesia de Roriz, da Landeiro/KTM/Matias & Araújo a controlarem a vantagem com que chegaram à derradeira etapa da Taça.

A exigência do percurso acabou por criar uma chegada a conta-gotas. Guilherme Mestre destacou-se de toda a concorrência e, tendo iniciado a corrida no quarto lugar da geral da Taça, obrigou Guilherme Lino a estar atento.


Guilherme Mestre cortou a meta ao fim de 2h51m46s (média de 40,345 km/h). O segundo classificado foi Davi Alves (SM Feira/Segmento D’Época/Reol/Bolf), a 1m24s, menos dois segundos do que o terceiro, Diego López (Picusa Academy). Com o quarto lugar, a 1m32s, o brasileiro Guilherme Lino defendeu com eficácia o triunfo na Taça de Portugal de Juniores.

Contas feiras, Guilherme Lino somou 206 pontos, mais onze do que Guilherme Mestre. O terceiro foi Daniel Moreira (Willebrord Wil Vooruit), com 177 pontos.

A Landeiro/KTM/Matias & Araújo também ganhou a Taça de Portugal por equipas, concluindo a competição com 75 pontos. Seguiram-se a ABTF Betão/Bairrada, com 67 pontos, e a SM Feira/Segmento D’Época/Reol/Bolf, com 47.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com