segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

“João Almeida lidera a UAE na Volta à Comunidade Valenciana: "Estou muito entusiasmado por começar a época... Espero conseguir um grande resultado"


Por: Carlos Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

A época de estrada já está em andamento e na liderança da UAE Team Emirates - XRG na próxima Volta à Comunidade Valenciana (5-9 de fevereiro), estará João Almeida, que espera poder lutar pela classificação geral da corrida.

"Estou muito entusiasmado por começar a época. Tem sido um bom inverno e sinto que a minha condição física é boa e está onde precisa de estar", disse num comunicado de imprensa no site oficial da UAE Team Emirates - XRG. "Não é muito frequente começarmos com um contrarrelógio por equipas, mas com a força da equipa que temos, penso que podemos estar confiantes em fazer uma boa prestação."

Tal como acontece frequentemente com a equipa UAE Team Emirates - XRG, Almeida vai liderar uma formação multifacetada e como tal, não será a sua única carta da equipa em solo espanhol. "Vamos ter várias cartas para jogar, mas espero sem dúvida, ter como objetivo um grande resultado", afirma o Caldense com determinação. "O Brandon McNulty ganhou esta corrida no ano passado e parece estar sempre a voar nesta altura do ano, por isso é bom termos opções para a classificação geral. O mais importante será conquistarmos vitórias como equipa."

"Começámos o ano com muitas vitórias, com as quais estamos obviamente muito satisfeitos. A atitude e a mentalidade de ataque que a equipa demonstrou nas primeiras corridas foi fantástica e é algo de que nos orgulhamos", acrescenta o Diretor Desportivo Joxean Matxin. "Ganhámos aqui no ano passado com Brandon McNulty e vamos tentar defender esse título este ano."

"Temos a perspectiva invulgar de um contrarrelógio por equipas a abrir a corrida e selecionámos uma equipa muito concentrada nessa etapa. Não há dúvida de que os nossos rivais também se vão preparar para ela, por isso temos de estar ao nosso melhor nível e estou confiante de que estaremos. A região de Valência passou por uns meses devastadores e sei que nos bastidores foi feito muito trabalho duro para que esta corrida acontecesse e esperamos poder dar um bom espetáculo às pessoas desta região."

 

“UAE Team Emirates - XRG para a Volta à Comunidade Valenciana 2025”

 

João Almeida

Brandon McNulty

Filippo Baroncini

Felix Grossschartner

Julius Johansen

Ivo Oliveira

Pavel Sivakov

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/joao-almeida-lidera-a-uae-na-volta-a-comunidade-valenciana-estou-muito-entusiasmado-por-comecar-a-epoca-espero-conseguir-um-grande-resultado

“Cross: Amiciclo e CD em Movimento entram a ganhar”


O Amiciclo de Grândola, no sector masculino, e o CD em Movimento, nas mulheres, venceram o Duatlo Cross de Abrantes, prova a contar para o Campeonato Nacional de Clubes de Cross.

Na primeira competição da época 2025, os homens do Alentejo superiorizaram-se à concorrência com Hugo Baluga, Luís Marques e João Jesus a completarem o trio pontuável. O segundo lugar da geral por equipas ficou com o Outsystems Olímpico de Oeiras e o SFRAA Triatlo fechou o pódio.


No sector feminino, o CD em Movimento (Ana Barata, Maria Inês e Andreia Lopes) terminou no primeiro lugar, enquanto o SFRAA e o Tri Clube Penafiel fecharam os outros lugares do pódio.

Em termos individuais, François Vie (SFRAA Triatlo) e Sara Neto (CNATRIL triatlo) foram os mais rápidos em Abrantes.

Todos os resultados aqui: https://multicrono.com/v1/xv-duatlo-cross-joao-campos-resultados/

“CRP RIBAFRIA INICIA A ÉPOCA EM ESPANHA”


A equipa do CRP RIBAFRIA | Grupo Parapedra – MAF - Riomagic aproveitou o fim de semana de 1 e 2 de fevereiro, para realizar um estágio de 2 dias e dar início a época desportiva com uma prova em Badajoz.

A equipa no primeiro dia permaneceu em Évora, onde durante a tarde realizou um treino em conjunto.

No segundo dia a equipa deslocou-se de manhã para Espanha, para a localidade de Badajoz, a fim de participar no IV Trofeo Ciudad de Badajoz "Rúben Tanco", uma etapa em linha, composta por cerca de 108 km, onde competiram 137 atletas, de equipas Espanholas e Portuguesas.


A equipa do CRP RIBAFRIA | Grupo Parapedra – MAF - Riomagic deslocou-se a esta competição com quase toda a formação, não marcando presença apenas o Humberto Pereira.

Esta prova, que foi o arranque da época 2025, e da qual além da competição e luta pela vitória, a equipa técnica pretendia retirar informações sobre a forma e coordenação dos atletas.


Desde início que a equipa assumiu as suas intenções de estar na discussão da corrida, e numa fuga logo aos cerca de 30 km a equipa colocou 3 atletas.

Taticamente a equipa esteve irrepreensível, o plano elaborado foi cumprido a roçar a perfeição, tendo todos os atletas trabalhado como uma verdadeira equipa, unida e muito homogénea.


A faltar cerca de 30 km e com um atleta fugido com cerca de 2 minutos, os atletas 4 atletas da equipa do CRP Ribafria que compunham a fuga pegaram na corrida e assumiram a perseguição ao fugitivo, que mesmo assim conseguiu passar a meta com 1 segundo de vantagem sobre o João Letras do CRP Ribafria que foi o 3º a cortar a meta.


João Letras, foi também o 2º classificado do escalão de Elites.

Consideramos que foi um teste bastante produtivo e agradecemos a todos os patrocinadores pelo apoio incansável, às famílias dos nossos atletas e eles inclusive pelo esforço, empenho e dedicação prestados todos os dias, que contribui para o sucesso deste projeto

Fonte: CRP RIBAFRIA | Grupo Parapedra – MAF - Riomagic



“CICLISMO ESTÁ DE VOLTA AO EUROSPORT ESTA SEMANA COM AS VOLTAS À COMUNIDADE VALENCIANA E AOS EMIRADOS ÁRABES UNIDOS”


Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

A nova temporada de ciclismo começa a ganhar ritmo, e o Eurosport emite esta semana três grandes corridas: Volta à Comunidade Valenciana masculina e feminina e a Volta aos Emirados Árabes Unidos feminina. O calendário do World Tour vai acelerando rumo à primeira grande Volta da temporada, o Giro d’Itália, que arranca a 9 de maio, mas, até lá, os fãs da modalidade poderão acompanhar várias provas de grande qualidade e emoção.

De 5 a 9 de fevereiro, cumpre-se a 76.ª edição da Volta à Comunidade Valenciana, uma corrida de grande tradição e com presença habitual de corredores portugueses. Este ano, João Almeida e Ivo Oliveira (UAE Team Emirates – XRG) integram a lista de pré-inscritos para este evento de cinco etapas e mais de 660 quilómetros, que atravessa diferentes localidades da região, algumas delas afetadas pela tempestade DANA no final de 2024. A prova arranca em Orihuela com um contrarrelógio de 33 quilómetros e termina na cidade de Valência. Em 2024, o triunfo coube ao norte-americano Brandon McNulty, que sucedeu ao português Rui Costa na lista de vencedores.

Já entre os dias 6 e 9 de fevereiro, parte para a estrada o pelotão que compete na 3.ª edição da Volta aos Emirados Árabes Unidos feminina, uma corrida de estrada com um total de 540 quilómetros, divididos por quatro etapas. A partida acontece no Dubai Police Officer’s Club e a chegada final será no Abu Dhabi Breakwater. Elisa Longo Borghini venceu a edição inaugural da UAE Tour em 2023 e está de volta este ano para tentar nova vitória.

Finalmente, no dia 9 de fevereiro, Valência celebra a dobrar. No último dia de prova da Volta à Comunidade Valenciana masculina, cumpre-se também a Volta à Comunidade Valenciana feminina, uma corrida de apenas uma etapa, que liga Alfafar a Valência numa distância de 104 quilómetros e reúne algumas das melhores equipas da modalidade. Será o adeus à montanha que marcou as últimas edições e o regresso de uma tirada plana, ideal para as sprinters, mas com uma variável que pode ser decisiva. No ano passado, a francesa Cédrine Kerbaol foi a primeira a cortar a meta, batendo ao sprint Marit Raaimakers, Federica Damiana Piergiovanni e Olivia Baril.

Acompanhe toda a ação do melhor ciclismo masculino e feminino ao longo de todo o ano no Eurosport e na Max.

Fonte: Eurosport

“Campeonato Nacional de Pista em Sangalhos, Anadia”


Rui Oliveira e Daniela Campos dominam Campeonato Nacional de Pista

 

Por: Vasco Moreira

Rui Oliveira e Daniela Campos foram as figuras de destaque do Campeonato Nacional de Pista, que decorreu ao longo do último fim de semana, no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia.

O ciclista da UAE Team Emirates, coroado campeão olímpico em Paris, foi uma inscrição de última hora, mas a tempo de se destacar dos demais nas várias provas entre a elite em que competiu. Rui Oliveira venceu a corrida por pontos, a eliminação e o madison, este em dupla com João Matias.


Na corrida por pontos, Rui Oliveira venceu com 45, à frente de Miguel Salgueiro (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense), segundo com 32, e João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), terceiro com 30. Já na eliminação, o campeão olímpico superou João Matias e João Martins (Rádio Popular-Paredes-Boavista). No madison, Rui Oliveira formou dupla com João Matias e, com 65 pontos, venceu as duplas formadas por Miguel Salgueiro e Diogo Narciso (47 pontos) e Daniel Dias e João Martins (28 pontos).

Ainda na elite masculina, João Matias venceu o omnium, com 137 pontos, tendo superado Miguel Salgueiro, segundo com 133, e Diogo Narciso (Credibom/LA Alumínios/Marcos Car), terceiro com 125. Já no scratch, sobressaiu César Martingil (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), à frente de Miguel Salgueiro e Daniel Dias (Rádio Popular-Paredes-Boavista).


O domínio foi ainda maior na elite feminina, com Daniela Campos (Eneicat-CMTeam) como protagonista. A jovem ciclista demonstrou toda a sua qualidade e potencial ao sagrar-se campeã nacional de todas as disciplinas em competição na sua categoria.

Na corrida por pontos, Daniela Campos venceu com 37, seguida de Beatriz Roxo (Cantabria Deporte/Rio Miera), segunda com 27, e Raquel Dias (Team Farto/Kiroot), terceira com 21. Já no omnium, foram 154 os pontos, após vitórias em todas as provas do programa, com Beatriz Roxo a ocupar o segundo lugar, com 141 pontos, e Patrícia Duarte a fechar o pódio, com 122.

A jovem ciclista portuguesa da Eneicat-CMTeam venceu ainda na eliminação, à frente de Patrícia Duarte e Raquel Dias, e no scratch, à frente de Beatriz Roxo e Patrícia Duarte.

 

Jovens Emília Baía, Inês Fonseca e Lourenço Luciano em evidência

 

O fim de semana foi igualmente dos mais jovens, que também foram distinguidos com os respetivos títulos nacionais. Emília Baía (Korpo Activo/Penacova) foi a ciclista em plano de evidência, ao vencer todas as provas de juniores femininas: eliminação, scratch e corrida por pontos.

Nos juniores masculinos, por sua vez, Francisco Alves (Blackjack/Bairrada) venceu na eliminação e no scratch, mas Dinis Martins (Landeiro/KTM/Matias & Araújo) superiorizou-se na corrida por pontos.

Já entre os cadetes, sobressaiu Inês Fonseca (Triumtermica/Águias de Alpiarça), que também venceu todas as provas: corrida por pontos, eliminação e scratch. Nos cadetes masculinos, a corrida por pontos foi vencida por Afonso Falcão (Landeiro/KTM/Matias & Araújo), a eliminação por Vasco Silva (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e o scratch por Bruno Nogueira (Cantanhede Cycling/Vesam).

Destaque ainda para os juvenis, com Lourenço Luciano (Triumtermica/Águias de Alpiarça) a vencer as duas provas da categoria. O jovem teve a companhia de Mariana Peixoto (Landeiro/KTM/Matias & Araújo), que celebrou entre as femininas no scratch, e de Carolina Bernardo (Escola Cantanhede Cycling/VESAM), a mais rápida no quilómetro.

 

Masters e paraciclistas coroados

 

O Campeonato Nacional de Pista estendeu-se ainda aos masters e ao paraciclismo. Começando pelo paraciclismo, Telmo Pinão (Academia Efapel de Ciclismo) venceu a perseguição individual de C1, C2 e C3, enquanto Miguel Pacheco (Academia Efapel de Ciclismo) festejou na prova de C4 e C5. No scratch, Telmo Pinão venceu em C2, José Miranda em C3, David Costa (Rodactiva/Golden Club Cabanas) em C4, Miguel Pacheco em C5 e André Soares em D.

Em masters, Liliana Jesus (Race Spirit Cycling Team) dominou nas provas femininas, tendo vencido o scratch e a eliminação de elites amadoras e masters 30, 40 e 50. Festejou ainda na corrida por pontos, entre elites amadoras, uma vez que Catarina Faroppa (Korpo Activo/Penacova) foi coroada entre masters 30, Ana Valido (ACD Milharado/Escola Ciclismo Manuel Martins) entre masters 40 e Elisabeta Necker (Almancilense) entre masters 50.

Nas provas masculinas, os destaques foram José Afonso (Vulcal/Centro Ciclista do Centro), António Faisco (UCA/Terralem Lda/Pracer Perfiles) e Manuel Rodrigues (ACD Milharado/Escola Ciclismo Manuel Martins), que venceram as provas de scratch, corrida por pontos e eliminação, de masters 30, 40 e 60, respetivamente.

Nas restantes provas masculinas, em masters 40, Rui Guerreiro (24horas Altimetria/ONTRACK) venceu o scratch e Gonçalo Santos (Vulcal/Centro Ciclista do Centro) festejou na corrida por pontos e na eliminação. Já em elites amadores, Francisco Marques (MR3Eventus/Prozimbral) destacou-se na corrida por pontos e na eliminação, enquanto João Simões (Clube de Ciclismo de Tondela - ADRT) venceu o scratch.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Xavier Cañellas foi o corredor mais veloz da Sabgal / Anicolor no Trofeo Palma do Challenge Mallorca”


Depois do cancelamento de sábado do Trofeo Andratx – Pollença, devido ao mau tempo, o pelotão regressou ontem domingo à estrada para disputar o Trofeo Palma, último do XXXIV Challenge Ciclista Mallorca, onde Xavier Cañellas, da Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor, foi o mais veloz da estrutura. A vitória foi portuguesa, num sprint de grande categoria protagonizado por Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA). Após o cair do pano sobre a competição maiorquina, o balanço da primeira participação da formação de Águeda é positivo. 

Os 149,9 km de hoje em Palma deram de novo a oportunidade aos homens rápidos do pelotão, com as equipas com interesse numa chegada ao sprint a evidenciarem-se. Xavier Cañelas, a pedalar em casa, conhecia bem o percurso, que hoje o favorecia, tendo em conta as suas características e foi o corredor mais rápido da Sabgal / Anicolor, ao chegar a 07 segundos do vencedor, na 47.ª posição. 

“Depois de no sábado vermos a corrida ser cancelada, este domingo voltámos para a última prova deste Challenge Mallorca. Sabíamos que seria uma corrida com um percurso menos exigente e que poderia resultar numa chegada ao sprint. O nosso objetivo passaria sempre por entrar numa fuga, mas hoje foi algo muito complicado, porque as fugas que se deram tiveram muito pouco espaço de manobra e pouco tempo de diferença. Não sendo possível, tentámos fazer o melhor lugar no pelotão e assim foi, através de Xavier Cañellas, o nosso ciclista mais rápido, que conhecia bem o final, por ser de Maiorca. Por isso foi um dia positivo, porque era difícil estar na discussão da etapa, pelos nomes presentes, de grande nível. Tentámos fazer o nosso melhor e assim foi”, disse Paulo Figueiredo, diretor desportivo da Sabgal / Anicolor. 


“O balanço da nossa participação é muito positivo. Tentámos estar nas diversas fugas, tentámos mostrar a nossa camisola, os nossos patrocinadores e isso não só foi conseguido nas clássicas de Valência como no Challenge Mallorca, pelo que considero que foi um bom início de época e que augura muitos êxitos. Temos um conjunto muito equilibrado para todo o tipo de terrenos e podemos estar certos de que a Sabgal / Anicolor vai conseguir alcançar muito bons resultados este ano e, claro, aquilo que é o máximo objetivo, que são as vitórias”, concluiu Paulo Figueiredo. 

 

CLASSIFICAÇÕES: 

XXXIV CHALLENGE CICLISTA MALLORCA 

Trofeo Palma 

Palma – Palma» 149,9 km 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA  

 

1.º Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA), 03h08m40s 

2.º Stanislaw Aniolkowski (Team Cofidis), mt 

3.º Erlend Blikra (Uno-X Mobility), mt 

47.º Xavier Cañellas (Sabgal / Anicolor), a 07s 

50.º Tiago Santos (Sabgal / Anicolor), a 11s 

51.º Víctor Martínez (Sabgal / Anicolor), mt 

59.º Mason Hollyman (Sabgal / Anicolor), a 15s 

81.º Rubén Fernández (Sabgal / Anicolor), mt 

91.º Pedro Silva (Sabgal / Anicolor), mt 

115.º Gonçalo Oliveira (Sabgal / Anicolor), a 32s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL POR EQUIPAS 

 

1.ª Burgos-Burpellet-BH, 09h26m00s 

16.ª Sabgal / Anicolor, a 29s 

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com