quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

“CONFIRMADO: Cartão amarelo para Ruben Guerreiro por (alegadamente) provocar queda na Volta ao Omã”


Por: Ivan Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

Ruben Guerreiro recebeu um cartão amarelo por ter alegadamente provocado uma queda na segunda etapa da Volta a Omã. O ciclista da Movistar Team é agora o décimo primeiro ciclista a receber um cartão amarelo da UCI desde que o sistema foi introduzido em 2024.

O ciclista português foi penalizado por um "desvio da trajetória escolhida que obstrui ou põe em perigo outro ciclista ou por sprint irregular" durante a etapa de domingo da Volta ao Omã. O sistema de cartões amarelos foi introduzido no verão passado como parte de uma iniciativa para promover corridas mais seguras e justas. De acordo com os regulamentos da UCI, um terceiro cartão amarelo no espaço de 30 dias resulta numa suspensão de 14 dias, enquanto seis no espaço de um ano levam a uma suspensão de 30 dias.

Felizmente para Guerreiro, completou a última etapa da Volta ao Omã, ganha por Valentin-Paret Peintre com Adam Yates a vencer na geral, sem receber um segundo cartão amarelo. Se tivesse recebido outro, teria sido suspenso durante uma semana e desclassificado da corrida.

No mês passado, no Tour Down Under, a DD da Uno-X Mobility, Anna Badergruber, recebeu um cartão amarelo por ter ultrapassado o pelotão sem manter uma distância de segurança, depois de um dos seus ciclistas ter estado envolvido numa queda.

Iván Roméo, o seu colega de equipa na Movistar, também recebeu um cartão amarelo no fim de semana por ter empurrado Gianni Vermeersch para fora da estrada durante a etapa de sábado da Volta à Comunidade Valenciana. Os comentadores registaram o incidente no momento, e foi um dos cartões amarelos mais flagrantes que vimos até agora.

Roméo aceitou a sanção, dizendo ao Het Nieuwsblad: "Aceito o castigo porque é justificado. Embora estas coisas estejam sempre a acontecer".

O que pensa do cartão amarelo ao Ruben? É merecido? Reveja o momento em questão no link abaixo.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/confirmado-carto-amarelo-para-ruben-guerreiro-por-alegadamente-provocar-queda-na-volta-ao-om

“Agenda”


Pelotão World Tour pedala na Figueira da Foz

 

O pelotão World Tour estará de regresso às estradas portuguesas já no próximo fim de semana, na Figueira Champions Classic, prova de um dia que terá lugar no domingo, na Figueira da Foz.

A terceira edição da Figueira Champions Classic, clássica do escalão UCI Pro Series, o segundo mais importante do calendário internacional, voltará a trazer até Portugal alguns dos melhores ciclistas do Mundo, num pelotão com mais de 150 corredores, distribuídos por 23 equipas: 10 World Teams, quatro Pro Teams e nove continentais.

A lista inclui as World Teams Alpecin-Deceuninck (Bélgica), EF Education-EasyPost (Estados Unidos da América), INEOS Grenadiers (Reino Unido), Intermarché-Wanty (Bélgica), Lidl-Trek (EUA), Movistar Team (Espanha), Soudal Quick-Step (Bélgica), Team Cofidis (França), Team dsm-firmenich PostNL (Países Baixos), UAE Team Emirates-XRG (EAU), as Pro Teams Euskaltel-Euskadi (Espanha) e Caja Rural-Seguros RGA (Espanha), Kern Pharma (Espanha),Tudor Pro Cycling Team (Suíça) e as nove equipas continentais portuguesas.

O percurso de 192,7 quilómetros será mais exigente do que o traçado das duas primeiras edições. Após cerca de 100 quilómetros com algum sobe e desce, os ciclistas irão entrar no circuito final, no qual irão percorrer três voltas antes de cruzar a meta. O circuito inclui duas contagens de montanha - Rua do Parque Florestal (1.ª categoria) e Enforca Cães (2.ª categoria) - que prometem ser decisivas para as contas finais.

A partida está agendada para as 12h15, na Avenida 25 de Abril, estando a chegada prevista para as 17h12, no mesmo local da partida. A prova terá transmissão em direto na Eurosport e na SportTV (entre as 15h e as 17h).

 

Mais eventos oficiais

 

15 de fevereiro: 1.ª Taça da Madeira de CE - Funchal 2025, Funchal, Madeira

15 de fevereiro: Figueira Champions Day, Figueira Da Foz

15 de fevereiro: Kids Day, Figueira da Foz

15 de fevereiro: NGPS - Rota BTTMANIA, Vila do Conde

15 de fevereiro: Resistência Mexe Mexe em Excelente Companhia, Fermentelos

15 de fevereiro: Passeio BTT KIDS - Mexe Mexe, Fermentelos

16 de fevereiro: I Taça do Algave de masters e elites amadores M/F, Lagos

16 de fevereiro: 2.ª Taça Regional de XCO AC Porto - Folgosa Maia, Rebordosa

16 de fevereiro: 26.º Circuito de BTT do Alto Alentejo, Sousel

16 de fevereiro: DHI#1 São Miguel 2025, Pico dos Bodes, Açores

16 de fevereiro: 2.º Encontro Escolas BTT ACPorto, Folgosa, Maia

16 de fevereiro: 1.º Encontro de Escolas de CE - Água de Pena, Machico, Madeira

16 de fevereiro: 26.º Circuito de BTT do Alto Alentejo, Sousel

16 de fevereiro: Heróis da Estrada, Figueira da Foz

16 de fevereiro: Resistência Iron Rider, Salvador do Monte

16 de fevereiro: 19.º Passeio BTT L´ CRENQUE, Miranda do Douro

16 de fevereiro: 5.º Resistência BTT Sanguedo, Santa Maria da Feira

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Ruben Guerreiro fora do top-10 final da Volta a Omã e Adam Yates repete triunfo”


Britânico já tinha ganho a prova no ano passado

 

Por: Lusa

Foto: Instagram/UAE Emirates

O ciclista britânico Adam Yates (UAE Emirates) conquistou esta quarta-feira, pelo segundo ano consecutivo a Volta a Omã, com o português Ruben Guerreiro (Movistar) a sair do top-10 após a quinta e última etapa.

A derradeira tirada, uma ligação de 138,5 quilómetros entre Imty e o alto de Jabal Al Akhdhar, foi ganha pelo francês Valentin Paret-Peintre (Soudal Quick-Step) em 3:13.15 horas, menos dois segundos do que Adam Yates e 45 segundos face ao compatriota David Gaudu (Groupama-FDJ).

Na geral, Adam Yates repetiu o triunfo de 2024, com seis segundos de avanço sobre Valentin Paret-Peintre e 39 sobre David Gaudu, que perdeu a liderança, ao cair duas posições na derradeira etapa.

Depois de partir para a última etapa na oitava posição, Ruben Guerreiro foi hoje 14.º, a 1.36 minutos de Paret-Peintre, caindo para o 11.º posto, a 2.08 minutos de Adam Yates.

Fonte: Record on-line

“Ciclista que representou equipa portuguesa perde a vida aos 19 anos”


O atleta colombiano colidiu com a traseira de uma carrinha que estava parada a realizar trabalhos de manutenção na via

 

O jovem ciclista colombiano Juan David Cárdenas, de 19 anos, faleceu esta terça-feira na sequência de um trágico acidente enquanto treinava na estrada Tunja-Duitama, na Colômbia.

De acordo com a Polícia Rodoviária local, o atleta colidiu com a traseira de uma carrinha que estava parada a realizar trabalhos de manutenção na via. “Ele seguia pela estrada, a praticar o trajeto de cabeça baixa, sem perceber que no quilómetro mencionado a carrinha estava parada”, indicaram as autoridades.

Cárdenas, que em 2024 esteve ligado à equipa portuguesa Portos Windmob, era considerado uma jovem promessa do ciclismo. A formação lusa manifestou pesar pela perda do atleta através das redes sociais: "Estamos de luto. As nossas sentidas condolências à família e aos amigos do Juan Suesca. Descansa em paz, amigo."

O falecimento do ciclista representa um duro golpe para a modalidade e reacende o alerta sobre a segurança dos atletas nas estradas.

Fonte: Sapo on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com