quinta-feira, 7 de outubro de 2021

“Filiação ciclismo para todos”


A inscrição na Federação Portuguesa Ciclismo, na vertente "Ciclismo para Todos" (CPT), apresenta enormes vantagens para o praticante, em contexto desportivo, recreativo ou quotidiano.

Ao filiar-se, está também a contribuir para a promoção e desenvolvimento da modalidade em todo o território nacional, apoiando a vasta atividade da FPC, da formação de jovens às seleções nacionais, assim como a representação, defesa e salvaguarda dos interesses dos ciclistas.

A inscrição inclui seguro desportivo adequado à prática diária do ciclismo na via pública em treino ou deslocação e incluí o uso de bicicletas assistidas por motor elétrico (até 250 watts de potência).

Informações e inscrições em: Federação Portuguesa de Ciclismo (fpciclismo.pt)

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Antarte-Feirense encerra época em França”


Foto: João Fonseca 

A equipa Feirense encerra este sábado, em França a época de 2021, com a disputa do Tour de Vendée (UCI 1.1), corrida que será disputada num terreno acidentado típico de clássicas e onde o vento poderá ter um papel decisivo.

Esta prova será a quarta disputada em França nesta reta final da época de estrada, depois de: Paris-Chauny (UCI 1.1, 26/09), La Route Adélie de Vitré (UCI 1.1, 01/10), Classic Loire Atlantique (UCI 1.1, 02/10), todas elas com a presença de equipas WorldTeam e ProTeam.

Para Joaquim Andrade, diretor desportivo da equipa Antarte-Feirense, "esta será uma prova exigente e disputada a alta velocidade, com ataques constantes, como vem sendo habitual. Os meus corredores estão motivados para terminar a época da melhor forma e estou confiante numa boa prestação”. Acrescenta ainda que: “Este alargamento de época e o confronto com as melhores equipas do mundo é importante para o crescimento dos nossos ciclistas e é também motivador tal como o tem sido a presença e apoio dos portugueses e das bandeiras de Portugal nas provas onde temos estado”.

09/10 – 49ème Tour de Vendée (UCI 1.1) https://www.tourdevendee.fr/

 

Partida 12:20 – 17:25 (Hora Portugal); Les Herbiers – La Roche-sur-Yon, 199,8 km

Ciclistas participantes:

 

Vicente de Mateos

Rafael Silva

Afonso Eulálio

António Ferreira

Venceslau Fernandes

Fábio Oliveira

Gonçalo Amado

Fonte: Antarte-Feirense

“Roberto Ferreira e Ana Antunes venceram a 5ª Maratona BTT Vila de Melgaço”


Roberto Ferreira (DMT Racing Team) e Ana Antunes (Ser e Parecer Publicidade-Cycling) foram os vencedores em Elites da 5.ª Maratona BTT Vila de Melgaço, terceira e penúltima prova da Taça de Portugal de Maratonas e prova de atribuição dos títulos do Campeonato do Minho BTT XCM - Discover Melgaço.

Promovida em conjunto pela Associação Ciclismo do Minho, Município de Melgaço e Melsport, a 5ª Maratona BTT Vila de Melgaço começou e terminou no Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço, tendo sido promovida em condições de segurança e no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde e das normas concertadas entre aquela entidade e a Federação Portuguesa de Ciclismo.

Roberto Ferreira (DMT Racing Team) destacou-se em elites masculinos, numa corrida que se decidiu mesmo no cair do pano, após 81 quilómetros e 3h26m52s em competição. Roberto Ferreira bateu Bruno Sancho (Korpo Activo/Penacova) por apenas 1 segundo e Bruno Henriques (BTT Loulé/Elevis) por 1m32s.


O barcelense Hélder Gonçalves (Kelly/Simoldes/UDO), ao concluir a prova em sétimo lugar da geral, sagrou-se Campeão do Minho, deixando na segunda posição Luís Ferreira (BTT Seia) e em terceiro Tiago Machado (Rádio Popular-Boavista).

A terceira prova da Taça de Portugal de Maratona BTT (XCM) viu Ana Antunes (Ser e Parecer Publicidade-Cycling) conquistar a vitória, após completar a prova em 2h44m54s. Celina Carpinteiro (BTT Loulé/Elevis) foi a segunda classificada, a 7m49s da vencedora. Ilda Pereira (Casa Myzé Team) concluiu em terceiro lugar, a 8m29s, sagrando-se Campeã do Minho, enquanto Carina Viana (MonçãoBike/ LusoPrint/ Bombos S. Sebastião) foi a segunda classificada no Campeonato do Minho BTT XCM - Discover Melgaço.


Ana Barata (BTT Gardunha/Fundão/Create) venceu em Masters 30, deixando Cecília Araújo (FigueirasBTT/Lousada/CarvicTea) na segunda posição e Mónica Serrano (MonçãoBike/LusoPrint/Bombos S. Sebastião) na tgerceira. Nas contas do campeonato minhoto, a vimaranense Cecília Araújo, que já havia garantido o título em Cross Country Olímpico, venceu também em BTT Maratonas, ocupando Mónica Serrano o segundo posto.

No setor masculino triunfou Filipe Ramos (Guilhabreu BTT), terminando na segunda posição Tiago Castro (SPAC BTT) e na terceira Miguel Amâncio (Ciclismo 20kms Almeirim/ Restaurante “O Forno”). Tiago Castro (SPAC BTT) conquistou o Campeonato do Minho em master 30, deixando nos lugares imediatos os seus colegas de equipa Valter Lima e Vítor Melo.


Em masters 35 o vencedor foi Ismael Graça (Ciclismo 20kms Almeirim/Restaurante “O Forno”). O limiano José Lourenço (SPAC BTT) foi segundo classificado e assegurou a vitória no campeonato minhoto, enquanto Pedro Correia (BTT Gardunha/Fundão/Create) foi o terceiro classificado.

Em masters 40, a vitória na classificação da Taça de Portugal foi de Raquel Santos (BTT Seia) e Nuno Inácio (BTT Gardunha/Fundão/Create), enquanto no Campeonato do Minho BTT XCM - Discover Melgaço os vencedores foram Virgínia Moreira e Carlos Rocha, ambos da Saertex Portugal/Edaetech.

António Ferreira (BTT Gardunha/Fundão/Create) foi o melhor em masters 45, categoria em que João Leite (SPAC BTT) conquistou o título minhoto.


António Marques (BTT Seia) e Filomena Paulo (Róódinhas/Santos Silva) foram os mais rápidos em Masters 50. Fernando Gonçalves (CTM-Vila Pouca/CEPSA/Casa Lima) ganhou em Masters 55 e Abílio Moreira (Trepanelas/Prifer) subiu ao primeiro lugar do pódio em Master 60.

Hugo Frade (Saertex Portugal/Edaetech) competiu em Paraciclismo e realizou o tempo de 4h05m10s.

No Campeonato do Minho BTT XCM - Discover Melgaço, os vencedores dos títulos foram três ciclistas da Saertex Portugal/Edaetech: Carlos Soares venceu em Master 50; Hermenegildo Alves ganhou em Master 55 e Manuel Pinto em Master 60. Hugo Frade, também da Saertex Portugal/Edaetech, é o Campeão em Paraciclismo C.

Na classificação coletiva do Campeonato do Minho BTT XCM - Discover Melgaço, a formação MonçãoBike/LusoPrint/Bombos S. Sebastião venceu em elites e a SPAC BTT em Masters.

 

José Adriano Lima (Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Melgaço)

 

Afirmando que “correu tudo lindamente”, José Adriano Lima (Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Melgaço), salientou o facto da 5ª Maratona BTT Vila de Melgaço ter sido pontuável para a Taça de Portugal e para o Campeonato do Minho BTT XCM - Discover Melgaço. “Estamos sempre dispostos a colaborar, sejam elas as primeiras ou últimas etapas. Todas elas têm algum aliciante, mas claro que ficamos muito satisfeitos pela confiança que depositam em nós, quer a Associação de Ciclismo do Minho, quer a Federação Portuguesa de Ciclismo, sendo a confiança recíproca”, garantiu o autarca.

José Adriano Lima recordou que “Melgaço foi dos poucos municípios a nível nacional que foi recebendo eventos”. “Cumprindo sempre todas as regras, é claro, fomos dos concelhos, dentro das limitações, que decidiu arriscar e arriscamos porque percebemos que seria viável e também porque toda a nossa atividade económica precisava que esta dinâmica acontecesse. Estes eventos têm um impacto direto desportivo, mas também na nossa economia local”, salientou.


 

Hélder Gonçalves (Campeão do Minho em Elites - Masculinos)

 

Hélder Gonçalves, ciclista de Barcelos que alinha na equipa da Kelly/Simoldes/UDO, aproveitou o fim da época de Estrada para marcar presença na Maratona Vila de Melgaço e conquistou a Camisola de Campeão do Minho.

“Estou bastante feliz. Decidi prolongar a minha época, visto que as competições de estrada terminaram em setembro. Decidi alinhar em três corridas de BTT e também conto correr o Campeonato Nacional de Maratonas”, afirmou o corredor explicando que a Maratona de Melgaço “foi bastante difícil. As maiores dificuldades foram físicas e a descer, porque eram descidas muito exigentes fisicamente. De resto foi aí que perdi duas posições, mas decidi não arriscar porque não queria deitar tudo a perder numa possível queda, uma vez que já estava com algum desgaste”.

 

Ilda Pereira (Campeã do Minho em Elites - Femininas)

 

A vimaranense Ilda Pereira (Casa Myzé Team) subiu ao pódio na Maratona Vila de Melgaço e assegurou a vitória no Campeonato do Minho BTT XCM - Discover Melgaço. No final referiu que “esta prova e este resultado causam-se um misto de emoções”. “Fui observando tudo, fui gerindo e tentando divertir-me um pouco, porque apesar do sofrimento que a competição causa, temos que nos divertir. Senti-me muito satisfeita com o que consegui fazer, estar três meses fora do BTT e estar na disputa do pódio deixa-me muito grata”.

A 5ª Maratona BTT Vila de Melgaço organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Município de Melgaço, contou com o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo, Melsport, Cision,POPP Agency, Polisport, Arrecadações da Quintã, Navega Rías Baixas, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Strong Speed, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT. e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Seleção Nacional/Rui Oliveira é campeão da europa de Scratch, Maria Martins 12º no omnium”


Por: Ana Nunes

Rui Oliveira conquistou a medalha de ouro da prova de scratch do Campeonato da Europa de Pista de elite, em Grenchen, na Suíça. No dia de hoje estiveram também em competição Maria Martins, no omnium, e João Matias, na prova de perseguição individual.

Foram três os corredores portugueses a competir neste que foi o terceiro dia de provas do Campeonato da Europa de Pista.

Rui Oliveira disputou a prova de scratch, que dominou desde início. Quando o ritmo começou a aumentar, a cerca de 40 voltas para o final, o corredor português procurou manter-se sempre bem posicionado, entre os primeiros atletas do pelotão.


Foi precisamente nessa altura que vários corredores começaram a tentar ganhar vantagem em relação ao pelotão. A 25 voltas do final da prova, Lidsay de Vylder (Bélgica) e Theo Reinhart (Alemanha) conseguiram sair e Rui Oliveira seguiu em perseguição, juntamente com Rhys Britton (Grã-Bretanha), acabando todos por formar um pequeno grupo.

Rui Oliveira atacou e não parou até ganhar uma volta em relação aos restantes corredores, que completou a 16 voltas do final. Vincent Hoppezak (Países Baixos) também acabaria por conseguir dar uma volta, mas o português conseguiu controlar a corrida até ao final, conquistando assim o ouro e com ele o título de campeão da europa de scratch.

“É um sonho! Depois de uma temporada longa e já com bastante cansaço acumulado, conseguir ser campeão da europa é uma recompensa muito boa. O principal objetivo eram as medalhas, mas sabia que não era o corredor mais rápido e tinha de tentar dar a volta. Não foi fácil, mas acreditei até ao final. Depois, foi gerir o atleta dos Países Baixos, que também tinha dado a volta. Subir ao pódio, com as cores de Portugal e ouvir o hino nacional é o culminar de todo o esforço e de todo o trabalho que tenho feito”, revelou Rui Oliveira, que conquistou hoje o primeiro título em elite.


Maria Martins participou na prova de omnium, na qual terminou na 12.ª posição, com 60 pontos. Após as duas primeiras corridas, o scratch e a corrida tempo, a corredora portuguesa estava na luta pelas medalhas, na sexta posição da geral. No entanto, na prova de eliminação acabou por ser a primeira a ser eliminada, o que a atirou para a 11.ª posição da geral. Na corrida por pontos, apesar de ter estado várias vezes a disputar os pontos nos sprints, acabou por não conseguiu pontuar.

João Matias correu a prova de perseguição individual, tendo terminado na 19.ª posição.


O selecionador nacional, Gabriel Mendes, não podia estar mais feliz com o título conquistado por Rui Oliveira. “Trabalhámos muito para isto e é um orgulho enorme vê-lo ser campeão europeu. O Rui fez uma corrida exemplar, atacou no momento certo e está de parabéns. Foi um título muito merecido. A Maria começou bem o programa de omnium, mas a prova de eliminação acabou por não correr como esperávamos. Ficou na retaguarda do pelotão e acabou por ser a primeira a ser eliminada, o que acabou por condicionar o resultado final. São situações que podem acontecer e temos de seguir em frente. Quanto ao João, o objetivo era melhorar o registo pessoal dele e conseguimos. Estou muito satisfeito com isso”.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com