quarta-feira, 13 de agosto de 2025

“Volta a Portugal: Dia 14 – 7ª etapa - Sabugal / Covilhã (Torre) 179,3 quilómetros”


Partida Simbólica: Sabugal Largo da Fonte 12:30 horas

 

Por José Morais

Com partida do Sabugal, a sétima etapa da competição tem como grande prato do dia a subida à Torre pela cidade da Covilhã.


São 23kms a 6,3%, mas antes do último sprint instalado na cidade Beirã, já o pelotão virá em subida, e todos sabem como sobem as coisas naquela vertente, com a chegada prevista para as 17,18 horas.

"Amanhã é uma etapa muito importante" Artem Nych foi 4º na chegada à Guarda”


Por: Carlos Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

Artem Nych, da Anicolor - Tien 21, cortou a meta no 4º lugar na chegada à Guarda, conseguindo chegar na roda do seu maior rival na classificação geral, Jesus Penã do Tavira, sem perder tempo, antes da etapa rainha da Volta a Portugal 2025, que vai para a estrada amanhã.

"Hoje a etapa foi muito dura, como nós sabemos a etapa da Guarda é sempre muito intensa, atacada e selectiva. Mas a nossa equipa controlou todo o dia e fizemos um grande trabalho, seguramos a camisola amarela", aponta o ciclista russo sobre a jornada difícil, com 3676 metros de desnível acumulado, após o dia de descanso.

A chegada à Guarda antecipa a subida à Torre pela vertente da Covilhã, que poderá ser decisiva nas contas para a classificação geral "Amanhã é uma etapa muito importante, podemos ganhar ou perder muito tempo", afiançou.

Psicologicamente a etapa de amanhã "Já está preparada", ri-se Nych. "Amanhã só preciso de estar tranquilo. Se fizer diferença, isto é ciclismo. Amanhã vamos ver, a etapa é dura e acho que podemos ganhar"

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/amanha-e-uma-etapa-muito-importante-artem-nych-foi-4o-na-chegada-a-guarda

“Soren Waerenskjold vence a segunda etapa na Volta à Dinamarca, perante Philipsen e Pedersen decepcionantes”


Por: Carlos Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

A Uno-X Mobility voltou a demonstrar a sua força nas chegadas rápidas, com Soren Waerenskjold a conquistar a vitória na 2ª etapa da Volta à Dinamarca, depois de um desempenho sólido que deixou para trás Steffen de Schuyteneer e Axel Zingle. Mads Pedersen e Jasper Philipsen não puderam disputar o triunfo, com o líder da corrida a ser vítima de uma queda já nos momentos decisivos do dia.

O percurso totalmente plano favorecia uma chegada em pelotão compacto, a menos que a fuga do dia conseguisse surpreender. Rasmus Bogh Wallin, Mattias Malmberg, Mads Andersen, Magnus Machhold, Anton Muller, Boas Lysgaard e Sebastian Nielsen formaram o grupo de escapados, controlado de perto sobretudo pela Lidl-Trek e pela Alpecin-Deceuninck.

Apesar do forte andamento imposto na frente da corrida, o pelotão manteve o grupo de fugitivos sob rédea curta. O ritmo foi elevado durante toda a jornada e anular a fuga revelou-se complicado, concretizando-se apenas nos quilómetros finais. Wallin e Malmberg foram apanhados a pouco mais de 2 km da meta, preparando o terreno para um sprint que acabou por não contar com Mads Pedersen, vítima de uma queda na fase final.

Ainda houve espaço para uma tentativa ousada de Nils Eekhoff, que lançou um ataque nos metros finais numa tentativa de surpreender o pelotão. Contudo a Uno-X Mobility trabalhou de forma exemplar para posicionar Waerenskjold, que arrancou no momento certo e selou uma vitória autoritária. Steffen de Schuyteneer fechou em segundo, seguido de Axel Zingle, completando o pódio da etapa.

 

Top 10 PostNord Tour of Denmark

 

1º Wærenskjold Søren Uno-X Mobility

2º De Schuyteneer Steffen Lotto

3º Zingle Axel Team Visma | Lease a Bike

4º Philipsen Jasper Alpecin-Deceuninck

5º Eekhoff Nils Team Picnic PostNL

6º Crabbe Tom Team Flanders-Baloise

7º Kubis Lukas Unibet Tietema Rockets

8º Rosenlund Stian Airtox-Carl Ras

9º Pedersen Mads Lidl-Trek

10º Landbo Mads Team Give Steel - 2M Cycling Elite

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/soren-waerenskjold-vence-a-segunda-etapa-na-volta-a-dinamarca-perante-philipsen-e-pedersen-decepcionantes

“NACER BOUHANNI VAI COMEÇAR OFICIALMENTE A CORRIDA”


O 24 Heures Vélo Škoda está totalmente reservado desde janeiro, com 3200 dorsais de corrida arrematados em apenas algumas horas. Vindos de cerca de quinze países, os participantes que competem em equipes de 2, 4, 6, 8 ou solo irão para o lendário circuito de Le Mans nos dias 23 e 24 de agosto.

Nacer Bouhanni, ciclista profissional de 2011 a 2023, participará como parte da Team Compex e iniciará a prova no sábado, às 15h00. Ao longo da sua carreira, o ciclista nascido em Epinel participou em quatro Tours de France, quatro Tours de Espanha e duas Tours de Itália. O seu historial inclui mais de 70 vitórias profissionais, incluindo seis vitórias em etapas do Grand Tour – três no Giro e três na Vuelta. Campeão francês de estrada em 2012, estabeleceu-se como um dos melhores velocistas franceses da sua geração.

Quanto à vitória na classificação geral, esta edição parece particularmente aberta. As equipas Chasse Patate e Frive, ambas com fortes ambições, deverão ser as principais candidatas. O Team Esprit Vélo, regular no top 10, também estará à mistura.

Na categoria feminina, todas as atenções estarão viradas para o Sprinteur Club Féminin , que regressa para defender o seu título. Eles enfrentarão forte concorrência do Team MSV Féminine, segundo em 2024, mas vitorioso em 2023. A batalha entre estas duas equipas promete ser intensa.

Para os visitantes, a entrada é gratuita. O estacionamento será acessível a partir da Avenue du Panorama ("Estacionamento Vermelho"), e o acesso para pedestres será através da entrada Panorama. O programa completo do evento está disponível abaixo.

O "Matinale Le Maine Libre-La Sarthe", um passeio familiar de uma hora, acontecerá no sábado, 23 de agosto, das 10h30 às 11h30. Nesta ocasião, jovens e adultos poderão descobrir o lendário circuito Bugatti a um ritmo descontraído. Por favor, note que o uso de capacete é obrigatório e a velocidade será limitada a 30 km/h.

 

As 24 Horas de Ciclismo da Škoda (números):

 

Informações: www.24heuresvelo.fr/en/

Pilotos e equipas: 3238 pilotos inscritos em 659 equipas: 68 singulares (5 mulheres), 37 pares (2 mulheres e 6 mistas), 198 equipas de 4 cavaleiros (9 mulheres), 280 equipas de 6 cavaleiros (8 mulheres e 62 mistas), 76 equipas de 8 cavaleiros (1 mulher e 23 mistas).

Países representados: Bélgica, Burkina Faso, Dinamarca, Alemanha, Irlanda, Itália, Malta, Países Baixos, Noruega, Peru, Portugal, Reino Unido, Espanha, Suécia, Suíça e França

Circuito Bugatti: 2600 milhas - Subida: 656 yd. de 3,5 % a 7 % - Downhill: 1094 yd. a 2 %

Visitantes: Entrada livre. Parque de estacionamento acessível a partir da avenue du Panorama ("Parking Rouge").

Fonte: 24H Vélo Skoda

“Volta a Portugal: Dia 13 – 6ª etapa – Águeda/Guarda 173,1 quilómetros”


Na Guarda, Brady Gilmore repete a vitória de Viseu

 

O australiano Brady Gilmore (Israel/ Premier Tech Academy), venceu com grande categoria a etapa que terminou na cidade da Guarda, repetindo na 86ª Volta a Portugal Continente, a vitória que havia conseguido em Viseu, mostrando ser o melhor finalizador esse em terreno plano ou a subir.

Após o dia de descanso, o corredor da equipa de Rúben Plaza, fez jus ao lema da cidade mais alta de Portugal, já que foi Forte, Farta, Frio, Fiel e Formoso e na “Portuguesa” alcançou a oitava vitória da temporada e os triunfos de Viseu e da Guarda, juntam-se às duas etapas do Tour du Rwanda, uma etapa e Geral do Tour de Taiwan e uma etapa e Geral do Circuit des Ardennes.


Como segundo “ganhador” da etapa surge o colombiana Jesus Peña (AP Hotels e Resort/Tavira/Farense) que foi terceiro na etapa que bonificou 4 segundos e saltou para o segundo lugar, uma vez que o sul-africano Bayron Munton (Feirense/Beeceler) foi décimo na etapa e perdeu 12 segundos para Penã e o camisola amarela Continente, Artem Nych (Anicilor/ Tien 21).

De salientar o grande trabalho de Gonçalo Leaça (Credibom/LA Alumínios/Marcos Car) que na frente da corrida lutou quase até ao fim para “roubar” o máximo de pontos na montanha camisola azul Paredes Rota dos Móveis a German Nicolas Tivani (Aviludo/Louletano/Loulé), também integrante da escapada do dia em prol de Hugo Nunes, que cedo deu sinais de fraqueza e ficou afastado da luta pela montanha, mas manteve a liderança.


A etapa ficou marcada por uma fuga de dez corredores, onde apesar de ser o melhor a 3’31” do líder, Gonçalo Leaça foi o que mais trabalhou na escapada a par de Tavini, o argentino do Louletano, mas o “melhor bocado” ficou para o jovem Daniel Lima (Israel/ Premier Tech Academy) que foi o último a sonhar com a vitória.

O corredor de 20 anos, natural de Loulé, ficou isolado nos 3 quilómetros finais e já nas duras rampas da Guarda, face ao trabalho da (AP Hotels e Resort/Tavira/Farense) viria a ser alcançado a mil e quinhentos metros da meta, no duro empedrado da cidade egitaniense.

A equipa de Tavira, dirigida por Vidal Fitas imprimiu um duro ritmo para que depois o colombiano Peña pudesse desferir um golpe final e ganhar a etapa, mas a intromissão de Raul Rota e a surpreendente resistência de Brady Gilmore, fizeram com o triunfo tivesse fugido ao Tavira.

Na cabeça do pelotão foi sempre a equipa da Anicolor/Tien 21 que deu caça aos fugidos e a colocação estratégica de Fábio Costa acabou por não dar os resultados desejados na ajuda ao camisola amarela Continente.

Lucas Lopes, o corredor da Rádio Popular/Paredes/Boavista focou “enleado” numa molhada de três corredores nos derradeiros, colocou os pés em terra, depois foi difícil recuperar o ritmo e perdeu quase meio minuto, o que o deixa mais longe de um ataque à liderança.

Para a Torre, a etapa rainha de amanhã, Jesus Peña pareceu mais forte do que Artem Nych e os demolidores 20 quilómetros a partir da Covilhã ditarão muito do futuro da 86ª Volta a Portugal Continente.

 

DECLARAÇÕES

 

Brady Gilmore (Israel/ Premier Tech Academy): “Não acredito que consegui mais uma vitória na Volta a Portugal. Tem sido uma época muito boa já levo este ano oito vitórias. Estou muito feliz”.

Artem Nych (Anicolor/Tien 21): “Foi etapa muito intensa, com uma chegada à Guarda sempre muito difícil, num dia de excelente trabalho da equipa. Amanhã é uma importante”.

 

CLASSIFICAÇÕES

Classificação da Etapa 

 

1º-Brady Gilmore/AUS (Israel/Premier Tech Academy) - 4h31’58” (média-38,652 kms/h)

2º-Raul Rota/ESP (Rádio Popular/Paredes/Boavista) a 1”

3º-Jesus Peña/COL (AP Hotels e Resort/Tavira/Farense) m.t.

4º-Artem Nych (Anicolor/Tien 21) m.t.

5º-Alexis Guerin/FRA (Anicolor/Tien 21) m.t.

 

Geral Individual (Continente)

 

1º-Artem Nych (Anicolor/Tien 21) 25h18’27”

2º- Jesus Peña/COL (AP Hotels e Resort/Tavira/Farense) a 8”

3º-Bayron Munton/RSA (Feirense/Beeceler) a 20”

4º-Alexis Guerin/FRA (Anicolor/Tien 21) 26”

5º-Lucas Lopes/POR (Rádio Popular/Paredes/Boavista) a 1’18”.

 

Equipas:

 

Anicolor/Tien 21

 

Classificação dos Pontos (Galp):

 

Iuri Leitão/POR (Caja Rural/Seguros RGA)

 

Classificação da Montanha (Paredes Rota do Móvel):

 

Hugo Nunes/POR (Credibom/LA Alumínios/Marcos Car)

 

Classificação da Juventude (Placard):

 

Lucas Lopes/POR (Rádio Popular/Paredes/Boavista)

 

7ª Etapa (14 de agosto)

 

Sabugal-Covilhã (Torre): 179,3 kms, Partida às 12h30 e chegada às 17h18. A etapa rainha terá três Metas Volantes e duas contagens do Prémio da Montanha, a última de Categoria Especial a coincidir com a meta.

Fonte: Podium

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com