terça-feira, 11 de junho de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Thibau Nys vence terceira etapa da Volta à Suíça e Alberto Bettiol é novo líde”


De fora do pódio está agora o português João Almeida (UAE Emirates), que cedeu sete segundos para o vencedor da tirada e caiu para o quinto posto, a nove segundos da frente da corrida

 

Por: Lusa

Foto: AFP or licensors

O belga Thibau Nys (Lidl-Trek) venceu hoje a terceira etapa da Volta à Suíça, batendo num sprint restrito outros seis ciclistas, entre eles o italiano Alberto Bettiol (EF Education-Easy Post), novo líder da geral.

Nys, de 21 anos, cumpriu os 161,7 quilómetros entre Steinmaur e Rüschlikon em 3:27.51 horas, triunfando à frente do britânico Stephen Williams (Israel-Premier Tech), segundo, e de Bettiol.

A oitava vitória na estrada da carreira do jovem especialista no ciclocrose, a sexta em 2024, foi decidida nos últimos 200 metros da etapa, numa rampa inclinada após três subidas nos últimos 40 quilómetros terem afastado os sprinters.

O resultado dos homens mais rápidos permitiu ainda a Bettiol envergar a camisola amarela de líder, com seis segundos de vantagem para os outros dois ocupantes do pódio, com o britânico Ethan Hayter (INEOS) em segundo e o neerlandês Wilco Kelderman (Visma-Lease a Bike) em terceiro.

De fora do pódio está agora o português João Almeida (UAE Emirates), que cedeu sete segundos para o vencedor da tirada e caiu para o quinto posto, a nove segundos da frente da corrida.

Na geral, Rui Costa (EF Education-Easy Post) é agora 54.º, a 59 segundos do companheiro de equipa que lidera a tabela, enquanto Nelson Oliveira (Movistar) é 84.º, a cinco minutos.

O dia ficou ainda marcado pela saída de cena do colombiano Nairo Quintana (Movistar) e do alemão Emmanuel Buchmann (BORA-hansgrohe), que não resistiram a uma queda em massa na segunda-feira e hoje não alinharam à partida.

Na quarta-feira, a quarta etapa liga Rüschlikon a Gotthard Pass em 171 quilómetros, abrindo a alta montanha no traçado da 87.ª edição, com a meta pouco depois de uma subida de primeira categoria.

Fonte: Sapo online

“Agenda de Ciclismo”


GP Anicolor regressa à estrada

 

Por: Vasco Moreira

O pelotão nacional segue a toda a velocidade no calendário de 2024. Depois do Grande Prémio Douro Internacional, segue-se agora o 8.º Grande Prémio Anicolor, que terá lugar no próximo fim de semana, entre os dias 14 e 16 de junho.

No regresso à estrada, a oitava edição do Grande Prémio Anicolor vai contar pela primeira vez com três dias de prova e um contrarrelógio individual. Nas três etapas, que totalizam 348,6 quilómetros, vão estar presentes 20 equipas (15 portuguesas – nove continentais e seis de clube - e cinco espanholas) e 140 corredores.

A competição começa na sexta-feira, com um contrarrelógio individual de 16 quilómetros, em Fermentelos, com partida e chegada no largo Senhora da Saúde. No sábado, a primeira etapa em linha irá ligar Mortágua (13h) a Oliveira do Bairro (17h12), num total de 181,3 quilómetros. O ponto de maior dificuldade do dia surgirá logo ao quilómetro 20, com uma contagem de montanha de segunda categoria.

As dificuldades, de resto, estão reservadas para a terceira e última etapa. Ao longo dos 151,3 quilómetros entre Ílhavo (12h) e Águeda (15h41), os ciclistas serão postos à prova com cinco prémios de montanha, dois dos quais de segunda categoria. O último, de quarta categoria, será a menos de 10 quilómetros da meta onde será conhecido o sucessor de Luís Mendonça, vencedor da edição de 2023 ao serviço da então Glassdrive Q8 Anicolor.

No domingo, o dia será igualmente de Taça de Portugal de Paraciclismo, com a terceira prova pontuável, inserida no programa do Grande Prémio Anicolor. A corrida está agendada para as 13h45, num circuito em Águeda.

 

Mais eventos oficiais

 

15 de junho: DHU Mação - Taça Portugal DHU #2, Mação

15 de junho: Passeio Noturno de BTT Os Salta a Corrente, Senhora da Pena, Vila Real

15 de junho: Avaliações Escolas (Estrada, BTT, BMX) - Zona B, Alpiarça

15 de junho: 5.ª Prova Inter Associações ARCVR/ACBA, Valpaços

15 e 16 de junho: 24H BTT-CCH Coruche Inspira, Coruche

16 de junho: V Taça do Algarve Cadetes e Juniores M/F – Final, Portimão

16 de junho: Campeonato Regional de Masters e Elites Amadores, Portimão

16 de junho: 4.ª Taça Regional XCM - Rota da Mamoa, Aveiro

16 de junho: Campeonato Regional XCO 2024, Faial, Açores

16 de junho: Estiramantens Bike Race - 2H Resistência, Tavira

16 de junho: DHI#4 Santa Maria, Vila do Porto, Santa Maria, Açores

16 de junho: XCO Oeiras - Taça de Lisboa XCO #4, Barcarena

16 de junho: 6.º BTT DHI Capital do Móvel, Penamaior, Paços Ferreira

16 de junho: Campeonato da Madeira de DHI - Ginjas 2024, São Vicente, Madeira

16 de junho: XCO Fundão | TROFÉU CROSS MTB #3, Fundão

16 de junho: 2.º BTT Rota de Lafões, Oliveira de Frades

16 de junho: Granfondo Terras de Basto, Cabeceiras de Basto

16 de junho: 3.º Raid BTT Rota da Ribeira das Carpalhosas, Vale da Pedra, Leiria

16 de junho: Avaliações Escolas (Estrada, BTT, BMX) - Zona B, Algarve

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua Gonçalo Carvalho termina GP Douro Internacional na 5ª posição da Classificação Geral”


Ontem, dia 10 de junho de 2024, dia de Portugal, de Camões e das comunidades portuguesas, disputou-se a 4ª e última Etapa do GP Douro Internacional, uma ligação de 170,6 quilómetros com partida e chegada a Lamego. O dia mais longo desta competição, que ficou também marcado por uma reviravolta na Classificação Geral. Gonçalo Carvalho subiu 5 posições e ascendeu ao 5º lugar da Classificação Geral deste GP Douro Internacional.

A viagem de 170,1 quilómetros, com início e final em Lamego, anunciava-se como a mais fácil da competição. Mas viria a revelar-se a mais decisiva. Após várias movimentações sem sucesso, o pelotão partiu-se ao quilómetro 44. Na frente ficaram 26 ciclistas, onde contamos com a representação de Gonçalo Carvalho, ele que era à partida o nosso melhor homem na Classificação Geral.

Atrás no pelotão, a nossa equipa colocou-se na dianteira na perspetiva de uma chegada ao sprint para um dos nossos homens rápidos, mas com um grupo tão numeroso na frente da corrida tornou-se impossível de alcançar. Desta feita, a discussão da etapa foi na frente da corrida, onde a vitória sorriu a Francisco Guerreiro (Gi Group - Simoldes - UDO), e Gonçalo Carvalho fechou o dia na 9ª posição com o mesmo tempo do vencedor.

Na Classificação Geral, Gonçalo Carvalho fechou no 5º posto, numa subida considerável face a estar integrado no grupo da frente do dia. No final, notoriamente satisfeito, afirmava que “Foram quatro dias muito intensos de muita montanha. Senti-me bem durante toda a competição e a equipa ajudou-me durante toda a competição. Felizmente consegui subir hoje ao Top-5 e é um bom resultado, tanto para mim como para a equipa”.

Sem muito tempo para descansar, a próxima competição será de dia 14 a 16 de Junho, o Grande Prémio Anicolor.

 

CLASSIFICAÇÃO 4ª ETAPA

 

1.º Francisco Guerreiro (Gi Group - Simoldes - UDO), 4h01m03s

9.º Gonçalo Carvalho (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), mt

25.º Bruno Silva (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 15m40s

31.º João Matias (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), mt

40.º Nicolas Saenz (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), mt

45.º Andrés Taboada (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), mt

61.º Leangel Linarez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 9m09s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL

 

1.º David Dominguez (Aviludo - Louletano - Loulé Concelho), 15h55m53s

5.º Gonçalo Carvalho (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 1m12s

19.º Bruno Silva (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 17m56s

46.º Andrés Taboada (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 49m19s

54.º Leangel Linarez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 1h02m38s

57.º Nicolas Saenz (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 1h05m40s

58.º João Matias (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 1h06m02s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL POR EQUIPAS

 

1.º Aviludo - Louletano - Loulé Concelho, 47h49m09s

7.º Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 48m22s

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua

“Sabgal / Anicolor Artem Nych e Mathias Bregnhøj terminam Grande Prémio Douro Internacional no pódio com o 2.º e 3.º lugar da Geral"


Fotos: Igor Martins / Global Imagens

Artem Nych e Mathias Bregnhøj, da Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor, terminaram no pódio a 4.ª edição do Grande Prémio Douro Internacional, ao concluírem a prova em 2.º e 3.º lugar da Geral, respetivamente. David Dominguez (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) conquistou o prémio e Francisco Guerreiro (GI Group Holding-Simoldes-UDO) venceu a tirada. A última etapa, que se disputou em Lamego, foi um grande dia de ciclismo, onde a estrutura de Águeda lutou até ao quilómetro zero, num dia com muito espetáculo e emoção. Trabalho brilhante de todo o coletivo, que se mostrou forte e unido ao longo dos quatro dias, continuando a revelar bons indicadores para os principais objetivos da época. 


A viagem desta segunda-feira foi a mais longa de todas: 170,4 km, com partida e chegada em Lamego e várias desistências, provavelmente provocadas por um vírus, onde homens importantes da Geral ficaram de fora. Após várias tentativas de fuga, foi aos 44 km que 24 corredores saltaram do pelotão para a frente da corrida. Seis deles eram da Sabgal / Anicolor, ou seja, toda a equipa à exceção de Oliver Rees. Conseguiram ganhar mais de 7 minutos de vantagem e com o Camisola Amarela no pelotão, sem conseguir chegar à fuga, tudo podia acontecer. 


O grupo da frente foi perdendo elementos, com a Sabgal / Anicolor, em clara superioridade numérica, a controlar a etapa para que a vitória fosse disputada ao sprint. Contudo, Francisco Guerreiro seria o mais forte e David Dominguez conquistaria a Camisola Amarela, ladeado por Artem Nych, a 32 segundos e Mathias Bregnhøj, a 35 segundos. Luís Mendonça, que hoje terminou a etapa na 4.ª posição, foi o primeiro na Classificação das Metas Autarquias e trouxe a Camisola Dourada.


“Para quem gosta de ciclismo, hoje foi uma etapa espetacular. Foi um grande dia de ciclismo, demos espetáculo até ao quilómetro zero, mexemos na corrida. Queríamos voltar a reentrar no pódio do Grande Prémio Douro Internacional, esse era o nosso objetivo, lutar pela vitória. Os adversários foram mais fortes e temos de lhes dar os parabéns. Mas hoje fica com todos um grande dia de ciclismo e de muito espetáculo, onde toda a equipa fez um grande trabalho e há que dar os parabéns a Artem, Mathias, Mendonça, Reis, Julius, André e Oliver, todos estiveram muito bem e fizemos um grande trabalho. Acabámos quase por chegar à vitória, mas hoje o 2.º e 3.º lugar da Geral foram muito tirados a ferros. Acabámos por não trazer a vitória para casa, mas fizemos um grande dia de ciclismo e enquanto grupo fomos uma estrutura muito forte”, resumiu Rúben Pereira, diretor desportivo da Sabgal / Anicolor. 


 

CLASSIFICAÇÕES: 

4.º GRANDE PRÉMIO DOURO INTERNACIONAL 

4.ª ETAPA: Lamego – Lamego» 170,4 km 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 4.ª ETAPA 

 

1.º Francisco Guerreiro (GI Group Holding-Simoldes-UDO), 04h01m03s 

2.º José Martín (CC Loulé/Matdiver/Anastácio Mendes e Mendes), mt 

3.º Francisco Campos (AP Hotels/Tavira/SC Farense), mt 

4.º Luís Mendonça (Sabgal / Anicolor), mt 

11.º Artem Nych (Sabgal / Anicolor), mt 

12.º Mathias Bregnhøj (Sabgal / Anicolor), mt 

18.º André Carvalho (Sabgal / Anicolor), a 11s 

23.º Julius Johansen (Sabgal / Anicolor), a 09m33s 

24.º Rafael Reis (Sabgal / Anicolor), mt 

62.º Oliver Rees (Sabgal / Anicolor), a 15m40s 


 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 4.ª Etapa) 

 

1.º David Dominguez (Aviludo/Louletano/Loulé Concelho), 15h55m53s 

2.º Artem Nych (Sabgal / Anicolor), a 32s 

3.º Mathias Bregnhøj (Sabgal / Anicolor), a 35s 

9.º Luís Mendonça (Sabgal / Anicolor), a 02m11s 

17.º André Carvalho (Sabgal / Anicolor), a 16m23s 

29.º Oliver Rees (Sabgal / Anicolor), a 31m48s 

42.º Julius Johansen (Sabgal / Anicolor), a 46m06s 

52.º Rafael Reis (Sabgal / Anicolor), a 59m06s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS 

 

1.ª Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, 47h49m09s 

2.ª Sabgal / Anicolor, a 01m43s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE  


 

1.º Francisco Peñuela (Rádio Popular-Paredes-Boavista), 56 Pontos 

3.º Mathias Bregnhøj (Sabgal / Anicolor), 44 Pontos 

8.º Artem Nych (Sabgal / Anicolor), 26 Pontos 

14.º Luís Mendonça (Sabgal / Anicolor), 16 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL  

 

1.º Gaspar Gonçalves (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), 20 Pontos 

10.º Julius Johansen (Sabgal / Anicolor), 4 Pontos 

17.º André Carvalho (Sabgal / Anicolor), 2 Pontos 

20.º Luís Mendonça (Sabgal / Anicolor), – 2 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL METAS VOLANTES – LARANJA  

 

1.º Miguel Salgueiro (AP Hotels/Tavira/SC Farense), 9 Pontos 

4.º Luís Mendonça (Sabgal / Anicolor), 2 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL METAS AUTARQUIAS – DOURADA  

 

1.º Luís Mendonça (Sabgal / Anicolor), 5 Pontos 

8.º Artem Nych (Sabgal / Anicolor), 2 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL SPRINTS ESPECIAIS – VERMELHA  

 

1.º Francisco Campos (AP Hotels/Tavira/SC Farense), 7 Pontos 

7.º Luís Mendonça (Sabgal / Anicolor), 1 Ponto

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com