quinta-feira, 6 de outubro de 2022

“IL Lombardia: Último monumento da temporada dom despedida de históricos Valverde e Nibali”


Acompanhe em direto este sábado no Eurosport 1 a partir das 10:00 horas

 

Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

É já este sábado, dia 08 de outubro, que se realiza a Volta à Lombardia, derradeiro ‘Monumento’ da temporada e uma das mais emocionantes e prestigiadas do calendário que promete deixar os fãs de ciclismo colados aos ecrãs do Eurosport.

O percurso da 116.ª edição é de 253 quilómetros, com partida em Bérgamo e chegada ao Lago Como, marca a despedida de dois veteranos do pelotão: o espanhol Alejandro Valverde (Movistar) e o italiano Vincenzo Nibali (Astana Qazaqstan), que venceu a prova em 2015 e 2017.

Na lista de ciclistas que marcam presença nesta edição da Volta à Lombardia contam-se ainda os nomes de Tadej Pogacar (UAE Emirates), que regressa para tentar a dobradinha, Jonas Vingegaard, vencedor desta edição da Volta a França, Julian Alaphilippe ou Bauke Mollema. João Almeida e Rúben Guerreiro são os únicos portugueses presentes na lista de pré-inscritos. Ao todo, competem 25 equipas, 18 do World Tour e sete Pro Teams convidadas.

A Volta à Lombardia é considerada por muitos como uma clássica para trepadores, uma vez que favorece as características deste tipo de ciclistas. A subida a Madonna del Ghisallo, nos últimos quilómetros antes da meta, é uma das mais famosas da corrida.

Não perca a Volta à Lombardia, este sábado, 08 de agosto, no Eurosport 1 ou na App do Eurosport, a partir das 10:00h, com comentários Paulo Martins, Olivier Bonamici. Gonçalo Moreira e José Azevedo.

Fonte: Eurosport

 

“Seleção Nacional /Cofidis oferece bicicleta à Seleção de Pista em dia de divulgação de convocados”


Por:; José Carlos Gomes

A Cofidis entregou hoje a bicicleta que será usada por Daniela Campos ao serviço da Seleção Nacional de pista, na sequência do passatempo lançado durante a Volta a Portugal Feminina Cofidis. A cerimónia aconteceu no Velódromo Nacional, Sangalhos, Anadia, sendo aproveitada pelo selecionador nacional, Gabriel Mendes, para anunciar os convocados para o Campeonato do Mundo de Pista, que se disputa na próxima semana, em Saint-Quentin-en-Yvelines, França.

Durante a Volta a Portugal Feminina, a Cofidis, naming sponsor do evento, desafiou os adeptos a fazerem-se fotografar nas zonas de partida e de chegada das etapas, garantindo a oferta de uma bicicleta à Seleção Nacional de Pista Feminina, quando se alcançassem as mil partilhas das imagens das redes sociais.

Rapidamente foi conseguido o objetivo e todos os componentes da bicicleta foram adquiridos a tempo de a mesma poder ser usada por Daniela Campos já no Campeonato do Mundo. A corredora está, naturalmente, feliz com a oferta. “Quero deixar o meu agradecimento à Cofidis e a todas as pessoas que tornaram possível esta oferta, através das partilhas nas redes sociais. Esta bicicleta será muito importante para continuarmos o processo de trabalho e o nosso desenvolvimento na pista”, reagiu Daniela Campos, momentos depois de experimentar a nova bicicleta no Velódromo Nacional.


“É com enorme satisfação que fazemos a entrega desta bicicleta à atleta Daniela Campos, uma forte promessa do ciclismo feminino, já com várias vitórias de destaque nesta modalidade, apesar da sua juventude. Esta oferta vem reforçar o apoio histórico da Cofidis ao ciclismo, integrado no nosso posicionamento e em alinhamento com a estratégia de criar e apoiar iniciativas que promovam a paridade e a inclusão. Desejamos que esta bicicleta seja uma ferramenta essencial para a Seleção Nacional Feminina atingir os seus objetivos e que contribua para a conquista de muitas vitórias para Portugal”, afirmou a diretora de marca da Cofidis, Margarida Pena.

Além da entrega da bicicleta, a cerimónia desta manhã foi aproveitada por Gabriel Mendes para anunciar os convocados para o Campeonato do Mundo de Pista, que irá disputar-se entre 12 e 16 de outubro. Portugal estará representado por cinco ciclistas.

No setor feminino irão competir Daniela Campos (Bizkaia-Durango) e Maria Martins (Le Col Wahoo). Os convocados para as corridas masculinas são Ivo Oliveira e Rui Oliveira (UAE Team Emirates) e João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados).

Nos homens, Portugal apurou-se diretamente para competir em omnium, madison, eliminação e scratch. Além destas disciplinas irá competir na corrida por pontos e na perseguição individual, para as quais garantiu a presença após a redistribuição das quotas de participação.

No setor feminino as cores nacionais irão subir à pista para as provas de omnium, corrida por pontos, eliminação e scratch.

Gabriel Mendes divulgará, no início da próxima semana, a distribuição dos corredores por cada uma das disciplinas.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Portugal com cinco ciclistas no campeonato do mundo de ciclismo de pista”




Além de ‘Tata’ Martins, a seleção contará com Ivo Oliveira, medalha de prata nos Mundiais de 2018, em perseguição individual

 

Por: Lusa

Foto: EPA/Daniel Kopatsch

A seleção portuguesa terá cinco ciclistas em ação nos Mundiais de ciclismo de pista, de 12 a 16 de outubro em Saint-Quentin-en-Yvelines, segundo a convocatória hoje anunciada, com a olímpica Maria Martins entre as escolhas.

Além de ‘Tata’ Martins, sétima classificada na prova do omnium dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, a estreia lusa no ciclismo de pista olímpico, e medalha de bronze no scratch do Campeonato do Mundo de 2020, a seleção contará com Ivo Oliveira, medalha de prata nos Mundiais de 2018, em perseguição individual.

Ivo é irmão gémeo de Rui Oliveira, outro convocado com várias medalhas em campeonatos da Europa, numa lista que fica completa com Daniela Campos e João Matias.

Os convocados foram hoje anunciados pelo selecionador, Gabriel Mendes, numa cerimónia no Velódromo Nacional, em Sangalhos, no concelho de Anadia, distrito de Aveiro.

O técnico divulgará na próxima semana as disciplinas em que cada corredor participará, com Portugal apurado, em masculinos, para as provas de omnium, madison, eliminação e scratch, podendo participar também nos pontos e na perseguição individual.

Maria Martins e Daniela Campos são elegíveis para as corridas do omnium, pontos, eliminação e scratch.

Ivo Oliveira, de 26 anos, soma resultados ao mais alto nível na perseguição individual, disciplina em que foi campeão europeu em 2020 e prata em 2017 e 2018, somando ainda outro segundo lugar nos Europeus de 2020, no madison, aí ao lado do irmão.

Por seu lado, Rui Oliveira foi campeão europeu de scratch em 2021, tendo ainda duas pratas e dois bronzes continentais, ao lado de vários pódios, como o irmão, em campeonatos do mundo para juniores.

Pioneira lusa em Jogos Olímpicos, Maria Martins, de 23 anos, soma já dois bronzes em Europeus, além do ‘metal’ conquistado no campeonato do mundo de 2020, em Berlim, com Daniela Campos, de 20 anos, a chegar como a mais jovem do quinteto, ainda que tenha já várias medalhas em campeonatos da Europa sub-23.

João Matias, o mais velho dos ciclistas convocados, com 31 anos, traz como principal resultado na pista a prata na corrida de eliminação dos Europeus de Grenchen, em 2021, somando, de resto, várias participações em Mundiais.

De fora ficou Iúri Leitão, campeão europeu de scratch em título, conquistado este ano em Munique, durante os Europeus multidesportos que decorreram naquela cidade alemã.

Fonte: Sapo on-line

“Falecimento de João Paulo da Silva Leite”


Faleceu esta quarta-feira aos 48 anos de idade, João Paulo da Silva Leite, atleta da equipa minhota de BTT SPAC - São Pedro D´Arcos Associação de Ciclismo.

O atleta da Associação de Ciclismo do Minho terá falecido depois de sido atropelado na Estrada Nacional 305, em Amonde, Viana do Castelo.


João Paulo da Silva Leite era agente da PSP, desempenhando funções no Comando Distrital de Braga, e sagrou-se em 2022 Vice-Campeão do Minho de BTT Maratonas. Consternada, a Direção da Associação de Ciclismo do Minho apresenta as mais sentidas condolências à Família e Amigos, à SPAC - São Pedro D´Arcos Associação de Ciclismo e à Polícia de Segurança Pública, a Revista Notícias do Pedal deixa também as sentidas condolências.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com