segunda-feira, 24 de outubro de 2022

“Taça de África: Melanie de prata em Tânger”


Melanie Santos foi segunda classificada na Taça de África, disputada este domingo (23/10) em Tanger, Marrocos.

A triatleta portuguesa completou os 750 metros de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida em 00:59:00, a apenas 3 segundos da vencedora, a espanhola Anna Godoy Contreras. O terceiro lugar do pódio ficou completo com a chegada de Kristelle Congi, de França.

Nas redes sociais, Melanie Santos mostrou-se satisfeita com o resultado. “Obectivo cumprido. Mais uns pontos para subir no ranking”, escreveu no Instagram.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Triatlo Standard: Maria Tomé e João Mansos campeões nacionais”


João Mansos (Sporting Clube de Portugal) e Maria Tomé (CN Torres Novas) sagraram-se, este domingo na Trafaria, campeões nacionais de triatlo standard (1,5km/ 40km/ 10km).

No sector masculino, o sportinguista completou o percurso em 01:52:29, menos 30 segundos do que Gonçalo Oliveira, do CN Torres Novas e com 44 de vantagem sobre o também torrejano João Ferreira.

Já no sector feminino, Maria Tomé foi a mais rápida, ao terminar em 02:10:24. O pódio ficou completo com o segundo lugar de Helena Carvalho (Outsystems Olímpico de Oeiras) e Raquel Rocha (CNATRIL) na terceira posição.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“W52-FC Porto desiste de constituir equipa na próxima época”


Por: AMG // MO

A W52-FC Porto renunciou à intenção de inscrever-se como equipa continental para a próxima temporada, numa carta endereçada ao presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) a que a Lusa teve acesso.

“Adriano Teixeira de Sousa, na qualidade de Presidente da Direção da Associação Calvário Várzea Clube de Ciclismo (Quintanilha) na sequência das pendências de processos que correm trâmites nas entidades competentes, cujo tempo de decisão não é possível determinar e precavendo o melhor benefício do próprio ciclismo, vem por este meio solicitar a Vossa Excelência que não seja prosseguida a intenção de constituir a equipa profissional continental W52–FC PORTO 2023”, lê-se na carta enviada a Delmino Pereira.

Em 05 de outubro, um dia depois de sete ciclistas da W52-FC Porto terem sido suspensos pela Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP), a FPC revelou ter adiado a decisão quanto à candidatura daquela estrutura ao estatuto de equipa continental em 2023, depois de ter solicitado “novos dados” à União Ciclista Internacional (UCI).

No final de abril, 10 corredores da W52-FC Porto foram constituídos arguidos e o diretor desportivo da equipa, Nuno Ribeiro, foi mesmo detido, assim como o seu adjunto, José Rodrigues, no decurso da operação ‘Prova Limpa’, a cargo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto.

Na operação policial, “foram apreendidas diversas substâncias e instrumentos clínicos, usados no treino dos atletas e com impacto no seu rendimento desportivo", detalhou então a Polícia Judiciária.

João Rodrigues, vencedor da Volta a Portugal de 2019 e da Volta ao Algarve de 2021, foi o ciclista que recebeu uma sanção mais pesada: o algarvio de 27 anos vai cumprir sete anos de suspensão, quatro dos quais impostos pela UCI, por anomalias no passaporte biológico, e outros três anos pela ADoP, por “posse de método proibido”.

Rui Vinhas e Ricardo Mestre, vencedores da Volta a Portugal em 2016 e 2011, respetivamente, foram sancionados por três anos, por “posse de substância proibida e método proibido”, o mesmo motivo evocado pela ADoP para suspender por igual período Ricardo Vilela, Daniel Mestre, José Neves e Samuel Caldeira.

Vinhas e Daniel Mestre, vencedor da classificação por pontos da Volta 2019, foram castigados por posse de betametasona (um corticoide), enquanto José Neves, campeão nacional de fundo em 2021 e vencedor do Grande Prémio Douro Internacional esta época, Ricardo Mestre e Ricardo Vilela estavam na posse de hormonas de crescimento.

Tal como Mestre e Vilela, também Samuel Cadeira, que era o ‘capitão’ da equipa na estrada, tinha em seu poder somatropina e hormona de crescimento, além de insulina.

A ADoP reduziu a suspensão dos sete ciclistas de quatro para três anos por terem “confessado”, ao contrário do que aconteceu com Joni Brandão, José Gonçalves e Jorge Magalhães, assim como com quatro elementos do ‘staff’ da equipa, incluindo Nuno Ribeiro – todos eles suspensos preventivamente por aquele organismo, cujos processos continuam a decorrer, indicou à Lusa fonte ligada ao processo.

Amaro Antunes, tricampeão da Volta (2017, 2020 e 2021), é o único dos ciclistas ligados à W52-FC Porto durante a temporada de 2022 que não foi suspenso, e tinha mesmo um acordo assinado para representar a equipa no próximo ano.

Fonte: Lusa

“Clube de Natação de Torres Novas triatlo da Caparica-Trafaria”


Maria Tomé campeã nacional de triatlo standard em elites

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

Maria Tomé sagrou-se campeã nacional de triatlo standard em elites, numa prova disputada na Trafaria, composta por 1.500m/natação, 40km/ciclismo e 10km/corrida.


 Mais um grande título nacional individual para uma atleta do Clube de Natação de Torres Novas, e mais uma extraordinária participação dos restantes atletas do Clube de Natação torrejano, naquela que foi a penúltima prova da época de 2022, disputada em solo nacional, e que se realizou este domingo, 23 de outubro.

No setor masculino, Gonçalo Oliveira é Vice-campeão Nacional, e João Ferreira fechou o pódio no 3ºlugar, ainda com excelentes prestações dos atletas Afonso do Canto e Guilherme Pires, a terminarem no Top 10, ou seja, nos 6º e 7º lugares.


Numa prova que se iniciou na praia da Cova do Vapor, tivemos logo no setor masculino os atletas torrejanos na frente da competição, com José Pedro Vieira a sair destacado na natação com Miguel Tiago Silva do Olímpico de Oeiras, mas a não conseguirem que outros atletas se juntassem em grupo no ciclismo, segmento bastante difícil com 4 voltas a um circuito bastante desnivelado na Trafaria, que veio a causar alguns estragos para a corrida.

Gonçalo Oliveira conseguiu alguma vantagem no final do segmento do ciclismo, mas não foi o suficiente para que o atleta do Sporting, João Mansos, o viesse a alcançar na corrida, vencendo a prova de elites masculinas.


Por outro lado, Maria Tomé, conseguiu destacar-se no segmento de corrida, e levar a melhor sobre as suas diretas adversárias, vencendo categoricamente a prova de elites femininas.

No início da manhã, Luis Moleiro venceu à geral a prova do Campeonato Nacional de Grupos de Idade em Triatlo Standard, e também o seu grupo de idades 20-24 anos, enquanto Adriano Correia ao terminar no 4ºlugar à geral, venceu o seu grupo de idades 30-34 anos.

No próximo domingo, 30 de outubro, realiza-se na Lagoa de Albufeira, em Sesimbra, a última etapa da Taça de Portugal de Triatlo, com esta derradeira prova a possibilitar a conquista deste troféu em 2022, para a equipa feminina do Clube de Natação de Torres Novas, uma vez que o mesmo já foi conquistado pela equipa masculina, a uma etapa do final, em Portimão.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Norte-americano Barry Miller reforça ABTF Betão-Feirense em 2023”


Fotos: Helena Dias

Barry Miller (05/12/1988), corredor norte-americano de 33 anos, chega à ABTF Betão-Feirense em 2023 para aportar qualidade ao plantel, após uma época de qualidade. Em Espanha, alcançou o 5.º lugar na classificação geral da Volta a Galícia, destacando-se em Portugal com o 5.º lugar no GP Mortágua e dois Top 10 em etapas de montanha da Volta a Portugal, nomeadamente 6.º em Miranda do Corvo e 9.º na Senhora da Graça, finalizando a prova rainha lusa em 16.º na classificação geral.


Sobre a sua chegada à equipa, Barry Miller declarou: “Estou muito entusiasmado por ingressar na ABTF Betão-Feirense em 2023. É exatamente o tipo de projeto que procurava, um bom grupo com um excelente calendário, onde posso ter alguma liberdade em corridas que se adequam às minhas características. É uma equipa com imensa história e muitos anos no desporto. Sinto-me honrado em usar as suas cores em 2023 e trabalhar com um grande campeão como Joaquim Andrade”.


Na próxima época desportiva, a ABTF Betão-FEIRENSE continua a seguir a premissa de unir experiência e juventude e, desta forma, outra das caras novas em 2023 é a de Francisco Moreira (11/03/1999). O corredor de 23 anos, na presente época ao serviço da equipa continental Kelly-Simoldes-UDO, é um jovem promissor que se tem destacado pela sua combatividade e sentido do coletivo, tendo uma enorme margem de progressão, que a equipa acredita poder potenciar.

No que toca às renovações, a ABTF Betão-FEIRENSE mantém no seu plantel dois valores, que demonstraram forte capacidade de crescimento e qualidade em cada corrida realizada: Francisco Pereira (30/08/2000), vencedor da segunda etapa da Volta a Portugal do Futuro e Top 10 nos Campeonatos Nacionais Sub-23 (4.º na prova em linha e 7.º no contra-relógio) e Ivo Pinheiro (09/08/1998), ciclista de grande resiliência e forte capacidade de trabalho em equipa.

Fonte: ABTF Betão-Feirense

 

“Melgaço acolhe a Taça de Portugal de Ciclocrosse”


A prova de abertura da Taça de Portugal de Ciclocrosse vai acontecer em Melgaço já no dia 30 de outubro. A presença da grande maioria do pelotão luso, reforçado com a presença dos vizinhos espanhóis, deixa em perspetiva uma disputada prova no sempre difícil traçado da Capital do Desporto Radical em Portugal.

Melgaço recebe no dia 30 de outubro a primeira prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse e o Campeonato do Minho de Ciclocrosse – Discover Melgaço, que se disputa no circuito criado para o efeito na área circundante do Centro de Estágios de Melgaço.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo, Melsport e Município de Melgaço, a prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse que, simultaneamente, atribuirá os títulos de Campeões do Minho da vertente, destina-se às categorias de juvenis, cadetes, juniores, sub-23, elites, masters e open, masculinos e femininos.

O Ciclocrosse de Melgaço arranca às 9h20, com a partida da corrida de juvenis, seguindo-se os master e open (10 horas). Às 11 horas entram em ação os cadetes e todas as categorias femininas. Juniores e elites arrancam às 12 horas, estando a cerimónia protocolar marcada para as 13h15.

Este ano o ciclocrosse de Melgaço apresenta algumas novidades, mas mantém a dureza e a diversão de sempre…

“Este ano o percurso será ligeiramente alterado por contingências do relvado natural mas durinho… mantém as zonas técnicas, a areia, as tábuas, etc., as condições típicas do ciclocrosse. Será duro, como sempre, divertido e é um percurso muito engraçado”, garantiu Jorge Domingues, da Melsport.

Devido ao estado do tempo “os ciclistas vão encontrar um piso mais pesado, mas isso faz parte da modalidade. Esperemos apenas que a chuva abrande no dia da prova para que todos se possam divertir”.

Com o passar dos anos vemos cada vez mais ciclistas profissionais doutras vertentes no Ciclocrosse… “O ciclocrosse é uma vertente que vai cativando cada vez mais os atletas e como se desenrola no início da época acaba por ser aproveitado pelos ciclistas para prepararem a nova época, enquanto os faz sorrir. É duro, mas é uma grande festa”.

Para a festa ser ainda maior “este ano conseguimos, mais uma vez, coordenar o calendário com a Federação Galega e esperamos aqui uma grande armada espanhola. Aliás contamos ter uma participação simpática de atletas, até de nível UCI. Esta primeira prova da Taça de Portugal vai ser, com certeza, uma festa, como já é habitual”.

Estão criadas as condições para ser uma excelente prova? “O ciclocrosse tem corrido bastante bem. Costumo dizer que os atletas gostam de vir a Melgaço porque gostam da qualidade e da variedade dos percursos, pela simpatia e pelo saber receber por parte da população local”.

O Ciclocrosse de Melgaço organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, Município de Melgaço e Melsport conta com o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, POPP Agency, Polisport, Arrecadações da Quintã, Navega Rías Baixas, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, SEG 3 - Mediação de Seguros, Strong Speed, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“José Oliveira e Sara Ferreira coroados como Campeões do Minho de Enduro”


A prova de Barcelos consagrou José Oliveira (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) e Sara Ferreira (Maiatos) como os primeiros Campeões do Minho de Enduro, após a vitória na prova disputa este domingo em condições climatéricas um tanto adversas. A muita chuva e vento não impediram a disputa do Facho Enduro Series, também na sua primeira edição.

José Oliveira ‘Meira’ (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) e Sara Ferreira (Maiatos) foram os vencedores em elites da primeira edição do Facho Enduro Series / Campeonato do Minho de Enduro Raiz Carisma, que se disputou no Monte do Facho e serviu para atribuir os títulos de Campeão do Minho de Enduro.

Numa organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho e da Associação Clube Moto Galos, o Facho Enduro Series / Campeonato do Minho de Enduro Raiz Carisma ficou marcado pela muita chuva e muito vento, o que não impediu o espetáculo e as disputas intensas dos ciclistas pelas melhores classificações.


Em elites femininas Sara Ferreira (Maiatos) confirmou a vitória ao realizar o tempo de 25:26.9 minutos.

José Oliveira (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), mais conhecido por “Meira” no seio do ciclismo, realizou os cinco Percursos Especiais Cronometrados (PEC´S) em 13:34.7 e garantiu a vitória em elites masculinos. Cláudio Silva (BTT Enduro Terras de Bouro) conquistou o segundo lugar, cabendo a Francisco Ruivo (BTT Enduro Terras de Bouro) o terceiro lugar do pódio.


Em juniores, Lucas Gonçalves (BTT Enduro Terras de Bouro) foi o mais rápido, ao terminar as PEC’S em 15:33.7, deixando na segunda posição Leandro Miranda.

O barcelense José Cardoso, que correu como individual, venceu em cadetes. Mateus Arieira (BTT Enduro Terras Bouro) foi segundo e Ricardo Ferreira fez terceiro lugar.

Vítor Soto Maior (Bike House DH Team/Guimarães) venceu em master 30, deixando na segunda posição André Ferreira enquanto Diego Freire foi terceiro.


Francisco Pinto (BTT Enduro Terras Bouro) foi o mais rápido em master 40. Jorge Afonseca (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) alcançou a segunda posição e Manuel Pereira foi terceiro.

Em master 50, António Sousa (BTT Enduro Terras de Bouro) não permitiu grandes veleidades aos seus adversários e juntou ao título de Campeão do Minho de DHI, o de Enduro. Leonardo Dias, que corre como individual, e José Manuel Ferreira (BTT Enduro Terras de Bouro) preencheram os restantes lugares do pódio.


Nélson Ribeiro foi o mais rápido na categoria de "open", com o tempo de 14:27.9. André Martins gastou mais cinco segundos e fez segundo lugar, enquanto Jorge Barbosa foi terceiro.

Em E-MTB venceu Carlos Pereira, enquanto Pedro Pilar ganhou em Open E-Bike.

 


José Oliveira ‘Meira’ (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde)

 

José Oliveira ‘Meira’ vai ficar para a história não só do Facho Enduro Series, mas também como o primeiro Campeão do Minho de Enduro.


O ciclista natural da Póvoa de Lanhoso mostrou-se “muito feliz” com a vitória e o título conquistado no Monte do Facho e referiu que “é muito gratificante para mim porque sempre gostei de andar aqui e estou, praticamente, a correr em casa. Por isso, é muito especial”.

Como correu a prova? “Foi uma prova feita, praticamente, toda debaixo de chuva, mas geri as descidas e o esforço. Diverti-me imenso, não fui para a pista a pensar no pódio, mas na diversão que é fazer estas descidas”.

 

Pedro Sousa, presidente da Associação Moto Galos

 

Pedro Sousa, presidente da Associação Moto Galos, fez um balanço muito positivo desta primeira edição do Facho Enduro Series, que coincidiu com o primeiro Campeonato do Minho de Enduro.

Pedro Sousa referiu que “esta foi a primeira prova de enduro que nós organizamos, a primeira do Campeonato do Minho também, e correu bem. Foi um bom princípio. O único senão foi mesmo a adesão que ficou aquém do que prevíamos… e o tempo que também não ajudou muito”.

O presidente da Associação Moto Galos desvalorizou, no entanto, a menor adesão de atletas, referindo que “como é tudo novo para nós podíamos correr o risco de ter falhas e quanto maior o número de atletas mais complicado seria de as resolver. Felizmente não tivemos falhas, correu tudo correu bem”.

Qual foi o feedback que teve dos atletas? “Foi muito positivo. Eles gostaram do sítio, este espaço tem as condições ideais para este tipo de organizações. Foi uma experiência muito boa e positiva e saem daqui com uma boa recordação”.

O Facho Enduro Series - Campeonato do Minho de Enduro teve o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, Carbonwork.pt (Carbon Work - Carbon Repair & Bikeshop), Arrecadações da Quintã, POPP Design, Navega Rías Baixas, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, SEG 3 - Mediação de Seguros e Bike - Tudo sobre o mundo do BTT.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Polvoreira Bike Challenge / VII Trilho do Fundador Prof. Orlando Lemos”


A Junta de Freguesia de Polvoreira promove no dia 30 de outubro de 2022, a segunda edição do "Polvoreira Bike Challenge", em parceria com a Erdal - Escola de Referência Desportos de Ar Livre, nomeadamente com o VII Trilho do Fundador Professor Orlando Lemos. A iniciativa tem o apoio da Associação de Ciclismo do Minho e as inscrições podem ser feitas online (www.acm.pt).

O Polvoreira Bike Challenge & VII Trilho do Fundador Professor Orlando Lemos é aberto à participação de todos os interessados que podem escolher participar no Trilho de BTT (35Kms – grau de dificuldade 4), no Mini Trilho/Passeio de BTT (10Kms grau de dificuldade 2) ou na Caminhada (8 Kms).

As inscrições devem ser efetuadas até ao dia 28 de outubro de 2022 e têm um custo de 10€ (Trilho de BTT) e 5€ (Mini Trilho/Passeio de BTT e Caminhada). A inscrição inclui um seguro de acidentes pessoais, reforço alimentar, dorsal e banho.

Nesta 7ª Edição do Trilho do Fundador Professor Orlando Lemos, parte das receitas reverterão a favor da associação sem fins lucrativos “PPA – Um pensamento, Uma Palavra, Uma Atitude”, que apoia doentes oncológicos em Guimarães. A organização contribuirá com 1€ por inscrição.

A Erdal, Escola de Referência de Desportos de Ar livre, é uma associação escolar, sem fins lucrativos, sediada em Guimarães  filiada na Associação de Ciclismo do Minho que tem a sua génese nas escolas do concelho. Como Associação Escolar, abrange potencialmente, cerca de 25.000 alunos e respetivas famílias.

Face à pertinência do seu âmbito de atuação e qualidade das suas organizações começou também a desenvolver atividades para as comunidades educativas e a comunidade em geral. A origem da Associação Erdal remonta ao ano letivo de 2002/2003 com a criação de um grupo Equipa de BTT de Desporto Escolar, pelas mãos do Professor Orlando Lemos.

A freguesia de Polvoreira é uma freguesia do concelho de Guimarães, cujo topónimo "polvoreira", apesar de já ser assim graficamente mencionado em monumentos do século XIII, deve dar-se por forma antiga "Pulvoreira", correspondendo a um baixo latim "Pulveraria", com base em "Pulver" (pó, areia). Terá sido este topónimo uma alusão à constituição geológica dos terrenos do local onde foi construída a ancestral Igreja de São Pedro.

A freguesia tem como símbolos heráldicos o galo, que simboliza o orago da mesma, os pés de linho em flor, símbolo da agricultura e a roda de azenha, representação dos números moinhos de água que outrora funcionaram na freguesia e contribuíram para o seu desenvolvimento económico. Atualmente conta com 11 associações nas mais diversas áreas.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Amaro Antunes vai "aguardar" para decidir o futuro após decisão da W52-FC Porto”


Por: AMG // VR

O ciclista português Amaro Antunes, tricampeão da Volta a Portugal, vai decidir o seu futuro nos próximos dias, depois de hoje a W52-FC Porto ter desistido de inscrever-se como equipa continental para a próxima temporada.

“Já tinha sido informado desta decisão e estou numa fase de aguardar para decidir o meu futuro”, disse à agência Lusa o algarvio de 31 anos, acrescentando que irá “ver a melhor solução nos próximos dias”.

Amaro Antunes, tricampeão da Volta (2017, 2020 e 2021), é o único dos ciclistas ligados à W52-FC Porto durante a temporada de 2022 que não foi suspenso no âmbito da operação ‘Prova Limpa’, e tinha um acordo para representar a equipa no próximo ano.

A W52-FC Porto renunciou à intenção de inscrever-se como equipa continental para a próxima temporada, numa carta endereçada ao presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), a que a Lusa teve acesso.

“Adriano Teixeira de Sousa, na qualidade de presidente da Direção da Associação Calvário Várzea Clube de Ciclismo (Quintanilha), na sequência das pendências de processos que correm trâmites nas entidades competentes, cujo tempo de decisão não é possível determinar e precavendo o melhor benefício do próprio ciclismo, vem por este meio solicitar a Vossa Excelência que não seja prosseguida a intenção de constituir a equipa profissional continental W52–FC PORTO 2023”, lê-se na carta enviada a Delmino Pereira.

Numa nota, a equipa informou também que comunicou hoje à FPC “a desistência da sua candidatura a equipa continental em 2023”.

Em 05 de outubro, um dia depois de sete ciclistas da W52-FC Porto terem sido suspensos pela Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP), a FPC revelou ter adiado a decisão quanto à candidatura daquela estrutura ao estatuto de equipa continental em 2023, depois de ter solicitado “novos dados” à União Ciclista Internacional (UCI).

No final de abril, 10 corredores da W52-FC Porto foram constituídos arguidos e o diretor desportivo da equipa, Nuno Ribeiro, foi mesmo detido, assim como o seu adjunto, José Rodrigues, no decurso da operação ‘Prova Limpa’, a cargo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto.

Na operação policial, “foram apreendidas diversas substâncias e instrumentos clínicos, usados no treino dos atletas e com impacto no seu rendimento desportivo", detalhou então a Polícia Judiciária.

João Rodrigues, vencedor da Volta a Portugal de 2019 e da Volta ao Algarve de 2021, foi o ciclista que recebeu uma sanção mais pesada: o algarvio de 27 anos vai cumprir sete anos de suspensão, quatro dos quais impostos pela UCI, por anomalias no passaporte biológico, e outros três anos pela ADoP, por “posse de método proibido”.

Rui Vinhas e Ricardo Mestre, vencedores da Volta a Portugal em 2016 e 2011, respetivamente, foram sancionados por três anos, por “posse de substância proibida e método proibido”, o mesmo motivo evocado pela ADoP para suspender por igual período Ricardo Vilela, Daniel Mestre, José Neves e Samuel Caldeira.

A ADoP reduziu a suspensão dos sete ciclistas de quatro para três anos por terem “confessado”, ao contrário do que aconteceu com Joni Brandão, José Gonçalves e Jorge Magalhães, assim como com quatro elementos do ‘staff’ da equipa, incluindo Nuno Ribeiro todos eles suspensos preventivamente por aquele organismo, cujos processos continuam a decorrer, indicou à Lusa fonte ligada ao processo.

Fonte: Lusa

“Américo Silva pode ser o próximo diretor desportivo do Aviludo-Louletano- Loulé Concelho”


Por: José Morais

Américo Silva, com uma bem sucedida carreira como ciclista profissional, em especial no ciclismo espanhol, passando depois pela Liberty Seguros e pela antiga Efapel como diretor desportivo, depois de um período de interregno para descanso, tudo aponta que vai regressar em 2023.

Na sua conta do Facebook, Américo Silva veio esclarecer que está em negociações com a Aviludo-Louletano - Loulé Concelho, com o seu manager geral Tony Adro, com as mesmas a estarem bastante avançadas para liderar a liderança, o qual em breve irá dar informações mais detalhadas.

Se a contratação se vier a concretizar, o antigo ciclista de 58 anos regressa assim ao pelotão nacional, como diretor desportivo do Aviludo-Louletano - Loulé Concelho, equipa que apresentou a sua candidatura na Federação Portuguesa de Ciclismo, como equipa Continental da UCI.

Tomas Contte e Daniel Viegas já fazem parte da equipa, o primeiro a renovar, e o segundo um novo reforço, agora esperemos notícias de Américo Vieira, que tudo aponta ser o substituto de Jorge Piedade que manifestação de sair, depois um longo período à frente da equipa algarvia.

“Agenda de Ciclismo”


Época nacional de ciclocrosse arranca em Melgaço

Por: José Carlos Gomes

A Taça de Portugal de Ciclocrosse abre a época nacional desta disciplina invernal de ciclismo, já no próximo domingo, em Melgaço. A prova do troféu Final Season presented by Shimano de Downhill (DH), marcada para sábado, foi cancelada.

A temporada de ciclocrosse em Portugal estende-se até janeiro, contando com cinco provas pontuáveis para a Taça de Portugal, todas a disputar em 2022, e com o Campeonato Nacional, agendado para o dia 15 de janeiro, em Vouzela.

A Taça de Portugal inicia-se, no próximo domingo, em Melgaço. As paragens seguintes do troféu são em Vila Real, 13 de novembro, Santo Tirso, 27 de novembro, Abrantes, 17 de dezembro, e Ansião, 18 de dezembro.

O Centro de Estágios de Melgaço é o local escolhido para a competição do próximo domingo. Os primeiros a correr são os juvenis, às 9h20. Às 10h00 inicia-se a corrida de masters. As femininas e os cadetes masculinos partem às 11h00. Uma hora mais tarde é a vez dos juniores e dos corredores masculinos de elite.

Informação do organizador sobre o cancelamento da prova do troféu de DH marcada para sábado:

“Em virtude das últimas condições adversas de pluviosidade no sábado passado, assim como a previsão de chuva para esta semana, torna-se impraticável o uso do traçado proposto para esta prova de DHU. Por este facto, vimos pelo presente solicitar o cancelamento da Prova de Sintra no Troféu DH deste ano previsto para o próximo dia 29”.

 

Mais eventos oficiais

 

28 a 30 de outubro: Aldeias do Xisto MTB Trophy, Castelo Branco

29 de outubro; 3 Horas de Resistência BTT Vale São Cosme, Vila Nova de Famalicão

29 de outubro: Encontro Regional de Escolas, Sabugal

29 de outubro: 2.ª Encontro de Escolas de Marvila, Parque Vale Fundão, Lisboa

29 de outubro: Portimão Triton World Series Bike

30 de outubro: Passeio de Cicloturismo Porto – Braga – Gerês

30 de outubro: Rota do Pão d’Ul – Passeio BTT Padeirinhas Sobre Rodas, Oliveira de Azeméis

30 de outubro: 14.º Passeio BTT Rota da Castanha e do Castanheiro, Sernancelhe

30 de outubro: 2.ª Prova da Taça da Beira Alta de XCM – Maratona de Mortágua

30 de outubro: Downhill Urbano de Castelo Branco

30 de outubro: Maratona Solancis, Benedita

30 de outubro: Campeonato do Algarve de XCM, Benafim, Loulé

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com