domingo, 9 de outubro de 2022

“Final Season presented by Shimano no Lorvão”


Maurício Cirne mais rápido em Lorvão

 

Por: José Carlos Gomes

O troféu Final Season presented by Shimano iniciou-se, neste domingo, em Lorvão, Penacova, onde o brasileiro Maurício Cirne (Casa do Povo de Abrunheira) foi o mais rápido na categoria de elite.

A primeira prova do novo troféu de Downhill (DHI) teve um vencedor claro. Maurício Cirne completou a descida em 2’20’’857, deixando o segundo classificado, Pedro Fernandes, a longínquos 5,812 segundos. O terceiro classificado, a 7,632 segundos do vencedor, foi Carlos Martins.

A Casa do Povo de Abrunheira foi a equipa dominante, impondo-se também em juniores, por intermédio de Gonçalo Silva, em cadetes, através de Álvaro Pestana, em master 30, por via de Pedro Pinto, e em master 60, cortesia de António Rodrigues.

Miguel Santos deu a vitória à equipa Wildpack Algarve Racing em masters 40. O melhor infantil foi Rodrigo Cunha.

A próxima corrida do circuito Final Season presented by Shimano vai disputar-se em Sintra, no dia 29 de outubro.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Maria Tomé no quinto lugar da Taça da Europa de Ceuta”


No quadro masculino, João Batista teve o melhor desempenho, ficando em 15.º

 

Por: Lusa

A portuguesa Maria Tomé conquistou este domingo o quinto posto da prova de elite feminina na Taça da Europa de triatlo, em Ceuta, Espanha, conseguindo a melhor prestação entre os atletas lusos em competição.

Maria Tomé, número 74 do ranking mundial, terminou o percurso em 1:02.09 horas, com a francesa Kristelle Congi a arrecadar a medalha de ouro (1:01.39), a espanhola Maria Mojica a prata (1:01.43) e a suíça Nora Gmür o bronze (1:01.48).

As outras atletas portuguesas em prova, Inês Rico e Helena Carvalho, terminaram nas 11.ª e 14.ª posições, respetivamente, com os tempos de 1:03.00 e 1:03.22.

No quadro masculino, João Batista teve o melhor desempenho, ficando em 15.º com 54.37 minutos, seguido por Alexandre Nobre (26.º com 55.11), André Dias (28.º com 55.20) e Tiago Fonseca (39.º com 56.23).

A prova foi ganha pelo britânico Hugo Milner (53.57), à frente do francês Yanis Seguin (54.05) e do suíço Maxime Fluri (54.06).

Fonte: Record on-line

“João Pereira foi 23.º na etapa de Cagliari do World Triathlon Championship”


Miguel Silva, o outro português em competição, não terminou a prova

 

Por: Lusa

O português João Pereira terminou na 23.ª posição a etapa de Cagliari do World Triathlon Championship, em que Miguel Silva não concluiu a prova.

João Pereira conclui os três setores da prova com o tempo de 1:41.56 horas, a mais de um minuto do vencedor, o britânico Alex Yee, que cronometrou 1:41.56.

O triatleta olímpico português concluiu os 1.500 metros de natação em 18.38 minutos, a prova de ciclismo de 38 quilómetros em 51.25, e os 10 quilómetros de corrida com a marca de 30.54.

Miguel Silva, o outro português em competição, não terminou a prova.

Fonte: Record on-line

“Arnaud Démare vence Paris-Tours, na despedida de Philippe Gilbert”


Ciclista francês da Groupama-FDJ repetiu vitória do ano passado

 

Por: Lusa

O ciclista francês Arnaud Démare (Groupama-FDJ) somou este domingo o segundo triunfo consecutivo na Paris-Tours, numa 116.ª edição da clássica francesa que marcou a despedida do belga Philippe Gilbert (Lotto-Soudal).

No final dos 213,5 quilómetros, entre Chastres e Tours, Démare impôs-se no sprint final, em 4:53.01 horas, à frente do belga Edwards Theuns (Trek-Segafredo) e do irlandês Sam Bennett (BORA-hansgrohe), segundo e terceiro, respetivamente.

Um dia depois do espanhol Alejandro Valverde (Movistar) e do italiano Vincenzo Nibali (Astana) terem feito a despedida na Volta à Lombradia, hoje foi a vez de Gilbert, outro dos veteranos do pelotão, dizer adeus.

Campeão mundial em 2012, Gilbert, de 40 anos, terminou a sua última corrida na 27.ª posição, com o mesmo tempo de Démare, ainda tentando mexer com a corrida nos quilómetros finais, mas sem o sucesso de outras vezes. "Estou feliz por ter estado lá à frente no final, o que foi importante para mim, embora fosse difícil de atacar. Foi um dia divertido, mas frenético, nas estradas de gravilha, com muitas quedas, mas estou feliz por ter acabado a minha última corrida ileso", referiu.

Com 80 vitórias como profissional, Gilbert conquistou o título mundial em 2012, além de cinco 'monumentos': Volta à Lombardia de 2009 e 2010, Liège-Bastogne-Liège de 2011, Parix-Roubaix de 2019 e a Volta a Flandres de 2017.

O português Rui Oliveira (UAE Emirates) terminou a corrida na 65.ª posição, a 3.28 minutos de Démare.

Fonte: Record on-line

“Campeonato Nacional de Pump Track – Dia 2”


Bernardo Rocha campeão nacional de pump track em cadetes

 

Por: José Carlos Gomes

Bernardo Rocha (AEBTT Rio/Mr. Print) conquistou hoje o título nacional de pump track na categoria de cadetes, conseguindo o segundo melhor registo absoluto de todos os portugueses que competiram, no Parque das Nações, Lisboa, neste fim de semana.

Depois de ontem terem sido disputados o Campeonato Nacional de elite e de masters, além da prova internacional de apuramento para o Campeonato do Mundo de Pump Track, a pista do Parque das Nações recebeu hoje as competições de cadetes e de juvenis.

Bernardo Rocha foi o melhor deste domingo, vencendo o Campeonato Nacional, na categoria de cadetes, com um registo de 29,167 segundos. Foi o segundo melhor tempo entre todos os portugueses que competiram ao longo do fim de semana, apenas batido pelo campeão nacional de elite, Renato da Silva.

O pódio de cadetes masculinos completou-se com Francisco Marcelino (Linda-a-Pastora Sporting Clube), que completou a corrida em 30,813 segundos, e com Leonardo Carmo (Team BMX Quarteira), creditado com 32,495 segundos.

Rita Xufre (Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside) foi a única cadete feminina em prova. Em juvenis femininas competiram duas ciclistas, ambas do Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside. Leonor Carvalho levou a melhor sobre Inês Godinho.

Em juvenis masculinos a prova foi mais concorrida e o equilíbrio foi notório entre os três melhores. Francisco Sousa (Team BMX Quarteira) venceu com 31,371 segundos. João Rosa gastou mais 1,196 segundos para ficar na posição imediata. O terceiro, a 1,387 segundos, foi Artur Catatau (Linda-a-Pastora Sporting Clube).

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Taça de Portugal de XCM de Vila Nova de Paiva”


Tiago Ferreira vence na festa de Davide Machado e Celina Carpinteiro

 

Por: José Carlos Gomes

Tiago Ferreira (DMT Racing Team) foi hoje o mais forte na quinta e última prova da Taça de Portugal de Maratona BTT (XCM), disputada em Vila Nova de Paiva. Davide Machado (BTT Seia) e Celina Carpinteiro (BTT Loulé/Elevis) festejaram a conquista da classificação geral na categoria de elite.

Os 92 quilómetros percorridos pela elite masculina foram palco da superioridade do campeão nacional e ex-campeão mundial e europeu, Tiago Ferreira. O viseense ganhou em solitário, com 3h52m47s de corrida. O segundo classificado, Carlos Cruz (Saertex Portugal/Edaetech), gastou mais 1m53s.


Davide Machado fechou o pódio do dia, a 3m17s de Tiago Ferreira. O pódio na última prova pontuável para a classificação geral garantiu ao corredor do BTT Seia a conquista da Taça de Portugal na categoria de elite.

O pelotão feminino de elite teve pela frente um traçado de 72 quilómetros. Celina Carpinteiro chegou a Vila Nova de Paiva no topo da geral feminina da Taça e confirmou o triunfo no troféu de regularidade da melhor forma.

A representante do BTT Loulé/Elevis foi a mais forte na maratona deste domingo, cumprindo o percurso em 4h11m11s. Flávia Lopes (Vasconha BTT/Vouzela) foi a adversária mais direta, gastando mais 2m15s. Ana Tomás (BTT Seia) foi a terceira, a 8m09s.

Entre os veteranos masculinos, a Taça de Portugal foi ganha pelo master 30 José Oliveira (MonçãoBike/LusoPrint/Bombos S. Sebastião), pelo master 35 Ismael Graça (Korpo Activo/Penacova), pelo master 40 Francisco Fernandes (CTM Vila Pouca/CEPSA/Casa Lima Chaves), pelo master 45 Hugo Velho (Vasconha BTT Vouzela), pelo master 50 António Marques (BTT Seia), pelo master 55 Reinaldo Luís (Róódinhas/Master Vantagem), pelo master 60 Adelino Cruz (BTT Loulé/Elevis) e pelo master 65 Manuel Pinto (Saertex Portugal/Edaetech).


As melhores veteranas foram a master 30 Ângela Gonçalves (Korpo Activo/Penacova), a master 40 Raquel Santos (BTT Seia) e a master 50 Ana Oliveira (Korpo Activo/Penacova).

Nas bicicletas de assistência elétrica, impôs-se Carlos Brás (Golden Clube Cabanas/Núcleo do Sporting Clube de Portugal) no setor masculino, enquanto Anabela Antunes (Ansibikers/Ansião Coração de Sicó) foi a única mulher presente no conjunto das cinco provas da Taça de Portugal.

Nos paraciclistas de classe C impôs-se Hugo Frade (Saertex Portugal/Edaetech) e na classe D venceu Ivo Pereira (Róódinhas/Master Vantagem).

Coletivamente, o BTT Seia ganhou em termos absolutos e também em veteranos.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Queda na última corrida, Mikel Nieve termina mal a sua carreira”


Por: José Morais

Foto: Dario Belingheri/Getty Images

Mikel Nieve, decidiu também encerrar a sua carreira como ciclista profissional, a edição especial da Il Lombardia, a 'Clássica das Folhas Mortas' foi a prova escolhida para o fazer, porem a mesma correu mal, sofreu uma queda com fraturas, e que deu origem a abandonar a corrida.

O ciclista de 38 anos, envolveu-se num incidente com Domenico Pozzovivo, com o ciclista basco na queda a suportar o peso da queda, dando origem a fratura da clavícula, foi um final de carreira que ninguém esperava que Mikel Nieve tivesse, ele que se iniciou como profissional na Orbea em 2008.

Mikel Nieve passou ainda pelas equipas da Euskaltel-Euskadi entre 2009 e 2013, a Team Sky entre 2014 e 2017, a Mitchelton-Scott entre 2018 e 2021, e termina na Caja Rural-Seguros RGA.

No seu palmarés foi rei da montanha no Giro de Itália em 2016, conseguiu vitórias na Corsa Rosa e na Volta a Espanha, foi importante a sua participação nas três grande provas, e fez um trabalho de gregário acompanhando  Chris Froome em algumas das sua vitórias.

“Campeonato Nacional de Pump Track – Dia 1”


Renato da Silva e Matilde Melo sagram-se campeões e apuram-se para o Mundial

 

Por: José Carlos Gomes

Renato da Silva (Team BMX Quarteira) e Matilde Melo (Linda-a-Pastora Sporting Clube) conquistaram em Lisboa, os títulos nacionais absolutos de Pump Track e garantiram a qualificação para o Campeonato do Mundo desta disciplina, que irá disputar-se em Santiago, Chile, no próximo mês.

A prova esteve integrada na ronda lisboeta de qualificação para o Mundial. E o desempenho dos portugueses esteve à altura dos melhores participantes absolutos. Entre a elite masculina impôs-se o campeão mundial. O francês Eddy Clerte, que conquistou a camisola arco-íris na pista do Parque das Nações, no ano passado, puxou pelos galões e bateu na final o belga Didi van Tiggel. Na luta pelo terceiro lugar foi o português quem levou a melhor sobre o sueco Flip Svanberg.


Numa competição em que os quatro primeiros classificados carimbavam o passaporte para o Mundial do Chile, correram seis ciclistas no setor feminino de elite. A suíça Eloïse Donzallaz foi a mais forte, relegando a eslovaca Kristína Nováková para a segunda posição. Numa luta entre portuguesas. Matilde Melo conseguiu a terceira posição e Mónica Gaboleiro ficou no quarto posto.

A disputa dos títulos nacionais, que irá continuar na manhã deste domingo com as provas para cadetes e juvenis, iniciou-se na tarde deste sábado. Foram atribuídos os títulos masculinos e femininos de +17 anos e masculinos de masters. Cada participante teve direito a duas provas cronometradas, contabilizando o melhor dos dois tempos para efeitos de classificação.


O título absoluto masculino de Renato da Silva foi conseguido com um registo de 27,853 segundos. Seguiram-se Adrian Moldovan (Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside), com 31,484 segundos, e Pedro Oliveira, com 31,497 segundos.

Matilde Melo conquistou o título feminino com 34,161 segundos. Mónica Gaboleiro chegou à segunda posição com 40,051 segundos. Ana Leite (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) fechou o pódio, graças ao registo de 42,987 segundos.

A competição master teve em Miguel Gaboleiro o mais veloz. O ciclista que corre como individual conseguiu parar o cronómetro em 29,655 segundos. Dário Piedade (Team BMX Quarteira), com 31,029 segundos, ocupou a posição imediata. O terceiro, com 31,327 segundos, foi Cláudio Cruz.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com