quarta-feira, 24 de março de 2021

“Pedalar sem Idade: “Defendemos o direito de sentir a brisa nos cabelos”


Defendemos o direito de sentir a brisa nos cabelos

 

Por: Pedalar sem Idade

A Pedalar Sem Idade é uma organização sem fins lucrativos de apoio à terceira idade que tem como objetivo a implementação do projeto Ciclismo Sem Idade em Portugal.

Um novo movimento nasceu em Copenhagen em 2014: Cycling Without Age. Desde então, voluntários treinados levam idosos ou com mobilidade reduzida para passeios a bordo de seus trishaws customizados. O movimento, desde então, se espalhou por nada menos que 52 países!  

A sucursal de Lisboa, Pedalar Sem Idade, foi inaugurada em 2019 com passeios de 60 minutos para residentes de lares de idosos, creches e clínicas de saúde, bem como para famílias com parentes em casa.


Pedalar Sem Idade defende “o direito de sentir a brisa nos cabelos”. Nosso principal objetivo é neutralizar a solidão. O Pedalar Sem Idade aproxima as famílias, promove o vínculo intergeracional, incentiva a inclusão social e ativa comunidades, ao mesmo tempo que estreita os laços de solidariedade entre pessoas, instituições e empresas. Em suma, estamos a encorajar o envelhecimento saudável e ativo dos idosos em Portugal.

Nosso movimento não é pela bicicleta, nem só pela mobilidade ou pela sustentabilidade. Em vez disso, é uma abordagem inovadora do trabalho voluntário, focada no relacionamento e na generosidade para com aqueles que não têm acesso aos pequenos prazeres da vida.


Pedalar Sem Idade é uma resposta simples a um assunto complexo e de importância cada vez maior no contexto da atual pandemia. Após a implementação bem-sucedida do piloto de Cascais, Pedalar Sem Idade pretende lançar atividades em dez distritos adicionais em Portugal até 2024.

Veja este breve vídeo para descobrir mais sobre este Projeto #CycleDiversity em Lisboa, clique: https://youtu.be/OtwlVW4nztE

Fonte: Velo City

“ASFIC vai abrir nova época no Alentejo”


A ASFIC depois de algumas provas de 2021 terem sido adiadas e outras reagendadas, vai participar na abertura da época desportiva dias 8 e 9 de maio.

O GP do Baixo Alentejo, terá partidas e chegadas nas localidades de Alvito, Serpa, Castro Verde e Vidigueira e a prova será composta por 3 etapas, um contrarrelógio por equipas e duas etapas em linha fazem parte da prova.

A equipa da ASFIC irá participar com 8 atletas da sua formação nesta competição, o qual é o número máximo de atletas que cada equipa pode inscrever.
Fonte: ASFIC Grupo Parapedra/Dinazzo/Riomagic

“Sam Bennett vence Clássica Brugge-De Panne ao sprint”


Irlandês bateu Jasper Philipsen e Pascal Ackermann na reta final

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista irlandês Sam Bennett (Deceuninck-QuickStep) venceu esta quarta-feira ao sprint a 45.ª edição da Clássica Brugge-De Panne, batendo sobre a meta o belga Jasper Philipsen (Alpecin Fenix), segundo, e o alemão Pascal Ackermann (BORA-hansgrohe), terceiro.

Bennett, de 30 anos, somou a quinta vitória da época na clássica belga, impondo-se ao sprint ao cabo de 4:27.40 horas, necessárias para cumprir os 203,9 quilómetros entre Bruges e De Panne.

Depois de ter obtido sete vitórias em 2020, o velocista soma e segue na nova temporada, com dois triunfos na Volta aos Emirados Árabes Unidos e outros dois no Paris-Nice, vencendo em três das quatro corridas em que participou: só falhou na Milão-Sanremo, que fechou no 42.º posto.

O único português em prova, Rui Oliveira (UAE Emirates) foi 158.º e último entre os ciclistas que terminaram a prova, cortando a meta a 4.52 minutos do vencedor.

Fonte: Record on-line

“Adam Yates assume liderança da Volta à Catalunha, João Almeida cai para terceiro”


Por: SIF // AMG

O britânico Adam Yates (INEOS) venceu hoje isolado a terceira etapa da Volta à Catalunha em bicicleta, assumindo a liderança da geral e ‘destronando’ o português João Almeida (Deceuninck-QuickStep), que caiu para o terceiro posto.

Com um ataque ‘demolidor’ na subida até Vallter2000, o britânico de 28 anos conseguiu vencer a mesma etapa em que tinha triunfado em 2019 e subir à liderança da geral, após cumprir os 203,1 quilómetros entre o canal olímpico catalão e a estância de esqui em 5:00.58 horas.

O colombiano Esteban Chaves (BikeExchange) foi segundo, a 13 segundos, com o ‘veterano’ espanhol Alejandro Valverde (Movistar), três vezes vencedor da prova catalã, em terceiro a 19.

A última ‘escalada’ do dia, de categoria especial, provocou numerosos ataques e as principais diferenças na meta, com vários nomes ao ataque à liderança e com João Almeida sozinho, sem colegas de equipa, durante boa parte da ascensão final.

O português acabou por cortar a meta no 16.º posto, a 46 segundos, e, apesar de cair para terceiro, segurou a liderança da classificação da juventude, com 35 segundos para o norte-americano Brandon McNulty (UAE Emirates), segundo.

Yates lidera agora a geral com 45 segundos de vantagem para um companheiro de equipa, o australiano Richie Porte, segundo, e 50 para João Almeida.

Abaixo do português está outro homem da INEOS: o britânico Geraint Thomas é quarto a 53 segundos, com o resto do pelotão a mais de um minuto do líder.

“Foi uma subida muito difícil. [Os adversários] estiveram muito fortes, fiz o meu melhor e posso estar feliz com a minha prestação”, declarou o ciclista luso aos jornalistas, após a chegada.

A equipa, admitiu, ajudou “o dia todo” e, tendo dado o melhor, “não havia mais a fazer” na dura escalada até Vallter2000, mas o agora terceiro à geral alertou que ainda há “muito a fazer”. “Ainda há quatro etapas, e duras”, atirou.

O outro português em prova, Ruben Guerreiro (Education First-Nippo), acabou o dia no 32.º lugar, a 2.56 minutos do vencedor, e subiu para o 27.º posto da geral.

Na quinta-feira, Yates defende a liderança na ligação de 166,5 quilómetros entre Ripoll e Port Ainé, com três subidas duras: uma primeira de primeira categoria, antes de dois cumes de categoria especial, a última a coincidir com a meta, já próxima de Andorra.

Fonte: Lusa

“Seleção Nacional/João Marques décimo no contrarrelógio”


Por: José Carlos Gomes

João Marques foi hoje o décimo classificado no contrarrelógio individual do Campeonato da Europa de Ciclismo de Estrada para Surdos, em Alanya, Turquia.

O corredor português completou os 35,8 quilómetros em 46’20’’388, à média de 36,254 km/h. Com este desempenho, João Marques gastou mais 7m37s do que o vencedor, o russo Dmitriy Rozanov.

“O João fez um contrarrelógio dentro das expectativas. Correu com uma bicicleta de estrada, porque não tem experiência de utilizar bicicletas de contrarrelógio. A parte inicial não lhe correu bem, mas encontrou o ritmo certo na segunda metade, que era a mais dura da prova. Demonstrou ter uma grande margem de progressão”, considera o selecionador nacional de paraciclismo, José Marques.

Entre os 17 participantes no contrarrelógio, destacaram-se o russo Dmitriy Rozanov, que conquistou o ouro e que foi acompanhado no pódio pelo eslovaco Adrian Babic, que gastou mais 37 segundos, e por Ivan Makarow, que ficou a 50 segundos do compatriota vencedor.

O Campeonato da Europa continua nesta quinta-feira, com a prova de critério, similar à corrida por pontos de pista, mas disputando-se em estrada. Irá realizar-se num circuito urbano que será percorrido 16 vezes, totalizando 28,8 quilómetros. A partida será dada às 9h00.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com