sexta-feira, 9 de julho de 2021

“Triatlo/Starman Portugal Alentejo adiado para 17 de julho de 2022”


A NTREVENTS, organizadora do Starman Portugal Alentejo, comunica o adiamento do evento para 17 de julho de 2022

 

A prova, prevista para o dia 25 de julho de 2021, será adiada devido ao exponencial aumento do número de casos e tendo em conta as orientações da Delegação Regional de Saúde, sendo que atualmente não se encontram reunidas as condições para a realização da prova.

Os municípios de Portel, Reguengos de Monsaraz e Mourão, em parceria com a CIMAC e com a Federação de Triatlo de Portugal, quando decidiram avançar com o STARMAN Portugal Alentejo tinham expectativa num desenvolvimento favorável da situação pandémica, face ao desconfinamento gradual e ao plano de vacinação em massa.

As entidades organizadoras estão convictas que este projeto tem tudo para ir ao encontro dos anseios desportivos da comunidade triatleta, mantendo o foco numa organização de excelência, potenciando, ainda mais, os recursos que Portel, Reguengos de Monsaraz e Mourão têm para oferecer, mas neste momento a salvaguarda da segurança de todos e da saúde pública são os fatores mais importantes.

A organização enviará um e-mail  a todos os atletas inscritos com toda a informação regulamentar para que tomem a melhor decisão nesta fase.

A organização do STARMAN PORTUGAL espera por si em 2022!

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Tour/Vários ciclistas no pelotão caem por uma ribanceira”


Por: José Morais

Mais uma grande queda no Tour surgiu esta sexta-feira na etapa 13 entre Nimes e Carcassonne, a 60 quilómetros do final, cerca de 30 ciclistas sofreram uma forte queda, onde alguns ciclistas caíram por uma ribanceira abaixo.

A queda surgiu pela colisão de um ciclista, causando assim o acidente, e provocou colapso no resto dos corredores, originando a queda como se tratasse de um baralho de cartas, entre os envolvidos estavam Tim Declerq, Fragh Andersen, e Simon Yates, este último que acabou por desistir. 

“Tour: Cavendish diz que nunca o poderão comparar Merckx, "o melhor ciclista masculino de estrada de sempre"


O experiente ‘sprinter’ britânico somou a sua 34.ª vitória em etapas na prova francesa

 

Foto: EPA

Mark Cavendish rejeitou ser comparado a Eddy Merckx, “o melhor ciclista de estrada de sempre”, lembrando que o belga, cujas 34 vitória na Volta a França hoje igualou, viveu numa época diferente.

“Penso que nunca poderei ser comparado ao grande Eddy Merckx, o melhor ciclista masculino de estrada de sempre. Ele será sempre o melhor. Mas penso que igualar o recorde de vitórias em etapas… é algo que pode servir de referência para aqueles que não seguem habitualmente o ciclismo. Espero poder inspirá-los a subir a uma bicicleta”, defendeu o corredor de 36 anos.

O britânico da Deceuninck-QuickStep juntou-se hoje ao ‘Canibal’, cinco vezes vencedor da ‘Grande Boucle’ e recordista de dias de amarelo (96), como ciclista mais vitorioso em etapas na Volta a França, ao conquistar ao ‘sprint’ o 34.º triunfo na prova, o quarto nesta edição.

“A maior parte dos ‘sprints’ que ganhei, foram ‘sprints’ massivos. Era diferente na época de Merckx. O problema é que amanhã [sábado] prevê-se uma etapa difícil, nós [na equipa] não teremos tempo para assimilar aquilo que fizemos, mas teremos bastante tempo para fazê-lo quando terminarmos as nossas carreiras”, declarou.

O experiente ‘sprinter’ britânico somou a sua 34.ª vitória em etapas na prova francesa 13 anos depois da primeira, um número que o ciclista belga alcançou em apenas seis edições, ganhando ao ‘sprint’, nas montanhas e nos contrarrelógios.

Assumindo que sofreu muito na 13.ª etapa, por não lidar bem com o calor, ‘Cav’ classificou a vitória de hoje como “um sucesso memorável e um dos mais difíceis”.

O corredor da ilha de Man impôs-se hoje diante do seu lançador, Michael Morkov, a quem agradeceu, e mostrou-se satisfeito por ter podido finalizar com sucesso o trabalho irrepreensível dos seus companheiros.

“Ser um líder é assumir uma responsabilidade. Não se trata apenas de ter pernas, também cabeça para saber gerir a pressão. É irónico mais numa equipa, normalmente é o ‘sprinter’ aquele que menos trabalha e que é mais bem pago. Mesmo que a equipa não trabalhe, esperam que ganhes. Neste caso, todos os dias os meus companheiros desempenham o seu papel, o que me coloca sob pressão. Mas quando acabas em primeiro e o último homem do ‘comboio’ é segundo, isso é espetacular”, descreveu.

Cavendish admitiu até poder lançar Morkov numa outra etapa, mas advertiu quanto ao risco dessa estratégia.

“Não há nenhum motivo para não o fazer. O problema é que no Tour é difícil jogar esse jogo. No Giro, lancei o [Mark] Renshaw, o [André] Greipel, mas esta é a Volta a França. Nesta corrida, não hesitamos. Se hesitarmos, não ganhamos”, justificou.

Apesar de ter sido segundo na tirada, Morkov estava radiante, descrevendo o seu companheiro com a palavra “lenda”.

“É algo indescritível, a emoção que sentimos todos aqueles que trabalhámos toda a jornada para isto”, reconheceu o italiano Davide Ballerini, outro dos incansáveis ‘escudeiros’ de Cavendish.

Também o campeão do Mundo, o francês Julian Alaphillipe, estava felicíssimo com a vitória do seu companheiro: “Não podíamos sonhar mais alto, é verdadeiramente super. É um prazer trabalhar para um colega e amigo, ainda mais é para o Mark. É especial e torna a vitória ainda mais bela”.

“Não é apenas um grande corredor, é um excelente tipo. Entendi-me sempre bem com ele, por isso fico feliz por poder deixar tudo na estrada por ele. Quando olhamos para a sua carreira, vemos que conseguiu sempre dar a volta por cima aos momentos de dúvida e fracasso”, salientou, garantindo que o britânico só pensará verdadeiramente no recorde quando o tiver batido.

Fonte: Sapo on-line

“Tour: Cavendish conquista 34.ª triunfo e iguala recorde de Merckx”


Por: AMG

Foto: Bettini

O ciclista britânico Mark Cavendish (Deceuninck-QuickStep) igualou hoje o belga Eddy Merckx como recordista de vitórias em etapas na Volta a França, ao conquistar ao ‘sprint’ o 34.º triunfo na prova, na 13.ª tirada da 108.ª edição.

O ciclista da Ilha de Man, de 36 anos, impôs-se pela quarta vez nesta edição no final dos 219,9 quilómetros entre Nîmes e Carcassonne, com o tempo de 05:04.29 horas, diante do seu companheiro dinamarquês Michael Morkov, segundo, e do belga Jasper Philipsen (Alpecin-Fenix), terceiro, e empatou em número de vitórias com Merckx, que detinha o recorde a solo desde 1975.

O dia histórico de ‘Cav’ não causou alterações na geral, liderada pelo esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates), com 05.18 minutos de vantagem sobre o colombiano Rigoberto Úran (EF Education-Nippo), segundo, e 05.32 sobre o dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma), terceiro.

No sábado, a 14.ª etapa vai percorrer 183,7 quilómetros acidentados entre Carcassonne e Quillan, que incluem três contagens de montanha de segunda categoria.

Fonte: Lusa


“Efapel/André Domingues sobe ao 2.º posto da Geral na Volta a Portugal do Futuro – Dia 2”


André Domingues, da Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL, terminou a segunda etapa da 28.ª Volta a Portugal do Futuro na 3.ª posição, subindo ao 2.º posto da Geral Individual, a apenas 1 segundo do Camisola Amarela, Pedro Miguel Lopes (Kelly-Simoldes-UDO), que venceu a tirada desta sexta-feira. O corredor da EFAPEL enverga ainda a Camisola Branca, símbolo do melhor Sub-23 em prova.

A viagem de hoje somou 120,6 km que tiveram partida e chegada em Cernache do Bonjardim, Sertã, com muito calor. A meta coincidiu com uma contagem de montanha de terceira categoria e, tal como se previa, fez as primeiras diferenças. Inicialmente esta subida foi abordada pelos dois fugitivos do dia, mas depois houve lugar para os trepadores mais fortes atacarem e tentarem a sua sorte.

André Domingues foi um deles. Revelando mais uma vez a sua boa condição física, conseguiu passar para a frente da corrida. Mas na discussão da etapa Pedro Miguel Lopes seria o mais forte, tendo o corredor da EFAPEL gasto mais um segundo para cruzar a meta.

“Foi uma etapa bem disputada, que acabou por ser decidida na subida final. Até domingo fica tudo em aberto e a corrida está a ser bem disputada”, adiantou Rúben Pereira, diretor desportivo da EFAPEL.

Este sábado corre-se a terceira etapa, a mais longa da competição, num total de 162,7 km. Terá partida (11H15) e chegada (15H40) no mesmo local, desta vez em Ponte de Sor. Vai haver apenas uma contagem de Montanha de quarta categoria e três Metas Volantes ao longo da viagem.


 

CLASSIFICAÇÕES:

28.ª VOLTA A PORTUGAL DO FUTURO

2.ª ETAPA» Cernache do Bonjardim - Cernache do Bonjardim: 120,6 km

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 2.ª ETAPA

 

1.º Pedro Miguel Lopes (Kelly-Simoldes-UDO), 03h09m21s

2.º Gabriel Rodas (GSport/Grupo Tormo Innova), a 01s

3.º André Domingues (EFAPEL), mt

56.º Guillermo García Janeiro (EFAPEL), a12m25s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL - AMARELA (após a 2.ª ETAPA)

 

1.º Pedro Miguel Lopes (Kelly-Simoldes-UDO), 06h12m57s

2.º André Domingues (EFAPEL), a 01s

3.º Gabriel Rodas (GSport/Grupo Tormo Innova), mt

46.º Guillermo García Janeiro (EFAPEL), a 12m25s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE

 

1.º Gabriel Rodas (GSport/Grupo Tormo Innova), 26 Pontos

6.º André Domingues (EFAPEL), 17 Pontos

22.º Guillermo García Janeiro (EFAPEL), 1 Ponto

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL

 

1.º Francisco Guerreiro (Sicasal-Miticar-Torres Vedras), 16 Pontos

5.º André Domingues (EFAPEL), 5 Pontos

9.º Guillermo García Janeiro (EFAPEL), 2 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – BRANCA

 

1.º André Domingues (EFAPEL), 06h12m58s

Fonte: Efapel

“Eurobike 2022 muda-se para Frankfurt”


Por: José Morais

Foto: Eurobike

A Eurobike muda-se para um novo local em Frankfurt e o evento será realizado de 13 a 17 de julho de 2022, e terá também um novo parceiro colaborativo na Messe Frankfurt.

A Eurobike 2022 irá mudando o conceito da Eurobike, tanto em termos de conteúdo quanto de local, com esta mudança, a organização tenta mostrar o ciclismo ainda mais e no coração da cidade de Frankfurt.

Uma experiência para clientes não profissionais, e um mercado também para a indústria de não profissionais, será um palco tanto para os formuladores de políticas quanto para a comunicação social, o conceito Eurobike em Frankfurt será caracterizado pela manipulação, experimentação, e teste-drive de produtos.

As suas datas anteriores em julho levam em consideração os ciclos modificados de produção e pedidos do setor.

A Messe Friedrichshafen contribuirá com seus clusters EUROBIKE e AERO para a joint venture recém-fundada chamada fairnamic, enquanto a Messe Frankfurt contribuirá com sua rede global de vendas e recursos adicionais.

Encontre mais informações sobre a Eurobike 2022 pode ver aqui: https://www.eurobike-frankfurt.com/en/  

Fonte: Leva

“Seleção Nacional/Maria Martins vence eliminação na Taça das Nações de São Petersburgo”


Por: José Carlos Gomes

A portuguesa Maria Martins conquistou hoje a medalha de ouro na corrida de eliminação da prova da Taça das Nações de Pista, que decorre em São Petersburgo, Rússia, até domingo.

Numa das disciplinas em que tem conseguido melhores resultados internacionais, a corredora da Seleção Nacional não começou bem. Maria Martins foi vítima de queda logo no início da corrida, quando apenas estavam eliminadas duas das quinze participantes.

Regressada á pista, a ribatejana ainda sofreu alguns calafrios, ficando perto de ser eliminada. No entanto, assumiu a cabeça do pelotão durante grande parte da segunda metade da prova, mostrando ser claramente a mais forte em pista.

A prova de eliminação decidiu-se num mano a mano entre Maria Martins e a russa Diana Klimova, no qual a portuguesa levou a melhor, de forma a comemorar no alto do pódio o 22.º aniversário, que hoje celebrou. A terceira classificada foi a lituana Olivija Baleisyte.

João Matias competiu na mesma disciplina, sendo o nono classificado na corrida masculina. O minhoto foi eliminando adversários na parte de trás do pelotão, mas com sensivelmente meia prova disputada foi ele o eliminado. O italiano Carloalberto Giordano conquistou a medalha de ouro.

A estreia de Portugal na Taça das Nações de Pista – circuito que substitui a Taça do Mundo – aconteceu logo na manhã desta sexta-feira, na qualificação de perseguição individual.

Iúri Leitão completou o contrarrelógio de 4 quilómetros em 4’25’’094, o que lhe valeu o oitavo lugar, a 12,548 segundos do mais rápido no apuramento, o britânico Kyle Gordon. João Matias foi décimo, a 14,936 segundos do mais veloz. Só os quatro primeiros classificados garantiram a passagem às finais. Na final, a vitória foi para o russo Gleb Syritsa.


“Tivemos um desempenho dentro do esperado na perseguição, após um longo período de ausência da pista. O Iúri e o João não bateram as marcas pessoais, mas cumpriram. O João Matias estava a fazer uma boa corrida na eliminação, mas teve uma falha técnica que lhe custou a eliminação de forma demasiado precoce. Já Maria fez uma prova muito boa. Teve uma queda sem consequências, mas, recuperada a concentração, esteve muito forte e está a demonstrar a evolução que pretendemos. Está duplamente de parabéns”, disse o selecionador nacional, Gabriel Mendes, referindo-se à vitória e ao aniversário da pupila.

Este sábado será a segunda jornada com presença de corredores portugueses em pista. Iúri Leitão e João Matias farão dupla na disciplina de madison, às 17h20. Maria Martins participa no concurso de omnium, conjunto de quatro disciplinas, no qual a ribatejana também competirá nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O omnium começa com o Scratch, às 16h35, seguindo-se a corrida tempo (17h00), eliminação (18h20) e corrida por pontos (19h10).

(Horários de Portugal Continental)

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Volta ao Futuro/Vitória portuguesa no segundo dia de prova – Dia 2


Pedro Miguel Lopes (Kelly/Simoldes/UDO) é o novo Camisola Amarela da Volta a Portugal do Futuro após vencer a segunda etapa da mais importante competição do ciclismo de estrada Sub23, em Cernache do Bonjardim, município da Sertã.

Sempre acreditando que podia vencer e concluir com sucesso o trabalho da equipa nos últimos quilómetros, Lopes alcançou o espanhol Gabriel Jimeno Rodas (GSport/ Grupo Tormo Innova), que durante muito tempo rodou destacado na frente da corrida, a escassos 50 metros da chegada. Com um sprint vigoroso, não só ganhou a etapa como venceu um segundo de vantagem nas contas da Classificação Geral, o que numa prova sem bonificações é sempre de assinalar.

“A minha equipa trabalhou desde o início da etapa. Os meus colegas tinham o objetivo de me colocar na melhor posição para entrar na subida final. Foi levar o trabalho deles até ao fim e sprintar até ao último metro. Estava confiante e sabia que era possível ganhar”, explicou um sorridente Pedro Miguel Lopes depois da cerimónia de pódio. A confiança e o sorriso adivinhavam-se-lhe mesmo com a máscara colocada, como exige o protocolo sanitário.

O novo líder aproveitou ainda para deixar uma mensagem ao adversário e amigo Fábio Costa, expulso na véspera na sequência de uma queda: “Certamente ele não queria que aquilo acontecesse. Ele é um bom ser humano e nunca na vida iria provocar a queda propositadamente.  Espero que volte mais forte”.

O brasileiro Marcelo Gabriel (Porminho Team Sub23), o anterior comandante da Volta a Portugal do Futuro, teve pouca sorte neste segundo dia com algumas avarias mecânicas ao longo da corrida e chegou bastante atrasado.


 

Fuga Espanhola Morreu na Praia

 

Este segundo dia de competição começou e terminou em Cernache do Bonjardim. Foram 120 quilómetros na região do Pinhal Interior com a corrida a espreitar o rio Zêzere várias vezes.                                                                                                                                                                                                              Os espanhóis Gabriel Jimeno Rodas (GSport/ Grupo Tormo Innova) e Julian Madrigal Espinoza (Bicicletas Rodriguez/Extremadura) conseguiram destacar-se sensivelmente a meio do percurso conseguindo uma vantagem superior a três minutos.

Na fase final, a perseguição da Kelly/Simoldes/UDO na cabeça do pelotão resultou em pleno e nos últimos quilómetros, apenas com Gabriel Jimeno Roda isolado, surgiram três jovens a morder os calcanhares ao espanhol. Pedro Miguel Lopes, André Domingues (Efapel), e Romaric Forques (Essax), conseguiram alcançar Gabriel Jimeno Rodas (GSport/ Grupo Tormo Innova) no topo da subida onde estava a meta. Pedro Miguel Lopes não deixou escapar a oportunidade de se tornar o novo líder da 28ª Volta a Portugal do Futuro e vestir a “Camisola Amarela Lusíadas Saúde”.

Por fazer segundo na etapa, Gabriel Jimeno Roda passou a liderar a Classificação por Pontos e enverga a “Camisola Verde Europcar” enquanto André Domingues, terceiro em Cernache e vice-líder da prova, é agora o “Camisola Branca Cube” destinada ao Prémio da Juventude para corredores Sub21. Francisco Guerreiro (Sicasal/Miticar/Torres Vedras) conseguiu manter a liderança do Prémio Montanha e continuar a vestir a “Camisola Azul Carclasse”.

 

Futuro vai entrar no Norte Alentejano

 

Após esta segunda etapa no Centro de Portugal, a prova dos Sub23 segue caminho para o Alto Alentejo. O terceiro dia de prova vai correr-se em Ponte de Sor, com um percurso de 162,7 quilómetros. Vai haver Metas Volantes em Foros do Arrão, Galveias e Vale do Açor. A terceira etapa terá apenas uma contagem de montanha de 4ª categoria, em Montargil.

Fonte: Podium

“EFAPEL com dois atletas no Top 15 do arranque da Volta a Portugal do Futuro-Dia 1”


Começou ontem em Águeda a 28.ª edição da Volta a Portugal do Futuro, com André Domingues a terminar a etapa inaugural no 11.º posto e o espanhol Guillermo Janeiro na 13.ª posição, os mesmos lugares que ocupam na Geral Individual. Os dois atletas Sub-23 da Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL têm o mesmo tempo do primeiro Camisola Amarela da prova, Marcelo Gabriel (Porminho Team Sub-23), estando tudo em aberto.

Com início e fim em Águeda, num circuito com 133 km, a primeira etapa disputou-se sem grandes dificuldades montanhosas e em alta velocidade, a uma média de 43,4 km/ hora, decidindo-se ao sprint. Foi um momento de tensão, marcado por uma queda violenta na cabeça do pelotão que envolveu Fábio Costa, quando se posicionava para tentar conquistar a vitória do dia.

Bem antes, 20 km depois de ser dada a partida, eram dois jovens da Sicasal-Miticar-Torres Vedras que tentavam a sorte lançando-se em fuga. Com o pelotão sempre muito atento – onde alinharam 95 corredores Sub-23 de 15 equipas –, a vantagem nunca foi superior a 2 minutos, o que ditou o final da aventura.

Foi dia de infortúnios para a EFAPEL, desde logo com Fábio Fernandes, Campeão Nacional de Contrarrelógio Sub-23, a desistir no início da corrida por motivo de doença e a queda de Fábio Costa, no final da prova. Contudo, André Domingues e Guillermo Janeiro estão com o mesmo tempo do primeiro classificado, ficando tudo em aberto até domingo.


Rúben Pereira, diretor desportivo da EFAPEL, disse que “a queda marcou a etapa do dia de hoje. Lamentamos muito pelo sucedido e esperamos que todos os intervenientes da queda recuperem rápido e que os próximos dias sejam bem disputados até domingo”.

Amanhã, 9 de julho, é dia de segunda etapa, com partida e chegada em Cernache do Bonjardim, concelho da Sertã, entre as 11H55 e as 15H10. O pelotão de Sub-23 terá pela frente uma distância de 120,6 km, animados por quatro Prémios de Montanha, sendo a meta coincidente com um deles (aos 7,2 km com inclinação média de 3,6%).

 

CLASSIFICAÇÕES:

28.ª VOLTA A PORTUGAL DO FUTURO

1.ª ETAPA» Circuito de Águeda - Águeda: 133 km

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL - AMARELA (após a 1.ª ETAPA)

 

1.º Marcelo Gabriel (Porminho Team Sub-23), 03h03m36s

2.º Tiago Vale Ferreira (JV Perfis/Gondomar Cultural/Windmob), mt

3.º José Sousa (Kelly-Simoldes-UDO), mt

11.º André Domingues (EFAPEL), mt

13.º Guillermo García Janeiro (EFAPEL), mt

DNF Fábio Costa (EFAPEL)

DNF Fábio Fernandes (EFAPEL)

DNF Rafael Ferreira (EFAPEL)

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – BRANCA

 

1.º Marcelo Gabriel (Porminho Team Sub-23), 25 Pontos

12.º André Domingues (EFAPEL), 1 Ponto

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – CASTANHA

 

1.º Francisco Guerreiro (Sicasal-Miticar-Torres Vedras), 6 Pontos

3.º André Domingues (EFAPEL), 3 Pontos

5.º Guillermo García Janeiro (EFAPEL), 2 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – LARANJA

 

1.º Marcelo Gabriel (Porminho Team Sub-23), 03h03m36s

11.º André Domingues (EFAPEL), 03h03m36s

13.º Guillermo García Janeiro (EFAPEL), 03h03m36s

Fonte: Efapel

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com