quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

“Ciclista Amy Pieters vai ser transportada para os Países Baixos após queda”


A queda ocorreu em Espanha no dia 23 de dezembro de 2021 e obrigou mesmo a uma intervenção cirúrgica para aliviar a pressão sobre o cérebro da corredora, de 30 anos

A ciclista neerlandesa Amy Pieters (SD Worx), campeã dos Países Baixos de fundo, será transportada na quinta-feira para o seu país, para prosseguir o tratamento médico após uma queda que a deixou inconsciente, anunciou hoje a equipa.

A queda ocorreu em Espanha no dia 23 de dezembro de 2021 e obrigou mesmo a uma intervenção cirúrgica para aliviar a pressão sobre o cérebro da corredora, de 30 anos, quando estava concentrada com a equipa de pista.

Três vezes campeã do mundo de madison, Pieters prosseguirá o tratamento no seu país após o transporte, de avião, quando já se encontra a “respirar de forma independente e com baixa sedação”.

“A situação está estável, ainda que sem alterações, e os médicos só poderão ter uma primeira impressão das consequências da queda quando a ciclista acordar”, pode ler-se no comunicado da SD Worx.

Fonte: Sapo on-line

“Lesão nas costas impede Van der Poel de defender títulos nos Mundiais de ciclocrosse”


Mazela foi sofrida em Tóquio'2020

 

Por: Lusa

Foto: Instagram

O holandês Mathieu van der Poel, tricampeão mundial em título, vai falhar os Mundiais de ciclocrosse, no final de janeiro, em Fayetteville (Estados Unidos), por ainda não ter recuperado da lesão nas costas sofrida em Tóquio'2020.

"Devido às dores nas costas, não consegui alcançar o nível desejado desde a Volta a França. Simplesmente quero deixar isto [a lesão nas costas] no passado. A única solução passa por um período de paragem mais longo, pelo que seria disparatado interromper este período novamente e tentar estar nos Mundiais", começou por justificar o 'prodígio' holandês, num comunicado da sua equipa, a Alpecin-Fenix.

Van der Poel prossegue assumindo que é "bastante doloroso" falhar os Mundiais de Fayetteville, agendados entre 29 e 30 de janeiro, uma vez que participou na competição ininterruptamente durante os últimos 10 anos, e diz-se "abatido" por não poder defender a camisola arco-íris que conquistou nas três edições anteriores.

Campeão mundial de ciclocrosse em 2015, 2019, 2020 e 2021, 'MVDP' era o grande candidato ao ouro no cross-country olímpico (XCO) em Tóquio2020, mas uma queda 'disparatada' na primeira volta -- não se apercebeu que uma rampa colocada no circuito durante o reconhecimento havia sido retirada na prova -- interrompeu-lhe uma época fulgurante.

"Não estou preocupado com o futuro da minha carreira, mas claro que fico frustrado por não saber quanto tempo vai durar este período de repouso. Só fixaremos uma data e objetivos se o pudermos fazer de forma fundamentada. Até lá, farei o que puder", completou.

Van der Poel, que cumprirá 27 anos em 19 de janeiro, vestiu a camisola amarela da última edição da Volta a França durante seis dias, depois de ter vencido a segunda etapa, no Muro de Bretanha -- acabou por desistir para viajar atempadamente para a capital japonesa.

Neto de Raymond Poulidor, o holandês alcançou, na sua estreia no Tour, algo que o seu avô nunca conseguiu, apesar de ser o ciclista que mais vezes (oito) terminou no pódio da 'Grande Boucle': vestir a camisola amarela.

Após a queda nos Jogos Olímpicos, aquele que é um dos mais populares ciclistas da atualidade 'forçou' o regresso à estrada, chegando mesmo a ser terceiro no Paris-Roubaix e oitavo na prova de fundo do Mundial de estrada. Nas últimas semanas, tinha, primeiro, atrasado o início da temporada de ciclocrosse e, depois, desistido na segunda das duas provas em que participou.

"Queremos otimizar o processo de recuperação e tal não é possível se houver constrangimentos temporais com vista à participação nos Mundiais de Fayetteville", justificaram, em comunicado, os diretores da Alpecin-Fenix, Christoph e Philip Roodhooft, indicando que 'MVDP' começará a preparar a temporada de estrada quando a lesão for ultrapassada.

Fonte: Record on-line

“Peter Sagan testa pela segunda vez positivo à Covid-19”


O ciclista eslovaco, que trocou a equipa Bora-hansgrohe pela TotalEnergies, já tinha estado infetado no início da época passada

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O ciclista eslovaco Peter Sagan testou pela segunda vez positivo ao SARS-CoV2, que provoca a covid-19, anunciou esta terça-feira o três vezes campeão mundial, que revelou que o irmão Juraj também está infetado.

"Temos sintomas relacionados com o vírus e estamos a seguir as orientações das autoridades competentes. Vou mantendo-vos informado", escreveu Sagan, na rede social Twitter.

O eslovaco, que este ano trocou a equipa alemã Bora-hansgrohe pela francesa TotalEnergies, já tinha estado infetado no início da temporada passada.

Fonte: Record on-line

“X-Sauce Factory Team apresenta seu modelo e sua equipa para 2022”


Por: David Simo

Depois da primeira temporada no circuito profissional de BTT, a equipa espanhola de ciclismo anuncia o conjunto de pilotos para o novo ano.

A estrutura está empenhada na continuidade da corredora portuguesa Ana Santos, na categoria sub 23: “Depois da minha primeira época como profissional, muito feliz por continuar na Equipa X-Sauce Factory, e ... com vontade de correr"

Também se juntaram o campeão espanhol Junior, Aniol Morell, que abre a categoria sub23, e o Elite Cristofer Bosque, líder do ranking nacional nessa categoria.


Declarações:

 

Aniol Morell: “Estou muito feliz por fazer parte da equipe do X-Sauce Factory, ansioso para começar minha temporada com uma nova categoria. Agradeça a equipe pela oportunidade, e com certeza será uma grande temporada”.

Cristofer Bosque: “Estou muito feliz com a oportunidade que a equipe me dá para esta nova temporada. Estou ansioso para fazer grandes coisas com a equipe do X-Sauce Factory e lutar pelas primeiras posições em nível nacional”.

Além da conhecida marca de produtos de manutenção de bicicletas X-Sauce como principal patrocinadora, os pilotos vão pedalar em bicicletas Giant e LIV (exclusivas para mulheres), e continuarão com o apoio de: Gold Nutrition, Rudy Project, DMT, Maxxis, Leonardi Racing, Crankbrothers, Arabay, Elite, Esigrips, Uves Bikes, Joma, Serijel, Bodegas Jorge Piernas e Parktool.

Duas marcas de prestígio como a GOBIK para vestuário de ciclismo e a GEMINI com guiador exclusivo juntam-se ao projeto.

Fonte: MULTIDEPORTE SOLUTIONS S.L.




“Agenda de Ciclismo”


Primeiros títulos nacionais de 2022 de ciclocrosse disputam-se em Santo Tirso

 

Por: José Carlos Gomes

Os primeiros títulos nacionais de ciclismo de 2022 serão disputados no próximo domingo, no Parque Urbano Sara Moreira, Santo Tirso, por ocasião do Campeonato Nacional de Ciclocrosse.

Estão inscritos mais de 130 corredores, mas será nas provas de elite, masculina e feminina, que serão colocados os principais focos. Entre os homens, atendendo à lista de participantes previstos, adivinha-se a continuação do domínio que a Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde tem patenteado ao longo da época, na Taça de Portugal.

Os dois primeiros da Taça, Mário Costa e Vítor Santos, apresentam-se, aliás, como os principais candidatos. Mário Costa tentará revalidar o título, enquanto Vítor Santos sairá à procura de recuperar o estatuto de campeão nacional de ciclocrosse.

Joana Monteiro, também da equipa vilacondense, tem dominado a época nacional de ciclocrosse, sagrando-se mesmo vencedora antecipada da Taça de Portugal. No entanto, no próximo domingo deverá ter de enfrentar a tricampeã nacional desta disciplina, Ana Santos (X-Sauce Factory Team), com quem partilhará o favoritismo.

O programa da competição arranca às 9h30 com a corrida de juvenis. Às 10h30 inicia-se a prova de masters masculinos. Todas as femininas e ainda os cadetes masculinos entram em pista às 11h15. A pelotão masculino de elite, de juniores e de sub-23 pedala a partir das 12h15.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com