sábado, 16 de outubro de 2021

“Como transportar as crianças na bicicleta”


Por: José Morais

Fotos: Arquivo NP

Qual não é a criança que não gosta de andar de bicicleta, e muitos são os miúdos que adoram velocidade, sem se importarem como o fazem, e a mesma é sem dúvida uma excelente oportunidade de proporcionar diversão, e emoções fortes, mas antes de chegarem à idade de pedalarem sozinhos, podemos fazer que sinto o gosto de andar de bicicleta, e para isso será o de colocar na bicicleta que tem por hábito pedalar, uma cadeira própria para criança, ou um atrelado, tudo dependendo da idade da mesma, ou do percurso a percorrer, para isso existem diversas opções.


 

Cadeira montada na retaguarda da bicicleta

 

O que normalmente se costuma ver, é a criança sentada na cadeira própria para esse fim, instalada na roda traseira da bicicleta, com a mesma a ter o olhar fixo nas costas do pai ou da mãe, que vai a conduzir a mesma, sendo a cadeira montada na traseira, é uma das formas populares de transportar as crianças mais pequenas.

Só que este tipo de transportar a criança, provoca uma visibilidade muito limitada da paisagem, o que obriga a mesma a virar constantemente a cabeça, para poder ver tudo em que está em seu redor, mas, mesmo para o pai ou a mãe que conduz a bicicleta, torna-se mais complicado e muitas vezes mais difícil de controlar o peso da mesma na parte traseira, existe sempre o risco de se desequilibrar mais.


Porem, se a cadeira for colocada na frente da bicicleta em vez da parte traseira, será muito mais fácil manter o equilíbrio, e com as crianças sentadas na frente, as mesmas não só ficam mais seguras, como podem visualizar e apreciar os locais por onde passam sem fazerem grandes esforços.

 

Cadeira montada da frente da bicicleta


 

Qual não é a criança que não delira a ver televisão, e ver os seus filmes ou desenhos animados preferidos, mas, qual não é a criança na maioria que também não fica emocionada a andar de bicicleta, descobrindo um mundo novo, proporcionando-lhe diversão, e espetaculares vistas, e para isso na vez de ir na retaguarda com dificuldade de ver o que está a seu redor, possa de um lugar privilegiado na frente da bicicleta, descobrir coisas maravilhosas.

Mas apesar de a criança ser transportada na frente da bicicleta, é necessário também cuidados, por exemplo a criança pode engolir uma mosca ou mosquito, quando são já mais crescidas as pernas podem tocar nas rodas, e em caso de queda, a criança pode ser a primeira a ir ao chão, o que em nada é desejável que aconteça, apesar desta ser seguramente uma das melhores opções, porem, é importante que não se descurem os procedimentos de segurança.


 

O atrelado na bicicleta

 

De todas as alternativas para o transporte da criança na bicicleta, o atrelado é sem dúvida a melhor alternativa, já que é mais confortável e segura, seja para a criança, ou o adulto que conduz a bicicleta, em causa pode estar que o mesmo não possa ser o mais limpo, já que o atrelado vai mais rente ao chão, podendo originar respingos de lama ou poeiro, que não é muito desejável, mas muitos possuem proteção que podem-se fechar e protege a criança.

Mas não só existem vantagens do atrelado em relação às cadeiras, existem também desvantagens, já que o mesmo ocupa mais espaço na estrada por ser largo, e ao pedalar-se dentro das cidades, as mesmas muitas vezes não estão preparadas para este tipo de apêndice.


Outra das situações, é a circulação nas ciclovias onde por norma não existe largura suficiente para circular sem percalços, outra das atenções, é circular no meio do trânsito, que é necessário ter um cuidado especial, onde se terá de ter uma distância maior el relação aos automóveis, o que muitas vezes e uma tarefa difícil mesmo de bicicleta, quanto mais com um atrelado atrás, e em especial com uma criança.

Ainda outro motivo de o atrelado poder desvantajoso, será o de alguém que não possui muita prática, ter a noção de que consegue puxar o atrelado já que o mesmo vai criar peso na bicicleta, e é aconselhado sempre a procurar percursos mais tranquilos e menos congestionados.

Seja prudente, e veja qual a sua melhor solução para transportar uma criança.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com