quarta-feira, 22 de março de 2023

“A vergonha continua…”


Por: José Morais

Mais uma vez o grupo da Codina onde se encontra o Correio da Manhã, a CM TV e o Record, estão no seu pior, com um acompanhamento e divulgação da Volta ao Alentejo a ser vergonhoso.

Como parceiros Media, apenas parecem mais uma vez servir para se aproveitarem do cartaz, para fazerem publicidade do seu grupo, já que transmitirem parece mais uma vez estar fora dos seus objetivos.

Viram por acaso a partida ou a chegada, eu não nas horas anunciadas, nada, sendo o Record também parceiro, não acham estranho que a notícia da Volta ao Alentejo publicada às 17:46 seja da LUSA, então para que serve ser parceiro Media sem ter uma notícia sua, assim meus amigos, não sei se valerá apenas continuar a organização a apostar nesse grupo.

Mas, mais uma critica tenho de deixar aqui, a primeira à Federação Portuguesa de Ciclismo que publicou a notícia no seu site às 15:42 e não fez chegar a mesma às redações, a segunda, à organização a Podium, acham por bem fazerem chegar às redações a notícia cerca das 19:25.

Meus amigos assim não dá, e sinceramente dá vontade de dizer algum palavrão.

“Volta Alentejo Jovem norte americano ganhou presunto na Capital do Porco Alentejano”


Começou a 40.ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola! A chegada a Ourique concluiu a primeira etapa com uma discussão emocionante ao sprint onde Luke Lamperti (Trinity Racing) de 20 anos foi o mais forte. Rafael Silva (Efapel) foi o melhor português na quarta posição.

A festa dos 40 anos da “Alentejana” começou em Beja, no Parque da Cidade, onde se cantaram os parabéns a você e se cortou o bolo para festejar a edição especial da competição nascida em 1983.

Antes da partida, mas já em sentida homenagem, a caravana aplaudiu o Comendador Rui Nabeiro da Delta Cafés, marca que sempre apoiou a prova organizada pela CIMAC - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e Podium Events. Também foi lembrado o ex-ciclista Rui Duro desaparecido recentemente e que nos últimos anos acompanhou como motard todas as provas da Podium.

 

Pelotão voo baixinho na planície

 

Os 168.8 quilómetros, entre Beja e Ourique, não intimidaram o pelotão que fez uma primeira hora de corrida à média de 47km/hora. Estavam já percorridos 47 quilómetros quando a primeira fuga conseguiu ter êxito.


Foi um quarteto composto por dois portugueses da Glassdrive/Q8/Anicolor Rafael Reis e Fábio Costa e Carlos García Pierna (Kern-Pharma) e Hector Sáez (Fonte Nova/Felgueiras). Esta frente de corrida rapidamente ganhou uma vantagem. Sáez seria o primeiro a descolar, ficando apenas três homens na dianteira. Depois seria Fábio Costa a ficar para trás devido a queda.

Na única contagem de montanha, em Mértola, Rafael Reis passou em primeiro o que lhe dava a liderança provisória da Camisola Azul Correio da Manhã. A 48 quilómetros da chegada restavam apenas dois homens na frente e o pelotão comandado pelas equipas Tavfer/Ovos Matinados/Mortágua, Caja Rural/Seguros RGA e Trinity Racing decidia acelerar.

A diferença para a fuga depressa foi esbatida, mas a dupla da frente ainda conseguiu chegar isolada à última Meta Volante, em Almodôvar. Estava, entretanto, em perspetiva a anulação da fuga e uma aproximação em bloco e a alta velocidade a Ourique. Uma queda nos últimos três quilómetros fracionou o grupo. A equipa norte amerciana Trinity trazia vários elementos na frente e na última viragem para a meta, entraram bem colocados para lançar o sprint de Luke Lamperti, que acabaria por rematar com a vitória.

 

Jovem Dominador


Luke Lamperti foi o primeiro a vestir a Camisola Amarela Crédito Agrícola e assume também as lideranças da Camisola Verde Delta Cafés (Pontos) e Camisola Branca Turismo do Alentejo (Juventude). A equipa espanhola Burgos-BH lidera a classificação por equipas, após a soma dos três melhores tempos de cada equipa.

A segunda etapa da 40.ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola corre-se esta quinta-feira com ligação entre Castro Verde e Grândola, num percurso de 170.8 quilómetros. A partida está agendada para as 11h30.

Fonte: Podium

“Filipe Azevedo e Raquel Rocha são tetra campeões de Triatlo Média Distância”


Fotos: Triatl3ta

Realizou-se, no dia 18 de março, o Triatlo Longo de Porto Santo, que recebeu o Campeonato Nacional Individual e de Paratriatlo de Média Distância e a primeira etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo Longo.

O tempo esteve ameno, favorável para a prática de Triatlo, com público a assistir e aplaudir os mais de 100 atletas participantes.

Sendo, para alguns atletas, a primeira prova da época, poderia haver surpresas em competição, mas tal como esperado, foi Filipe Azevedo, do Estoril Praia Credibom, o primeiro triatleta a cruzar a linha da meta com o tempo 3:51:38, conquistando o quarto título nacional de média distância.

«Em geral a prova correu bem, os objetivos foram alcançados, tanto a nível individual, que era ser campeão nacional, como a nível coletivo, que era ajudar o clube a estar mais perto do título nacional», comentou o atleta do Estoril Praia. A natação e a corrida não foram ao encontro das expectativas do atleta que marcou a diferença no ciclismo «Consegui uma vantagem grande no ciclismo para os restantes adversários e depois controlei a vantagem na corrida o que me deu a vitória. Estou contente por ter alcançado o objetivo, principalmente para ajudar mais uma vez o clube nesta primeira etapa do nacional», rematou Filipe Azevedo.

Christophe Keyser, do OutSystems Olímpico de Oeiras, terminou na segunda posição da geral com 3:52:44.

João Ferreira, do Clube de Natação Torres Novas, fechou o pódio e foi o segundo atleta nacional a passar a meta com 3:55:35, sendo por isso vice-campeão nacional.

Na prova feminina, Raquel Rocha, do CNATRIL Triatlo, conquistou o quarto título nacional de média distância, com o tempo de 4:24:32.

Hanna Sousa, do CNATRIL Triatlo, foi a segunda atleta feminina mais rápida a terminar a prova com 4:35:41.

O pódio feminino foi completado pela Vanessa Pereira, do Estoril Praia Credibom e, por ter sido a segunda triatleta nacional, foi vice-campeã nacional de média distância, com o tempo de 4:36:58.


Raquel Rocha afirmou que competiu em Porto Santo com o objetivo de revalidar o título de campeã nacional e poder testar o estado de forma, uma vez que se tratou da primeira prova da época, ficando muito satisfeita com as sensações durante a competição e com os resultados individuais e por equipas. «Fiz uma natação forte e tentei aumentar a vantagem no ciclismo sem sofrer grande desgaste, vantagem essa que me permitiu fazer a corrida apenas a gerir. A minha equipa ganhou a etapa, pelo que ficámos mais próximas do tetracampeonato», concluiu a triatleta do CNATRIL Triatlo.

No Paratriatlo, Luis Ferreira, da Associação Académica de São Mamede, foi Campeão Nacional de Média Distância na categoria PHI.

O Estoril Praia Credibom venceu a primeira etapa do Triatlo Longo em masculinos (Filipe Azevedo, Alberto Casillas e Eduardo Mourato) e o CNATRIL Triatlo ganhou por equipas femininas (Raquel Rocha, Hanna Sousa e Tuxa Negri).

O Clube de Natação de Torres Novas subiu ao segundo lugar do pódio das equipas masculinas (João Ferreira, Luís Moleiro e André Duarte) e o Estoril Praia Credibom ocupou a segunda posição na prova feminina (Vanessa Pereira, Priscila Gonçalves e Camila Medici).

O pódio de clubes ficou completo com o Sporting Clube de Espinho em masculinos (Tiago Maia, Paulo Martins e Sandro Silva) e com o Clube Oriental de Lisboa nas equipas femininas (Patricia Rivotti, Maria Sousa e Fernanda Santinha).

Finalizado o Triatlo Longo de Porto Santo, todos se mostraram satisfeitos pelo seu regresso 12 anos depois, pela prova de qualidade e pela cobertura do evento em direto.

As próximas etapas de clubes de Triatlo de Média Distância realizam-se no dia 27 de maio, no Triatlo Longo de Caminha e a 24 de setembro, no II Triatlo Longo de Moura.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“UCI suspende Rádio Popular-Paredes-Boavista por 30 dias após casos de doping”


A suspensão, a segunda a cumprir pelos axadrezados em menos de um ano, vigorará entre 19 de março a 17 de abril

 

Por: Lusa

Foto: Rádio Popular-Boavista

A União Ciclista Internacional (UCI) suspendeu a Rádio Popular-Boavista por 30 dias na sequência dos casos de doping da Daniel Freitas e João Benta, confirmou a equipa em comunicado.

"Por virtude de punições aplicadas aos ex-atletas da equipa, João Benta e Daniel Freitas, resultantes de infrações pelos mesmos cometidas à revelia das orientações que sempre lhes foram transmitidas, deliberou a UCI punir a equipa de ciclismo com a pena de suspensão por 30 dias, estando assim impedida de participar em provas internacionais", lê-se na nota enviada na noite de terça-feira.

A suspensão, a segunda a cumprir pelos axadrezados em menos de um ano, vigorará entre 19 de março a 17 de abril, indica o comunicado, assinado pelo diretor desportivo José Santos, no qual se destaca o facto de a UCI ter reconhecido "a inexistência de qualquer responsabilidade da Direção e Corpo Técnico da Equipa".

A sanção do organismo que tutela o ciclismo mundial surge na sequência dos casos de Daniel Freitas, arguido na operação 'Prova Limpa', que foi suspenso em dezembro por três anos pela Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) por "posse de substância e método proibido", e de João Benta.

O ciclista de Esposende foi suspenso provisoriamente, em 07 de fevereiro, pela UCI por "uso de métodos proibidos e/ou substâncias proibidas", com as anomalias registadas no seu passaporte biológico a reportarem-se ao seu período como ciclista dos 'axadrezados', equipa que representou entre 2017 e 2021.

Na base da suspensão dos 'axadrezados' esteve o artigo 7.12.1 do Regulamento Antidopagem da UCI, que preconiza que "se num período de 12 meses dois ciclistas e/ou pessoas contratadas por uma equipa registada" naquele organismo forem notificados de "um resultado analítico adverso por um método ou substância proibidos" ou "de uma violação antidopagem" resultante de alterações no passaporte biológico, "a equipa deve ser suspensa [...] de participar em eventos internacionais por um período a determinar" pela Comissão Disciplinar da UCI.

"A suspensão não deve ser inferior a 15 dias e superior a 45", lê-se ainda naquele artigo.

A Rádio Popular-Paredes-Boavista já tinha estado suspensa 20 dias, entre 29 de abril e 18 de maio de 2022, na sequência dos castigos aplicados a Domingos Gonçalves e David Rodrigues, por irregularidades no passaporte biológico.

Fonte: Record on-line

“Evenepoel vence 3.ª etapa e João Almeida mantém 5.º lugar na Volta à Catalunha”


Belga estreou-se a ganhar como campeão do mundo

 

Foto: EPA

O ciclista belga Remco Evenepoel (Soudal-QuickStep) estreou-se a vencer como campeão do mundo, ao triunfar na terceira etapa da Volta à Catalunha, com João Almeida (UAE-Emirates) a manter a quinta posição.

Numa etapa muito dura, entre Olost e La Molina (180,6 quilómetros), com duas contagens de primeira categoria, uma das quais na aproximação à meta, e uma de categoria especial, Evenepoel impôs-se em 4:40.43 horas, para vencer pela primeira vez desde que se sagrou campeão mundial em setembro de 2022.

Graças a um ataque a 4,5 quilómetros da meta, Evenepoel desfez o grupo da frente, levando consigo apenas o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), líder da prova, que deixou para trás a cerca de 400 metros do final.

Roglic cortou a meta a dois segundos de Evenepoel, com o italiano Giulio Ciccone (Trek-Segafredo) a ser terceiro, a 13 segundos, liderando um grupo de nove ciclistas, no qual estava João Almeida, que voltou a ter de recuperar lugares.

Almeida estava no fundo do grupo da frente aquando do ataque de Evenepoel e ficou num primeiro corte, acabando por ter de, mais uma vez, recuperar vários lugares.

Na geral, Roglic manteve a liderança, agora com o mesmo tempo de Evenepoel, com Ciccone no terceiro posto, a 19 segundos, mantendo-se o espanhol Mikel Landa (Bahrain-Merida) em quarto, a 44 segundos, o mesmo tempo de Almeida.

Ivo Oliveira, o outro português da UAE-Emirates na Catalunha, terminou na 161.ª posição, a 25.47 minutos, ocupando o 153.º lugar do geral, a 49.02 do líder.

Na quinta-feira, corre-se a quarta etapa, entre Llívia e Sabadell, num percurso de 188,2 quilómetros, que tem a principal dificuldade quase no início, com uma contagem de primeira categoria, aos 25 quilómetros.

Fonte: Record on-line

“Rádio Popular-Paredes-Boavista reage à suspensão da UCI: «Sempre estivemos e estaremos na luta pela verdade desportiva»”


Equipa foi castigada por 30 dias devido a punições dos ex-atletas João Benta e Daniel Freitas

 

Por: Diogo Jesus

A Rádio Popular-Paredes-Boavista confirmou que a UCI suspendeu a equipa por 30 dias (de 19 de março a 17 de abril), devido à violação do artigo 7.12.1 do Regulamento Antidopagem, na sequência dos casos de doping de Daniel Freitas, arguido na operação 'Prova Limpa', que foi suspenso em dezembro por três anos pela Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) por "posse de substância e método proibido", e de João Benta.

Em comunicado divulgado ao final da noite desta terça-feira, a Radio Popular-Paredes-Boavista fez o seguinte esclarecimento:

"1. Por virtude de punições aplicadas aos ex-atletas da equipa, João Benta e Daniel Freitas, resultantes de infrações pelos mesmos cometidas à revelia das orientações que sempre lhes foram transmitidas, deliberou a UCI punir a equipa de ciclismo com a pena de suspensão por 30 dias, estando assim impedida de participar em provas internacionais.

2. Reconhece a UCI a inexistência de qualquer responsabilidade da Direção e Corpo Técnico da Equipa.

3. Não obstante, e no cumprimento do articulado do Regulamento de Disciplina da UCI, mesmo na inexistência de responsabilidade nas práticas delituosas dos atletas, quando ocorram duas situações dentro do espaço temporal de 12 meses, é imperativa a punição com suspensão temporária da equipa.

4. Assim, a equipa não participou na Clássica da Arrábida, nem estará presente na Volta ao Alentejo, únicas provas de categoria internacional que ocorrem no espaço temporal da suspensão (19 de Março a 17 de Abril).

5. Sempre estivemos e estaremos na luta pela verdade desportiva e contra todas as práticas ilícitas que visem tal desiderato".

Fonte: Record on-line

“Seleção Nacional/Vinte jovens ciclistas representam Portugal em Espanha e França”


Por: José Carlos Gomes

As Seleções Nacionais de ciclismo terão um fim de semana muito preenchido, competindo em provas de estrada, BMX e BTT em Espanha e França. Estão convocados 20 ciclistas, das categorias de juvenis, cadetes, juniores e sub-23.

A prova desportivamente mais importante, pontuável para o ranking UCI, é a Taça de França de BTT, que irá disputar-se na região de Marselha, sábado e domingo. Para este compromisso, o selecionador nacional, Pedro Vigário convocou cinco corredores.

O sub-23 Diogo Neves (Guilhabreu MTB) e o júnior Rafael Sousa (Guilhabreu MTB) competem na tarde de sábado, às 13h45 e às 15h45, respetivamente. Na manhã seguinte, às 9h15, entram em pista as juniores Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB), Marta Carvalho e Raquel Dias (Extremosul/Alísios/CA Terras do Arade).

Nas mesmas datas, mas em Espanha, compete a Seleção Nacional de BMX, composta por nove corredores, todos das categorias juvenis, cadetes e juniores. Vão alinhar na jornada dupla da Taça de Espanha de BMX, que se disputa em Mazarrón, região de Múrcia. As provas de sábado disputam-se entre as 13h30 e as 17h00, enquanto no domingo realizam-se entre as 9h00 e as 11h30.

O selecionador nacional de BMX, Alexandre Almeida, convocou os juniores Édi Barradas e Rita Xufre (Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside), Bernardo Rocha (Team BMX de Quarteira) e Martim Almeida (Clube Bicross de Portimão), os cadetes Guilherme Paixão e Sebastian Ellis (Clube Bicross de Portimão), Leonardo Carmo e Lourenço Hartel (Team BMX de Quarteira) e o juvenil André Muller (Clube Bicross de Portimão).

A Seleção Nacional vai ainda competir na prova da Taça de Espanha Feminina, na vertente de estrada, com seis corredoras da categoria de cadetes. O selecionador nacional, José Luis Algarra convocou Bruna do Carmo (Cantanhede Cycling/VESAM), Bruna Gonçalves (Clube de Ciclismo de Tondela/ADRT), Carolina Namora (Agência Avenida/D’Helvetia), Emília Baía (Korpo Activo/Penacova), Leonor Casimiro (Escola de Ciclismo de Oeiras/Parracho) e Maria Marques (Matos-Cheirinhos/Vila Galé/Etopi).

A corrida de catetes integrada na Taça de Espanha Feminina disputa-se às 8h00 de domingo, num percurso de 44,2 quilómetros, em redor de Pontevedra, Galiza.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com