terça-feira, 10 de julho de 2018

“TOUR/GAVIRIA IMPÕE-SE PELA SEGUNDA VEZ AO SPRINT E VENCE QUARTA ETAPA DO TOUR”

Belga Greg van Avermaet mantém a camisola amarela

Por: Lusa

Foto: EPA

O colombiano Fernando Gaviria (Quick-Step Floors) voltou esta terça-feira a impor-se ao sprint na Volta a França, vencendo pela segunda vez na quarta etapa, com o belga Greg van Avermaet (BMC) a segurar a camisola amarela.

Gaviria, que já tinha vencido no primeiro dia de prova, somou o segundo triunfo ao cumprir os 195 quilómetros entre La Baule e Sarzeau em 4:25.01 horas, batendo ao sprint o eslovaco Peter Sagan (BORA-hansgrohe), segundo com o mesmo tempo, e o alemão Andre Greipel (Lotto Soudal), terceiro.

Os velocistas acabaram por disputar entre si a etapa, ainda que uma queda na frente do pelotão, a pouco mais de três quilómetros da meta, tenha ameaçado entregar a discussão do triunfo aos quatro fugitivos que ainda seguiam na frente.

Ainda assim, o sprint foi lançado pelo próprio Gaviria, que teve força suficiente para afastar o veterano Greipel, primeiro a seguir-lhe a roda, e o eslovaco Sagan, campeão mundial em título e vencedor da segunda etapa.

Aos 23 anos, Gaviria continua a solidificar uma carreira brilhante como velocista, depois de em 2017, ter vencido quatro etapas na Volta a Itália, e a classificação por pontos, no primeiro ano de destaque após um percurso em pista com vários títulos mundiais.

Na primeira participação na Volta a França, o colombiano está a dar seguimento a um bom arranque de temporada, com vitórias na Volta a Califórnia, na Volta a San Juan e na Colombia Oro y Paz, e já venceu duas etapas e vestiu amarela no segundo dia.

Apesar de ter bisado no Tour, Gaviria confessou que esta foi "uma vitória muito difícil", uma vez que a sua equipa "não teve nenhuma ajuda para controlar a fuga".

"Quero agradecer a todos os meus colegas de equipa pelo esforço. Estou ansioso pelos próximos dias. (...) Estamos em boas condições. Sabemos que o Sagan é um dos melhores do pelotão, por isso estou muito feliz por lutar com ele", atirou o colombiano.

O camisola amarela, van Avermaet, fechou a etapa no 16.º lugar, continuando na liderança para o quinto dia, numa tirada com poucas alterações na geral, apesar da ameaça da queda no final.

O único azarado entre os favoritos acabou por ser o russo Ilnur Zakarin, chefe de fila da Katusha-Alpecin, que perdeu 59 segundos e terminou em 121.º a etapa, caindo para o 42.º lugar da geral, já a 1.51 do líder.

Na quarta-feira, van Avermaet defende a camisola amarela na quinta etapa, numa ligação de 204,5 quilómetros entre Lorient e Quimper, com três contagens de montanha de terceira categoria e outras duas de quarta categoria.

Fonte: Record on-line

“Equipa Portugal/Doze corredores representam Portugal no Europeu de estrada”

Por: José Carlos Gomes

A Equipa Portugal compete, sexta-feira e domingo, no Campeonato da Europa de Estrada para Sub-23 e Juniores, em Brno-Zlin, República Checa. Estão convocados seis corredores de cada categoria.

O selecionador nacional de estrada, José Poeira, chamou os sub-23 André Carvalho (Liberty Seguros-Carglass), Daniel Viegas (Polartec-Kometa), Hugo Nunes e Jorge Magalhães (Miranda-Mortágua), João Almeida (Hagens Berman Axeon) e Marcelo Salvador (Sicasal/Constantinos/Delta Cafés).

A seleção de juniores será composta por António Ferreira e Pedro Andrade (Vito/Feirense/BlackJack), Guilherme Mota (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), Hélder Gonçalves e João Carvalho (Seissa/KTM Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact) e Rúben Simão (Sporting/Tavira/Formação Eng. Brito da Mana).

Todos os ciclistas vão alinhar nas provas de fundo, marcadas para domingo, 15 de julho. Os juniores irão cumprir 118,8 quilómetros, a partir das 8h00. A corrida de sub-23 começa ao meio-dia, tendo 140,4 quilómetros.

O circuito é acidentado, sendo crucial a boa colocação para estar na dianteira nos momentos de definição da corrida, nos quais se espera que a exigência do traçado seja aproveitada para desencadear ataques.

Os contrarrelógios disputam-se na sexta-feira, 13, tendo 24 quilómetros para ambas as categorias. O primeiro júnior sai para a estrada às 8h00. A Equipa Portugal estará representada por Guilherme Mota e por Pedro Andrade. Os sub-23 competem a partir das 12h00, estando entre eles os portugueses João Almeida e Jorge Magalhães.

“Acredito que temos possibilidade de alcançar bons resultados, tanto em juniores como em sub-23, nas provas de fundo e de contrarrelógio. Temos uma seleção de qualidade”, frisa José Poeira.

Fonte: FPC

“Agenda de Ciclismo”

Recordar Agostinho e lançar novos “Agostinhos”

Por: José Carlos Gomes

Joaquim Agostinho será recordado, entre quinta-feira e domingo, com a 41.ª edição do Grande Prémio Internacional de Torres Vedras. Sábado e domingo, Almeirim será palco do acontecimento em que se lançam os “Agostinhos” do futuro, o Encontro Nacional de Escolas de Ciclismo, que tem 750 inscritos. Em paralelo com as escolas, vai realizar-se no concelho da sopa da pedra o Campeonato Nacional de Paraciclismo, também no sábado e no domingo.

O Grande Prémio Internacional de Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho terá um total de 486 quilómetros, distribuídos por um prólogo e três etapas. O início acontece no Turcifal, com prólogo de 8 quilómetros, em sistema de contrarrelógio individual, que já começa a ser tradição na corrida-bandeira da região Oeste. O primeiro ciclista sai para a estrada às 17h00 do dia 12 de julho, esperando-se que a primeira camisola amarela seja entregue cerca das 19h00.

A primeira etapa em linha, no dia 13 de julho, terá 162 quilómetros, ligando a Adega Cooperativa de S. Mamede da Ventosa, Torres Vedras (12h30), a Sobral de Monte Agraço (16h30). Olhando ao perfil da viagem, prevê-se que seja a tirada mais adequada para os velocistas puxarem pelos galões.

Segue-se, no dia 14, uma etapa de 144 quilómetros, que começa, às 15h00, na Serra d’El Rei, Peniche, para terminar em Torres Vedras, pelas 18h30. Cerca de metade do percurso será disputado em pleno circuito torriense, marcado pelo sobe e desce, esperando-se que a discussão das primeiras posições aconteça entre um grupo restrito ou que a sorte bafeje um corajoso fugitivo que consiga enganar a lógica do pelotão. A etapa conclui-se à quinta passagem pela meta.

A derradeira tirada é a cereja no topo do bolo deste Grande Prémio, uma ligação de 172 quilómetros, entre o Cadaval (11h20) e o Alto de Montejunto (15h20). A meta coincide com um prémio de montanha de primeira categoria, já que os últimos 7,5 quilómetros serão em subida, desde o Avenal até ao risco de chegada, com rampas cuja inclinação média é de 7 por cento. Antevê-se que a luta pela camisola amarela fique guardada para etapa final.

O Encontro Nacional de Escolas juntará largas centenas de participantes, em Almeirim, durante o fim-de-semana. Todos os clubes de formação, de estrada e de BTT, viajam para o Ribatejo, dando aos seus jovens ciclistas a oportunidade de conviver, aprender e competir, aspeto menos relevante das escolas, mas sempre um atrativo para todos os participantes.

O ponto de encontro para as corridas, circuitos de destreza e todo o divertimento será o Parque da Zona Norte. No sábado a ação começa às 16h00, no domingo inicia-se às 9h00.

Almeirim vai também acolher o Campeonato Nacional de Paraciclismo, no Parque da Zona Norte. No sábado disputa-se o contrarrelógio individual, a partir das 16h00. A prova de fundo acontece às 10h00 de domingo.

O ano de 2018 marca a estreia de uma nova iniciativa da Federação Portuguesa de Ciclismo, o Encontro Nacional da Juventude, que irá decorrer em Anadia – entre o Centro de Alto Rendimento e a Academia Nacional de Ciclismo -, em dois períodos, de 17 a 19 e de 23 a 25 de julho.

O Encontro Nacional da Juventude vai juntar mais de 60 ciclistas nascidos em 2004. Os jovens, que estão em idade de transição entre as escolas e a competição, terão acesso a um programa de três dias que incluirá sessões práticas e teóricas sobre as diferentes vertentes de ciclismo, preparação física, tecnologia e ciência aplicada ao treino, mecânica, comunicação e um treino de conjunto com ciclistas de elite.

Fonte: FPC

Reportagem no “O Praticante” do evento: “10º Passeio Mafra Gare.2018”

O “O Praticante” publicou a reportagem do evento: “10º Passeio Mafra Gare.2018” realizado este domingo em Mafra Gare, a mesma pode ser visualizada em: http://www.opraticante.pt/10o-passeio-mafra-gare/ ou em: http://www.opraticante.pt/  onde pode ainda visualizar outras notícias.

“Reportagem no “Jornal de Ciclismo” do evento: “10º Passeio Mafra Gare.2018”

OJornal de Ciclismo”, publicou a reportagem do evento: “10º Passeio Mafra Gare.2018” realizado este domingo em Mafra Gare, a mesma pode ser visualizada em: http://jornalciclismo.com/?p=48225 ou em: http://jornalciclismo.com  onde pode ainda visualizar outras notícias.

“Atualização do Canal NP-TV com o “Vídeo Promocional da 14 Horas a Pedalar em Pombal.2018”

A Revista Notícias do Pedal acaba de atualizar o seu canal de televisão “Notícias do Pedal-TV” no YouTube e no MEO/KANAL com o “Vídeo Promocional da 14 Horas a Pedalar em Pombal.2018”


Para ver o vídeo no MEO/KANAL, quem possuir MEO, pode aceder carregando na tecla verde do comando, inserir o código 531450, e ver no MEO/KANAL este e outros filmes, podendo consultar toda a programação. Podem ver ainda através do seguinte link: https://kanal.pt/lista-canais/comunicao-social/lisboa/vila-franca-de-xira/?display=grid&order=updated 

Desejamos que passem e recordem bons momentos.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com