segunda-feira, 23 de agosto de 2021

“Triatlo da Guarda: Filipe Azevedo e Raquel Rocha Campeões Nacionais de Triatlo Média Distância 2021”


O Triatlo da Guarda realizou-se a 22 de agosto contando com a participação de mais de 200 atletas nas várias distâncias.

O evento, que começou na barragem do Caldeirão, recebeu o Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo Longo, o Campeonato Nacional Individual de Triatlo de Média Distância e o Campeonato Nacional de Paratriatlo de Média Distância. Os triatletas tiveram pela frente um percurso muito duro, com muito calor, o que aumentou o grau de dificuldade.

O Triatlo da Guarda incluiu também duas provas abertas na distância standard e sprint para promoção da modalidade.

Filipe Azevedo, do Estoril Praia Credibom, sagrou-se Campeão Nacional de Média Distância pela terceira vez, isolando-se na prova para alcançar a vitória com 04:03:01. Com o objetivo cumprido de revalidação do título alcançado em 2020, o triatleta diz que a prova correu bastante bem: «Na natação consegui isolar-me a cerca de 45’’ a 1’ para a segunda posição». O atleta fez um bom segmento de ciclismo apesar de não se ter sentido muito bem na primeira parte da prova, ganhando vantagem na última parte do segundo segmento que depois se consolidou na corrida, onde se sentiu muito bem. «O João Ferreira esteve perto de mim, deu uma boa luta até meio da prova, mas depois consegui gerir na parte final para aumentar a diferença maior». O atleta conseguiu gerir a prova para dar apoio à equipa que era o seu objetivo principal. «Estava bem preparado, tenho trabalhado nas subidas e descidas com temperaturas quentes pelo que consegui o primeiro lugar».


João Ferreira, do CNATRIL, foi Vice-Campeão Nacional, sendo o segundo atleta a passar a meta com o tempo de 04:14:53.

Alberto Casillas, também do Estoril Praia Credibom, classificou-se na terceira posição do Triatlo da Guarda com 04:17:55.

Na prova feminina, foi Raquel Rocha, do Clube de Natação e Triatlo de Lisboa, que alcançou a vitória sagrando-se pela segunda vez Campeã Nacional de Triatlo de Média Distância com o tempo de 04:48:10. A atleta começou a liderar a competição a partir do segmento do ciclismo, posição que manteve até ao final. «A Vera Vilaça impôs um ritmo muito forte na natação, decidi não ir com ela por causa do desgaste que poderia sentir». Foi no ciclismo que Raquel passou a dominar a prova. «Pus o meu ritmo, consegui ir buscar a Vera, aumentei a vantagem para as minhas adversárias e na corrida ganhei mais um pouco de tempo. Consegui controlar pelo que estou bastante contente!»

Lottie Lucas, do Estoril Praia Credibom, foi a segunda atleta mais rápida do Triatlo da Guarda, com 05:01:58.

Mariana Marques, também do Clube de Natação e Triatlo de Lisboa, alcançou a terceira posição absoluta da prova feminina, sendo Vice-Campeã Nacional de Triatlo de Média Distância ao terminar a prova em 05:02:27.

Vera Vilaça subiu ao terceiro lugar do pódio do Campeonato Nacional de Média Distância, por ter sido a terceira atleta nacional a passar a meta com 05:04:39.


 

Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo Longo

 

Na terceira e última prova do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo a vitória masculina foi conquistada pelo Estoril Praia Credibom, com Filipe Azevedo, Alberto Casillas e Gil Maia.

Um objetivo principal de Filipe Azevedo era «ajudar a sua equipa a alcançar o terceiro título nacional, conseguindo vantagem para alcançar essa meta numa época que correu bastante bem.»

O Clube de Natação e Triatlo de Lisboa alcançou a segunda posição com João Francisco Ferreira, Sérgio Dias e Sérgio Marques.

A ocupar a terceira posição do pódio ficou o Clube de Natação do Colégio Vasco da Gama com Nuno Rodrigues, Bruno Santos e Hugo Pina.

Na prova feminina do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo Longo a primeira posição foi conquistada pelo Clube de Natação e Triatlo de Lisboa com Raquel Rocha, Mariana Marques e Hanna de Sousa.

O Estoril Praia Credibom alcançou a segunda posição com Lottie Lucas, Priscila Gonçalves e Simone Siebra.

No terceiro lugar foi para o OutSystems Olímpico de Oeiras, com Liliana Veríssimo, Maria Medeiro e Susana Pontes.


 

Campeonato Nacional de Paratriatlo de Média Distância

 

Filipe Marques, do Sporting Clube de Portugal, foi Campeão Nacional de Paratriatlo na sua categoria, com José Freire, da mesma equipa, a conquistar o título de vice-campeão.

João Santos, do GRCD Leião Triatlo, ficou na primeira posição na categoria PTHI.

Muitos parabéns a todos os participantes por terem superado mais um objetivo!

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Ciclista Nelson Oliveira permanece na Movistar até 2023”


Português integra a equipa espanhola desde 2016

 

Por: Lusa

O ciclista português Nelson Oliveira vai permanecer na Movistar nos próximos dois anos, anunciou esta segunda-feira a equipa espanhola na qual alinha desde 2016.

O corredor natural de Vilarinho do Bairro, na Anadia, de 32 anos, está a disputar a Volta a Espanha, que cumpre esta segunda-feira o primeiro dia de descanso, naquela que é a sua sétima presença na Vuelta e a 15.ª em Grandes Voltas, depois de ter sido 27.º no Giro deste ano.

Nelson Oliveira integra a Movistar desde 2016, depois de ter alinhado pela Lampre-Merida, a RadioShack e a Xacobeo-Galícia.

Em comunicado, a formação comandada por Eusebio Unzué destacou o português como corredor olímpico em Tóquio2020, por acumular cinco Vueltas consecutivas e disputar habitualmente o Tour, tendo dado ainda conta da renovação dos contratos com Carlos Verona, Jorge Arcas, Antonio Pedrero, Einer Rubio e Juri Hollmann.

O prolongamento dos contratos até 2023 destes corredores ocorre depois da renovação igualmente por duas temporadas do colombiano Miguel Ángel López, um dos chefes de fila da equipa na Vuelta, que segue na terceira posição, após nove etapas.

López segue a 01.21 minutos do líder, o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), enquanto o espanhol e seu companheiro de equipa Enric Mas ocupa a segunda posição, a 28 segundos.

Fonte: Record on-line

“Ciclista Rui Costa renova contrato com UAE Emirates”


Por: JP

O ciclista português Rui Costa renovou contrato com a UAE Emirates, anunciou hoje a equipa dos Emirados Árabes Unidos na qual alinha desde 2017, em comunicado.

“O Rui Costa enfrentou um novo desafio na sua longa e bem-sucedida carreira. O Rui é um antigo campeão do mundo e tem alcançado grandes resultados, pelo que ver converter esse talento e experiência no apoio à equipa e a um líder como o Tadej Pogacar, como fez no Tour, no qual teve um papel importante, sabemos que podemos confiar nele”, afirmou Joxean Fernández ‘Matxín’, diretor da UAE Emirates.

Rui Costa, de 34 anos, chegou à UAE Emirates, depois de passagens pela Lampre-Merida, Movistar, Caisse d'Epargne e Benfica, tendo como principais conquistas o título mundial de fundo em 2013, três edições da Volta à Suíça (2012, 2013 e 2014) e a Volta a Abu Dhabi (2017), além de três vitórias em etapas da Volta a França.

No mesmo comunicado, a formação do esloveno e bicampeão da Volta a França Tadej Pogacar, que conta com os irmãos portugueses Ivo Oliveira e Rui Oliveira e contratou João Almeida (Deceuninck-Quickstep) para as próximas cinco temporadas, anunciou as renovações com Fernando Gaviria, Alessandro Covi e Jan Polanc.

O ‘sprinter’ colombiano Fernando Gaviria e o esloveno Jan Polanc assinaram contratos válidos para o ano de 2022, enquanto o italiano Alessandro Covi rubricou um vínculo até 2024.

Fonte: Lusa

“João Almeida é cabeça de cartaz da Volta à Alemanha”


Por: Vasco Simões

Fotos: Getty Images)

Quase 700 dias depois, a Volta à Alemanha está de regresso para uma competição que se espera emocionante. De 26 a 29 de agosto, um pelotão de 132 ciclistas ‘rola’ pelas estradas germânicas na luta pela vitória na geral, que termina domingo em Nuremberga.

A 36.ª edição da Deutschland Tour reúne um cartaz com grandes estrelas a começar pelas da casa. São os casos de Nils Politt, John Degenkolb, André Greipel, Phil Bauhaus, Rick Zabel ou Pascal Ackermann. A estes juntam-se talentos de peso de outras nações como Mark Cavendish, Ben O’Conner, Pello Bilbau, Chris Froome, Alexander Kristoff e João Almeida. O ciclista português que recentemente garantiu o triunfo na Volta à Polónia, a sua primeira conquista do World Tour, entra em ação de novo na Alemanha estando na lista de pré-inscritos da Deceunink-Quick Step. Rui Costa, veterano da UAE-Team Emirates, é o outro português da lista para a corrida alemã.

Siga toda a ação da Volta à Alemanha, a mais importante prova de ciclismo do país, de 26 a 29 de agosto, no Eurosport e desfrute de tardes de grande emoção.


 

 

Horários e etapas da Deutschland Tour:

 

 

26 de agosto – E2 – 14:00 – 15:55 – Stralsund – Schwerin – 191 km

27 de agosto – E2 – 14:00 – 16:00 – Sangerhausen – Ilmenau – 185 km

28 de agosto – E1 – 18:15 – 19:15 (em diferido) – Ilmenau – Erlangen – 191 km (em diferido)

29 de agosto – E2 – 14:30 – 16:30 – Erlangen – Nürenberg – 160 km

 

Mais detalhes de programação em www.eurosport.pt

 

Fonte: Discovery Networks

“Academia Joaquim Agostinho-UDO/ Nos Campeonatos Nacionais de Juniores”


Por: AfterTwo //works

Fotos: Laura Simão e Célio Apolinário

A equipa da Academia Joaquim Agostinho / UDO participou este fim-de-semana nos campeonatos nacionais de juniores realizados no concelho beirão de Sernancelhe.

A formação torriense apresentou-se na "terra da castanha" com 5 elementos determinados em dignificar o clube, mas a prova ficou marcada pelo domínio da equipa da Bairrada que logo no primeiro dia de competição conquistou as 3 posições disponíveis no inédito pódio instalado num dos locais mais emblemáticos de toda a região centro, o Santuário da Nossa Senhora da Lapa. 


Foi na vertente de contra-relógio individual e a vitória acabou por sorrir a António Morgado que garantiu 22 segundos de diferença para o mais direto adversário e 2 minutos e 27 segundos para Diogo Pinto, o atleta "torriense" mais rápido no exercício (9º da geral). Diogo Dias demorou mais 4 segundos que Pinto a percorrer os 18,9 km do percurso e fechou o top-10, enquanto Daniel Jorge completou a prova com o 22º melhor tempo.

No domingo foi dia de definir o novo campeão nacional de fundo. Com essa ambição apresentaram-se à partida 129 ciclistas, mas ao longo das cinco voltas ao Concelho de Sernancelhe o domínio voltou a ser dos jovens da Bairrada que controlaram a corrida de início ao fim e voltaram a cometer a proeza de conquistar todas as posições do pódio. Desta feita foi Rúben Rodrigues a ocupar o lugar mais alto, conquistando o título nacional depois de concluir os 122,5 km da competição em 3 horas e 29 segundos. Entre os ciclistas torrienses, o destaque vai para Daniel Jorge que foi 12º a cruzar a meta, enquanto Diogo Pinto chegou um pouco depois na 36ª posição.


O próximo desafio dos juniores da Academia Joaquim Agostinho / UDO é a Volta a Portugal da categoria que se vai disputar entre 26 e 29 de Agosto. As 4 etapas da prova serão disputadas na região da Beira Alta e terão um total acumulado de 347,7 quilómetros.

Fonte: Academia Joaquim Agostinho-UDO

“Agenda de Ciclismo”


15.ª Volta a Portugal de Juniores vai para a estrada nesta semana

 

Por: Ana Nunes

A 15.ª Volta a Portugal de Juniores terá quatro etapas, que se vão disputar entre os dias 26 e 29 de agosto. Os corredores vão ter de percorrer um total 347,7 quilómetros até ao final da prova que, além das equipas portuguesas, contará ainda com algumas formações estrangeiras.

As primeiras pedaladas dos atletas sub-19 serão dadas na tarde de 26 de agosto. A etapa inaugural tem início de final em Almeida, estendendo-se por um percurso de 92,6 quilómetros. A fase final da etapa poderá permitir logo algumas diferenças, até porque a meta coincide com uma contagem de montanha de terceira categoria. A partida será dada pelas 13h30 e a chegada está prevista para as 16h00.

A segunda etapa é a mais longa da competição, ligando Sabugal a Penamacor, num traçado de 129,4 quilómetros, a partir das 12h00. Sem subidas pontuáveis para a classificação da montanha, será a distância e, provavelmente, o calor a fazer a seleção dos melhores. A chegada está marcada para as 15h30.

A terceira tirada poderá decidir a classificação geral, altura em que os corredores vão enfrentar um contrarrelógio individual de 14,8 quilómetros, entre Gouveia e Seia, a partir das 13h30.

As diferenças marcadas no contrarrelógio poderão ser corrigidas ou acentuadas na quarta e última etapa, quando o pelotão terá de percorrer 110,9 quilómetros, entre Celorico da Beira e a Guarda. Esta é etapa-rainha da competição, visto que os jovens ciclistas terão de ultrapassar a exigente subida das Penhas da Saúde, contagem de montanha de primeira categoria, antes da subida para a meta, via Santa Cruz, um prémio de montanha de segunda categoria. A partida será dada pelas 12h00, com chegada prevista pelas 14h55.


 

Mais eventos oficiais:

 

29 de agosto: Crono Escalada da Serra do Larouco Camp. Regional de Rampa da ARCVR, Serra do Larouco – Montalegre

28 de agosto: Circuito XCO – Verdemilho - Cadetes

29 de agosto: XCO Mortágua (2.ª Prova Campeonato da Beira Alta de XCO), Marmeleira, Mortágua

29 de agosto: Campeonato da Madeira de Maratona (XCM) 2021, Machico e Santa Cruz

29 de agosto: Taça Promotora – XC#5 – Estádio João Paulo II, Angra do Heroísmo

28 de agosto: Encontro de Escolas Verdemilho

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com