segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

“Clube de Natação de Torres Novas no encontro nacional de esperanças olímpicas de triatlo 2023 com três atletas”


Por: Paulo José Catarino Vieira

O Clube de Natação de Torres Novas, com 3 atletas esperanças olímpicas  2023 na modalidade de triatlo, confirmando mais uma vez que é uma referência nacional e internacional, tanto a nível individual como coletivo.

Os triatletas João Nuno Batista, Gustavo do Canto e Pedro Afonso Razões estiveram presentes no encontro nacional de esperanças olímpicas 2023, que se realizou este fim-de-semana, 21 e 22 de janeiro, no Centro de Alto de Rendimento do Jamor, Lisboa.


São mais 3 atletas da Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas que fazem parte de um projeto olímpico, depois de em 2019, o Clube torrejano ter estado representado por 5 atletas, Ricardo Batista, José Pedro Vieira, Afonso do Canto e Madalena Almeida, e o nadador Paulo Vakulyuk.

 Neste Encontro Nacional de Esperanças Olímpicas (ENEO) organizado pelo Comité Olímpico de Portugal juntou, no Centro de Alto Rendimento do Jamor, com mais de uma centena de jovens atletas aspirantes a participar nos Jogos Olímpicos Los Angeles 2028 e Brisbane 2032, os participantes - 110 atletas e 62 treinadores, de 18 Federações, bem como os encarregados de educação - tomaram contacto com várias dimensões da preparação para os Jogos Olímpicos.


Parabéns aos atletas torrejanos e ao técnico Paulo Antunes, fundador em 2009, do projeto da Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas, sempre com a ambição de conseguir formar atletas que fossem uma referência a nível nacional. O técnico torrejano, nas suas melhores perspetivas, nunca imaginou que fosse possível chegar ao nível em que se encontra este projeto.

No próximo fim-de-semana, inicia-se a nova época competitiva de 2023, com a participação dos mais jovens no Duatlo Cross de Abrantes, 1ªetapa do nacional jovem, que se realiza no sábado, 28 de janeiro.


Também no mesmo sábado pelas 20h00, teremos em Torres Novas, no Teatro Virgínia, a gala de triatlo, evento que se destina a reconhecer o mérito que atletas e clubes demonstraram ao longo das últimas épocas. Uma festa que servirá para atribuir os prémios relativos aos Campeonatos Nacionais Individuais, aos Campeonatos Nacionais de Clubes, à Taça de Portugal e ao Paratriatlo das épocas de 2021 e 2022, organizada pela Federação de Triatlo de Portugal, com o apoio do Município de Torres Novas e do Clube de Natação de Torres Novas.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Sam Bennett vence 1.ª etapa da Volta a San Juan”


Ciclista irlandês da Bora-hansgrohe triunfou ao sprint

 

Por: Lusa

O ciclista irlandês Sam Bennett (Bora-hansgrohe) venceu este domingo ao sprint a primeira etapa da Volta a San Juan, na Argentina, com o português Miguel Salgueiro a ser o melhor da AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense.

No final dos 143,9 quilómetros, com partida e chegada em San Juan, Bennett foi o mais forte, vencendo em 3:19.16 horas, superando o dinamarquês Michael Morkov (Soudal-QuickStep) e o italiano Giacomo Nizzolo (Israel-Premier Tech).

Na geral, graças às bonificações, Bennett tem quatro segundos de avanço sobre Morkov e seis sobre Nizzolo.

Numa etapa marcada por uma queda a 8,2 quilómetros da meta, Miguel Salgueiro foi o melhor da única equipa portuguesa em prova, ao ser 31.º, com o mesmo tempo do vencedor.

O espanhol Alvaro Trueba foi o outro ciclista da equipa algarvia a terminar a etapa no pelotão, na 55.ª posição.

Esta segunda-feira corre-se a segunda etapa, entre Villa San Agustín e Jachal, numa longa ligação de 201,1 quilómetros, com uma contagem de montanha de primeira categoria, ainda na primeira metade da tirada.

Fonte: Record on-line

“Troféu Internacional de Pista Artur Lopes Dia 3”


Encerramento do troféu teve dupla vitória francesa no Madison

 

Por: Ana Nunes

Os franceses brilharam na pista do Velódromo de Sangalhos, nas provas de madison do Troféu Internacional Artur Lopes, que terminou neste domingo. No setor masculino foi a dupla composta por Thomas Boudat e Valentin Tabellion a conquistar a vitória, ao passo que no feminino Victoire Berteau e Valentine Fortin dominaram a prova.

O madison masculino foi extremamente tático, sem nenhuma das duplas a conseguir dar volta. No entanto, apenas cinco das 18 equipas em competição terminaram na mesma volta dos vencedores, os franceses Thomas Boudat e Valentin Tabellion, que somaram 25 pontos.

A equipa Portugal, composta por Iúri Leitão e João Matias, também subiu ao pódio no dia de hoje, após ter lutado pela vitória até ao último sprint, terminando a apenas três pontos da dupla francesa, na segunda posição. A fechar o pódio em terceiro lugar ficou a Team Inspired, de William Perrett e William Tidball, com 19 pontos, os mesmos que Ivo e Rui Oliveira, que terminaram na quarta posição, dado que os britânicos venceram o último sprint pontuável.


A equipa Cofidis, composta pela dupla Victoire Berteau e Valentine Fortin, dominou por completo a prova de madison feminino, somando 42 pontos. As corredoras francesas mostraram uma grande superioridade perante a concorrência, vencendo sete dos oito sprints pontuáveis. O segundo lugar também teve assinatura francesa, tendo sido conquistado pela dupla composta por Jade Labastugue e Marion Borras, que somou 21 pontos. Em terceiro ficou a equipa espanhola, de Eukene Larrarte e Laura Rodriguez, que somou 12 pontos.

Os atletas de endurance também disputaram a prova de scratch, com Portugal a fazer-se representar por dois corredores no pódio final de elite masculina. João Matias (Equipa Portugal) foi o vencedor da prova, batendo Rodrigo Caixas (Credibom-LA Alumínios-MarcosCar) e Raphael Kokas (Austria), que concluíram a prova em segundo e terceiro, respetivamente.

Já no setor feminino foi Marion Borras (France) a conquistar a vitória. A corredora francesa bateu a sua compatriota Valentine Fortin (Cofidis Women Team), que fechou na segunda posição. Anita Stenberg (Norway) fechou o pódio em terceiro.

Disputaram-se ainda as provas de keirin masculino e feminino. A Grã-Bretanha dominou por completo no masculino, com Joseph Truman (Great Britain) a vencer, seguido de Jack Carlin (Great Britain) no segundo lugar e Hamish Turnbull (Great Britain) na terceira posição.


A corredora espanhola Helena Casas (Spain National Team) garantiu a vitória no keirin feminino, batendo Katy Marchant (Great Britain) e Orla Walsh (Ireland), segunda e terceira classificadas, respetivamente.

Os juniores masculinos também competiram neste último dia do Troféu Internacional Artur Lopes, tendo disputado as provas de scratch e corrida por pontos. À semelhança daquilo que se verificou no dia de ontem no concurso de omnium, Zak Erzen (Slovenia) tornou a mostrar a sua superioridade, vencendo o scratch, na frente de Ramazan Yilmaz (Turkey) e Marc Zafra (Purito/Tadesan/Nuria).

O mesmo aconteceu na corrida por pontos, prova esta que dominou por completo, somando um total de 93 pontos, resultantes de quatro voltas ganhas ao pelotão. O segundo classificado foi Tasio Semperena (Euskadi Selekzioa), com 51 pontos, seguido de Tommaso Alumni (Team Fortebraccio), com 50 pontos.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Equipa da Team Corratec marca presença no Giro de Itália, a possível equipa de Nairo Quintana”


Por: José Morais

Com os rumores da ida de Nairo Quintana para a equipa da Team Corratec, a mesma já ganha força, e sendo uma modesta equipa da segunda divisão, já recebeu o convite para marcar presença no Giro de Itália, justificando por ser tanto uma estrutura italiana, ou ainda ter na sua formação, um ciclista que já vendou a prova em 2014.  

Já se sabia que o Giro de Itália teria uma grande margem para convidar que quisesse, com a Lotto e a Total e rejeitarem marcar presença, com a organização da RCS, a mesma apelou à lógica, fornecendo espaço a todas as equipas Pro Teams italianas disponíveis, a Bardiani, Corratec e  EOLO, e ainda a equipa mais competitiva da categoria, a Israel-Premier Tech.

Com estas oportunidades, será uma oportunidade para a equipa da Team Corratec, ter como reforço Nairo Quintana, e o mesmo poder participar numa grande volta, onde o mesmo tem condições e nível para fazer um top 10, ou mesmo vencer uma etapa, alem de poder comparecer a outros compromissos de primeiro nível, caso do Tirreno-Adriático, onde a equipa da Team Corratec já foi também convidada.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com