segunda-feira, 3 de julho de 2023

“Tour: Tadej Pogacar já é o ciclista com mais dias na liderança da juventude”


Ciclista esloveno ultrapassou Jan Ulrich no maior número de dias a envergar a camisola branca na Volta a França

 

Por: Lusa

Foto: AFP or licensors

Tadej Pogacar (UAE Emirates) escreveu hoje mais uma página na história do ciclismo, ao tornar-se no corredor que mais dias liderou a classificação da juventude na 110.ª Volta a França, ultrapassando o alemão Jan Ullrich.

O esloveno de 24 anos vestiu hoje, durante a terceira etapa da 110.ª edição da ‘Grande Boucle’, a camisola branca pela 56.ª vez e isolou-se como recordista no ranking da ‘precocidade’, deixando para trás o alemão que na segunda metade dos anos 90 ‘encantou’ o ciclismo mundial.

O recorde de ‘Pogi’ é ainda mais expressivo, uma vez que o campeão das edições de 2020 e 2021 do Tour e ‘vice’ do ano passado envergou hoje pela 53.ª etapa consecutiva a camisola de líder da classificação reservada aos ciclistas que nasceram a partir de 01 de janeiro de 1998, um número que vai ampliar já na terça-feira, na quarta etapa, uma ligação de 181,8 quilómetros entre Dax e Nogaro.

Esta é a quarta participação do esloveno da UAE Emirates na ‘Grande Boucle’, na qual procura isolar-se este ano como o corredor com mais vitórias na classificação da juventude, com quatro neste momento, está empatado com Ullrich, vencedor do Tour1997 e segundo classificado em 1996, 1998, 2000, 2001 e 2003, e com o luxemburguês Andy Schleck, campeão da prova francesa em 2010 e ‘vice’ em 2009 e 2011.

Pogacar é o segundo classificado da geral, a seis segundos do seu companheiro de equipa britânico Adam Yates. Em terceiro, também a seis segundos, está o irmão gémeo do camisola amarela, Simon Yates ((Jayco AlUla), que hoje, tal como os seus antecessores na classificação, terminou no pelotão, numa etapa conquistada pelo belga Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck).

Fonte: Sapo on-line

“Tour: Jasper Philipsen vence terceira etapa ao sprint”


Britânico Adam Yates, da Team Emirates, continua a liderar a prova com seis segundos de vantagem sobre o colega de equipa Tadej Pogacar

 

Por: Lusa

Foto: JOSE JORDAN / AFP

O ciclista belga Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) venceu hoje ao sprint a terceira etapa da 110.ª Volta a França, numa jornada tranquila para o camisola amarela Adam Yates (UAE Emirates), que manteve as diferenças na geral.

Philipsen, de 25 anos, triunfou pela terceira vez no Tour, ao ser o melhor no final dos 193,5 quilómetros entre Amorebieta-Etxano (Espanha) e Bayonne, batendo o alemão Phil Bauhaus (Bahrain Victorious), segundo, e o australiano Caleb Ewan (Lotto Dstny), terceiro, com as mesmas 04:43.15 horas do vencedor.

Na terça-feira, o pelotão vai cumprir a primeira etapa integralmente disputada em solo francês, e a quarta desta edição, com Adam Yates (UAE Emirates) a defender a amarela nos 181,8 quilómetros essencialmente planos entre Dax e Nogaro, para os quais vai partir com seis segundos de vantagem sobre o seu colega esloveno Tadej Pogacar e sobre o seu irmão gémeo Simon Yates (Jayco-AlUla), respetivamente segundo e terceiro na geral.

Fonte: Sapo on-line

“Longo Borghini vence 4.ª etapa do Giro feminino”


Van Vleuten continua com a camisola rosa

 

Por: Lusa

Foto: Longo Borghini/Lidl-Trek Instagram

A ciclista italiana Elisa Longo Borghini (Lidl-Trek) subiu esta segunda-feira a 'vice' da geral do Giro feminino, ao ganhar a quarta etapa, na qual a 'maglia rosa' Annemiek van Vleuten (Movistar) foi terceira.

A campeã italiana de fundo e contrarrelógio, de 31 anos, impôs-se ao sprint no final dos 134 quilómetros entre Fidenza e Borgo Val di Taro, cumpridos em 03:33.08 horas, batendo a norte-americana Veronica Ewers (EF Education-TIBCO-SVB) e a camisola rosa, respetivamente segunda e terceira.

Assim, a holandesa da Movistar, que vai deixar o ciclismo no final da temporada, consolidou-se na liderança da geral do Giro, com Longo Borghini a subir a segunda, a 49 segundos. Ewers entrou no pódio, a 53 segundos de Van Vleuten.

Aos 41 anos, a ciclista da Movistar está cada vez mais perto de revalidar o título na Volta a Itália e de somar o seu quarto triunfo na geral da prova, que venceu em 2022, 2019 e 2018.

A campeã do mundo, vencedora das três grandes Voltas na temporada passada, enfrenta na terça-feira um novo teste, nos 105,6 quilómetros entre Salassa e Ceres, que incluem uma contagem de montanha de categoria especial na parte inicial da tirada.

Hoje, a representação portuguesa no Giro ficou reduzida a Beatriz Pereira (Bizkaia Durango), a campeã nacional de fundo e contrarrelógio do escalão Sub-23 de apenas 19 anos, depois do abandono da olímpica Maria Martins (Fenix-Deceuninck).

Pereira foi 150.º na etapa, a mais de 21 minutos da vencedora, e é 149.ª na geral, a 44.58 minutos da veterana camisola rosa.

Fonte: Record on-line

“Ana Leite e Ivo Teixeira venceram o 6.º BTT DHU de Paredes de Coura”


A Campeã do Minho de DHI Ana Leite (AXPO Team Vila do Conde) impôs-se perante a armada vinda da vizinha Galiza, enquanto Ivo Teixeira bateu os seus colegas de equipa para um pódio completo da Bike House DH Team Guimarães. O calor intenso que se sentiu durante o dia não retirou emotividade e competição numa classificação decidida por menos de 1 segundo entre os três primeiros.

Ana Leite (AXPO Team Vila do Conde) e Ivo Teixeira (Bike House DH Team/Guimarães), foram os protagonistas em elites do 6º BTT DHU de Paredes de Coura, prova pontuável para o Troféu Nacional de DHU, que animou o centro da vila minhota.

Organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e Município de Paredes de Coura, a sexta edição do Downhill Urbano de Paredes de Coura contou com a participação de mais de meia centena de atletas, muitos deles oriundos da vizinha Galiza, que acabaram por estar na discussão e a vencer em várias categorias.


Ivo Teixeira (Bike House DH Team/Guimarães) impôs-se na corrida de elites ao fazer a descida final em 1:54.246m. Nos lugares imediatos ficaram os seus colegas de equipa José Costa (1:55.304) e Filipe Silva (1:55.424).

Em femininos a vimaranense Ana Leite dominou a corrida e fez a manga final em 2:18.532, deixando Gemma Chapela (VK BIKES) a mais de seis segundos. Alba Lopes (Pontebike Team) foi a terceira classificada.

Em juniores, André Martinez (A.D. Avanza) foi o mais rápido, fazendo a descida final e,m 1:56.532. Raul perez (Aforna) foi segundo e o tirsense Diogo Cunha, que corre como individual, foi terceiro.

Yerai Pelaez (Coruxo CC) venceu em cadetes ao fazer o tempo de 2:05.926 minutos. Francisco Ribeiro (Bike House DH team/Guimarães) foi segundo e Leonardo Pereira (BTT Pandilhas a Monte) terceiro.

Em escolas as vitórias foram para vizinha Galiza com Lucas Hermida (Pontebike Team) a vencer em infantis. Rodrigo Cunha (individual) foi segundo e Hugo Carño (Bici Verde) terceiro.


Por sua vez Miguel Blanco (Pontebike Team) foi o vencedor em juvenis. Brais Reboreda (AD Avanza) fez segundo e Izan Lago (Pontebike Team) terceiro.

Carlos Nuñez (Kamikazes CD) venceu em master 30, Rui Gonçalves (Bike Zone) em master 40 e Paulo Abreu (AXPO Team Vila do Conde) em master 50.

Rui Domingos foi o vencedor na categoria open.

Por equipas a Bike Houe DH Team/Guimarães garantiu a subida ao primeiro lugar do pódio. O Kamikazes CD foi segundo e o VK Bikes fechou o terceiro degrau do pódio.


 

Ivo Teixeira (Bike House DH Team/Guimarães) vencedor em elites

 

Ivo Teixeira, da Bike House DH team/Guimarães, foi o mais rápido na descida final e conquistou, pela primeira vez, a vitória no DHU de Paredes de Coura.

“Consegui fazer uma descida muito consistente, sólida. Poupei um bocadinho o físico na primeira manga, na segunda arrisquei mais e consegui um resultado bastante sólido, dentro das minhas expetativas”, disse o ciclista da Bike House.

Ivo Teixeira mostrou-se ainda “muito satisfeito por termos conseguido preencher o pódio em elites e termos vencido por equipas. Atingimos os objetivos traçados para esta prova”.

Afirmando que “este é um Downhill bastante diferente, é mais físico e com este calor exige ainda mais dos atletas”, Ivo Teixeira referiu, que conquistou a sua primeira vitória em DHU, “gostei bastante da prova e parabéns à organização, estado tudo dentro dos conformes”.


 

Tiago Cunha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura

 

Tiago Cunha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, fez um balanço positivo da sexta edição do DHU de Paredes de Coura.

“O balanço é muito positivo, tivemos aqui muitos participantes. Notamos que há um crescendo de público e participantes espanhol, galego em particular, que se interessa pelas provas, que participa e apoia. Nós se calhar não olhamos para a Galiza como deveríamos de olhar, como uma parte do nosso território. É outro país, é verdade, mas é uma Euro região e achamos que através do ciclismo e, em particular, do DHU, as coisas começam a fazer mais sentido. Há um público que já vem de um ano para o outro e é crescente. Essa tendência foi o que eu notei, este ano, de mais positivo”.


Afirmando que “o público galelo adere muito facilmente a este tipo de provas e modalidades (DHU e DHI)”, Tiago Cunha considera que “eles são o público-alvo em termos turísticos e esta é uma forma de os trazer cá e de os cativar. Um dia vêm às provas, esse dia vai acicatar o interesse e depois esse dia vai-se repetir mais vezes durante o ano”.

O 6º BTT DHU de Paredes de Coura organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Município de Paredes de Coura teve o apoio das Juntas de Freguesia de Paredes de Coura e Resende, Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, POPP Agency, Arrecadações da Quintã, SEG 3 - Mediação de Seguros, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Sportchip.

Fonte:  ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Clube de Natação de Torres Novas no triatlo jovem da Amora


Por: Paulo José Catarino Vieira

Os mais jovens atletas da Escola de Triatlo do CNTN estiveram presentes no sábado à tarde na Amora, para última etapa do nacional jovem, que foi efetuada em formato de triatlo, e disputada debaixo de uma temperatura elevada, tendo em conta o horário da prova marcado para a realização de uma prova jovem.

A jovem equipa torrejana alcançou um excelente 7º lugar coletivo com apenas 13 atletas, entre 40 equipas participantes, confirmando que o trabalho desenvolvido pelo CNTN é o caminho da formação jovem para o triatlo, e valida a alteração efetuada ao regulamento de competições da Federação de Triatlo de Portugal, para as competições jovens, premiando o trabalho realizado pelas escolas de triatlo, que mais investem na qualidade da sua formação jovem.

Destaque para os 9 lugares individuais alcançados dentro do top 20, com Matilde Santos na sua estreia no 4º lugar em benjamins femininos, Francisca Leirião e Mateus Nascimento no 6º lugar em juvenis femininos e masculinos, e Salvador Fonseca no 9º lugar em iniciados. Ainda dentro do top 10, Mariana Brito obteve o 10º lugar em infantis.

 

Outros resultados obtidos pelos "azuis torrejanos":

 

•Diana Brito – 16ª em benjamins

•Emma Carvalhal – 24ª em benjamins

•Simão Fonseca – 15º em benjamins

•Manuel Cruz – 42º em benjamins

•Beatriz Carvalho - 13ª em infantis

•Santiago Magalhães – 12º em iniciados

•Madalena Alves – 34ª em iniciados

•Paulo Félix - 56º em juvenis

 

No sábado à tarde na Amora, assistimos ainda à última etapa do nacional de cadetes, com os atletas da equipa torrejana, Francisco Carvalho e Manuel Bartolomeu a sentirem em demasia a temperatura elevada que se registava, e depois de realizarem bons segmentos de natação e ciclismo, “pagaram a fatura” na corrida, concluindo a prova no 5º e 9º lugares, respetivamente.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Clube de Natação de Torres Novas IV Aquatlo da Amora”


Clube de Natação de Torres Novas conquista 3ºlugar no Nacional de Aquatlo

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

O Clube de Natação de Torres Novasconquistou o 3º lugar no Campeonato Nacional de Clubes de Aquatlo, numa prova realizada no domingo, 2 de julho, na Amora (Seixal), composta apenas pelos segmentos de 750m/natação e 5km/corrida, sem a vertente de ciclismo.


 Individualmente, Pedro Afonso Razões em juniores, Afonso do Canto no grupo de idades 20-24 anos, e Andreia Ferrum no grupo de idades 25-29anos, sagraram-se vice-campeões nacionais de Aquatlo, enquanto Joana Miranda alcançou o 3º lugar no grupo de idades 20-24anos.

A equipa masculina torrejana alcançou o 3ºlugar neste campeonato nacional de aquatlo com o 7ºlugar à geral de Afonso do Canto, o 9º de Pedro Afonso Razões e o 12º de José Pedro Vieira (4º no grupo de idades 20-24 anos), com estes 2 últimos atletas a saírem na frente do segmento de natação. Francisco Borges no 35º lugar (6º júnior) e Cristóvão Santos no 99º lugar (9º no grupo de idades 40-44 anos) também concluíram esta prova de Aquatlo da Amora.

No setor feminino, o Clube de Natação de Torres Novas alcançou o 5º lugar, através da prestação de Joana Miranda que terminou no 12º lugar, Andreia Ferrum no 17º lugar e Cláudia Orvalho no 25º (7ª cadete).

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas




“CRP RIBAFRIA EM SEGUNDO LUGAR NO 35 CIRCUITO DA MACEIRINHA”


A equipa de ciclismo do CRP Ribafria, Grupo Parapedra / Dinazoo / Riomagic deslocou-se no dia 1 de junho, à localidade de Macieirinha, onde participou no 35.º circuito ciclista daquela freguesia do concelho de Leiria.

O circuito foi composto por 30 voltas de 2,2 km, perfazendo um total de 67 km e no qual participaram cerca de 60 ciclistas de diversas equipas nacionais.

Depois de uma semana bastante atribulada, e da qual depois dos campeonatos nacionais a maioria dos atletas não passaram bem durante a semana, suspeitando-se que pudesse ter sido algum vírus que “apanhou “a equipa, ainda assim a equipa não deixou de marcar presença na competição, com alguns atletas já recuperados.


Sabíamos que não íamos ter tarefa fácil, e de facto não tivemos.

A corrida desde cedo muito atacada pelos adversários, onde respondemos sempre e anulamos todas as iniciativas, ainda assim, a corrida termina logrando uma fuga solitária a cerca de 7 voltas do final que não foi anulada e cortou a meta poucos segundos a frente do João Letras, que embora sem se sentir bem durante a corrida, conseguiu cortar a meta em 2º lugar.


João letras foi também 2º classificado no escalão elites e Humberto Pereira 2º classificado M40.

Por último, uma palavra de apreço aos atletas do CRP Ribafria, Grupo Parapedra / Dinazoo / Riomagic, porque embora alguns não tenham recuperado totalmente, consequências da semana que passaram, deram tudo o que tinham em busca da vitória que fugiu por pouco.

Fonte: EQUIPA DE CICLISMO - CRP RIBAFRIA | GRUPO PARAPEDRA / DINAZOO / RIOMAGIC - CRP RIBAFRIA



“Agenda de Ciclismo”


Anadia recebe Europeu de BTT

 

Por: Vasco Moreira

Um ano depois, Anadia volta a ser a capital europeia do ciclismo jovem ao receber os Europeus de BTT e Pista de juniores e sub-23. O Campeonato da Europa de BTT começa já esta quinta-feira (6 de junho) e vai decorrer até domingo (9 de junho), nas disciplinas de XCO (cross country olímpico), XCC (cross country curto) e XCR (estafetas mistas).

A prova, que vai contar com a participação de 20 portugueses, vai realizar-se na pista de Tamengos e o primeiro dia será reservado ao XCC (cross country curto), com a final de juniores femininos logo às 11h, a final de juniores masculinos às 13h, a final da elite feminina às 15h30 e a final da elite masculina às 17h30. Na sexta-feira, o dia ficará marcado pela final de XCR (estafetas mistas), às 15h.

No fim de semana, o sábado será dia das finais de juniores masculinos e femininos de XCO, às 11h e às 14h, respetivamente. Finalmente, no domingo, os Europeus de BTT chegam ao fim com as finais de Sub-23 femininas, às 11h, e de sub-23 masculinos, às 14h. Importa referir que o acesso a todas as provas de BTT será gratuito para todos.

Este fim de semana vai realizar-se também o Encontro Nacional de Escolas de Ciclismo, nos dias 8 e 9 de julho, em Almeirim, no Parque Urbano da zona norte da cidade. A maior festa do ciclismo jovem a nível nacional conta já com mais de 800 inscritos. No sábado, o programa de Estrada começa às 16h, com as provas de destreza para pupilos/benjamins, iniciados e infantis, bem como com o contrarrelógio de juvenis. No BTT, as provas também começam às 16h, com as provas de destreza de pupilos/benjamins e de iniciados, seguidas dos contrarrelógios de infantis e juvenis.

No domingo, o programa começa logo às 9h. Em estrada, vai realizar-se a segunda manda da prova de destreza de pupilos/benjamins e as provas de linha em circuito nas categorias de iniciados, infantis e juvenis. No BTT, também às 9h, começa a segunda manga da prova de destreza de pupilos/benjamins, à qual se vão seguir as provas de XCO para iniciados, infantis e juvenis.

O encontro terá inserida no programa a quarta e penúltima prova da Taça de Portugal de Paraciclismo Jogos Santa Casa, no sábado, às 17h30. A prova será realizada num circuito de 3,8 quilómetros, com partida e chegada na Avenida D. João I, e terá a duração de uma hora mais duas voltas.

Também para os dias 8 e 9 de julho, está agendada a terceira edição do Troféu Ribeiro da Silva. A prova de elite e sub-23 masculinos, que visa homenagear o ciclista paredense, terá duas etapas no concelho de Paredes.

 

Mais eventos oficiais

 

3 de julho: Circuito de S. João Batista, Martingança, Alcobaça

7 de julho: Passeio Noturno Feira da Terra – BTT, São Torcato, Guimarães

8 de julho: Prémio de Ciclismo Festas da do Concelho de Fafe, Fafe

8 de julho: Troféu Resistências Beirão 2023 - 6ª Prova, Celorico da Beira, Guarda

8 de julho: Passeio Prova Aberta Udar Quinchães, Fafe

9 de julgo: Porto – Arouca, Arouca

9 de julho: Troféu Vale do Alcoa, Alcobaça

9 de julho: Campeonato da Madeira de Enduro - CN Seixal 2023, Seixal, Porto Moniz, Madeira

9 de julho: V Taça do Algarve XCM, Portimão

9 de julho: Bragança Granfondo, Bragança

9 de julgo: 9ª Rota de Souto – BTT, São Miguel de Souto, Santa Maria da Feira

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com