quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

“Casa cheia para a Santini, New0 Paris-Roubaix, Flèche Wallonne, LiègeI-Bastogne-LiègeI, e Paris-Tours”


Por: Alessandra KAISER

Fotos: Pauline Ballet/Aurelaine Vialatte

A Santini Cycling Wear e a A.S.O. têm o prazer de anunciar que, a partir de 2022, a sua parceria irá estender-se para além da Camisola Amarela do Tour de França em direção aos outros prestigiados eventos paris-roubaix, Flèche Wallonne, Liège-Bastogne-Liège e Paris-Tours. Santini será também parceira da Paris-Roubaix Femmes, Flèche Wallonne Femmes e Liège-Bastogne-Liège Femmes.

Um dos primeiros projetos a decorrer desta expansão da parceria é uma coleção de desgaste de ciclismo para cada um dos quatro clássicos da Europa do Norte, que será revelada pela Santini no Ano Novo.

A Santini Cycling Wear foi fundada em 1965 por Pietro Santini, que viu um mercado de vestuário técnico de ciclismo como resultado da sua paixão permanente pelo desporto e competição. No que parece ser uma escolha revolucionária e contrariada hoje, a empresa sediada em Bergamo tomou a decisão fundamental de conceber e fabricar todos os seus produtos exclusivamente em Itália. Cada item é projetado e desenvolvido por uma equipa de designers com uma paixão profunda pelo mundo das duas rodas para satisfazer quatro requisitos fundamentais: ajuste, desempenho, conforto e durabilidade.


Atualmente, a Santini produz 5.000 peças de roupa por dia e exporta 80% da sua produção. Está profundamente empenhado em investir em investigação e desenvolvimento de têxteis inovadores e novos métodos de produção. No entanto, as pessoas – atletas – continuam a ser o seu foco central, uma vez que continua a aperfeiçoar as suas criações para permitir que os ciclistas prossigam as suas paixões desportivas num kit confortável, muito elegante.

A Amaury Sport Organisation é uma empresa que detém, projeta e organiza eventos desportivos internacionais de topo. Especializada nos eventos "não-stadia", tem conhecimentos internos de profissões ligadas à organização, media e vendas de eventos desportivos.  A A.S.O. organiza 250 dias de competição por ano, com 90 eventos em 25 países.


A.S.O. está envolvida em cinco grandes desportos, incluindo ciclismo com Le Tour de França, desportos motorizados com o Dakar, vela com o Tour Voile, eventos de massa com a Maratona Elétrica de Paris Schneider e golfe com o Lacoste Ladies Open de France. A Amaury Sport Organisation é uma subsidiária do Grupo Amaury, grupo de media e desporto que detém o jornal L'Equipe.

Para mais informações: www.santinicycling.com

Fonte: Santini

“200 km em quatro etapas: A nova corrida em torno do e-mtb é uma viagem de descoberta de Valle D’Aosta”


Por: Elisa Boffelli

Agendado para 5 de julho e 9 de julho de 2022, a primeira edição da prova verá e-bikers enfrentar os novos trilhos individuais do Valle d'Aosta, instalando-se em Cogne, Gressoney, Antey e Valpelline entre etapas. O All Around Camp passará para cada nova etapa e proporcionará um local muito especial e atmosférico para a entrega de prémios de cada dia.

Numa das regiões de montanha mais espetaculares da Itália, adiciona a disciplina ao ar livre do momento, e depois faça-se um apelo a 200 pessoas que procuram uma experiência única – esta é a receita para o sucesso por trás do All Around eMTB, uma corrida em etapas para os ciclistas de btt elétricas que decorrem em Valle d'Aosta entre 5 e 9 de julho de2022.

Esta nova competição inovadora é marcada para o crescente movimento E-MTB como uma oportunidade para descobrir o deslumbrante Valle d'Aosta num itinerário circular.   O All Around eMTB está distribuído por quatro etapas, num total de 200 quilómetros, com um ganho de elevação de 8.000m. Começará e terminará em Cogne, na sombra da montanha Gran Paradiso. Os ciclistas que não queiram enfrentar uma corrida de quatro dias podem optar por uma versão mais curta que se estende apenas pelas duas últimas etapas – 100 quilómetros com um ganho de elevação de 4.000m.  


«Como resultado da nossa experiência logística nas grandes incursões africanas, começamos a pensar num evento que ofereceria à comunidade e-biker a oportunidade de passar alguns dias juntos, desfrutando de um sentido de competição, natureza e grande sociabilidade – comentou Luca Santini da All Around e-MTB - Com base nessa premissa, percebemos que Valle d'Aosta era o local perfeito para acolher a primeira edição da nossa competição: é uma área com novos trilhos que verá os concorrentes subirem pelo menos uma colina de 2.700 metros por dia».


 

A ROTA 'DISCOVER VALLE D'AOSTA

 

O All Around eMTB 2022 tem um formato misto: as rotas cronometrados alternarão com secções de transferência com tempos limitados. A competição parte de Cogne com uma corrida até à meta da primeira etapa, envolvendo a conquista de Forte di Bard. Isto será seguido por uma transferência mecanizada para Gressoney la Trinitè. Depois de passarem a noite no sopé de Monte Rosa, os concorrentes vão lançar-se na segunda etapa através de Val d'Ayas até à meta em Antey Sant'Andrè com vista para o Matterhorn. No dia seguinte, iniciarão a terceira etapa, que é também a mais dura e selvagem, passando por Valle di Saint Barthèlemy e terminando em Valpelline. A quarta e última etapa leva os concorrentes pelo centro histórico da cidade de Aosta antes de apanharem um teleférico para Pila. Lá, um desafio especialmente projetado no Pila Bike Park a aguardar. Depois de terminarem o contrarrelógio, embarcam numa descida alimentada por adrenalina até à final da competição em Cogne.

 

ORGANIZAÇÃO METICULOSA

 

Os participantes serão acompanhados por uma logística muito detalhada ao longo da corrida. Haverá uma pausa no meio de cada etapa para os ajudar a reorientar e, acima de tudo, recarregar as baterias das suas bicicletas: «Mas isso não é tudo: na frente de segurança, vamos dar a cada concorrente um sistema de chamada por satélite que podem ativar se precisarem de ajuda», prosseguiu Luca Santini. Apesar de uma corrida difícil a nível técnico, o All Around e-MTB também proporcionará muita diversão e satisfação para todos os ciclistas com boas habilidades de descida.


No entanto, a socializar será uma grande aposta durante o evento: por volta do meio da tarde de cada dia, os participantes serão recebidos numa grande estrutura inspirada na tenda tuaregue onde podem relaxar, desfrutar de uma cerveja gelada (bem, será julho!) e geralmente relaxar para um DJ set antes do início do prémio para o palco. «Estamos ainda mais interessados em oferecer um evento divertido do que uma simples competitividade, e estamos certos de que os motociclistas e-mtb vão gostar muito disso», concluiu Santini.

As inscrições para o All Around eMTB, que decorrem entre 5 e 9 de julho de 2022, abrem em fevereiro com e-bikers de toda a Europa, esperando que participem em força.

Para mais informações: www.allaround-emtb.com

Fonte: ALL AROUND e MTB

“Wout van Aert vence na taça do mundo, e ultrapassa a neve para se estrear a vencer”


Por: José Morais

Após duas semanas d realização da prova da taça do mundo de ciclocrosse, e depois da competição da semana anterior ter sido cancelada motivada pela pandemia, o pelotão regressou a Val di Sole, em Itália, para uma prova difícil, feita em condições diferentes do normal, com neve.

Entretanto Wout van Aert regressou à competição no sábado 11 de dezembro, com o belga a entrar a dominar, já que venceu de forma categórica, porem, o ciclista da Jumbo-Visma era o grande favorito ao triunfo o qual não desiludiu, e desde muito cedo deixou a concorrência para trás e apenas um pequeno deslize numa curva o fez perder o seu ritmo habitual.

Com este contratempo, não esteve em causa a sua vitória, com Wout van Aert a parecer estar num planeta à parte, e percorridas 7 voltas, e pouco menos de uma hora, erguia os braços, conquistando a primeira vitória do ano na taça do mundo.

Michael Vanthourenhout era o 2º, a 49 segundos, e o também regressado Tom Pidcock, fechava o pódio a 1:28. Eli Iserbyt era 4º, mantendo a liderança da taça do mundo, com 307 pontos, mais 101 que Toon Aerts.

Na prova feminina que foi emocionante desde o início até ao fim, porem apenas nos metros finais é que tudo se decidiu,com Marianne Vos tentar a ultrapassagem a Fem van Empel numa das últimas curvas, cai e foi a neerlandesa a jovem de apenas 19 anos a aproveitar o deslise, para conquistar uma vitória importante na sua carreira, com Maghalie Rochette a fazer 3º lugar, porem Lucinda Brand que não esteve presente, continua na liderança da competição geral.

 

RESULTADO: UCI CYCLOCROSS WORLD CUP VAL DI SOLE

 

Classificação Top 10 Masculina

 

1º Wout van Aert (Bel)

2º Michael Vanthourenhout (Bel)

3º Tom Pidcock (GBr)

4º Eli Iserbyt (Bel)

5º Quinten Hermans (Bel)

6º Niels Vandeputte (Bel)

7º Kevin Kuhn (Sui)

8º Daan Soete (Bel)

9º Toon Vandebosch (Bel)

10º Corné van Kessel (Ned)

 

Classificação Top 10 Feminina

 

1º Fem van Empel (Ned)

2º Marianne Vos (Ned)

3º Maghalie Rochette (Can)

4º Eva Lechner (Ita)

5º Denise Betsema (Ned)

6º Hélene Clauzel (Fra)

7º Alice Maria Arzuffi (Ita)

8º Sanne Cant (Bel)

9º Puck Pieterse (Ned)

10º Silvia Persico (Ita)

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com