segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

“Nova edição da Revista Notícias do Pedal”

Já está on-line mais uma edição da “Revista Notícias do Pedal”, a edição de novembro número 246, contém uma grande diversidade de notícias, nas mais diversas modalidades, mensalmente pode ser visualizada a nossa revista em: www.noticiasdopedal.com

“Gémeos Oliveira querem deixar boa imagem nos Mundiais”

Rui Oliveira repete a presença na prova, enquanto o irmão Ivo faz a sua estreia.
Os gémeos Ivo e Rui Oliveira levaram para Londres o desejo de deixarem uma boa imagem de Portugal nos Campeonatos do Mundo de ciclismo pista de elite, nos quais, pela primeira vez, haverá dois portugueses.
“O Rui já tinha representado Portugal o ano passado, eu é que é a primeira vez. Estou um pouco ansioso para ver como são as coisas, mas penso que isso faz parte do processo. É a primeira vez que irei lá estar, por isso vai ser uma experiência interessante”, assumiu à Agência Lusa Ivo Oliveira.
Agora com 19 anos, o campeão mundial júnior de perseguição de 2014 vai alinhar na final da corrida por pontos, nos Mundiais que decorrem entre 02 e 06 de março, juntando-se ao ‘experiente’ irmão Rui, que já tinha competido no evento no ano passado, em scratch.
“Estou menos nervoso por ser a segunda participação, vou tranquilo. Quero melhorar o resultado que fiz no meu primeiro Mundial de elites, que foi 16.º no ano passado. Tudo o que for acima disso já é um bom resultado”, reconhece o medalhado de bronze em scratch dos Mundiais juniores de há dois anos.
Talentos mais visíveis da aposta da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) na pista, os ciclistas de Gaia mantêm os pés bem assentes no chão, depois de superado o desafio inicial de garantir o duplo apuramento para os Campeonatos do Mundo de elites. “Tínhamos um ano de qualificações, sabíamos que se pontuássemos bem podíamos estar no Mundial. Qualificámo-nos para duas provas. Sabíamos que era difícil, mas estava ao nosso alcance”, recordou Ivo, que aponta as suas ambições para mais tarde, mais precisamente para a qualificação olímpica para Tóquio2020.
Apesar de muito jovens, os gémeos Oliveira já há muito que andam na alta roda do ciclismo internacional. “Muita gente pode pensar que aparecemos de repente, mas isto tem vindo a ser o resultado de um trabalho desenvolvido já há quatro, cinco anos com a seleção nacional e o selecionador. Tem sido um trabalho muito árduo, lutámos para conseguir pontos para Campeonatos do Mundo, Campeonatos da Europa. É um trabalho feito ao longo do ano que possibilita que cheguemos ao Mundial numa boa forma física”, salientou Rui.
Casos de sucesso, os dois irmãos querem ser um exemplo para que outros ciclistas se sintam incentivados a dar o salto da estrada para a pista. “O nosso objetivo também é esse: trazer colegas para o ciclismo de pista. Há três, quatro anos para cá temos vindo a consegui-lo, cada vez há mais adesão e espero que possa haver mais”, assumiu Ivo, com Rui a revelar que, desde que se estrearam nos velódromos, perceberam que queriam estar na pista “ao mais alto nível”.
O objetivo foi mais do que alcançado, com os dois a assumirem a primeira representação dupla de Portugal nos Mundiais da especialidade, um ano depois de Rui Oliveira ter protagonizado a estreia das cores nacionais.
Será o Oliveira ‘repetente’ o primeiro a entrar em ação, competindo na final direta de scratch, marcada para as 19:20 de quarta-feira. Ivo Oliveira vai alinhar na final da corrida por pontos, às 20:30 de sexta-feira
Fonte: SAPO Desporto c/ Lusa

“XII Raid BTT Terras de Mato”

Inscrições limitadas para o XII Raid BTT Terras de Mato
Não deixes passar mais tempo! O XII Raid BTT Terras de Mato é já no dia 22 de maio e adivinha-se uma véspera bem animada de petiscos bom convívio.

“CIRCUITO PORTUGAL TOUR DE BIATLE MODERNO”

1ªEtapa em Leiria
Numa organização da Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno teve início no sábado, dia 20/Fevereiro, na cidade de Leiria, o Circuito Portugal Tour de Biatle Moderno, modalidade em que os jovens atletas torrejanos têm trazido para a nossa Cidade, algumas medalhas conquistadas em Campeonatos do Mundo e da Europa, como foi o caso no passado mês de Setembro de 2015, quando se deslocaram a Batumi na Geórgia.
Nesta 1ªetapa estiveram presentes cerca de 130 atletas em representação de uma dezena de clubes, realizando uma prova em formato Indoor descontínuo, com todos os atletas a efetuar a prova de natação e corrida separadamente, e sendo os vencedores os que obtiveram o menor tempo combinado das duas provas.
A Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas, esteve representada nesta 1ªetapa com 23 atletas nos vários escalões, com as provas a serem disputadas nas Piscinas Municipais de Leiria e na pista de atletismo do Estádio Municipal Dr.Magalhães Pessoa.
Francisco Carvalho e David Marques foram os primeiros atletas torrejanos a entrar em acção, e conseguiram uns excelentes 2 e 3ºlugares no escalão de Benjamins, para atletas nascidos em 2007 e 2006. Rodrigo Viegas foi 11ºclassificado, enquanto em femininos, Ana Júlia Marques foi 6ªclassificada e Margarida Inácio chegou na 11ªposição.
Nos Infantis, o pódio dos masculinos foi totalmente torrejano, com Gustavo do Canto, João Nuno Batista e Pedro Afonso Silva respetivamente na 1ª, 2ª e 3ªposições, e logo seguidos por Martim Salvador no 4ºlugar e Vasco Santos na 6ªposição.
Em Iniciados femininos, uma boa prova para Ana Margarida Silva que terminou no 4ºlugar, na 12ªposição chegou Beatriz Neves, e em masculinos Daniel Rodrigues e Guilherme Marques foram 9º e 10ºclassificados.
RICARDO BATISTA venceu em Juvenis masculinos, com José Pedro Vieira a subir ao pódio no 3ºlugar, tal como Joana Miranda, que em femininos também alcançou a mesma posição. Ainda em masculinos, André Rodrigues e Miguel Moreira foram 6º e 10ºclassificados.
Por último em Séniores, RICARDO REGO, também subiu ao pódio em Leiria, alcançado um excelente 2ºlugar nesta 1ªetapa do Circuito Portugal Tour de Biatle Moderno.
Taça de Portugal PORTerra – Duatlo do Barreiro
Entretanto para os amantes do BTT, realizou-se este domingo, dia 28 de Fevereiro, mais uma etapa da Taça de Portugal PORTerra, o Duatlo do Barreiro, aonde estiveram a presentes de 2 atletas torrejanos que obtiveram bons resultados.
Rafael Marques conseguiu subir ao pódio no seu escalão de Juniores, e recebeu a medalha do 3ºlugar, enquanto em Séniores, Gonçalo Martins foi 33ºclassificado.
A Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas continua com as inscrições abertas para esta nova época 2016, e todos os jovens com idades compreendidas entre os 8 e os 14 anos de idade podem inscrever-se, basta saber nadar e aparecer nas Piscinas Municipais de Torres Novas entre segunda e sexta-feira a partir das 18h00.
Fonte: Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas

“Fafe no início da época de ciclismo de estrada de cadetes”

A época desportiva de ciclismo de estrada para a categoria de cadetes arranca no dia 5 de março com a realização do Prémio Cidade de Fafe, uma organização da Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Fafe. A prova será disputada ao longo de 73,5 quilómetros, com passagens pelos concelhos de Fafe, Póvoa de Lanhoso e Guimarães, sendo pontuável para a Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã.
O Prémio Cidade de Fafe começará às 15h00 na Praça 25 de Abril e terminará no mesmo local pelas 16h50.
Após a partida simbólica a caravana seguirá por um percurso que terá passagens pelas seguintes localidades: Fafe (15h00 - Praça 25 de Abril - Partida simbólica), Rua Montenegro, Rua do Retiro, S. Comba de Fornelos, EN 207 (partida real), Travassós (15h05), Requeixo, Vila Cova (15h11), Freitas, Serafão (15h16), Arosa, Taíde (15h26), Porto de Ave, Ralde EN 205, Fontarcada, Póvoa de Lanhoso (15h37), S. Martinho do Campo, Santo Emilião, Donim (15h50), Briteiros, S. Cláudio de Barco, Caldas das Taipas (16h00), Vila de Ponte (16h03), EM 583, Corvite (16h05), Prazins Santa Eufêmia, direção Gondomar/Souto (16h11), Santa Maria e Gondomar/Garfe, Garfe, Arosa (16h26), Serafão, Freitas, Vila Cova (16h42), Requeixo, Travassós (16h48), Santa Comba de Fornelos, Fafe, Rua do Retiro, Rua de Sá, Parque da Cidade, Escola de Monte Longo, Rua dos Aliados, Rua Serpa Pinto (pelo sentido proibido), Praça 25 de Abril - META FINAL (16h56 - junto ao monumento).
No ano passado, Gonçalo Ferreira venceu ao sprint o Prémio Cidade de Fafe, prova de abertura da época desportiva de ciclismo de estrada para a categoria de cadetes promovida pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Fafe. A júnior Andreia Alves foi a melhor na classificação feminina. A provas foi disputada por um pelotão de 104 corredores numa tarte de sol em que muito público aplaudiu os jovens atletas ao longo de todo o percurso e na praça 25 de Abril, em pleno centro de Fafe, onde começou e terminou a prova. Além de muito público, o Prémio Cidade de Fafe contou com a presença de várias individualidades, entre as quais Pompeu Martins (Vice-Presidente da autarquia fafense) e José Martins, consagrado ciclista português que representou as equipas Coelima, Canada Dry-Gazelle, Kas-Campagnolo, Teka e Moliner-Vereco.
Além do Prémio Cidade de Fafe - Cadetes (Prova de Abertura de Cadetes- Zona A / Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã), o concelho de Fafe acolherá este ano a Taça de Portugal - Juniores (Prémio de Freguesia de Golães / Troféu José Martins no dia 7 de maio), o Prémio Festas da Cidade de Fafe - Juniores (9 de julho), o Prémio Cidade de Fafe - Escolas, Cadetes e Juniores (23 de julho), o Prémio Fafe - Sala de Visitas do Minho (10 de setembro) e ainda o 15º BTT DHI Freguesia de Armil (13 de março) atividades apoiadas, como habitualmente, pela Câmara Municipal de Fafe. O concelho fafense assumirá ainda destaque na edição deste ano da Volta a Portugal em Bicicleta.
O Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe é organizado pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, Salvaggio, Fafefuel, Guimarpeixe, Jopedois, Auto Terror, Polícia Municipal de Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe, Ciclismo a fundo (revista oficial),  acmTV (www.acmtv.pt) e Roda na Frente.
Fonte: ACM

“Goldwin-Team José Maria Nicolau, novo projeto no Cartaxo”

Por: José Nicolau
O mesmo clube, mas dois projetos bastante distintos, por um lado vamos continuar a nossa aposta dos escalões mais baixos de formação, como são as categorias, de escolas, cadetes e juniores, pois  esse sempre foi apanágio do clube e um dos alicerces da sua fundação.  Por outro teremos em 2016, um projeto renovado de equipa de sub-23, que sofre um verdadeiro upgrade e que irá certamente dar que falar durante toda a temporada”, referiu José Nicolau, durante a apresentação do Clube de Ciclismo José Maria Nicolau, que decorreu no Centro Cultural do Cartaxo, no passado Sábado. 
Perante uma sala cheia, que atentamente acompanhava a apresentação da equipa, José Nicolau referiu com grande emoção, “ este é um ano de mudança, pois já tivemos alguns equipas bastante competitivas, mas os últimos anos não tem sido fáceis, pelo que a entrada do novo patrocinador a Goldwin vai dar o novo impulso ao ciclismo no Cartaxo, mas também acarreta mais responsabilidades. Queremos cimentar este projeto, deixando a nossa marca e assim dar visibilidade ao nosso patrocinador, com vitórias no nosso escalão sub-23, o principal objetivo.” 

Em 2016 a formação do Cartaxo, com a nova designação Goldwin – Team José Maria Nicolau, vai contar nas suas fileiras com 11 ciclistas, entrando na equipa, Victor Valinho, Fábio Oliveira, José Neves, João Fernandes, Álvaro Ferreira e Marcelo Salvador, que assim se juntam a André Ramalho, Jorge Marques, Diogo Dias, Bruno Coelho e João Ribeiro, que transita da equipa de juniores.
Entre os principais objetivos da equipa, estão a Volta a Portugal do Futuro, os campeonatos nacionais, a Volta as Terras de Santa Maria da Feira e a Taça de Portugal de Sub-23, que este ano é a grande novidade neste escalão. A Goldwin – Team José Maria Nicolau, prevê ainda realizar alguns incursões a provas fora de Portugal, com mais incidência na nossa vizinha Espanha, dando assim mais experiência internacional aos seus ciclistas.
Durante a cerimónia, foram ainda apresentadas as equipas de formação, constituídas pelos juniores: Sandro Branco, Bernardo Gonçalves, Bernardo Norte, André Cunha, Telmo Costa, Rui
Alexandre, Miguel Lisboa, Duarte Areias, Rafael Espadinha e João Silva. Cadetes: Duarte Bento, Francisco Bernardo e Rafael Mateus. Escolas: Daniel Estevão, Miguel Santos, Daniela Santos, Francisco Brilha e Leonor Estevão. 
Fonte: Clube de Ciclismo José Maria Nicolau

“Sicasal/Constantinos/UDO estreia-se no pódio em 2016”

Por: Inês Antunes
Depois da apresentação das equipas da Academia Joaquim Agostinho, no passado sábado, em Torres Vedras, a Sicasal/Constantinos/UDO estreou-se na estrada, em 2016, da melhor forma. A prova de abertura decorreu no domingo, na Maia, e a equipa torriense acabou por arrecadar a camisola das metas volantes, conquistada por Emanuel Duarte, e ainda a camisola da montanha, por Luís Mendonça.

Nesta primeira tirada da Taça de Portugal de Sub-23 os atletas percorreram 148,3 quilómetros. Emanuel Duarte andou 100 quilómetros na frente da corrida, integrando a fuga do dia, ao lado de António Barradas, da Maia, e de Alejandro Rodriguez, da Supermercados Froiz. Ao longo da fuga venceu uma meta volante e subiu ao pódio para vestir a primeira camisola conquistada pela Sicasal/Constantinos/UDO em 2016.
Já Luís Mendonça - um dos dois atletas da categoria de elite da equipa sub-23 da Academia Joaquim Agostinho - também andou na frente da corrida, e venceu o prémio da Montanha.

No sprint final, que deu a vitória a César Martingil, da Liberty Seguros/Carglass, Luís Mendonça colocou-se bem na frente do pelotão e acabou por concluir a corrida no 6.º lugar. A equipa entrou assim da melhor forma na nova época, mostrando que a aposta em vários corredores jovens pode vir a ser uma mais valia para o conjunto torriense.
Fonte:
Academia Joaquim Agostinho

“Última hora…

Você já se inscreveu ???
Texto e fotos: José Morais
É já no próximo domingo dia 6 de março que se realiza o 1º Passeio Desportivo de Monte Real, Tires/Cascais, com um volta pelo concelho.
Nas comemorações dos 40 anos do Desportivo de Monte Real em Tires, a coletividade leva para a estrada no próximo dia 6 de março, o seu primeiro passeio de cicloturismo, como objetivos a comemorações do aniversário, e a prática desportiva, em especial a bicicleta.
Este passeio que faz parte do calendário oficial da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicletas (FPCUB), vai abrir assim oficialmente a época cicloturistica, com um trajeto de cerca de 50 quilómetros, será percorrido pelo concelho de Cascais, com passagem sem dúvida por locais de grande beleza, tendo em grande parte do percurso, o mar como pano de fundo, a concentração e a partida está marcada para o Bairro Conde Monte Real para as 9 horas.
Para inscrições e informações contactar pelo telefone/fax: 214 443 111 ainda pelos telemóveis: 967 073 131 – 919 504 702 – 938 646 143
Ainda pelo e-mail: dmontereal@sapo.pt
Podem inscrever ou saber informações de 2ª a 6ª das 20 às 21.30 horas, sábados e domingos, das 14 às 18 horas.
Marque já na sua agenda, e venha participar neste passeio, que sendo pela primeira vez realizado, a organização promete muita animação, um grande passeio, e muitas surpresas.
Dia 6 de março de 2016, tome nota, nós vamos marcar presença, terá o apoio da Revista Notícias do Pedal, com cobertura de todo o evento.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com