quinta-feira, 28 de abril de 2022

“O Museu na Rua” regressa a 7 de maio com automóveis antigos a passear visitantes”


Fotos: José́ Almeida

Depois do sucesso das duas edições levadas a cabo em 2021, a iniciativa O Museu na Rua regressa a 7 de Maio, conferindo ao público a rara oportunidade de ver, ouvir, cheirar e até passear no lugar de passageiro nas máquinas cheias de história que fazem parte do acervo do Museu do Caramulo, naquilo que será uma verdadeira viagem no tempo.

Entre os veículos já confirmados para rodar estão o Rolls-Royce Silver Ghost (1911) o primeiro a ser importado para Portugal pelo agente da marca em Lisboa, o Rolls-Royce Silver Ghost (1920) que foi originalmente carroçado na Bélgica, em Brougham, pela empresa D’Ieteren-Frères-Bruxelles, o Packard 433 (1927), um dos automóveis presentes no Museu do Caramulo que exemplificam a construção de luxo dos fabricantes americanos, o Chrysler Imperial (1937) um modelo que serviu não só Salazar, como também uma das mais mediáticas fugas da prisão de Caxias.

O Ferrari 195 Inter (1951) um dos modelos da casa da Maranello mais antigo em Portugal e o primeiro modelo de turismo da Ferrari a entrar no nosso país, o Citroën DS21 Super 5 (1973) que é um dos automóveis mais importantes do século passado, ombreando com modelos como Ford T ou o Volkswagen “Carocha”, a ambulância Volkswagen Kombi (T2b) de 1975 que esteve ao serviço da Base Militar Americana das Lages e ainda um automóvel surpresa.

Para tirar partido desta experiência única e memorável, os visitantes necessitam apenas de adquirir um voucher, disponível na loja online do museu, ou comprado no próprio dia, cujo valor simbólico reverte na totalidade para a manutenção e conservação da colecção do Museu do Caramulo.

 

Sobre o Museu do Caramulo

 

Com quase 70 anos de existência e visitado por mais de um milhão e meio de pessoas, o Museu do Caramulo alberga no seu espólio uma colecção de arte, uma colecção de automóveis, motos e bicicletas e uma colecção de brinquedos antigos.

O Museu do Caramulo estende também a sua actividade ao Caramulo Experience Center, um pólo museológico dedicado à paixão motorizada.

Adicionalmente, o Museu do Caramulo produz, de forma regular, exposições temáticas e temporárias, e organiza vários eventos como o Salão Motorclássico, o Caramulo Motorfestival, o Freedom of Speed, O Museu na Rua ou o Rider - Passeio de Motos Clássicas.

Mais informação em www.museudocaramulo.pt

Fonte: Museu do Caramulo/Pareceria Revista Notícias do Pedal

“Maria Tomé em quarto na Taça de triatlo das américas”


Maria Tomé foi quarta classificada na Taça das Américas que se disputou em Salinas, no Equador.

“Correu dentro das expetativas. Iniciei com uma natação não dentro do nível que esperava, mas depois da transição consegui alcançar o segundo grupo. Desmontámos há alguns segundos das primeiras três atletas, o que apenas me permitiu lutar pelo quarto lugar, para o qual dei tudo até ao final da corrida”, explica Maria Tomé.

A triatleta portuguesa completou os 750 metros de natação, 20 quilómetros de ciclismo e 5 km de corrida em 1:03:55, mais 01:26 minutos do que a vencedora, a brasileira Djenyfer Arnold. O pódio feminino ficou completo com a norte americana Tamara Gorman, e com a Japonesa Yuka Sato.

No sector masculino, Miguel Tiago Silva teve sorte diferente. O triatleta português teve um furo na penúltima volta do ciclismo, devido a um vidro, e não completou a prova.

“Tenho muita pena de não ter acabado a prova, mas este tipo de imprevistos pode acontecer e temos de reagir rápido porque os dias continuam a ter 24 horas e há mais provas para fazer”, resume o triatleta português.

A prova foi ganha pelo brasileiro Miguel Hidalgo. David Mendonza, do México, e o norte-americano Brent Demarest fecharam o pódio.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Amy Pieters recupera consciência quatro meses após queda em treino”


Os médicos não conseguem ainda determinar “quais as sequelas residuais e as capacidades remanescentes” que a ciclista terá na sequência das lesões cerebrais que sofreu

A neerlandesa Amy Pieters recuperou a consciência quatro meses após a queda sofrida durante um treino, indicou hoje a sua equipa, a SD Worx, precisando que ainda não é possível determinar as sequelas das lesões cerebrais da ciclista.

“A condição [clínica] de Amy Pieters alterou-se. Ela está consciente. Isto significa que consegue comunicar ligeiramente, de forma não verbal. Amy reconhece pessoas, entende aquilo que lhe é dito e é capaz de realizar mais e mais tarefas”, lê-se no comunicado da formação dos Países Baixos.

A nota esclarece que os médicos não conseguem ainda determinar “quais as sequelas residuais e as capacidades remanescentes” que a ciclista terá na sequência das lesões cerebrais que sofreu.

Pieters caiu, em 23 de dezembro passado, quando estava concentrada com a equipa de pista neerlandesa na região de Calpe, a norte de Alicante (Espanha), com a queda a ser provocada por toques entre as bicicletas das corredoras.

A ciclista, de 30 anos, foi submetida a intervenção cirúrgica para aliviar a pressão sobre o cérebro, tendo sido colocada em coma, no hospital de Alicante.

Em 06 de janeiro, Amy Pieters foi levada para um hospital nos Países Baixos, e, segundo o comunicado de hoje da sua equipa, desde meados de fevereiro tem seguido “um programa especializado intensivo de neuro reabilitação”.

A corredora neerlandesa é uma especialista de provas de pista, tendo sido três vezes campeã do mundo de madison. Foi também campeã europeia de estrada em 2019.

Fonte: Sapo on-line

“Nova vitória na Romandia para o inglês Ethan Hayer”


Ivo Oliveira (UAE Emirates) entrou no pelotão, em 30.º, e na geral subiu dois lugares, para 50.º

 

Por: Lusa

Foto: Instagram Ethan Hayer

O inglês Ethan Hayer, da INEOS, vencedor há dois dias do prólogo da Volta a Romandia, voltou esta quinta-feira a ser o mais rápido do pelotão, ao triunfar na segunda etapa, impondo-se ao 'sprint' na chegada a Échallens, Suíça.

Hayer, um especialista de ciclismo de pista, mas também com bons registos no 'crono', surpreendeu os melhores terminadores, relegando o grande favorito, o colombiano Fernando Gaviria (UAE Emirates), para terceiro lugar, também batido pelo espanhol Jon Aberasturi (Trek-Segafredo).

A etapa, de 168,2 quilómetros, tinha algumas rampas, mas uma parte final plana, o que permitiu a chegada em pelotão, no tempo de 4:04.55 horas.

Ainda assim, a classificação geral registou alterações com a saída do terceiro lugar do galês Geraint Thomas (INEOS), penalizado em 20 segundos por ter reabastecido de água fora da zona autorizada, na primeira etapa.

A continua a ser liderada pelo australiano Rohan Dennis (Jumbo-Visma), com 14 segundos de avanço para o austríaco Felix Grossschartner (BORA-hansgrohe), sendo agora terceiro o suíço Mauro Schmidt (Quick-Step Alpha Vinyl).

O português Ivo Oliveira (UAE Emirates) entrou no pelotão, em 30.º, e na geral subiu dois lugares, para 50.º, a 1.49.

Na sexta-feira, a terceira etapa parte e chega a Valboye, com 165,1 quilómetros de montanha média, que inclui cinco escaladas de terceira categoria.

Fonte: Record on-line

“35º Circuito de Ciclismo de Vila Chã de Ourique”


Dia 1 de maio de 2022

 

No próximo domingo 1 de maio vai para a estrada o 35º Circuito de Ciclismo de Vila Chã de Ourique, será um circuito com três mil metros de extensão, com partida e chegada ao Centro Social Ouriquense.

Uma prova aberta às categorias de, Escolas, Cadetes, Femininas para todos os escalões, Masters para todos os escalões, Elites/Sub 23 amadores.

Uma prova, onde vão ainda ser homenagear todos os ciclistas de Vila de Chã de Ourique, que não participaram na Volta a Portugal.

“Comemorar Abril de bicicleta em Palmela”


Por: Madail Claro/Com José Morais

Fotos: Associação Desportiva Palmelense

Fundada a nove de dezembro de 2016, ainda a recente Associação Desportiva Palmelense, já consegue movimentar em força em Palmela, e criar grandes eventos, a criação da Associação tem como objetivos promover o desporto, desenvolvendo a educação física dos seus associados, proporcionando-lhes assim um meio de distração, de cultura, como ainda a outros munícipes do concelho, e a todos que se lhes queiram juntar, e conta atualmente com duas seções, uma de cicloturismo e outra de ciclismo.

E foi com esse objetivo, que no dia 25 de abril levou para a estrada mais um evento desportivo, um passeio de bicicleta, com a criançada e adultos, onde puderam participar amantes da bicicleta com idades compreendidas entre os dez e os setenta e dois anos.


A concentração ocorreu pelas nove horas no Polidesportivo Manuel Bragadeste em Aires, com o passeio a iniciar-se pelas nove horas e trinta minutos, antes era feito um rápido briefing sobre o evento, que teve uma extinção de quinze quilómetros, num misto de estrada e terras batida pelo meio do campo, num evento onde o capacete era de uso obrigatório.

Quarenta amantes da bicicleta participaram no evento, a meio do mesmo uma pausa para restabelecer as forças, com um abastecimento composto por variedade de bolos, doces e sumos, como a indispensável água e fruta, para os adultos, ainda foi oferecido um agradável moscatel, oferta da Adega Camolas.

Depois da paragens, os participantes seguiram as pedaladas, apreciando as paisagens, chegando ao local da partida, onde foram entregues lembranças alusivas ao evento, um saco mochila da Associação Desportiva Palmelense, com uma esferográfica da Associação, um bidon desportivo de oferta da empresa Sikla Lusa, e um diploma de participação.


De salientar que o evento contou sempre com uma viatura de apoio da Associação Desportiva Palmelense, para qualquer imprevisto que pudesse surgir, no final a alegria e satisfação era geral, com vontade de marcar presença em 2023, um passeio que teve os apoios da, Câmara Municipal de Palmela, Adega Camolas e da Sikla lusa.




















Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com