domingo, 7 de julho de 2019

“Notícias do Pedal, tudo sobre bicicletas…”

Diariamente em: https://revistanoticiasdopedal.blogspot.com/

Mensalmente em: www.noticiasdopedal.com

A sua revista que leva até si todas as modalidades que se praticam com a bicicleta, e possui espaço para a sua divulgação, seja ela antes ou após a sua realização.

Seja o repórter da sua terra, envie o seu texto e as suas fotos, nós tratamos do resto e prometemos a sua divulgação nos nossos espaços e redes sociais.


Um espaço ao seu dispor, o leitor é a nossa prioridade.

“Filipe Azevedo sagra-se vice-campeão europeu de média distância”

Atleta português terminou a prova em 03:43.31 horas

Por: Lusa

Foto: Mélanie Maps

O triatleta português Filipe Azevedo sagrou-se este domingo vice-campeão de média distância, na competição disputada junto ao lago Bezid, em Târgu Mures, na Roménia.

Filipe Azevedo terminou a prova em 03:43.31 horas, a 5.10 minutos do campeão, o russo Andrey Bryukhankov. Na terceira posição, terminou o esloveno Domen Dornik, com a marca de 3:46.05 horas.

O Europeu de média distância compreendia 1,9 quilómetros de natação, 82 quilómetros de bicicleta e 20 quilómetros de corrida.

Fonte: Record on-line

“Roubaix portuguesa” em Roriz (Barcelos)”

Pontuável para a Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã realiza-se no dia 14 de julho o 17º Prémio ACR Roriz. Organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Cultural e Recreativa de Roriz, aquela que é conhecida como a “Roubaix portuguesa” numa alusão à clássica prova francesa, destina-se aos escalões de pupilos a juniores e decorrerá entre as 10 e as 18h30.

As provas serão realizadas em circuito fechado nos arruamentos da localidade de Roriz (Barcelos), com partida e chegada junto às instalações da Associação Cultural e Recreativa de Roriz.

O 17º Prémio A. C. R. Roriz terá início às 10h00 com a realização das provas de destreza de pupilos/benjamins, iniciados e infantis, seguindo-se as corridas em linha dos participantes dos dois últimos escalões. Pelas 10h40 começará a prova em linha de juvenis, iniciando-se às 13h30 a corrida de cadetes e às 16h00 a de juniores.

As corridas de cadetes e de juniores terão a extensão, respetivamente, de 55 e 75 quilómetros. A cerimónia protocolar dos escalões de escolas está marcada para as 11h30 e a de cadetes de juniores para as 18h30.

O 17º Prémio de Ciclismo Associação Cultural e Recreativa de Roriz tem o apoio, entre outros das seguintes entidades: Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, Score Tech, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, Navega Rías Baixas, Câmara Municipal de Barcelos, Junta de Freguesia de Roriz e Seissa.

Fonte: ACM

“Encontro Nacional de Escolas de Ciclismo”

Festa do ciclismo jovem encheu Almeirim de animação

Por: José Carlos Gomes

A edição de 2019 do Encontro Nacional de Escolas de Ciclismo, realizada neste fim-de-semana, em Almeirim, foi uma enorme manifestação de festa e de desportivismo, juntando cerca de 650 participantes, oriundos de todo o país.

Durante dois dias, o concelho ribatejano testemunhou a alegria que só as crianças transmitem, mas também o empenhamento de todos os jovens, entre os 5 e os 14 anos, que tentaram dar, em cima da bicicleta, o melhor deles próprios.

O Encontro Nacional de Escolas de Ciclismo permitiu múltiplas experiências aos participantes, durante as corridas e as provas de destreza, de estrada e de BTT, mas também aos familiares e acompanhantes, tendo todos saído mais ricos desta realização.

“Estamos perante um evento que tem vindo a consolidar-se. É o grande evento nacional das escolas de ciclismo e da cultura aberta e de desportivismo das escolas. É um momento de felicidade para o ciclismo e uma tendência que nos agrada especialmente quando estamos a comemorar os 120 Anos da Federação. Queremos que haja cada vez mais equipas a defender este amor à bicicleta”, afirma o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira.

Antes da subida ao pódio, ainda houve oportunidade para um momento solidário, com assinatura da Cofidis, que ofereceu 60 bicicletas de iniciação às escolas de ciclismo nacionais, no âmbito da iniciativa “Pedalada Solidária”, que, no ano passado, a propósito da Volta ao Algarve, já oferecera 24 bicicletas às escolas algarvias.


Campeonato Nacional de Paraciclismo

O programa do Encontro Nacional de Escolas foi ainda enriquecido, sábado e domingo, com o Campeonato Nacional de Paraciclismo. No sábado disputaram-se os contrarrelógios, enquanto no domingo foi a vez das provas em linha.

Foi a oportunidade de 23 ciclistas portadores de deficiência se juntarem à grande festa do ciclismo português, competindo em dez classes.

Fonte: FPC

“Campeonato Nacional/Gonçalo Rodrigues campeão nacional de BMX Race”

Por: José Carlos Gomes

Gonçalo Rodrigues conquistou hoje, em Portimão, o Campeonato Nacional de BMX Race na categoria masculina de mais de 19 anos. Entre as femininas com mais de 15 anos impôs-se Ana Sgobin (Americana Bicicrosse Clube).

Na principal categoria masculina, Gonçalo Rodrigues, radicado na Suíça, foi o mais forte, relegando para as restantes posições de pódio Hugo Martins (Team BMX Quarteira) e Carlos Rosado (Clube Bicross de Portimão), segundo e terceiro, respetivamente.

Numa final a três, Ana Sgobin impôs-se no setor feminino, diante de duas corredoras do Team BMX Quarteira, Catarina Veríssimo e Vânia Mota.

Nas camadas jovens, destaque para as vitórias do júnior Gonçalo Carvalho (Núcleo Bicross Setúbal/Knowledge Inside) e do cadete Renato Silva (Team BMX Quarteira).


 
João Fidalgo conquistou uma dupla vitória, impondo-se em cruisers e em masters

Merece destaque a grande participação nas categorias de escolas, que, tendo em conta a especificidade do BMX, já admitem algum espírito competitivo, não estando incluídas nas centenas de crianças que, neste fim-de-semana, participaram no Encontro Nacional de Escolas de Ciclismo, em Almeirim.

O Team BMX Quarteira impôs-se por equipas.

Fonte: FPC  

“Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe (juniores)”

Realiza-se no dia 13 de julho o Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe, prova para a categoria de juniores promovida pela Associação de Ciclismo do Minho, com o apoio da Câmara Municipal de Fafe. Pontuável para a Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã e integrada no programa das Festas em honra de Nossa Senhora de Antime / Festas do Concelho de Fafe, a iniciativa inclui o Passeio de Cicloturismo e Roda Livre da União Desportiva Amigos da Roda de Quinchães.

O Prémio Festas do Concelho de Fafe decorrerá entre as 15 e as 18h30, tendo a Praça 25 de Abril como local de partida e chegada da corrida de juniores e do Passeio de Cicloturismo e Roda Livre da União Desportiva Amigos da Roda de Quinchães.

As provas serão disputadas num percurso de 21,8 quilómetros a percorrer quatro vezes pelo pelotão de juniores e uma na roda livre da iniciativa da UDAR de Quinchães.

O início está marcado para as 15 horas com o arranque da corrida de juniores, estando a da UDAR de Quinchães prevista para as 18 horas. O trajeto inclui passagens pelas seguintes localidades: Fafe (Praça 25 de Abril - Partida simbólica), Rua Serpa Pinto, Av. Granja (Partida real), Jopedois, Cepães, Fareja, EN 101, Vila Nova de Infantas, Mesão Frio, EN 206, Portela de Arões, Arões (Igreja Românica), Fafe, Rua Cidade de Guimarães, Rua dos Aliados, Av. Granja (na última volta, na Rua dos Aliados prossegue em direção à Praça 25 de Abril pela Rua Serpa Pinto (sentido proibido).

O Prémio Festas do Concelho de Fafe é organizado pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, Score Tech, Guimarpeixe, Jopedois, Auto Terror, Polícia Municipal de Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe e Infraestruturas de Portugal.


Festas em honra de Nossa Senhora de Antime com oferta para todos

As Festas do Concelho de Fafe estão de regresso no mês de Julho. Conhecidas como as Festas em Honra de Nossa Senhora de Antime, as comemorações decorrem durante cinco dias (11 a 15 de Julho), com grande animação e um cartaz para todos os gostos.

As festas, que contam com a parceria do Grupo Nun´Álvares e da Posição Neutra, terão um programa diversificado, apresentado hoje, que abrange música, folclore, desfiles, a marcha luminosa e outros momentos que prometem ser únicos.

Este ano, a banda Amor Electro é cabeça de cartaz, num espetáculo que promete animar a noite de 13 de Julho, Sábado, na Praça Mártires de Fascismo.

O arranque das festividades, a 11 de Julho, é marcado pela apresentação da Peça de Teatro “O mais Longo Verão” do Teatro Vitrine, no centro da cidade, e pelo espetáculo dos Função Públika, na Praça Mártires do Fascismo.

Na sexta-feira, recuperamos a "História da Sra de Antime", numa conversa informal no South África. À noite, terá lugar o habitual Encontros de Coros, na Igreja Nova de S. José, para mais tarde, na Praça Mártires do Fascismo, decorrer o Espetáculo da Orquestra da Academia de Música José Atalaya com Fernando Pereira, músico bem conhecido do grande público.

Ao soar da meia noite, o renovado Parque 1º de Dezembro (junto à Indaqua), ganha vida com os Fados de Coimbra "Alma Mater".

A noite é dedicada também à Juventude nas Festas, com a atuação de vários Dj’s, na Rua António Saldanha (Arcada). Diego Miranda, Rhe Funking Bastards e Bones são os nomes escolhidos para animar a noite.

No Sábado, a manhã começa bem cedo, com a Arruada de Bombos de Fafe pelas ruas da cidade e, depois, o Passeio de Clássicos, uma organização do Clube Automóvel de Fafe. Os Cantares ao Desafio regressam às festas e marcam também o dia de Sábado. À noite, o palco da Praça 25 de Abril, recebe a XVI Mostra de Folclore de Fafe, com a participação de vários grupos de folclore, de diferentes pontos do país. Na Igreja Nova de S. José, decorre o Encontro de Coros.

O grande destaque desta noite vai para a atuação dos Amor Electro, que prometem um espetáculo imperdível. O concerto culmina com o espetáculo piromusical que transforma os céus de Fafe numa mancha de cor e movimento. A música continua noite dentro, com atuação de vários Dj’s, na Arcada: Nino, Projeto Remember Old Times e Olga Ryazanova.

Domingo, 14 de Julho, é, para muitos, o dia mais simbólico destas festas. A procissão em honra de Nossa Senhora de Antime atrai milhares de fiéis, num momento único, carregado de fé e emoção.

Ao início da manhã, a Procissão de Nossa Senhora das Dores sai de Fafe em direção a Antime e a Procissão de Nossa Senhora da Misericórdia sai de Antime para Fafe. As duas imagens encontram-se, cerca de uma hora depois, na Ponte de S. José e seguem juntas rumo à Igreja Nova, em Fafe.

O tradicional Desfile e Despique das Bandas Filarmónicas de Golães e Revelhe mantém-se como aposta para Domingo à tarde, a partir das 15h00, na Rua António Saldanha. Mais tarde, perto das 21h30, as Bandas juntam-se para uma arruada e abrilhantam as Festas da Cidade até às 24:00.

Ainda no Domingo, decorrerá, a partir das 22h00, o Concurso de Vestidos de Chita, que integra novamente as comemorações, pelo quinto ano, recuperando-se uma tradição de há décadas, tão acarinhada pelos fafenses. Ao Concurso, junta-se o Desfile com diversas peças de vestuário e calçado do comércio local.

A marcha luminosa, que completa 75 anos, encerra as festas do concelho, na segunda-feira, a partir das 23h00, com o desfile de diversos carros alegóricos, muita música, dança e animação para todos os que assistem.

Antes, no centro da cidade, haverá muita animação e, no Jardim do Calvário, um espetáculo pirotécnico.


Juventude nas Festas

A programação das Festas do Concelho continua apostar nos mais jovens com um cartaz repleto de animação e surpresas. As noites de sexta-feira e sábado vão ser animadas por vários Djs conhecidos do grande público: Diego Miranda, Rhe Funking Bastards , Bones, Nino, Projeto Remember Old Times e Olga Ryazanova. A programação da Juventude nas Festas terá ainda várias surpresas para o público mais jovem que ter aderido, em massa, à iniciativa, fazendo das Festas do Concelho um momento para todos.

Fonte: ACM

“Equipa Portugal/Sete portugueses no europeu de pista para sub-23 e juniores”

Por: José Carlos Gomes

A Equipa Portugal compete com sete corredores no Campeonato da Europa de Pista, que vai realizar-se em Gante, Bélgica, entre terça-feira e domingo.

O selecionador nacional, Gabriel Mendes, conta com um grupo coeso e com espírito lutador, que mistura a experiência internacional de Maria Martins e de Miguel do Rego, com a expectativa dos restantes cinco convocados, todos estreantes em Campeonatos da Europa.

Gabriel Mendes chamou os sub-23 Iuri Leitão (Sicasal/Constantinos), Maria Martins (Sopela Women’s Team) e Miguel do Rego (CM Aubervilliers), assim como os juniores Daniela Campos (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ), Diogo Narciso (Bairrada), Daniel Dias e Pedro Silva (Seissa/KTM Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact).

A Equipa Portugal alinha com metas concretas na categoria de sub-23. “Conquistar experiência e desenvolvimento de capacidades, sendo de notar que o Iuri faz a estreia num Campeonato da Europa. No global, classificações nos 8 primeiros são uma meta, assim como somar pontos para ranking individual e de nações, contribuindo para qualificação para a Taça do mundo”, explica o selecionador.

A participação em juniores visa o futuro do ciclismo de pista português. “Pretendemos fazer um investimento na formação e desenvolvimento destes jovens, que têm potencial para a vertente, alargando assim a base futura de atletas que podem progredir num percurso de alto rendimento. Não temos referências comparativas pelo que será importante aferir em que ponto se encontram comparativamente aos atletas das nações com maior desenvolvimento na pista”, salienta Gabriel Mendes.

Após uma semana de estágio de preparação, o selecionador não tem dúvidas sobre a qualidade dos sete corredores que tem à disposição: “Este grupo contém união, ambição e espírito lutador. O que espero dos corredores é empenhamento, esforço e superação de si próprios, representando dignamente o país na luta pelas melhores prestações desportivas individuais e coletivas”.


Agenda da Equipa Portugal

9 de Julho

15h50: Scratch Juniores Femininas: Daniela Campos

16h05: Eliminação Sub-23 Femininas: Maria Martins

17h00: Scratch Juniores Masculinos: Pedro Silva

17h15: Eliminação Sub-23 Masculinos: Miguel do Rego


10 de Julho

17h30: Scratch Sub-23 Femininas: Maria Martins

17h45: Eliminação Juniores Femininas: Daniela Campos

18h15: Scratch Sub-23 Masculinos: Iuri Leitão

18h40: Eliminação Juniores Masculinos: Daniel Dias


11 de Julho

10h40: Perseguição Individual Juniores Femininas: Daniela Campos

17h50: Finais de Perseguição: Daniela Campos (caso se qualifique)


12 de Julho

9h00-20h00: Omnium para Juniores: Daniel Dias e Daniela Campos

16h25: Corrida por Pontos Sub-23 Femininas: Maria Martins

17h15: Corrida por Pontos Sub-23 Masculinos: Miguel do Rego


13 de Julho

8h30-19h40: Omnium para Sub-23: Iuri Leitão e Maria Martins

16h10: Corrida por Pontos Juniores Femininas: Daniela Campos

16h45: Corrida por Pontos Juniores Masculinos: Diogo Narciso


14 de Julho

12h30: Madison Juniores Masculinos: Diogo Narciso e Pedro Silva

15h05: Madison Sub-23 Masculinos: Iuri Leitão e Miguel do Rego

Fonte: FPC

“ASFIC NOVAMENTE EM EVIDÊNCIA”

A equipa riomaiorense de ciclismo ASFIC – Grupo Parapedra / Dinazoo / Riomagic deslocou-se hoje, 6 de Julho , à localidade de Maceirinha, onde participou no 33.º circuito ciclista daquela freguesia do concelho de Leiria.

O circuito foi composto por 30 voltas com cerca de 2200 mts cada, perfazendo um total de cerca de 67km, tendo participado diversas equipas e ciclistas individuais.

A ASFIC – Grupo Parapedra / Dinazoo / Riomagic participou nesta competição mais uma vez sem a sua equipa completa, alinhando com apenas 7 atletas (Jorge Letras, Humberto Careca, Carlos Ochoa, João Letras, Diogo Sampaio, Daniel Ferreira e Alexandre Mota).

Logo de início houve diversas tentativas de fuga, entrando sempre nas mesmas atletas da ASFIC, as quais foram sempre anuladas pelo pelotão.

A faltar 2 voltas para o final, três atletas, entre eles Jorge Letras da ASFIC, conseguiram escapar do pelotão, ganhando apenas uns segundos, mas os suficientes para discutirem entre si a corrida Sprint, não conseguindo Jorge Letras ser o mais rápido que o seu adversário, acabando em 2º Lugar.

No pelotão, João Letras conseguiu ser o mais forte e cortar a meta em 4º Lugar.

Por categorias, Jorge Letras venceu no escalão M30 e João Letras 3º Lugar Elites.

Coletivamente a ASFIC voltou a impor-se e conseguiu vencer.

Mais uma vez a equipa esteve sempre em destaque, combativa e sempre na discussão da corrida.

Fonte: ASFIC

“Jumbo-Visma vence contrarrelógio e holandês Mike Teunissen mantém liderança do Tour”

Na segunda-feira o pelotão vai entrar em França para cumprir a terceira etapa

Por: Lusa

Foto: Reuters

A Jumbo-Visma venceu este domingo a segunda etapa da Volta à França, um contrarrelógio por equipas disputado em Bruxelas, resultado que permitiu ao seu corredor holandês Mike Teunissen conservar a camisola amarela.

O contrarrelógio de 27,6 quilómetros foi cumprido pela equipa Jumbo-Visma em 28.58 minutos, 20 segundos mais rápida do que a equipa INEOS, que integra o vencedor da última edição da prova, o britânico Geraint Thomas, um resultado que permite a Teunissen alargar ainda mais a sua vantagem na liderança da prova.

Na segunda-feira, e após dois dias em Bruxelas, o pelotão vai entrar em França para cumprir a terceira etapa, um traçado de 215 quilómetros que vai ligar Binche, na Bélgica, a Épernay, França.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com