domingo, 7 de julho de 2019

“Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe (juniores)”

Realiza-se no dia 13 de julho o Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe, prova para a categoria de juniores promovida pela Associação de Ciclismo do Minho, com o apoio da Câmara Municipal de Fafe. Pontuável para a Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã e integrada no programa das Festas em honra de Nossa Senhora de Antime / Festas do Concelho de Fafe, a iniciativa inclui o Passeio de Cicloturismo e Roda Livre da União Desportiva Amigos da Roda de Quinchães.

O Prémio Festas do Concelho de Fafe decorrerá entre as 15 e as 18h30, tendo a Praça 25 de Abril como local de partida e chegada da corrida de juniores e do Passeio de Cicloturismo e Roda Livre da União Desportiva Amigos da Roda de Quinchães.

As provas serão disputadas num percurso de 21,8 quilómetros a percorrer quatro vezes pelo pelotão de juniores e uma na roda livre da iniciativa da UDAR de Quinchães.

O início está marcado para as 15 horas com o arranque da corrida de juniores, estando a da UDAR de Quinchães prevista para as 18 horas. O trajeto inclui passagens pelas seguintes localidades: Fafe (Praça 25 de Abril - Partida simbólica), Rua Serpa Pinto, Av. Granja (Partida real), Jopedois, Cepães, Fareja, EN 101, Vila Nova de Infantas, Mesão Frio, EN 206, Portela de Arões, Arões (Igreja Românica), Fafe, Rua Cidade de Guimarães, Rua dos Aliados, Av. Granja (na última volta, na Rua dos Aliados prossegue em direção à Praça 25 de Abril pela Rua Serpa Pinto (sentido proibido).

O Prémio Festas do Concelho de Fafe é organizado pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, Score Tech, Guimarpeixe, Jopedois, Auto Terror, Polícia Municipal de Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe e Infraestruturas de Portugal.


Festas em honra de Nossa Senhora de Antime com oferta para todos

As Festas do Concelho de Fafe estão de regresso no mês de Julho. Conhecidas como as Festas em Honra de Nossa Senhora de Antime, as comemorações decorrem durante cinco dias (11 a 15 de Julho), com grande animação e um cartaz para todos os gostos.

As festas, que contam com a parceria do Grupo Nun´Álvares e da Posição Neutra, terão um programa diversificado, apresentado hoje, que abrange música, folclore, desfiles, a marcha luminosa e outros momentos que prometem ser únicos.

Este ano, a banda Amor Electro é cabeça de cartaz, num espetáculo que promete animar a noite de 13 de Julho, Sábado, na Praça Mártires de Fascismo.

O arranque das festividades, a 11 de Julho, é marcado pela apresentação da Peça de Teatro “O mais Longo Verão” do Teatro Vitrine, no centro da cidade, e pelo espetáculo dos Função Públika, na Praça Mártires do Fascismo.

Na sexta-feira, recuperamos a "História da Sra de Antime", numa conversa informal no South África. À noite, terá lugar o habitual Encontros de Coros, na Igreja Nova de S. José, para mais tarde, na Praça Mártires do Fascismo, decorrer o Espetáculo da Orquestra da Academia de Música José Atalaya com Fernando Pereira, músico bem conhecido do grande público.

Ao soar da meia noite, o renovado Parque 1º de Dezembro (junto à Indaqua), ganha vida com os Fados de Coimbra "Alma Mater".

A noite é dedicada também à Juventude nas Festas, com a atuação de vários Dj’s, na Rua António Saldanha (Arcada). Diego Miranda, Rhe Funking Bastards e Bones são os nomes escolhidos para animar a noite.

No Sábado, a manhã começa bem cedo, com a Arruada de Bombos de Fafe pelas ruas da cidade e, depois, o Passeio de Clássicos, uma organização do Clube Automóvel de Fafe. Os Cantares ao Desafio regressam às festas e marcam também o dia de Sábado. À noite, o palco da Praça 25 de Abril, recebe a XVI Mostra de Folclore de Fafe, com a participação de vários grupos de folclore, de diferentes pontos do país. Na Igreja Nova de S. José, decorre o Encontro de Coros.

O grande destaque desta noite vai para a atuação dos Amor Electro, que prometem um espetáculo imperdível. O concerto culmina com o espetáculo piromusical que transforma os céus de Fafe numa mancha de cor e movimento. A música continua noite dentro, com atuação de vários Dj’s, na Arcada: Nino, Projeto Remember Old Times e Olga Ryazanova.

Domingo, 14 de Julho, é, para muitos, o dia mais simbólico destas festas. A procissão em honra de Nossa Senhora de Antime atrai milhares de fiéis, num momento único, carregado de fé e emoção.

Ao início da manhã, a Procissão de Nossa Senhora das Dores sai de Fafe em direção a Antime e a Procissão de Nossa Senhora da Misericórdia sai de Antime para Fafe. As duas imagens encontram-se, cerca de uma hora depois, na Ponte de S. José e seguem juntas rumo à Igreja Nova, em Fafe.

O tradicional Desfile e Despique das Bandas Filarmónicas de Golães e Revelhe mantém-se como aposta para Domingo à tarde, a partir das 15h00, na Rua António Saldanha. Mais tarde, perto das 21h30, as Bandas juntam-se para uma arruada e abrilhantam as Festas da Cidade até às 24:00.

Ainda no Domingo, decorrerá, a partir das 22h00, o Concurso de Vestidos de Chita, que integra novamente as comemorações, pelo quinto ano, recuperando-se uma tradição de há décadas, tão acarinhada pelos fafenses. Ao Concurso, junta-se o Desfile com diversas peças de vestuário e calçado do comércio local.

A marcha luminosa, que completa 75 anos, encerra as festas do concelho, na segunda-feira, a partir das 23h00, com o desfile de diversos carros alegóricos, muita música, dança e animação para todos os que assistem.

Antes, no centro da cidade, haverá muita animação e, no Jardim do Calvário, um espetáculo pirotécnico.


Juventude nas Festas

A programação das Festas do Concelho continua apostar nos mais jovens com um cartaz repleto de animação e surpresas. As noites de sexta-feira e sábado vão ser animadas por vários Djs conhecidos do grande público: Diego Miranda, Rhe Funking Bastards , Bones, Nino, Projeto Remember Old Times e Olga Ryazanova. A programação da Juventude nas Festas terá ainda várias surpresas para o público mais jovem que ter aderido, em massa, à iniciativa, fazendo das Festas do Concelho um momento para todos.

Fonte: ACM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com