domingo, 25 de junho de 2017

“Mais uma missão cumprida…”

Olá, está na hora de ir descansar, o dia já vai longo, e as notícias já estão todas atualizadas, hoje Mafra foi o evento onde marquei presença, o 1º Passeio organizado pelo “Rádio Concelho Mafra”.

Foi um bonito passeio, é certo que algumas dificuldades pelo caminho, mas a zona a isso o obriga, mas tudo superado pelos participantes, com uma organização a esmerar-se por fazer o seu melhor no seu primeiro passeio, e a conseguir um resultado final muito positivo, o que o evento a continuar nos próximos anos, possa vir a ter mais participantes, e assim esperamos isso.

Quero finalizar, deixando o meu agradecimento á organização pela maneira como nos recebeu, e pela lembrança oferecida o meu muito obrigado, e parabéns.

“Mais de um milhar de participantes no Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal (Guimarães, 24 de junho)”

Mais de um milhar de participantes marcou presença no Passeio de Bicicleta “Dia 1 de Portugal” promovido pela Associação de Ciclismo do Minho no dia 24 de Junho em Guimarães. Delmino Pereira, José Mendes, Cândido Barbosa, Allan Cocato, José Manuel Freitas e Pedro Lopes foram algumas das presenças na iniciativa que assinalou a Batalha de São Mamede de 1128.

Com um balanço extremamente positivo, o Passeio de Bicicleta "Dia 1 de Portugal” reuniu na “festa do ciclismo de lazer” mais de um milhar de participantes, número que superou as melhores expetativas. Aliando o desporto, a cultura e a história, o Passeio de Bicicleta "Dia 1 de Portugal", promovido com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães e da Liberty Seguros, entre outras entidades, pretendeu incentivar a prática desportiva e a utilização da bicicleta como opção de mobilidade, para além de assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede (24 de Junho de 1128) que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa".

Promovido pela Associação de Ciclismo do Minho desde 2009, o Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal tem a particularidade de proporcionar momentos de interação e de convivência com figuras públicas e ícones do desporto, para além de possibilitar a participação de toda a família. Ao momento da partida associaram-se Vítor Dias, Diretor da Direção Regional do Norte do IPDJ, Amadeu Portilha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, assim como os vereadores José Bastos e Torcato Ribeiro, entre outras individualidades.

A iniciativa foi de participação gratuita, tendo os participantes recebido uma t-shirt oficial oferecida pela Liberty Seguros e participado no sorteio de diversos prémios oferecidos pelos parceiros do evento. A 9ª edição do Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal teve dois percursos de dificuldade baixa (passeio e mini passeio) e um trilho de BTT (promovido em parceria com a Erdal), procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física. Com partida junto ao Estádio D. Afonso Henriques, o percurso inicial do Passeio Dia 1 de Portugal percorreu o Centro Histórico de Guimarães pelos três grupos de inscritos. O Trilho de BTT, uma das três opções de participação, foi promovido em parceria com a ERDAL - Escolas de Referência de Desportos de Ar Livre e procurou proporcionar aos participantes paisagens únicas e deslumbrantes, muitas delas até agora inacessíveis em percursos de BTT.

Delmino Pereira (ex-ciclista e Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo), José Mendes (Campeão Nacional de Ciclismo de Estrada / Bora-hansgrobe), Cândido Barbosa (ex-ciclista, Allan Cocato (ex-voleibolista), Pedro Lopes (Seissa | Ktm-bikeseven | Matias&araújo | Frulact), Filipe Brito (Controlsafe I Aggelos I Famabike), os sócios honorários da ACM José Manuel Freitas, José Luís Galdamez e Francisco Marinho, entre outros, foram algumas das presenças.

Referência ainda para a presença de participantes com bicicletas antigas, vestidos à época, assim como de atletas das seguintes equipas e grupos: Abram Alas BTT, Abre Trilhos, ACDAR ao Pedal, Amadeu Bastos Serralharia - Alumínios – Lixa, Amigos do Aro, Anjos Bike, Aro 27, Arq3design / Bikesmile, Associação de Cicloturistas de Felgueiras, Associação de Paraquedistas de Guimarães, Atlético da Madalena, Aves do Pedal, Bais na Bike, Bike & Friends, Bike Estrada Melgaço, Bike Friends, Bike Zone - Guimarães, Bike&friends, BTT Caminhos Fracos, BTT Cerca, BTT Costa e Silva, BTT Dogs, BTT Kedas Fixes, BTT Margens do Cávado, BTT Pedal Berço, BTT Selho, BTT Serzedo, BTT Team Carlos Carvalho, BTT Torcatense / Casa Myzé / Qüer, BVG Biketeam, CC Monção, Centro de Recreio Camiliano / Garbo / Módulo 60, Cercigui, Clube BTT Seia, Clube Ciclismo - Fafe a Pedalar, Clube Cicloturismo de Calvos, Comandita 2000, Compedal, Conde Runners, Controlsafe I Aggelos I Famabike, CR Candoso, Doyourun, Elos (a)rebentabos, Escola de Ciclismo Carlos Carvalho, Feitos Pro Monte / Only Bike´s / Reflexo da Ideia, Filfogo, Getpro / Linhas Afemar / Torcatense, Gomba, Grab / Parafusos, Grab, Grupo Desportivo da Gôma, GTC, Gteam, Guimarunning Moscada, Guimatrilhos, Índios do Monte, Índios dos Pedais, Irmandade / Dias Alumínios, J. Alves Oficinas Auto, Joane BTT / Trilhosbike, K Mara BTT, Lentos, Likebike Specialized, Medelo em Movimento, Monta Kabras, Mouquim / Afacycles / Eugénios / Bargauto, Noog Sunglasses, Olhares Curiosos, Os Rodas Tortas, Pandocas BTT Team, Parafusos BTT, Patos Bravos, Paulidiana, Pinheiro BTT, Proservice Team BTT, Quarteto Fantástico, Quedabike, Ripenabike, Rompe Rodas, Rotas & Trilhos, Seissa | Ktm-bikeseven | Matias&araújo | Frulact, Serzedelo BTT, Só Trilhos BTT, Soares Running, T.T.T. Todo Tipo de Terreno, Team Arões, Team Bike Brothers, Terra.come, The Slowriders, Trilhos & Pegadas, Trilhos de Reconhecimento, Triunfosolido, Velhinhos, Vimaranes BTT e Xaimites BTT.

Embora maioritariamente provenientes de várias freguesias do concelho de Guimarães, o Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal registou a presença de participantes oriundos das localidades de Anadia, Aveiro, Barcelos, Braga, Caminha, Celorico de Basto, Esmoriz, Esposende, Estarreja, Fafe, Felgueiras, Gondomar, Gouveia, Lousada, Maia, Marco de Canaveses, Matosinhos, Melgaço, Monção, Mondim de Basto, Ovar, Paços de Ferreira, Paredes, Paredes de Coura, Porto, Póvoa de Varzim, Ribeira de Pena, Santo Tirso, São João da Madeira, Seia, Valença, Viana do Castelo, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia, Vila Real e Vizela.

Nas edições anteriores o Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal integrou a programação de Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, de Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto, foi o evento escolhido pelo Comité Olímpico de Portugal para assinalar o Dia Olímpico (2013), integrou o programa oficial das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa (2014) e o programa do centenário do Centro Juvenil de São José (2015). Em 2018 assinala-se o décimo aniversário de realização ininterrupta do Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal.

O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal contou, entre outros, com os seguintes apoios: Câmara Municipal de Guimarães, Federação Portuguesa de Ciclismo, Liberty Seguros, Cision, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, Tempo Livre / Centro de Medicina Desportiva de Guimarães, Vitrus Ambiente, Salvaggio, Controlsafe, Eyemotion, AFAcycles, Guimarpeixe, Hotel ibis - Guimarães, Enfcare - Serviços de Enfermagem, Lda., Interfios, Pevigel, FOX, FNAC - Guimarães, Junta de Freguesia da Costa, Escola EB 2,3 João de Meira e Ciclismo a Fundo (revista oficial).

Nas edições anteriores o Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal integrou a programação de Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, de Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto, foi o evento escolhido pelo Comité Olímpico de Portugal para assinalar o Dia Olímpico (2013), integrou o programa oficial das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa (2014) e o programa do centenário do Centro Juvenil de São José (2015). Em 2018 assinala-se o décimo aniversário de realização ininterrupta do Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal.

Fonte: ACM

“Campeonato do Mundo de Maratona BTT”

Tiago Ferreira vice-campeão mundial

O português Tiago Ferreira foi hoje o segundo classificado no Campeonato do Mundo de Maratona BTT (XCM), uma corrida disputada em Singen, Alemanha, que se decidiu ao sprint, com triunfo do austríaco Alban Lakata.

Os 98 quilómetros da maratona germânica eram marcados por muito terreno a rolar, o que obrigou os trepadores mais fortes a aproveitar as poucas subidas do terreno. Foi o que fez Tiago Ferreira, na defesa do título mundial conquistado na época passada.

“Nos poucos topos aumentei o ritmo, sem ir ao limite, mas testando os adversários e tentando reduzir o grupo da frente. Ficou um grupo com cerca de dez corredores. Na subida mais longa em alcatrão, eu e o Lakata acelerámos, reduzindo a frente da corrida a quatro corredores”, explica Tiago Ferreira.

O quarteto era constituído pelo corredor português, pelos austríacos Alban Lakata e Daniel Geismayr e pelo holandês Mathieu van der Poel. A cerca de 15 quilómetros do fim, após nova investida de Tiago Ferreira e de Alban Lakata, o holandês ficou para trás. A corrida acabaria disputada ao sprint.

Alban Lakata impôs-se, com 3h17m25s, Tiago Ferreira foi segundo, a 1 segundo, o mesmo tempo do terceiro, Daniel Geismayr. “No último quilómetro, eu e o Alban Lakata forçámos mais uma vez para discutir o triunfo. Ele foi mais rápido. É um justo vencedor e dou-lhe os parabéns”, resume o viseense.

O selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário, mostrou-se feliz com o desempenho de Tiago Ferreira. “Foi mais um dia espectacular do Tiago. Fez uma excelente corrida, a nível tático e físico, escrevendo outra página brilhante do ciclismo português. Merece por tudo aquilo que trabalhou para aqui se apresentar ao mais alto nível”, afirma Pedro Vigário.

Foi o terceiro pódio consecutivo de Tiago Ferreira em grandes competições internacionais. Em 2016 foi vice-campeão europeu e campeão mundial. Hoje conseguiu a medalha de prata no Campeonato do Mundo. Em agosto irá discutir o Campeonato da Europa.

Portugal também esteve representado por Luís Leão Pinto e por José Dias. O primeiro esteve bem, na fase inicial da corrida, mas uma queda acabaria por deixá-lo fora da prova. José Dias estreou-se em bom nível em mundiais de XCM, rodando perto da cabeça de corrida na primeira metade da prova, cedendo apenas na fase final, terminando no 40.º lugar - entre quase 200 participantes -, a 13m03s.

 

Fonte: FPC

“Ataque de Guerreiro vale título de Campeão em Gondomar”

"Depois das conquistas como Júnior e Sub-23, sabe bem ser Campeão Nacional de Estrada Elite”

Rúben Guerreiro levantou os olhos do alcatrão, ergueu a cabeça para a longa e inclinada avenida que servia de reta da meta, em Gondomar, e disparou o ataque fortíssimo que o tornou o novo Campeão Nacional de Ciclismo perante uma multidão entusiasmada que assistiu ao desenrolar da prova rainha dos Nacionais de Estrada.

O corredor da norte-americana Trek-Segafredo, que só daqui a duas semanas completa 23 anos, foi o mais rápido nos 177 quilómetros do circuito gondomarense terminando três segundos à frente de Rui Vinhas (W52-FC Porto) e de Ricardo Vilela (Manzana Postobon Team). 

Com um grupo reduzido a apenas duas dezenas de adversários, a cerca de 50 quilómetros do final, devido às dificuldades do percurso, Rúben esperou até à última volta para desferir o ataque de Guerreiro. Os poucos corredores destacados na frente obrigaram a uma decisão, metro a metro, na rampa da Avenida Dr. Mário Soares. O jovem natural de Pegões Velhos, a cumprir a primeira temporada na elite do ciclismo mundial, comprovou a clara evolução que está a fazer ao destacar-se nos instantes finais.

Com a vitória em Gondomar, Rúben Guerreiro acrescentou ao título nacional de juniores, obtido em 2012, e de sub-23 no ano passado, o título na prova de fundo dos Nacionais de Elite.

“Foi um percurso exigente, muito atacado, que chega a ser mais duro psicologicamente do que fisicamente” confessou o Campeão Nacional, ainda “fresco”, em cima da bicicleta. Depois de três títulos nacionais, Rúben Guerreiro já tem novos objetivos no horizonte:“ Consegui o título em juniores, sub-23 e agora este ano. Sabe bem ser Campeão Nacional de Estrada Elite, vou tentar ser muitas vezes mais mas também a nível europeu e mundial. Farei a minha carreira para isso.”

Foram 177 quilómetros, 10 voltas a um percurso considerado sinuoso, tático e seletivo que deixou pelo caminho 31 dos 52 homens que iniciaram a prova. As dificuldades do circuito urbano delineado em estreita colaboração com André Cardoso, destacada figura do ciclismo português além-fronteiras (Trek-Segafredo) e Embaixador da Gondomar Cidade Europeia do Desporto 2017, surpreenderam muitos dos participantes.

A realização das provas de fundo dos Campeonatos Nacionais de Estrada tem o patrocínio da Câmara Municipal de Gondomar e o apoio Liberty Seguros, KIA, RTP, Delta Cafés, KTM, Vitalis, Shimano, 4XP by Diesport e Antena1.

Vêm aí as “Voltas”

Finalizados os Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada, a próxima prova organizada pela Podium Events é a 25ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros. A competição dedicada ao escalão Sub-23 começa na quinta-feira, 29 de junho, em Oliveira de Azeméis, e vai terminar a 2 de julho no concelho de Castelo Branco, concretamente na vila de Alcains.

Esta segunda-feira, 26 de junho, realiza-se ainda a apresentação da 79ª Volta a Portugal Santander Totta, no Teatro Thalia, em Lisboa. A prova maior do ciclismo nacional tem início a 4 de agosto, em Lisboa, com um aliciante contrarrelógio em plena zona ribeirinha. Os vencedores das diversas classificações da Volta a Portugal serão coroados a 15 de agosto, na majestosa Avenida Europa, em Viseu.

Fonte: Podium

“Primeiro Passeio Rádio Concelho de Mafra”

Texto e fotos: José Morais

Foi para a estrada este domingo 25 de junho, o primeiro passeio de cicloturismo organizado pela “Rádio Concelho de Mafra”, um evento que fazia parte do calendário oficial da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), o qual contou com o apoio da Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Mafra.

Cerca de cem participantes alinharam neste primeiro passeio do RCM, que tinha uma distância de 60 quilómetros, a concentração ocorreu pelas 8 horas no Parque Intermodal, e o início do evento ocorreu pelas 9,15.

As primeiras pedaladas iniciaram-se por Mafra, com passagem pelo Palácio Nacional de Mafra, passando pelo interior do Convento, e na zona da área Militar, depois seguiu-se em direção a Paz, Murgeira, Lagoa, Ribamar, Stº Isidoro, Bracial, Murgeira, Paz, Sobreiro, Seixal e Ericeira, onde foi feita uma paragem para abastecimento com água e fruta.

Retomadas as pedaladas, a caravana seguiu rumo à Foz do Lizandro, Lapa da Serra, Seixal, Sobreiro, Paz, e Mafra, onde cerca das 12,30 o passeio veio a terminar, mo Parque Intermodal, local da partida.

O postal ilustrado do evento:

Mafra é uma vila de tradições, vestígios arqueológicos sugerem que o povoado hoje denominado por Mafra foi habitado pelo menos desde o Neolítico, e é Certo também, que Mafra foi uma vila fortificada, podendo ainda hoje encontrar-se na rua das Tecedeiras, um pouco da muralha que a cercava.

As invasões e as fugas, os Militares, fazem parte da história de Mafra, que pode ser descoberta por quem lá passa, com locais sem dúvida emblemáticos para se descobrir que muito se recomenda.

Foi o primeiro passeio do RCM percorrido pelo concelho, com a organização a esmerar-se por dar o seu melhor, num trajeto algo muito irregular de sobe e desce, mas típico da região, onde a organização soube manter o ritmo e conseguiu juntar o pelotão.

Paisagens bonitas, algum momentos com o mar como pano de fundo, onde os participantes puderam apreciar, pedalando a bom ritmo, tendo sempre a ao longo do percurso uma excelente segurança, aqui temos de dar os parabéns pelo excelente trabalho feito pelos batedores da GNR, os quais tiveram também o apoio do Moto Clube de Mafra, contemplando assim a boa segurança a todos os participantes.

Foi um bonito passeio, o qual terminou com um suculento almoço, um belo porco no espeto, onde os participantes puderam conviver, seguindo depois tarde dentro uma tarde cultural, onde os participantes foram convidados a assistir uma recriação histórica no Palácio Nacional de Mafra, a convite da Câmara Municipal.

Pouco mais para dizer, apenas de referir o interesse deste passeio, a vontade de o mesmo puder continuar, e em 2018 com algumas alterações e mais atrativos, até lá ficam os votos de bons passeios, boas pedaladas.

Pode visualizar mais fotos em:




 

Reportagem no “O Praticante” do evento: “1º Passeio Rádio Concelho de Mafra.2017”

O “O Praticante” publicou a reportagem do evento: “1º Passeio Rádio Concelho de Mafra.2017” realizada este domingo em Mafra, a mesma pode ser visualizada em: http://www.opraticante.pt/pedalada-forte-mafra/  ou em: http://www.opraticante.pt/  onde pode ainda visualizar outras notícias.

“Reportagem no “Jornal de Ciclismo” do evento: “1º Passeio Rádio Concelho de Mafra.2017”

OJornal de Ciclismo”, publicou a reportagem do evento: “1º Passeio Rádio Concelho de Mafra.2017” este domingo em Mafra, a mesma pode ser visualizada em: http://jornalciclismo.com/?p=45388 do evento: do evento: ou em: http://jornalciclismo.com onde pode ainda visualizar outras notícias.
 

“Galeria Multimédia” divulgação das Fotos do “1º Passeio Rádio Concelho de Mafra.2017”

Já estão on-line na “Galeria Multimédia”, as fotos do “1º Passeio Rádio Concelho de Mafra.2017” realizado este domingo em Mafra, as mesmas podem ser visualizadas em: https://photos.google.com/share/AF1QipNlhHGr2_uq_ZIJV6Ig1YWdYQ9N7TYTEeajaS7iARd1-V2cSToRKxyciTQhUf4vzg?key=cEstaGdzVm1adHc4V0t0N1NSemVNTlExcjVoUEVR

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com