terça-feira, 19 de novembro de 2019

“Inscrições abertas para a Semana Europeia de Cicloturismo”

Já estão abertas as inscrições para a 16.ª Semana Europeia de Cicloturismo, que irá decorrer em Banja Luka, Bósnia e Herzegovina, entre 4 e 11 de julho, de 2020.

Este evento de ciclismo de lazer, sem caráter competitivo, tem como finalidade descobrir a região envolvente, através dos inúmeros percursos, descoberta de paisagens e locais turísticos. A proteção do património e a envolvência com outras culturas são elementos enriquecedores da viagem.

Os filiados na Federação Portuguesa de Ciclismo têm um desconto de 15 euros na inscrição, pagando apenas 35 euros pela inscrição. O participante poderá ser acompanhado pelo cônjuge, acrescendo 15 euros ao valor. Os jovens entre os 18 e os 25 anos têm um valor de inscrição de 15 euros e às crianças com menos de 18 anos serão cobrados 10 euros. As crianças podem participar nas Atividades Juvenis (AJC) com um acréscimo de um euro. Os participantes têm até ao dia 23 de maio de 2020 para usufruírem destes preços, após essa data os preços serão aumentados em cinco euros por pessoa.

A Semana Europeia de Cicloturismo é o principal evento organizado pela União Europeia de Cicloturismo (UECT). É um acontecimento único, que alia o desenvolvimento do turismo individual e cultural à descoberta de um país em bicicleta.

Na edição passada, Portugal recebeu a 15.ª jornada da Semana Europeia, percorrendo a extensa região das Aldeias Históricas de Portugal, na zona centro do país.

Em 2021, a Semana Europeia de Cicloturismo irá rumar à cidade de Andenne, na Bélgica, de 3 a 10 de Junho.

Para mais informações e para efetuar a sua inscrição: https://uect.org/pt/inscricao-form-se-2020

Fonte: FPC

“6ª Rota da Castanha - Organização da Secção de BTT do IntercaimaBike”

Por: Nuno Almeida

No passado dia 10-11-2019 a Secção de BTT do InterCaimabike, chamou a si, com o apoio e parceria da Câmara Municipal de Vale de Cambra e da Junta de Freguesia de São Pedro de Castelões, integrado no programa da Feira da Castanha, em São Pedro de Castelões, a organização da edição 6 da Rota da Castanha.

Com um número de participantes a rondar os 300 e com muitas atletas femininas à mistura, a concentração efetuou-se junto ao Pavilhão Municipal, e depois do controlo zero aos atletas, foi dada a partida simbólica pelas 9 horas, para mais uma aventura em BTT no Vale Mágico.

Após uma passagem pelo recinto da Feira da Castanha no centro de São Pedro de Castelões, os atletas direcionaram-se para a praia fluvial de Burgães e de seguida Aguincheira, onde foi dada a partida real, tendo inicio a prova em roda livre a partir daí. A rota da castanha na sua maioria, foi feita por caminhos em terra batida e rurais, percorrendo as aldeias; Casaldarão, Merlães, Irijó, Gatão, Viadal, Tabaço, Felgueira, Currais, Srª Saúde, Janardo, Cabril, Barbeito, Areias e retorno à meta no complexo desportivo de Vale de Cambra, com uma extensão de 39kms. Percurso exigente, com algumas valentes subidas na primeira parte do percurso, e com alguns trilhos técnicos, também devido à chuva que se fez sentir nos dias anteriores.

Na outra vertente deste evento, o XVII Passeio BTT de São Martinho, onde os atletas e as suas bicicletas foram transportados até um dos pontos mais altos do percurso, a aldeia da Felgueira (onde se encontrava o reforço dos atletas), e daí arrancaram com um percurso de 25kms, coincidente com a rota da castanha até à meta.

Já na meta e à medida que os atletas foram chegando, foi realizado um sorteio de brindes entre todos, premiando com rifa extra, quem trazia os papéis das barras e géis, ao invés de os deixarem nos trilhos. Após as limpezas das sinalizações em todo o percurso, podemos concluir que esta acção foi um sucesso, pois apenas encontramos 2 embalagens vazias, nos 39kms do percurso.

Tendo os três primeiros atletas de cada escalão passado na meta e a empresa controlo de tempos (bttmanager), ter validado a sua prova , realizamos os pódios, entregando o respetivo troféu inox POLIVALE, assim como alguns brindes, a premiar a sua classificação, conforme lista abaixo;

Juniores

1º André Fonseca - Escola de Ciclismo Bruno Neves

2º Sérgio Magalhães - Vito Feirense PNB

3º João Santos - Arada Atlético Clube
 

Sub23/Elites

1º Marcelo Almeida - INDELAGUE/S2S/JONISBIKE

2º João Gomes - PADEIRINHAS SOBRE RODAS

3º Pedro Santos - Arada Atlético Clube 

 

Master 30

1º André Resende - PADEIRINHAS SOBRE RODAS

2º Nuno Macedo - LaSalle Sports Team

3º José Marques - Fullwear-RP-Team
 
Master 40

1º Ricardo Fernandes - Novabicineves Tinocar

2º Álvaro Rocha - Sportarc.BTT/BTT Arouca

3º Marco Rodrigues - Feel Energy btt team
 

Master 50

1º Celso Fernandes - Lacc

2º David Silva - PERUF RACE TEAM

3º José Oliveira - Novabicineves Tinocar
 

Master 60

1º Oscar Sousa - LaSalle Sports Team

2º António Girão - Besouros.com
 

Femininas

1º Joana Vieira - Estarreja

2º Anabela Vendeiro – Aveiro
 

E-Bikes

1º Bruno Pinho - Caldas São Jorge

2º Nuno Araujo - TERRAS DO VEZ

3º Oscar Moura – PABOL
 

Atleta mais novo

Marlene Sousa - Gaia btt
 

Atleta com mais idade

Manuel Tavares - Ciclounidos Pigeiros
 

Maior Equipa

Gaia Btt

Depois do merecido banho, nos balneários das Piscinas Municipais, foi servido o almoço convívio na sede da Associação Inter Caima F. C., tendo como ementa; Rancho, febras, sobremesa, castanhas e jeropiga.

Agradecimentos:

Atletas Intercaimabike que ajudaram e seus familiares, a todos os amigos de outros grupos que se disponibilizaram, nomeadamente GDCodal, ACR,  ao Moto-guia, Luís Pinho.

Aos patrocinadores e apoiantes que permitiram a realização de mais uma edição da Rota da Castanha: Câmara Municipal de Vale de Cambra, Junta de Freguesia de São Pedro de Castelões, Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra, Inter Caima F. C., POLIVALE, JPM, SA, Quinta da Companhia, Lojas da Visão, Tavaresauto, Polisport, Tecober, Ponto Praça, Decisões Numéricas, RPBikeShop, Cofides, Cerveja Vadia, Martins & Rebello, Fisiosimetrias, Joni´s Bike, Solar das Laranjeiras, My Greenway Tours, Biofrost, O Praticante, Castro & Alves, Leirinox, Arlindo Soares de Pinho, Fell Free, Fazarte, Paróquia de São Simão de Arões (pela cedência do espaço para o reforço)

Foram todos essenciais para a realização deste evento, por isso a todos, o nosso Bem haja.

Mais informação deste passeio, tais como fotos e classificações, podem consultar em: http://intercaimabike.pt/
















 

Fonte: Intercaimabike

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com