terça-feira, 13 de setembro de 2022

“'Forrest Gump' no adeus de Richie Porte ao ciclismo: «Estou muito cansado. Acho que vou para casa agora»”


Ciclista australiano queria terminar carreira na estrada, na Volta à Grã-Bretanha, mas prova foi cancelada devido à morte da rainha Isabel II


Por: Lusa

Foto: Reuters

O ciclista australiano Richie Porte (INEOS) colocou esta segunda-feira oficialmente um ponto final na sua carreira, depois de ter sido impedido de o fazer na estrada, devido ao cancelamento da Volta à Grã-Bretanha após a morte da Rainha Isabel II.

"Não fazia ideia na altura, mas esta seria a última vez que iria assinar [o livro de ponto] antes de uma etapa como ciclista profissional. Fim de um capítulo de 13 anos na minha vida, com algumas das memórias mais incríveis", escreveu o agora ex-corredor, numa publicação nas suas redes sociais, ilustrada por uma fotografia que lhe foi tirada antes do início da quinta etapa da Volta a Grã-Bretanha.

Ciclista emblemático do pelotão, quer pela sua perseverança, quer pelos vários azares de que foi vítima ao longo da sua carreira, Porte, de 37 anos, escolheu a prova britânica para se despedir do pelotão, mas acabou por ver a sua despedida abruptamente encurtada devido ao cancelamento da corrida, na sequência da morte da Rainha Isabel II, na quinta-feira.

Vencedor de algumas das principais corridas do calendário internacional, como o Critério do Dauphiné (2021), o Paris-Nice (2013 e 2015), a Volta à Catalunha (2015), o Tour Down Under (2017 e 2020), a Volta à Suíça (2018) ou a Volta à Romandia (2017), o australiano nunca foi feliz nas grandes Voltas até 2020, quando, contra todos os prognósticos, foi terceiro classificado do Tour e subiu ao pódio nos Campos Elísios.

"Nunca poderia ter imaginado, enquanto miúdo a crescer na Tasmânia, que seria suficientemente sortudo para viajar o mundo a pedalar, representar algumas das melhores equipas do ciclismo e conhecer tanta gente brilhante no caminho", prosseguiu Porte.

Após iniciar o seu percurso na Saxo Bank (2010), passou pela Sky (2012-2015), pela BMC (2016-2018) e pela Trek-Segafredo (2019-2020), antes de regressar à formação britânica para assumir o papel de trabalhador.

"Agradeço todas as mensagens e o apoio na estrada durante a Volta à Grã-Bretanha. Estou preparadíssimo para desfrutar do novo capítulo, mas que viagem brilhante. Como disse Forrest Gump, 'Estou muito cansado. Acho que vou para casa agora'", concluiu.

Fonte: Record on-line


“Europeu Triatlo Multisport: 60 atletas portugueses em Bilbau”


São 60 os triatletas que vão representar Portugal no Campeonato da Europa Multisport em Bilbau, Espanha, de 17 a 24 de Setembro. Entre juniores, sub-23, elites e grupos de idades, Portugal participará nas provas de duatlo, duatlo cross, triatlo cross, aquatlo e triatlo de média distância.

“Estes números são um bom sinal da vivacidade do triatlo português. Teremos cerca de uma dezena de atletas enquadrados pela direção técnica nacional, mas a grande maioria dos nossos representantes vão competir nos grupos de idade, por paixão e dedicação à modalidade. Este facto vem dar força à ideia de que o triatlo é, de facto, para todos, e não apenas para uma minoria. Estou convencido de que traremos bons resultados de Bilbau”, explica Sérgio Dias, presidente da FTP.

A representação portuguesa estreia-se no dia 17 de Setembro, na prova de duatlo sprint (corrida/ ciclismo/ corrida) e termina a 24 com a prova de triatlo de média distância (1,9km, 90km, 21km), onde Portugal estará representado por 13 triatletas.

 

Agenda:

 

17 de Setembro – 18h – Duatlo Sprint – 9 portugueses

18 de Setembro – Duatlo Standard – 6 portugueses

20 de Setembro – Duatlo Cross – 13 portugueses

22 de Setembro – 13h – Triatlo Cross – 4 portugueses

24 de Setembro – 14h – Triatlo de Média Distância – 13 portugueses

 

Mais informações e resultados aqui:

 

https://www.triatlonbilbaobizkaia2022.eus/

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Triatlo Cross: Amiciclo de Grândola campeão nacional”


O Amiciclo de Grândola sagrou-se campeão nacional de clubes de triatlo cross no sector masculino. A prova disputada em Pinhel, este domingo (11 de Setembro), confirmou a tendência da época e os homens do alentejo voltaram a subir ao lugar mais alto do pódio. O SFRAA ganhou entre as mulheres e deixou a decisão do nacional, no sector feminino, para o duatlo de Fátima.

Em termos individuais, Filipe Maia (SC Espinho – Fersilva) foi o mais rápido, terminando os 750 metros de natação, 20,5 km de ciclismo e 5km de corrida em 01:20:31. A cerca de dois minutos do vencedor chegou Rui Dolores (Amiciclo de Grândola), cabendo a Hugo Baluga (Amiciclo de Grândola) fechar o pódio masculino.

Entre as mulheres, Ana Caramelo (SFRAA) foi a vencedora, ficando Luísa Miranda (SL Benfica) e Raquel Vital (Clube Triatlo de Abrantes) no segundo e terceiro postos, respetivamente.

A prova de Pinhel definiu também os campeões nacionais de cross nos escalões jovens. Em cadetes, os títulos ficaram entregues a Dinis Ferreira (CN Torres Novas) e Luísa Miranda (SL Benfica). Nos juniores, Pedro Carvalho (SL Benfica) e Sofia Cruz (SFRAA) são os novos campeões nacionais.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Bicampeão Alaphilippe vai defender arco-íris nos Mundiais apesar da queda na Vuelta”


Por: AMG // JP

Foto: Epa

Julian Alaphilippe, bicampeão mundial em título, vai defender a camisola arco-íris nos Mundiais de ciclismo de estrada de Wollongong (Austrália), apesar de ter de deslocado o ombro direito numa queda na Vuelta, confirmou hoje a federação francesa.

O corredor da Quick-Step Alpha Vinyl figura entre os convocados do selecionador francês, Thomas Voeckler, para a prova de fundo dos Mundiais, agendada para 25 de setembro, juntamente com Romain Bardet, Christophe Laporte, Valentin Madouas, Quentin Pacher, Florian Sénéchal, Pavel Sivakov, Rémi Cavagna e Bruno Armirail.

A presença de Alaphilippe era uma das grandes dúvidas destes Campeonatos do Mundo, uma vez que ‘Loulou’ deslocou o ombro direito na aparatosa queda que sofreu na 11.ª etapa da Volta a Espanha, em 31 se agosto.

Desde que desistiu da prova espanhola, o ciclista de 30 anos não voltou a competir.

Alaphilippe é o bicampeão mundial de fundo em título, depois de ter conquistado pela primeira vez a camisola arco-íris em Imola, em 2020, e ter ‘bisado’ no ano passado, na Flandres.

Os Mundiais de ciclismo de estrada de Wollongong, Austrália, decorrem entre 18 e 25 de setembro.

Fonte: Lusa

“Agenda de Ciclismo”


Taças de Portugal de XCO e de BMX decidem-se no fim de semana

 

Por: José Carlos Gomes

O próximo fim de semana será de decisões na Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), em Avis, e na Taça de Portugal de BMX, em Coimbra.

Avis, há vários anos na rota do XCO nacional, recebe, no domingo, a quinta e última prova da Taça de Portugal de XCO, competição também inserida no calendário UCI como corrida C1.

Por esse motivo, o pelotão nacional terá concorrência forasteira. Entre os inscritos vindos de fora está o atual vice-campeão europeu e medalha de bronze no Jogos Olímpicos de Tóquio, David Valero, em representação da seleção espanhola.

Na luta pela conquista da Taça de Portugal na categoria de elite adivinham-se duelos intensos, tanto no setor masculino como no feminino. Entre os homens Mário Costa (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) está no comando, com 113 pontos, mas tem Roberto Ferreira (Guilhabreu BTT) muito perto, com 110.

Nas mulheres manda Joana Monteiro (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), com 122 pontos, mas matematicamente ainda pode ser importunada pela espanhola Lara Lois (Motobike), que tem 108, e por Ana Tomás (BTT Seia), que soma 90.

O programa de provas começa às 9h00 com a categoria de cadetes. Às 10h15 correm os juniores masculinos e todas as categorias femininas exceto cadetes. Às 12h30 é a vez dos masters e dos paraciclistas. A prova de elite masculina fica guardada para as 14h30.

Também o BMX viverá a final da Taça de Portugal. Será na pista de Coimbra, com uma jornada dupla, sábado e domingo. A pista abre para treinos às 14h30 de sábado, duas horas antes do arranque da competição. No domingo as corridas estão previstas para as 10h30.

A disputa pelo troféu está equilibrada na principal categoria feminina. Irina Coelho (Team BMX Quarteira) comanda com 22 pontos, mais um do que Sirlei Lopes (Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside) e mais dois do que Mónica Gaboleiro. No setor masculino as contas estão mais desequilibradas. Bernardo Rocha (AEBTT Rio/Mr. Print) soma 71 pontos, enquanto o perseguidor mais direto, o espanhol Alejandro Kim (BMX Badajoz AD) tem apenas 55.

 

Mais eventos oficiais

 

17 de setembro: 3 Horas de Resistência de Mouquim, Vila Nova de Famalicão

17 de setembro: 3 Horas de Resistência Noturna de Freamunde, Paços de Ferreira

17 de setembro: BTT Lusco-Fusco, Viseu

18 de setembro: Monção e Melgaço Granfondo

18 de setembro: 1.º DHI de Paredes de Coura

18 de setembro: 5.º Passeio BTT do Junqueira FC, Santa Cruz do Bispo, Matosinhos

18 de setembro: 8.º BTT Rota do Souto, Santa Maria da Feira

18 de setembro: Maratona BTT Trepanelas, Vagos

18 de setembro: XIV BTT do Demo, Moimenta da Beira

18 de setembro: 2.º Prémio Virgolino Almeida, Praias do Sado, Setúbal

18 de setembro: Maratona BTT de Castro Verde

18 de setembro: Passeio Convívio de Cicloturismo, Tavira

18 de setembro: Taça da Madeira de Enduro BTT – AD Galomar, Terreiros, Santa Cruz

18 de setembro: Taça de Estrada do Faial e Pico, Ilha do Pico, Açores

18 de setembro: Taça de Estrada da Ilha Terceira, Açores

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com