sábado, 28 de agosto de 2021

“Remco Evenepoel vence Clássica da Bruxelas”


Português Diogo Barbosa não finalizou a prova

 

Por: Lusa

Foto: Lusa/EPA

O ciclista belga Remco Evenepoel (Deceuninck-Quick Step) venceu este sábado a Clássica de Bruxelas, na Bélgica, chegando isolado à meta, com os seus compatriotas Aimé de Gendt ((Intermarché-Wanty-Gobert) e Tosh Van der Sande (Lotto Soudal) nos lugares seguintes da classificação.

Evenepoel, de 21 anos, cumpriu os 205,3 quilómetros da clássica com o tempo de 04:28.30 horas, chegando à meta com 50 segundos de vantagem em relação a Aimé de Gendt e 2.15 minutos em relação a Tosh Van der Sande.

O português Diogo Barbosa (Hagens Berman Axeon) não chegou ao fim da prova belga.

Fonte: Record on-line

“Vuelta: Campeão olímpico Richard Carapaz abandona corrida”


Por: SIF // JP

O campeão olímpico de ciclismo de fundo, o equatoriano Richard Carapaz (INEOS), abandonou hoje a Volta a Espanha em bicicleta, no dia da 14.ª etapa, confirmou a equipa britânica.

Numa publicação na rede social Twitter, os britânicos dão conta do abandono, que os deixa “tristes”, sem darem conta das razões médicas para a decisão.

O equatoriano vinha de um terceiro lugar na última Volta a França e da vitória em Tóquio2020, numa época em que o campeão do Giro de 2019 venceu ainda a Volta à Suíça.

Nos últimos dias, uma das apostas da INEOS, que conta com o colombiano Egan Bernal e o britânico Adam Yates no ‘oito’ para a Vuelta, tinha entrado atrasado em várias chegadas, seguindo à entrada para a 14.ª tirada no 49.º posto.

O norueguês Odd Christian Eiking (Intermarché-Wanty-Gobert) é o camisola vermelha da prova, que hoje teve no francês Romain Bardet (DSM) o vencedor da etapa.

Fonte: Lusa

“Vuelta: Romain Bardet vence 14.ª etapa, Odd Christian Eiking segue líder”


Por: SIF // AJO

O francês Romain Bardet (DSM) venceu hoje isolado a 14.ª etapa da Volta a Espanha em bicicleta, no sucesso da fuga, com o norueguês Odd Christian Eiking (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux) a segurar a liderança da geral individual.

Bardet, de 30 anos, cumpriu os 165,7 quilómetros entre Don Benito e Pico Villuercas em 4:20.36 horas, 44 segundos mais rápido do que os mais próximos perseguidores, o espanhol Jesús Herrada (Cofidis), segundo, e o australiano Jay Vine (Alpecin-Fenix), terceiro.

Atrás dos homens da fuga, a mais de 10 minutos de Bardet, chegaram os candidatos à vitória final, com muitas movimentações, mas sem mudanças de posição nos 10 primeiros, em que Eiking lidera com 54 segundos de vantagem para o francês Guillaume Martin (Cofidis), segundo, e o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), vencedor das últimas duas edições, no terceiro posto a 1.36 minutos.

No domingo, a 15.ª etapa liga Navalmoral de la Mata a El Barraco em 197,5 quilómetros, em nova tirada de alta montanha da Vuelta.

Fonte: Lusa

“Seleção Nacional/Raquel Queirós fecha no top 10 dos Mundiais de BTT”


Por: Ana Nunes

Ana Santos e Raquel Queirós competiram hoje na prova sub-23 de cross-country olímpico (XCO) do Campeonato do Mundo de BTT, em Itália. Raquel Queirós terminou na 10.ª posição e Ana Santos no 33.º lugar.

A seleção nacional colocou hoje em prova no Campeonato do Mundo de BTT, em Trentino, Itália, as corredoras sub-23, Ana Santos e Raquel Queirós.

O selecionador nacional, Pedro Vigário esperava que Raquel Queirós conseguisse um lugar entre as quinze primeiras corredoras e a atleta cumpriu o objetivo. “A Raquel tem tido muito trabalho nas últimas semanas, visto que esteve nos europeus e também nos Jogos Olímpicos. Esteve muito bem, partiu na frente e manteve-se sempre muito perto das primeiras dez corredoras. Fez uma prova muito estável e regular e conseguiu o seu melhor resultado de sempre em campeonatos do mundo”, afirmou Pedro Vigário, referindo-se ao 10.º lugar conquistado por Raquel Queirós na prova de hoje.

Esta foi a estreia de Ana Santos em Campeonatos do Mundo, na categoria sub-23. O selecionador nacional afirma que a corredora foi ao encontro das expetativas. “A Ana partiu numa das últimas linhas, visto que este eu o seu primeiro ano na categoria e tem um ranking mais baixo. Partiu bem, ganhando várias posições durante a prova, numa prestação muito positiva. É uma corredora que tem um futuro brilhante pela frente e que cumpriu os objetivos nesta sua estreia na categoria”, explicou Pedro Vigário.

Amanhã termina o Campeonato do Mundo de BTT, com Nuno Reis a competir em downhill, na categoria de juniores. A prova terá início pelas 08h25 (hora portuguesa).

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

"15.ª Volta a Portugal de Juniores – Dia 3"


António Morgado vence o contrarrelógio e aumenta vantagem na geral

 

Por: Ana Nunes

António Morgado (Bairrada) tornou a não dar hipótese aos adversários e conquistou a vitória no contrarrelógio da 15.ª Volta a Portugal de Juniores, que ligou Gouveia a Seia. Os seus colegas de equipa, Gonçalo Tavares e Rúben Rodrigues, alcançaram o segundo e terceiro melhores tempos, respetivamente.

A terceira etapa da Volta a Portugal de Juniores fez-se entre Gouveia e Seia, num contrarrelógio de 14,8 quilómetros. Com um percurso bastante exigente a nível técnico, qualquer distracção poderia comprometer o resultado e impedir um tempo vencedor.

Tomás Mineiro (EFAPEL-Escola de Ciclismo de Águeda) estabeleceu o tempo a bater, em 17m26s. O corredor manteve-se durante algum tempo na liderança, acabando por ser batido pelo seu colega de equipa, Guilherme Mesquita, em 12 segundos.


Estanislao Calabuig (Bathco Cycling Team) estabeleceu o novo melhor tempo em 17m09s, antes de chegar a equipa da Bairrada para baixar ainda mais os tempos. Depois de terem preenchido o pódio do Campeonato Nacional de contrarrelógio no fim de semana passado, a formação tornou a repetir o feito.

O melhor tempo seria alcançado pelo atual campeão nacional e líder da Volta a Portugal de Juniores, António Morgado, com uma marca de 16m09s. Gonçalo Tavares conseguiu o segundo melhor tempo, a 14 segundos do colega de equipa, e Rúben Rodrigues, campeão nacional de fundo, fechou o pódio em terceiro, a 32 segundos do vencedor.

“O contrarrelógio correu bem, foi sempre a gerir e nunca arrisquei muito. Não queria comprometer o dia de amanhã nem corridas futuras. Amanhã vai ser uma etapa muito dura. A minha equipa e eu vamos ter de nos esforçar ao máximo e todos querem o que nós temos. Vai ser uma etapa muito atacada e vamos tentar manter a camisola. Seria muito bom vencer esta corrida amanhã, pelo trabalho que toda a equipa tem feito”, revelou António Morgado, camisola amarela e líder da classificação de melhor júnior de primeiro ano.


Com este resultado, António Morgado segue para a última etapa com 1m39s, para o segundo classificado na geral, Gonçalo Tavares, líder da montanha. Lucas Lopes (Póvoa de Varzim/CDC Navais) é terceiro, a 2m08s do líder. Abel Rosado (Teika Team-GSport) lidera a classificação por pontos.

A última etapa vai ligar Celorico da Beira à Guarda, num percurso de 110,9 quilómetros. A partida será dada às 12h00, sendo que a chegada está prevista para as 15h15.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com