quarta-feira, 13 de julho de 2022

“Vingegaard demonstrou que Pogacar é humano para chegar à amarela”


Um irrepreensível Jonas Vingegaard provou que é possível derrotar o ‘extraterrestre’ Tadej Pogacar, ao concluir na perfeição uma jornada atacante da Jumbo-Visma na Volta a França

 

Por: Lusa

Foto: AFP

Um irrepreensível Jonas Vingegaard provou hoje que é possível derrotar o ‘extraterrestre’ Tadej Pogacar, ao concluir na perfeição uma jornada atacante da Jumbo-Visma na Volta a França em bicicleta, vencendo a 11.ª etapa e vestindo a amarela.

Uma estratégia exímia da equipa neerlandesa, aliada à inédita quebra sofrida pelo jovem esloveno da UAE Emirates, a primeira em três participações, permitiu ao dinamarquês depender apenas de si próprio para chegar à amarela, algo que concretizou com um ataque a cerca de cinco quilómetros do alto do Col du Granon, que coroou isolado, após 04:18.02 horas na estrada.

Aos 25 anos, e naquela que é a apenas a sua segunda participação na ‘Grande Boucle’, Vingegaard estreou-se a vencer na prova francesa e assumiu-se como grande favorito a suceder Pogacar, ‘despromovido’ ao terceiro lugar na geral, depois de perder 02.51 para o seu ‘vice’ da passada edição.

Numa etapa de ‘loucos’, em que a Jumbo-Visma esteve ao ataque durante praticamente toda a jornada e em que os ‘clássicos’ Nairo Quintana (Arkéa-Samsic) e Romain Bardet (DSM) ‘renasceram’, sendo segundo (a 59 segundos) e terceiro (a 01.10 minutos) na meta o francês subiu mesmo a segundo da geral , o novo camisola amarela deu uma lição de humildade a ‘Pogi’, que hoje ‘pagou’ pela soberba de atacar desnecessariamente só para exibir a sua superioridade.

"Fui atacado pela Jumbo-Visma, eles jogaram bem hoje [quarta-feira]. Taticamente, eles fizeram um trabalho muito bom", afirma Pogacar.

Vencedor das duas últimas edições da Volta à França, o ciclista de 22 anos promete continuar a lutar pela terceira vitória no Tour: "Amanhã [quinta-feira] veremos, quero a vingança. O Tour ainda não acabou".

A primeira das duas ‘terríveis’ etapas consecutivas nos Alpes começou debaixo de um calor insuportável, um adversário extra nos já de si duríssimos 151,7 quilómetros entre Albertville e o Col du Granon, com passagens nos belos e intrincados Lacets de Montvernier, de segunda categoria, e nos ‘colossos’ Télégraphe (primeira) e Galibier (categoria especial), o ponto mais alto da 109.ª edição, a 2.642 metros de altitude.

A perspetiva daquilo que estava para vir não intimidou os ‘bravos’ do pelotão, com os ‘melhores inimigos’ Wout van Aert (Jumbo-Visma) e Mathieu van der Poel (Alpecin-Deceuninck) a reeditarem a maior rivalidade do ciclismo atual assim que a partida real foi dada o camisola verde tinha assumido ter saudades dos ‘despiques’ com o neerlandês e, hoje, ‘MVDP’, muito discreto neste Tour, fez-lhe a vontade, antes de desistir da prova.

A classe dos dois primeiros fugitivos elevou a ‘fasquia’ no pelotão e foram vários os corredores que se lançaram à aventura; ao quilómetro 31, já a escapada tinha 20 elementos, entre os quais o camisola da montanha Simon Geschke (Cofidis) ou o trepador francês Warren Barguil (Arkéa-Samsic), além de Nils Politt e Maximilian Schachmann (BORA-hansgrohe), os colegas do então ‘vice’ da geral Lennard Kämna.

Com a UAE Emirates em serviços mínimos, por não ter homens suficientes para controlar a corrida, a fuga ganhou rapidamente uma vantagem, que, em plena ascensão ao Télégraphe, quando o grupo já estava reduzido a uma dezena de corredores, ultrapassava os nove minutos.

Esperava-se um ataque em força da Jumbo-Visma no dia de hoje e a formação neerlandesa não desiludiu: ainda no distante Télégraphe, Primoz Roglic acelerou, levando Adam Yates (INEOS) na roda, naquele que seria apenas o primeiro de uma série frenética de ataques e contra-ataques que deixou o grupo de favoritos reduzido a Pogacar, Vingegaard e Geraint Thomas (INEOS).

Sem qualquer companheiro para ajudá-lo, o camisola amarela nunca negou esforços para reagir às iniciativas dos homens da Jumbo-Visma, enquanto os restantes favoritos tentavam minimizar perdas, encostando ao quarteto da frente quando o terreno ‘suavizou’ antes dos 17,7 quilómetros de ascensão ao Galibier.

A mais de 50 quilómetros da meta, em plena subida ao ‘gigante’ deste Tour, Barguil deixou os seus companheiros de escapada e manteve-se isolado na frente até aos derradeiros 4.000 metros, ‘imune’ ao ‘show’ protagonizado por Pogacar lá atrás.

O jovem da UAE Emirates atacou várias vezes no Galibier e foi ‘eliminando’ concorrência, à exceção da sua ‘sombra’ Vingegaard. No entanto, com o Granon para escalar, o bicampeão em título ‘conteve-se’, permitiu a reentrada no grupo de Thomas, Yates, Bardet ou Quintana, e ainda de Roglic e David Gaudu (Groupama-FDJ), rebocados pelo ‘super’ Van Aert, que descaiu de a fuga ir buscar o ‘vice’ do Tour2020.

Com ‘Pogi’ aparentemente ‘ileso’ depois de tantos ataques – teve disposição, inclusive, para ‘brincar’ com as câmaras -, e já na companhia do seu ‘escudeiro’ favorito Rafal Majka, que apareceu vindo do nada, atacou no grupo Quintana, tentando juntar-se na frente ao seu companheiro Barguil, seguindo-se, depois, Bardet.

A aparente descontração do bicampeão era, na realidade, ‘bluff’, com o jovem esloveno de 23 anos a ficar ‘pregado’ ao chão quando Vingegaard atacou, a cinco quilómetros do alto. Por ele passaram ainda Thomas, agora quarto na geral, a 02.26 minutos do novo camisola amarela, e até Gaudu ou Yates, com o esloveno a ser apenas sétimo na etapa e a descer ao terceiro posto da geral, a distantes 02.22 do novo líder.

O descalabro de Pogacar foi tão grande que até Bardet, agora segundo a 02.16 minutos de Vingegaard, o superou na geral.

Depois da primeira de duas jornadas alpinas, e na véspera de uma ligação de 165,1 quilómetros que começa em Briançon, sobe o Galibier e o Col de la Croix-de-Fer, e termina no Alpe d'Huez, de regresso ao percurso do Tour após quatro anos de ausência, a luta pelo pódio parece estar entregue a sete homens, todos eles com diferenças na casa dos três minutos: Vingegaard, Bardet, Pogacar, Thomas, Quintana, Yates e Gaudu.

O português Nelson Oliveira (Movistar) chegou a 29.01 do dinamarquês da Jumbo-Visma, de quem dista 01:21.39 horas na geral.

Fonte: Sapo on-line

“Pogacar avisa concorrência: «Perdi três minutos, mas posso ganhá-los noutra etapa»”


Esloveno assume dia menos bom, mas garante que não desiste

 

Por: Record com Lusa

Foto: AFP

Grande derrotado do dia no Tour'2022, ao ceder 2.51 para Jonas Vingegaard, Tadej Pogacar reconheceu a superioridade de toda a equipa Jumbo-Visma, "muito forte" deste o início da etapa, mas atribuiu a sua quebra a um provável erro de alimentação.

"No início da etapa, tinha boas pernas. No Galibier, ataquei muito. Eles [corredores da Jumbo] tentaram deixar-me. [...] De repente, quebrei no Col du Granon, não consegui reagir quando o Vingegaard atacou. Tive um desfalecimento. Pode ter sido hipoglicémia", avançou o esloveno, que após a etapa fez questão de cumprimentar o dinamarquês, que será o seu grande adversário na luta pelo 'tri'.

O esloveno de 23 anos, que é o atual bicampeão da Volta a França depois de ter vencido as duas únicas edições em que participou, notou que agora cabe-lhe atacar para recuperar a liderança da geral, na qual é terceiro a 2.22 minutos.

"Vou continuar a lutar. Perdi três minutos, mas posso ganhá-los noutra etapa. Vou tentar recuperar o tempo perdido. O nosso duelo será interessante de seguir", prognosticou.

Por: Record on-line

“Vingegaard: «Um sonho tornado realidade, é incrível. É de loucos!»”


Dinamarquês arrasou concorrência e ficou com a camisola amarela

 

Por: Lusa

Foto: EPA

A amarela é um sonho tornado realidade para Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma), que espera agora desafios diários do "lutador" Tadej Pogacar, depois de assumir a liderança da Volta a França em bicicleta com uma vitória no Col du Granon.

"É difícil para mim descrevê-lo em palavras", resumiu o dinamarquês de 25 anos, momentos após coroar-se como vencedor da 11.ª etapa no Tour, no alto do Col du Granon, e roubar a amarela ao bicampeão em título, que quebrou pela primeira vez na prova francesa e perdeu 02.51 minutos na meta.

Visivelmente emocionado com a sua estreia a vencer na Volta a França, na sua segunda participação, o tímido Vingegaard ainda estava incrédulo com a sua nova condição, respondendo "não, por acaso não", a olhar para a camisola que tinha vestida, quando questionado sobre se já acreditava que a amarela era sua.

"É um sonho tornado realidade, é incrível. É de loucos! Esta manhã, quando acordei, queria ir à procura da etapa e da amarela, mas consegui-lo efetivamente é incrível para mim. Primeiro, uma vitória de etapa no Tour e, depois, vestir a amarela, é algo que ninguém me poderá tirar", sustentou.

O dinamarquês contou que a sua Jumbo-Visma, que passou grande parte dos 151,7 quilómetros entre Albertville e o Col du Granon ao ataque, tinha um plano para destronar Pogacar.

"Obviamente, vocês viram qual era o plano. Queríamos endurecer muito a corrida, pensámos que me beneficiaria e ao Primoz [Roglic]. Ganhei muito tempo hoje, mas nunca o teria feito sem os meus companheiros, eles foram incrivelmente fortes hoje", elogiou, já depois de ser congratulado por Wout van Aert, o 'super' camisola verde que a Jumbo-Visma lançou para a fuga do dia.

Vingegaard reconheceu que só percebeu que o camisola amarela iria quebrar quando atacou, a cinco quilómetros da meta, porque 'Pogi' "estava muito forte no Galibier e deixou toda a gente".

"Não tinha a certeza se ele ia no limite e na última subida pensei: 'se não tentar, não vou ganhar'. Um segundo lugar na geral é bom, mas já lá estive no ano passado, e decidi que queria tentar lutar pela vitória. Felizmente, fui bem-sucedido", resumiu.

O líder da Jumbo-Visma, que ficou surpreendido com as diferenças que estabeleceu para os seus adversários na luta pela vitória final, até porque "estava no vermelho nos últimos três quilómetros" da tirada, espera agora uma grande batalha até Paris, onde a Volta a França termina em 24 de julho.

"O Tadej é um lutador, de certeza que me vai desafiar todos os dias. Vamos dar o nosso melhor e ver se conseguimos mantê-la", disse, referindo-se à amarela.

Fonte: Record on-line

“Vingegaard vence 11.ª etapa e assume amarela em dia para esquecer de Pogacar”


Esloveno cedeu bastante tempo na subida final

 

Por: Record

Foto: Getty Images

O dinarmarquês Jonas Vingegaard, da Jumbo-Visma, venceu esta quarta-feira a 11.ª etapa do Tour'2022 e assumiu a liderança da prova, ao aproveitar da melhor forma uma jornada para esquecer de Tadej Pogacar, o anterior líder, que era visto por tudo e todos como imbatível. Só que esta quarta-feira o esloveno mostrou que, afinal, é 'humano'.

Naquela que foi a primeira grande etapa de alta montanha, com passagem no Col du Galibier aos 2642 metros, Pogacar acabou por não resistir na derradeira ascensão do dia, ao Col du Granon, isto depois de ter passado no Galibier sempre junto ao dinamarquês da Jumbo-Visma. O dia foi de tal forma mau para Pogacar, que não só perdeu a amarela, como caiu para terceiro, atrás de Romain Bardet (o 2.º do dia), ao ser somente sétimo na chegada ao Granon. Contas feitas, o ciclista da UAE Emirates fica a 2.22 minutos do novo líder, ao passo que Bardet está a 2.16 da frente.

Quanto a Vingegaard, mostrou ser claramente o homem mais forte da Jumbo-Visma, já que Primoz Roglic, por exemplo, foi apenas 20.º a 11.31 do seu colega de equipa. Isto numa tirada na qual a formação holandesa mostrou ser um bloco fortíssimo, já que para lá de Vingegaard e Roglic colocou ainda Steven Kruijswijk (9.º) e Sepp Kuss (19.º) nos 20 primeiros.

Nota também para a excelente réplica de Nairo Quintana, ao ser segundo a 59 segundos, mostrando claramente a sua capacidade de brilhar quando o perfil das etapas supera os 2000 metros de altitude (a de hoje chegou aos 2642 e a meta estava a 2413). Geraint Thomas, que chegou a andar atrasado em relação a Pogacar, fechou em quarto, a 1.38 minutos, e David Gaudu em quinto, a 2.04.

Quinta-feira a alta montanha continua, no primeiro teste à Jumbo-Visma com Vingegaard como líder. A etapa 12 promete, já que contará com nova passagem no Col du Galibier, segue ao Col de la Croix de Fer e termina no mítico Alpe d'Huez - todas estas subidas são de categoria especial.

 

Classificação da 11.ª etapa:

 

1. Jonas Vingegaard, Din (Jumbo-Visma), 04:18.02 horas.

2. Nairo Quintana, Col (Arkéa Samsic), a 59 segundos.

3. Romain Bardet, Fra (DSM), a 01.10 minutos.

4. Geraint Thomas, GB (INEOS), a 01.38.

5. David Gaudu, Fra (Groupama-FDJ), a 02.04.

6. Adam Yates, GB (INEOS), a 02.10.

7. Tadej Pogacar, Slo (UAE Emirates), a 02.51.

8. Alexey Lutsenko, Caz (Astana), a 03.38.

9. Steven Kruijswijk, Hol (Jumbo-Visma), a 03.59.

10. Warren Barguil, Fra (Arkéa-Samsic), a 04.16.

(...)

12. Aleksandr Vlasov, Rus (BORA-hansgrohe), a 04.40.

15. Enric Mas, Esp (Movistar), a 08.08.

20. Primoz Roglic, Slo (Jumbo-Visma), 11.31.

44. Chris Froome, GB (Israel-Premier Tech), a 27.16.

68. Nelson Oliveira, Por (Movistar), a 29.01.

 

Classificação geral, após a 11.ª etapa:

 

1. Jonas Vingegaard, Din (Jumbo-Visma), 41:29.59 horas.

2. Romain Bardet, Fra (DSM), a 02.16 minutos.

3. Tadej Pogacar, Slo (UAE Emirates), a 02.22.

4. Geraint Thomas, GB (INEOS), a 02.26.

5. Nairo Quintana, Col (Arkéa Samsic), a 02.37.

6. Adam Yates, GB (INEOS), a 03.06.

7. David Gaudu, Fra (Groupama-FDJ), a 03.13.

8. Aleksandr Vlasov, Rus (BORA-hansgrohe), a 07.23.

9. Alexey Lutsenko, Caz (Astana), a 08.27.

10. Enric Mas, Esp (Movistar), a 09.29.

(...)

14. Primoz Roglic, Slo (Jumbo-Visma), a 13.54.

41. Chris Froome, GB (Israel-Premier Tech), a 55.37.

73. Nelson Oliveira, Por (Movistar), a 01:21.39 horas.

Fonte: Record on-line

“Mathieu van der Poel desiste do Tour depois de ter iniciado a fuga do dia”


Ciclista holandês abandonou a 11.ª etapa depois de ter descolado do grupo de fugitivos logo na primeira dificuldade do dia

 

Por: Lusa

Foto: Twitter Tour de France

O holandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Deceuninck), uma das estrelas do ciclismo mundial, abandonou esta quarta-feira a Volta a França durante a 11.ª etapa, depois de ter andado em fuga desde os quilómetros iniciais.

"Mathieu van der Poel abandonou a corrida", informou a organização do Tour, num tweet que foi depois partilhado pela equipa de 'MVDP'.

O corredor de 27 anos iniciou hoje a fuga da jornada, juntamente com o seu eterno rival Wout van Aert (Jumbo-Visma), e abandonou a 11.ª etapa depois de ter descolado do grupo de fugitivos logo na primeira dificuldade do dia, em Lacets de Montvernier, uma contagem de segunda categoria que antecedeu as subidas ao Télégraphe (primeira) e Galibier (categoria especial).

Van der Poel esteve muito 'apagado' neste Tour, tendo chegado a reconhecer ser "uma sombra" de si mesmo.

O holandês foi um dos protagonistas da passada edição da Volta a França, ao envergar a amarela durante seis etapas, concretizando o sonho de honrar o seu avô, o 'eterno segundo' Raymond Poulidor, o ciclista que mais vezes subiu ao pódio final da Volta a França (oito), sem nunca vestir a camisola de líder, e que morreu em 2019.

Nesta 'Grande Boucle', MVDP, que este ano foi o primeiro camisola rosa da Volta a Itália, depois de vencer a primeira etapa, e ganhou a Volta a Flandres, teve como melhor resultado o quinto lugar do curto contrarrelógio do primeiro dia do Tour.

A 11.ª etapa da Volta a França está a ligar Albertville ao Col du Granon, ao longo de 151,7 quilómetros, com a meta a coincidir com a contagem de montanha de categoria especial.

Fonte: Record on-line

“Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados no Grande Prémio Douro Internacional repleto de montanha é o próximo objetivo da equipa”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados regressa esta quinta-feira à estrada no Grande Prémio Douro Internacional, prova com bastante dureza que se realiza na região do Douro vinhateiro.

A primeira etapa tem lugar em Tabuaço com partida e chegada junto à Câmara Municipal. A etapa totaliza 120 quilómetros que são marcados por um percurso bastante ondulado com a subida de Monte Travesso instalada a apenas 5 quilómetros da meta final. A segunda etapa irá ter início e fim e Armamar, onde após 125 quilómetros a chegada estará instalada no final de uma subida de 2,3 quilómetros a 6% de inclinação média.

Ao terceiro dia chega-nos o Contra Relógio Individual, um dia que será determinante para as contas da classificação geral. Será um percurso de 29 quilómetros com bastante dureza e que irá marcar as principais diferenças. O último dia será o mais longo, 148 quilómetros serão percorridos em circuito em Lamego. Um circuito bastante duro, que irá terminar com chegada em alto, montanha de segunda categoria.

O alinhamento da equipa será composto por Bruno Silva, João Matias, Nicolas Saenz, Francisco Moais e Ángel Sanchez. Gustavo Veloso em antevisão a esta prova afirma que “Esta é uma prova que se posiciona a cerca de 2 semanas e meia da Volta a Portugal e que irá ser um teste importante e ver como está o estado de forma de cada atleta. Vamos com boas aspirações para trazer um bom resultado para Mortágua”.

Fonte: Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados

“Glassdrive / Q8 / Anicolor disputa Douro Internacional nos próximos quatro dias”


A beleza do Douro Vinhateiro vai ser o cenário dos próximos quatro dias para a Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, que entre amanhã e domingo, 14 e 17 de julho, disputa o 2.ª Grande Prémio de Ciclismo do Douro Internacional. Ao longo de quatro etapas, uma delas um contrarrelógio individual, serão percorridos 417,2 km, com o Rio Douro praticamente sempre por perto e passagem pelos Municípios de Tabuaço, Armamar, Resende e Lamego.

Serão seis corredores que vão alinhar na corrida que alia o desporto à promoção dos territórios: António Carvalho, Rafael Reis, Javier Moreno, Héctor Sáez, Pedro Silva e Afonso Eulálio.

Organizada pelo Jornal de Notícias e pelo jornal O JOGO, a prova vai ter partidas e chegadas na mesma localidade e arranca já amanhã, dia 14, em Tabuaço, às 12H00 (mesma hora de partida nos quatro dias). A 1.ª Etapa terá 117,7 km de percurso e na sexta-feira, 2.º dia de Douro Internacional, o pelotão composto por 18 equipas, uma delas espanhola, vai estar em Armamar para percorrer 122,6 km.

A 3.ª Etapa será um contrarrelógio individual de 29,1 km em Resende. A competição termina domingo, dia 17, em Lamego, depois de concluídos 148 km, viagem mais longa desta edição. Os mais de 400 km de trajeto vão destacar-se tanto pela beleza natural da envolvente, como pela dureza da prova que, neste último dia, ficará marcada por cinco subidas, desde a Régua até Lamego.


“O Grande Prémio Douro Internacional é uma corrida muito importante, acaba por ter um bom destaque mediático e acima de tudo a equipa quer fazer uma boa prestação e dignificar todos os nossos patrocinadores e parceiros”, disse Rúben Pereira.

 

Etapas do 2º Grande Prémio Douro Internacional

 

1.ª ETAPA  Quinta-feira, 14 de julho: Tabuaço (12H00, Centro Aquático de Tabuaço) – Tabuaço (14H57, Rua Macedo Pinto, junto ao Município) » 117,7 km

2.ª ETAPA  Sexta-feira, 15 de julho: Armamar (12H00, Praça da República, junto ao Município) – Armamar (15H00, Praça da República, junto ao Município) » 122,6 km

3.ª ETAPA Sábado, 16 de julho » Contrarrelógio Individual: Resende (12H00, Avenida Afonso Henriques, junto ao Município) – Resende (15H52, Avenida Afonso Henriques, junto ao Município) » 29,1 km

4.ª ETAPA  Domingo, 17 de julho: Lamego (12H00, Av. Dr. Alfredo Sousa, Centro Multiusos / Jardim) – Lamego (15H43, Av. Dr. Alfredo Sousa, Centro Multiusos / Jardim) » 148 km

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

“Warner Bros Discovery e a organização profissional de triatletas assinam um acordo para o crescimento do novo PTO Tour”


Por: Vasco Simões

Os fãs do triatlo vão poder desfrutar dos melhores eventos da temporada através dos canais Eurosport e da AOO do Eurosport, a casa dos Jogos Olímpicos na europa continua a reforçar a sua oferta de conteúdos, apostando no melhor desporto olímpico.

Este acordo permitirá a cobertura exclusiva em direto dos eventos do PTO Tour em 50 territórios da Europa, incluindo Portugal, através dos canais Eurosport e da App do Eurosport. Cada um desses eventos, que só podem ser vistos no Eurosport, contará com os melhores triatletas do mundo, assim como prémios em dinheiro de valor significativo para os vencedores.

A parceria entre a WBD e a PTO acontece na sequência do enorme alcance garantido com a transmissão da Collins Cup do ano passado no Eurosport e nas restantes plataformas da empresa. Trata-se de uma prova emblemática que reúne os melhores triatletas europeus e norte-americanos numa competição brutal. A edição de 2021 atingiu uma audiência repartida em mais de 175 territórios, o que pressupõe um alcance inédito para este desporto.

Trojan Paillot, vice-presidente de Aquisições e Sindicação de Direitos Desportivos da Warner Bros. Discovery Sports Europa: "O novo PTO Tour é uma proposta fantástica, como vimos na Collins Cup do ano passado. Estamos muito satisfeitos por oferecer a experiência da da Warner Bros. Discovery Sports, utilizando o alcance de nossa rede de canais e plataformas digitais para apoiar o crescimento do PTO Tour. Temos uma capacidade única de alcançar o público onde quer que ele escolha consumir o seu desporto favorito, quer seja na televisão ou em ‘streaming’. Para além desta extensa cobertura dedicaremos um programa especial que complementa uma oferta única para os fãs do triatlo e dá a conhecer o desporto a novos públicos não só na Europa, mas em todo o mundo”.

Tim Godfrey, Diretor de Marketing da PTO: "Os números globais de audiência da Collins Cup em 2021 superaram todas as expectativas e mostraram que existe um grande interesse em desfrutar do melhor triatlo. Esse êxito, combinado com os grandes números do Herbalife24 PTO Pro Am, transmitido em maio deste ano, ajudou a moldar o nosso propósito sobre como construir a nova parceria, que inclui mais eventos de alto nível e uma mistura empolgante de programação em direto e uma série de conteúdos editoriais nos canais Discovery da Warner Bros. e nas plataformas sociais. Esta parceria em torno do PTO Tour está preparada para levar o desporto e os seus atletas a um outro nível".

 

Os destaques da nova parceria incluem:

 

• Os eventos do PTO Tour podem ser desfrutados em exclusivo na Europa através dos canais lineares do Eurosport e da App do Eurosport.

• O PTO Tour beneficiará da perspetiva global da Warner Bros. Discovery e da sua distribuição local, a cada transmissão em direto com narração e comentários em 20 idiomas.

• O Eurosport é a 'Casa do Ciclismo' na Europa e tem a maior comunidade de fãs de uma das disciplinas de triatlo

• Esta cobertura exclusiva permitirá que os triatletas do PTO e os eventos do PTO Tour sejam levados à atenção de um público mais amplo através do site Eurosport, que atrai milhões de utilizadores todos os meses, criando uma secção dedicada ao triatlo com notícias, resumos e vídeos

• As transmissões dos eventos do PTO Tour incluirão reportagens e entrevistas com os protagonistas

• Os resumos e melhores momentos de cada prova estarão disponíveis tanto na web como na App do Eurosport

*O acordo permitirá cobertura em direto e em exclusivo em mais de 50 territórios na Europa e no subcontinente indiano nos canais lineares e de ‘streaming’ nas plataformas WBD

Europa: Albânia, Alemanha, Andorra, Arménia, Áustria, Azerbaijão, Bielorrússia, Bélgica, Bósnia-Herzegovina, Bulgária, Croácia, República Checa, Chipre, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Geórgia, Grécia, Hungria, Irlanda, Islândia, Israel , Itália, Kosovo, Cazaquistão, Quirguistão, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Macedónia, Malta, Moldávia, Mónaco, Montenegro, Noruega, Países Baixos, Portugal, Polónia, Roménia, San Marino, Sérvia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suécia, Suíça, Tajiquistão, Turquemenistão, Turquia, Reino Unido, Ucrânia, Uzbequistão, Estado do Vaticano.

APAC: Camboja, Hong Kong, Indonésia, Malásia, Mongólia, Mianmar, Papua Nova Guiné, Filipinas, Coreia do Sul, Taiwan e Tailândia.

Subcontinente indiano: Índia, Afeganistão, Bangladesh, Butão, Maldivas, Nepal, Paquistão e Sri Lanka.

Os canais responsáveis pela transmissão da Collins Cup em 2021 foram o Eurosport na Europa, a Fox Sports na Austrália, a Sky Sport na Nova Zelândia, a Bein Sport, CBS e Fuji TV no Japão.

Fonte: Eurosport

“Seleção Nacional/Formação e desenvolvimento são o foco da seleção nacional no europeu de pista”


Por: Ana Nunes

A seleção nacional estará representada por 12 atletas no Campeonato da Europa de Pista de Juniores e Sub-23, que se irá disputar no Velódromo de Sangalhos, em Anadia. A competição prolongar-se-á durante seis dias, entre 14 e 19 de julho.

O selecionador nacional de pista, Gabriel Mendes, convocou seis corredores juniores e seis sub-23 para competirem no Campeonato da Europa de Pista, em Anadia. A representar Portugal na categoria de juniores teremos Marta Carvalho, Laura Simão e Margarida Teodósio, no setor feminino, e João Cunha, João Martins e João Marques no setor masculino. Já em sub-23, os convocados foram Daniela Campos e Beatriz Roxo, no feminino, e Daniel Dias, Francisco Marques, Rodrigo Caixas e Diogo Narciso no masculino.

Segundo Gabriel Mendes, este europeu terá como principal desenvolver as competências e capacidades dos atletas. “A maioria dos corredores que trazemos vão estrear-se em Campeonatos da Europa, tanto em juniores como em sub-23. Para a maioria é a primeira vez que vão fazer uma competição internacional com um nível tão elevado como aquele que temos aqui. Temos vindo a trabalhar com estes jovens no sentido de desenvolver as suas competências e capacidades de forma que possam enfrentar da melhor forma este Campeonato da Europa. Vai servir também para vermos como é que eles estão relativamente às outras nações, pois são jovens que consideramos poderem ter condições para fazer um percurso no ciclismo de pista e no alto rendimento. No entanto isto é um processo com várias etapas e é preciso irmos ultrapassando essas várias etapas para fazerem esse percurso e esta é uma oportunidade competitiva para que eles possam mostrar o seu potencial e as competências”.

No primeiro dia de competição, 14 de julho, o primeiro português em competição será Rodrigo Caixas, que irá participar na qualificação da perseguição individual de sub-23 pelas 12h25, caso se consiga apurar e esteja entre os quatro melhores poderá disputar a final às 18h50. Também em sub-23, na prova de eliminação teremos Beatriz Roxo às 18h25 e Francisco Marques pelas 19h40. Neste dia de abertura competem ainda na categoria de juniores, em scratch, Marta Carvalho às 17h50 e João Martins às 19h20.

No dia 15 de julho teremos a prova de eliminação para a categoria de juniores, com Laura Simão a competir pelas 17h15 e João Marques pelas 20h15. Em sub-23, na prova de scratch, Portugal estará representado por Daniela Campos, que competirá pelas 19h00 e Rodrigo Caixas, que estará em pista às 19h50.

O dia 16 de julho será maioritariamente dedicado às disciplinas de velocidade, pelo que não teremos corredores portugueses em competição. No sábado, dia 17, a teremos participação portuguesa no concurso de omnium de juniores, com João Martins a disputar a primeira das quatro corridas, o scratch, pelas 11h45, sendo que a prova terminará com a corrida por pontos, pelas 20h00. Margarida Teodósio será a representante da seleção portuguesa no feminino, com a prova de scratch a ter início pelas 11h35.

A última prova do concurso de omnium terá lugar pelas 19h35. Em sub-23, na corrida por pontos, teremos em competição Beatriz Roxo, pelas 16h55 e Diogo Narciso, às 17h50.

No penúltimo dia de competição, dia 18, os corredores da categoria júnior vão disputar a corrida por pontos, com Marta Carvalho a competir pelas 17h10 e João Cunha pelas 17h50. Os sub-23 vão correr na prova de omnium, com Daniela Campos a representar o setor feminino. A primeira prova do concurso será às 11h00 e a última às 19h35. Daniel Dias será o representante masculino da seleção nacional no concurso de omnium, com a primeira prova a ter início às 11h15 e a última às 20h05.

A prova de madison irá encerrar estes Campeonatos da Europa de Pista. Em juniores, Portugal estará representado pela dupla composta por João Marques e João Martins, que vão competir às 14h20. Em sub-23 teremos Beatriz Roxo e Daniela Campos às 15h40 e para encerrar a participação de Portugal nesta competição Diogo Narciso e Rodrigo Caixas às 16h20.

“Este é um campeonato que para nós é focado essencialmente na formação e no desenvolvimento. No entanto, vamos dar o nosso melhor, vamos procurar representar Portugal de uma forma digna, com esforço, trabalho e dedicação, que são sempre os valores da nossa seleção, e procuraremos obter as melhores classificações para o país”, acrescentou ainda o selecionador nacional de pista.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Grande Prémio Douro Internacional com percurso para testar trepadores”


A segunda edição da corrida vai para a estrada esta quinta-feira. 15 equipas vão disputar quatro etapas com muito sobe e desce, como só se poderia esperar nesta região do país.

Para começar, espera ao pelotão 117,7 quilómetros com início e fim em Tabuaço. Praticamente logo a abrir (partida às 12 horas) haverá um Prémio de Montanha de segunda categoria (5,3 quilómetros) e um de terceira aos 18,7. Já na fase final da tirada, os ciclistas enfrentarão uma primeira categoria, sendo que ficarão por percorrer cerca de sete quilómetros até à meta. A chegada está prevista para cerca das 15 horas

Na sexta-feira, a segunda etapa terá Armamar como palco de partida e chegada na Praça da República (12 horas o início e chegada prevista para as 15 horas). Os 122,6 quilómetros terão uma segunda categoria à passagem dos 35 quilómetros, mas o ponto alto será a chegada em alto. Uma primeira categoria, que poderá ser importante para os pretendentes à vitória, sendo que no dia seguinte haverá contrarrelógio individual.


Resende irá ser o palco da terceira etapa, com 29,1 quilómetros para os candidatos se mostrarem, um contrarrelógio que manterá a tendência de um terreno muito pouco plano.

O dia da consagração será em Lamego. Os 148 quilómetros terão partida (12 horas) e meta no mesmo local - Avenida Alfredo Sousa, com a chegada prevista para cerca das 15h45. Haverá direito a um percurso que contará com quatro subidas (segunda categoria).

O vencedor da primeira edição, no ano passado, foi o uruguaio Mauricio Moreira, ciclista da Glassdrive/Q8/Anicolor, que não estará presente em 2022. O pelotão será composto pelas 10 equipas Continentais portuguesas, quatro de clube e mais uma espanhola, a Alumínios Cortizo.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com