segunda-feira, 22 de agosto de 2022

“As próximas corridas de Egan Bernal”


Por: Franco Xavier Videla

O colombiano Egan Bernal voltou à competição na semana passada no Tour da Dinamarca, após dez meses de paragem motivado pelo acidente que sofreu. O 'besouro' constrói o seu estado de forma, após as lesões sofridas pelo acidente sofrido em janeiro deste ano.

O saldo na Dinamarca foi positivo para Bernal. Embora ele tenha desistido na última etapa, Egan foi visto a trabalhar na frente do pelotão para os seus companheiros de equipa. Além disso, vale a pena notar a queda que teve, embora não tenha que se arrepender mais do que contusões e alguns cortes.

Conforme relatado por Ciro Sconamiglio, do La Gazzetta dello Sport, o ciclista da INEOS Grenadiers voltara a competir no dia 24 de agosto no Tour da Alemanha. Depois disso, ele viajará em setembro para a Itália para fazer três testes de um dia. Enquanto fecha a temporada com o Tour da Croácia e o último monumento, Il Lombardy.

 

Calendário (não oficial):

 

24/8 a 28/8 | Deutschland Tour🇩🇪 (2. Pro)

14/9 | Giro della Toscana🇮🇹 (1.1)

15/9 | Coppa Sabatini🇮🇹 (1.Pro)

17/9 | Memorial Marco Pantani🇮🇹 (1.1)

27/9 a 2/10 | Cro Race🇭🇷 (2.1)

8/10 | Il Lombardia🇮🇹 (1.UWT)

Fonte: Ciclismo Internacional

“Seleção Nacional/Seleção jovem compete com nove elementos no Mundial de BTT”


Por: José Carlos Gomes

A Seleção Nacional de BTT vai competir no Campeonato do Mundo desta vertente do ciclismo, em Les Gets, França, entre quinta-feira e domingo. Portugal terá nove representantes, cinco na disciplina de cross country olímpico (XCO) e quatro na especialidade de downhill (DHI).

No XCO, disciplina olímpica de BTT, Portugal contará apenas com corredores juniores e sub-23. Em sub-23 estão convocados João Cruz (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) e Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team). Os juniores escolhidos são Artur Mendonça (BTT Loulé/Elevis), Guilherme Barros (24horas Altimetria/Ontrack) e Íris Chagas (Automóveis Ribeiro/GDVP).

“Estaremos presentes com um lote de corredores muito jovens no XCO. Os resultados do Artur Mendonça em provas internacionais, ao longo de toda a época, permitem-nos ter a expectativa de uma boa classificação. O mesmo se aplica à Raquel Queirós, que pretendemos que dê sequência no Mundial à série de lugares no top 10 que vem alcançando nas últimas semanas”, antevê o selecionador nacional, Pedro Vigário.

No DHI, a Seleção Nacional contará com Gonçalo Bandeira e Vasco Vasconcelos, em elite, e com Henrique Ferreira (Município de Porto Moniz/CN Seixal) e Matias Camacho (Caniço Riders/2Cycling), na categoria de juniores.

“Temos uma equipa de DHI formada por corredores que se têm destacado no circuito nacional. O mais experiente internacionalmente, apesar de ser sub-23 de segundo ano, é o Gonçalo Bandeira. O objetivo para todos é a passagem à final”, resume Pedro Vigário.

Os primeiros a competir serão os ciclistas de DHI, cuja qualificação irá ocupar toda a manhã de quinta-feira, 25 de agosto. No mesmo dia competem os juniores na disciplina de XCO. A feminina corre às 14h00 e os masculinos escutam o tiro de partida às 16h00.

Sábado será o dia das finais de DHI. Caso os portugueses cumpram o objetivo de apuramento para a corrida decisiva, irão competir às 8h30 – juniores – e às 13h35 – elite.

Domingo é dia das provas sub-23 de XCO. Raquel Queirós compete às 8h00 e João Cruz alinha às 9h45.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/João Martins representa Portugal no Mundial júnior de pista”


Por: José Carlos Gomes

A Seleção Nacional estará representada por João Martins no Campeonato do Mundo de Pista para Juniores, que se disputa em Telavive, Israel. O português vai competir entre quarta e sexta-feira.

João Martins irá fazer grande parte do programa de resistência deste Mundial, competindo nas disciplinas de scratch, corrida por pontos e omnium. A primeira vez que subirá à pista será já nesta quarta-feira para disputar o scratch. A qualificação está marcada para as 11h35, enquanto a final está agendada para as 15h40.

No dia seguinte é a vez da corrida por pontos, na qual também se prevê necessidade de qualificação, às 9h00. A corrida pelas medalhas está apontada para as 16h00.

A disciplina olímpica de omnium vai disputar-se na sexta-feira. A qualificação acontece às 9h35. Seguem-se as quatro provas pontuáveis para o concurso: scratch (11h15), corrida tempo (13h05), eliminação (14h50) e corrida por pontos (16h50).

“Pretendemos que esta participação dê continuidade ao processo de aprendizagem, formação e desenvolvimento de competências do João Martins no contexto do ciclismo de pista, ao nível da estratégia/tática de corrida, capacidades motoras, psicológicas e organizacionais”, adianta o selecionador nacional, Gabriel Mendes.

Esta será a segunda participação internacional de João Martins, que, no mês passado, competiu no Campeonato da Europa de Juniores, no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia. Em Portugal, João Martins foi quarto em omnium e nono em scratch, não tendo acabado o madison, que fez em dupla com João Marques.

“O João Martins revela um elevado potencial para estabelecer um percurso de alto rendimento ao nível do ciclismo de pista, como demonstrou no Europeu de Anadia. O Campeonato do Mundo irá proporcionar-lhe um contexto competitivo mais exigente, constituindo um importante momento de aprendizagem e desenvolvimento da formação desportiva deste jovem atleta”, conclui Gabriel Mendes.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com