quarta-feira, 16 de março de 2022

“Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados Leangel Linarez e João Matias 3º e 4º classificados na chegada a Sines”


A Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados completou hoje a sua prestação na 1ª Etapa da Volta ao Alentejo, uma ligação de 176,7 quilómetros entre Vendas Novas e Sines. Um dia onde a equipa se mostrou bem e a um bom nível, com a nossa dupla de sprinters a serem 3º e 4º classificados, apenas batidos também pela dupla da Caja Rural-Seguros RGA.

A etapa começou a alta velocidade e animada por um quinteto que se colocou em fuga pouco depois de percorridos 40 quilómetros. A nossa equipa manteve-se sólida e coesa no pelotão, protegendo sempre da melhor maneira os seus sprinters João Matias e Leangel Linarez.


Com uma aproximação muito rápida a Sines, tornou-se ainda mais importante manter esta boa colocação e para isso a equipa foi fundamental para deixar sempre os sprinters numa muito boa posição. Na chegada, também ela feita a grande velocidade João Matias lançou Leangel Linarez mas acabariam por ser batidos pela dupla da Caja Rural, com a vitória de Orluis Aular e segundo de lugar de Iúri Leitão.

Boa performance dos nossos dois homens mais rápidos, João Matias e Leangel Linarez com este último a aproveitar os 4 segundos de bonificação, estando agora na 5ª posição da Classificação Geral Individual, a 6 segundos da liderança.


Um dia positivo para a equipa que esteve na discussão da etapa e mostrou que mais uma vez mais está em boa condição física. A segunda etapa, a disputar nesta quinta- feira, será novamente ao jeito dos sprinters. Vai ligar Beja a Portel ao longo de 187,7 quilómetros.

 



Classificação Etapa

Vendas Novas - Sines: 176,7 Kms

 

1.º Orluis Aular (Caja Rural – Seguros RGA), 4h05m56s

3.º Leangel Linarez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt 4.º João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt 66.º Bruno Silva (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt

104.º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt 105.º Rui Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt 106.º António Barbio (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt

111.º Francisco Morais (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 58s


 

 

Classificação Geral

 

1.º Orluis Aular (Caja Rural – Seguros RGA), 4h05m46s

5.º Leangel Linarez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 6s 8.º João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 10s 69.º Bruno Silva (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt

105.º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt 106.º Rui Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt 107.º António Barbio (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt

115.º Francisco Morais (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 1m08s

 

Classificação Equipas

 

1.º Radio Popular/Paredes/Boavista, 12h17m48s 8.º Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados, mt

Fonte: Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados

“Glassdrive / Q8 / Anicolor Luís Mendonça e Fábio Costa entre os melhores na etapa inaugural da Volta ao Alentejo”


Luís Mendonça e Fábio Costa, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, estiveram esta tarde na discussão do sprint que marcou a chegada a Sines, cidade onde estava a meta da etapa que inaugurou a 39.ª edição da Volta ao Alentejo. Após as contas das bonificações, os dois corredores ocupam, respetivamente, a 13.ª e 14.ª posições da Geral Individual, naquele que foi um arranque com um balanço positivo.

Num dia marcado pela alta velocidade, a tirada foi animada por uma fuga com cinco homens, formada 40 km depois da partida, que foi em Vendas Novas. Quando faltavam 20 km para completar os 176,7 km totais do percurso, o pelotão anulou a fuga e foi altura de colocar o melhor possível Luís Mendonça e Fábio Costa, que estiveram na discussão para tentar o triunfo na chegada. A vitória acabaria por pertencer a Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA), que se impôs sobre toda a concorrência. 

“Foi o primeiro dia da Volta ao Alentejo, é sempre um dia muito importante, com o pelotão nervoso, sobretudo na questão da colocação dos corredores. O nosso objetivo foi cumprido, conseguimos salvar a etapa e manter todas as nossas aspirações até ao final intactas, para fazermos o melhor possível”, adiantou Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor. 

Amanhã a corrida prossegue com a 2.ª Etapa, que parte de Beja às 11H30 para o dia mais longo. Até Portel serão 187,7 km que devem estar concluídos depois das 16H00. 


 

CLASSIFICAÇÕES: 

39.ª VOLTA AO ALENTEJO

1.ª ETAPA: Vendas Novas – Sines» 176,7 km

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 1.ª ETAPA

 

1.º Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA), 04h05m56s 

2.º Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA), mt 

3.º Leangel Liñarez (Tavfer-Mortágua- Ovos Matinados), mt 

9.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

10.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

22.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

40.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

50.º António Carvalho (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

65.º Héctor Sáez (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

71.º Javier Moreno (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 1.ª Etapa) 

 

1.º Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA), 04h05m46s 

2.º Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA), a 04s 

3.º Rodrigo Caixas (L.A. ALUMÍNIOS-Credibom-Marcos Car), mt 

13.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 10s 

14.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

26.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

44.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 43s 

54.º António Carvalho (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

68.º Héctor Sáez (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

74.º Javier Moreno (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS 

 

1.ª Rádio Popular-Paredes-Boavista, 12h17m48s

2.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, mt 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERMELHA 

 

1.º Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA), 25 Pontos 

13.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 2 Pontos 

14.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 1 Ponto

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – BRANCA 

 

1.º Rodrigo Caixas (L.A. ALUMÍNIOS-Credibom-Marcos Car), 04h05m50s 

2.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 04h05m56s 

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

“Venezuela domina primeiro dia da “Alentejana”


Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA) é o primeiro líder da 39ª Volta ao Alentejo Delta Cafés. O venezuelano de 25 anos foi o mais forte no sprint de chegada em Sines. Além da Camisola Amarela Delta Cafés, Aular conquistou ainda a Camisola Vermelha Correio da Manhã, símbolo da Classificação por Pontos. O vencedor da etapa inaugural veio já para este dia com o objetivo de chegar, ver e vencer. “A ideia era que tentasse ganhar a etapa sprintando de longe. O Iúri (Leitão) também podia fazer uma grande etapa e no final fiquei contente com o resultado”, confessou Orluis admitindo que vencer a “Alentejana” é um objetivo.

Com o sistema de bonificações de regresso a esta competição Aular tem agora quatro segundos de vantagem na classificação geral. A equipa do vencedor é uma das favoritas na prova e começou já com uma dobradinha porque além do triunfo do venezuelano viu o português Iuri Leitão (vencedor no ano passado, em Sines) ser segundo classificado.

 

Partida na “Capital da Bifana”



 

A primeira etapa da “Alentejana” que terminou “debruçada sobre o Atlântico” teve 176,7 quilómetros iniciados em Vendas Novas. No pelotão estavam 130 homens representando 19 equipas. Ainda antes da primeira Meta Volante, em Alcáçovas, deu-se a primeira fuga com um duo da equipa ABTF – Feirense, Fábio Oliveira e Venceslau Fernandes. Logo a seguir juntaram-se Tiano da Silva (Protouch), César Fonte, (Kelly/Simoldes/UDO) e Rodrigo Caixas (L.A. Alumínios/Credibom/Marcos Car).


O quinteto chegou a atingir os 3 minutos e 55 segundos de vantagem, mas o pelotão nunca deixou que a distância aumentasse mais. Comandado sobretudo pelo ritmo da Euskatel-Euskadi durante muito tempo, o grupo foi aproximando-se dos fugitivos para os anular em definitivo a faltarem 20 quilómetros para a meta. Antes, nas metas volantes e sobretudo nas contagens de montanha, quem mais tirou partido da fuga foi Rodrigo Caixas que acumulou pontos que lhe dariam a Camisola Verde Carglasse Jaguar. Por ser o melhor jovem em prova ficaria também com a Camisola Branca CMTV.


 

A Etapa Com Mais Quilómetros

 

O segundo dia de competição leva a caravana de regresso ao Alentejo Central. O pelotão parte de Beja às 11h30 para o dia mais longo. Até Portel serão cumpridos 187,7 quilómetros com Metas Volantes em Serpa, Mourão e Reguengos de Monsaraz. Haverá apenas uma contagem de montanha de 4ª categoria perto da Central Fotovoltaica de Moura e o final da etapa está prevista para pouco depois das 16 horas.

Fonte: Podium

“Tim Merlier vence Danilith Nokere Koerse masculina ao sprint”


À frente de Max Walscheid (Cofidis) e Arnaud de Lie (Lotto Soudal)

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista belga Tim Merlier (Alpecin-Fenix) venceu esta quarta-feira ao 'sprint' a clássica Danilith Nokere Koerse, na Bélgica, à frente do alemão Max Walscheid (Cofidis), segundo, e do compatriota Arnaud de Lie (Lotto Soudal), terceiro.

Merlier, de 29 anos, cumpriu os 189,8 quilómetros entre Deinze e Nokere em 4:20.04 horas, batendo sobre a meta os rivais num 'sprint' que lhe valeu o segundo triunfo da época, depois de ter conquistado uma etapa no Tirreno-Adriático.

Os dois portugueses em prova chegaram integrados no pelotão, com André Carvalho (Cofidis) em 31.º e Rui Oliveira (UAE Emirates) em 37.º.

Fonte: Record on-line

“Mark Cavendish impõe-se na Milão-Turim ao sprint”


Ciclista da QuickStep-Alpha Vinyl soma uma corrida que nunca tinha ganho a palmarés com mais de 150 triunfos

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O ciclista britânico Mark Cavendish (QuickStep-Alpha Vinyl) impôs-se esta quarta-feira ao sprint na 103.ª Milão-Turim, a prova mais antiga do calendário, somando uma corrida que nunca tinha ganho a um palmarés com mais de 150 triunfos.

Cavendish, de 36 anos, somou o 159.º triunfo da carreira, o terceiro em 2022, ao cumprir os 197 quilómetros entre Magenta e Rivoli em 04:31.22 horas, batendo sobre a meta o francês Nacer Bouhanni (Arkéa Samsic), segundo, e o dinamarquês Alexander Kristoff (Intermarché-Wanty-Gobert), terceiro.

O britânico nunca tinha vencido esta clássica, mas pode agora juntá-la a muitas outras conquistas, no segundo ano de um 'renascimento' após parecer ter a carreira a prazo devido a doença.

O 'míssil da Ilha de Man' tornou-se ainda o primeiro britânico a triunfar nesta corrida, que em 2021 teve João Almeida, então colega de equipa de 'Cav', no terceiro lugar, no único pódio com um ciclista luso na sua história.

A participação portuguesa foi este ano mais discreta, com Rui Costa (UAE Emirates) no 35.º posto e Ivo Oliveira (UAE Emirates) no 41.º, com Daniel Viegas (EOLO Kometa) a participar na fuga do dia e a acabar no 129.º lugar, a 05.14 minutos.

Fonte: Record on-line

“Lorena Wiebes bate Lotte Kopecky na clássica Danilith Nokere Koerse feminina”


A portuguesa Maria Martins (Le Col Wahoo) terminou no 44.º posto

 

Por: Lusa

Foto: Instagram

A ciclista neerlandesa Lorena Wiebes (DSM) impôs-se esta quarta-feira na terceira edição da clássica Danilith Nokere Koerse, à frente da belga Lotte Kopecky (SD Worx), segunda classificada, com a portuguesa Maria Martins (Le Col Wahoo) no 44.º posto.

O terceiro triunfo seguido da neerlandesa esta época, depois do Grande Prémio Oetingen e da Ronde van Drenthe, foi conseguido com autoridade, num 'sprint' em que conseguiu acabar com um segundo de vantagem para o resto do pelotão.

Kopecky teve de se contentar com o segundo lugar e a italiana Marta Bastianelli (UAE Emirates) fechou o pódio, com 'Tata' Martins a terminar no 44.º posto, também a um segundo da vencedora.

Fonte: Record on-line

“O colombiano Sergio Luis Henao termina a sua carreira desportiva


Por: José Morais

Sergio Luis Henao decidiu terminar a sua carreira desportiva como ciclistas profissional, informou o mesmo apesar de não especificar a sua continuidade na europa pelo desaparecimento da equipa da Qhubeka, resolveu e tomou a decisão de se reformar, e seguir com novos projetos mas longe do profissionalismo.

O ciclista colombiano encerra assim uma carreira que teve de destaque, com a sensação de ter sido um ciclista diferente, na perspetiva nacional, o ciclista afirmava na altura da decisão que tinha terminado a sua carreira profissional na europa, apesar de terem existido ofertas, nenhuma o seduziu, e não tinha nenhuma de equipas do Word Tour, apenas algumas abordagens, mas onde nada foi avante.

Sergio Luis Henao, afirmou que estava em casa tranquilo junto com a família, e agora a organizar o seu novo ritmo de vida, onde quer disfrutar de algo diferente, o que já vinha a fazer há muitos anos na europa, diz que é grato pela vida, pelo ciclismo desde os 14 anos, com todos os que o apoiaram.

O colombiano que obteve os seus melhores resultados em voltas de uma semana e nas Ardenas, conquistou o Paris-Nice em 2017, depois de ter batido Alberto Contador num duelo dramático, conseguiu ser o segundo no Valão-Seta em 2013, e ainda conseguiu entrar no top-10 na Amstel Gold Race e Liège-Bastogne-Liège, e ainda na conquista de etapa do Tour do País Basco, uma prova em que tocou o título, e o Tour da Polónia.  

“W52 – FC Porto primeira etapa da Volta ao Alentejo”


Começou hoje a 39ª Volta ao Alentejo com uma etapa de 176 quilómetros que ligaram Vendas Novas a Sines.

Uma etapa que começou rápida, onde a fuga apenas se formou ao quilometro 40, um quinteto que chegou a ter 4 minutos de vantagem e foram discutindo entre si as Metas Volantes e Prémios de Montanha do dia e amealhando as bonificações.

A 20 quilómetros para a linha da meta o pelotão eliminou a fuga e rapidamente se aproximou de Sines, onde os sprinters se tentaram colocar o melhor possível.

Na reta da meta o mais forte foi Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA) que cortou a meta ao fim de 4h05m56s e lidera a classificação da prova. O Daniel Mestre voltou a ser o melhor classificado da equipa demonstrando a boa forma do momento.

Por equipas e devido à chegada em pelotão compacto todas ficam com o mesmo tempo. E temos 112 ciclistas a 10 segundos da liderança

Amanhã temos a mais longa etapa da prova, 187 quilómetros vão ligar Beja a Portel.

 

Classificação Etapa

 

16º Daniel Mestre -mt

30º José Gonçalves -mt

32º Samuel Caldeira -mt

49º Jorge Magalhães -mt

57º João Rodrigues -mt

74º José Neves -mt

85º Rui Vinhas -mt

 

Geral Individual após 1ª etapa

 

20º Daniel Mestre +10s

34º José Gonçalves +10s

36º Samuel Caldeira +10s

53º Jorge Magalhães +10s

61º João Rodrigues +10s

76º José Neves +10s

86º Rui Vinhas +10s

 

Geral Equipas

 

10º W52 – FC Porto

Fonte: W52 – FC Porto

“Estamos de volta!”


Depois de uma interrupção de 2 anos, o Troféu BTT Ribatejo Norte está de volta!

 

Com promoção a cargo do BTT Clube dos Pinheiros e a organização a cabo de uma comissão que integra o G.C.Barquinhense, Associação de Cicloturismo e BTT do Fojo, Falcões BTT, São Miguel Bike, Ansibikers e Bike Racers Clube BTT, a edição 2022 (nona) será constituída por nova selecção das seis melhores provas da região, bastante distintas e variadas entre si, tanto em formato como em tipo de piso/paisagens.

 Site oficial do evento: www.bttribatejonorte.com 

 

Etapa #1

 

Abril - Abril - Maratona Quinta da Atela - Romeira - Santarém

Organização: Bike Racers Clube BTT - Últimas Vagas

Site oficial do evento: www.facebook.com/bikeracers2016   

 

Etapa #2

 

Abril - Maratona BTT Almourol à Vista - V.N. Barquinha

Organização: Grupo Cicloturismo Barquinhense - Inscrições Esgotadas

Site oficial do evento: www.gcbarquinhense.blogspot.pt 

 

Etapa #3

 

Maio - Raid BTT "Rota dos Falcões" - Santa Cita - Tomar

Organização: Falcões BTT - Inscrições Esgotadas

Site oficial do evento: www.falcoesbtt.com 

 

Etapa #4

 

Junho - Maratona BTT Ansião - Ansião

Organização: Ansibikers

Site oficial do evento: www.ansibikers.pt 

 

Etapa #5

 

Setembro - Maratona BTT "No trilho do Lobo" - Abrantes

Organização: Associação de Cicloturismo e BTT do Fojo

Site oficial do evento: www.acbttfojo.blogspot.pt 

 

Etapa #6

 

Outubro - Maratona BTT D`Arrota a Presunto - Mação

Organização: São Miguel Bike

Site oficial do evento: www.smbike.pt 

Fonte: Organização

“Seleção Nacional quatro corredores portugueses na etapa de Marselha da UCI Júnior Series


Por: José Carlos Gomes

A Seleção Nacional estará representada, no próximo fim de semana, por quatro corredores na etapa de Marselha, França, do circuito internacional UCI Junior Series de Cross Country Olímpico (XCO).

O selecionador nacional, Pedro Vigário, convocou para este compromisso Artur Mendonça (BTT Loulé/Elevis), Beatriz Sousa (24horas Altimetria/Ontrack), Mariana Líbano e Rafael Sousa (Guilhabreu BTT).

Os juniores masculinos competem na tarde de sábado, com o tiro de partida a soar às 13h15. As femininas correm a partir das 8h45 de domingo.

É a segunda participação em 2022 da Seleção Nacional no circuito Júnior Series - o equivalente à Taça do Mundo para a categoria júnior. Na anterior participação, na Catalunha, Portugal averbou dois lugares no top 10. Artur Mendonça foi sétimo no setor masculino e Mariana Líbano conseguiu a nona posição nas femininas.

A competição a este nível de exigência visa dar sequência ao trabalho de incremento da experiência internacional dos jovens corredores portugueses de BTT, que, em 2022, terão como maior objetivo desportivo da época em termos de resultados o Campeonato da Europa, que vai decorrer em Anadia.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Ciclismo: Golães (Fafe) recebe a Taça de Portugal de Cadetes”


A freguesia de Golães, em Fafe, recebe no próximo dia 19 de março a Taça de Portugal de Cadetes. O Prémio de Ciclismo Freguesia de Golães / Troféu José Martins, também pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã, é organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo com o apoio da Câmara Municipal de Fafe.

O Prémio Junta de Freguesia de Golães / Troféu José Martins (Taça de Portugal de Cadetes e Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã) arrancará, pelas 15 horas, nas imediações da Freguesia de Golães e terminará na Rua da Ponte (Golães), pelas 16h45, estando em perspetiva um excelente espetáculo desportivo, onde não faltarão momentos de grande competitividade. O pelotão passará por diversas localidades dos concelhos de Fafe, Póvoa de Lanhoso e Guimarães.

Patrocinado pela Câmara Municipal de Fafe, o trajeto do Prémio Freguesia de Golães / Troféu José Martins, na extensão de 69,9 quilómetros, será o seguinte: Fafe (14h58 - Rua do Outeirinho, Junta de Freguesia de Golães - Partida simbólica), EN 207 (15h00 - Partida simbólica após a rotunda, depois da circular), Travassós, Requeixo, Vila Cova, Freitas (15h12), Serafão, Arosa, Taíde, Porto D´Ave (15h26), Póvoa de Lanhoso, Vilela, Santo Emilião (15h38), Briteiros, São Cláudio de Barco, Caldas das Taipas (15h48), Vila de Ponte, EM 583, Corvite (15h54), Prazins Santa Eufémia, Souto Santa Maria, Garfe (16h09), Arosa, EN 207, Serafão, Freitas (16h30), Vila Cova, Requeixo, Travassós (16h37), Santa Comba de Fornelos, Rua de Calvelos, Rua da Ponte, Golães (16h45 - Meta final).

O Prémio Junta de Freguesia de Golães / Troféu José Martins é organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo, contando com o patrocínio da Câmara Municipal de Fafe e o apoio da Freguesia de Golães, Bombeiros Voluntários de Fafe, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Agency, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia, Guimarpeixe, Jopedois, Auto Terror, SEG 3 - Mediação de Seguros, UNA Seguros, Infraestruturas de Portugal e revista Ciclismo a Fundo.

 

José Martins - Glória do ciclismo é natural de Golães

 

Importante freguesia do concelho de Fafe, Golães é a terra natal de José Martins um consagrado ciclista português, premiado com uma carreira internacional assinalável. Ao longo do seu percurso como profissional (1971-1980) envergou as camisolas da Coelima, Canada Dry-Gazelle, Kas-Campagnolo, Teka e Moliner-Vereco, ao serviço das quais obteve destacados resultados: Volta a Portugal/1972 e 1973 (2º e 3º), Volta à Madeira/1974 (1º), Volta à Catalunya/1974 (1º), Volta a Mallorca/1974 (1º), Volta a Aragón/1975 (2º), Volta ao País Basco/1975 (3º), Vuelta à Espanha/1975 (6º), Tour Suisse/1976 (1º Prémio da Montanha) e Tour de France/1976, 1977 e 1978 (12º, 17º e 22º).

Golães apresenta-se como uma das freguesias mais extensas, mais povoadas e mais desenvolvidas do concelho de Fafe, situando-se a quatro quilómetros da sede do concelho e estendendo-se encosta fora na margem esquerda do rio Vizela.

Como coletividades ativas e atuantes, a comunidade de Golães conta, entre outras, com a prestigiada Banda de Golães.

Nos últimos anos Golães tem acolhido competições de ciclismo regulares organizadas pela Associação de Ciclismo do Minho. Além disso, em 2009, numa jornada impagável da memória, a Associação de Ciclismo do Minho promoveu no final do Troféu José Martins / Taça de Portugal de Juniores a apresentação do livro “A Magia do Tour - Participação dos corredores portugueses” escrito a quatro mãos por Alves Barbosa e José Magalhães Castela. O cenário desta apresentação foi a Junta de Freguesia de Golães, tendo contado com a magia dos autores que obsequiaram os inúmeros presentes com saudosas histórias de um tempo em que o ciclismo era praticado, não só na sua mais interna pureza desportiva, mas também na sua sempre necessária vertente saudável.

Na apresentação do livro, Alves Barbosa presenteou a assistência com algumas das suas memórias da aventura da volta ciclista mais apreciada no mundo, enquanto José Magalhães Castela aproveitou a ocasião para elencar praticamente toda a vida do fafense José Martins, numa singela homenagem que quis prestar a este antigo ciclista, sócio honorário da ACM e participante no “Tour de France”.

Também nesse ano de 2009, a Câmara Municipal de Fafe e a Junta de Freguesia de Golães homenagearam no final da prova José Martins e o seu irmão Manuel Martins, igualmente ex-ciclista.

A Associação de Ciclismo do Minho promoveu em 2014 aquando da habitual prova de ciclismo uma cerimónia de entrega de distinções a dirigentes desportivos de Fafe em reconhecimento pelo mérito do desempenho de funções associativas ao longo de mais de três décadas.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Volta ao Alentejo: Moreira falhou defesa do título por estar a recuperar de lesão”


Confirmou o diretor da Glassdrive-Q8-Anicolor, que se mostrou confiante numa vitória "em qualquer corrida" quando regressar

 

Por: Lusa

Mauricio Moreira falhou a defesa do título na Volta ao Alentejo por estar a recuperar de uma lesão, confirmou à Lusa o diretor da Glassdrive-Q8-Anicolor, mostrando-se confiante que o ciclista uruguaio vai "ganhar qualquer corrida" quando regressar.

"O Mauricio apanhou covid-19 antes da Prova de Abertura. Estava connosco em estágio e testou positivo e regressou a casa. Entretanto, fez uma troca de bicicleta e de sapatos que lhe causou uma lesão num joelho [o direito] e o obrigou a estar parado duas semanas. Já recomeçou a treinar normalmente. Penso que irá com calma, mas o mais rapidamente possível, regressar à competição", detalhou Rúben Pereira.

O diretor desportivo assumiu que o vice-campeão da última Volta a Portugal não alinhou na 'Alentejana', cuja primeira etapa, uma ligação entre Vendas Novas e Sines, está na estrada, por opção sua, "para não correr riscos".

"Ele vai ganhar qualquer que seja a corrida, é algo que eu tenho a certeza, pelo que não podemos querer que ele volte assim tão rápido, porque pode causar algum problema no joelho", completou.

Rúben Pereira disse perceber que "as pessoas possam estranhar um pouco a ausência" de Moreira, mas notou que "há uma justificação" para o vencedor em título não defender o seu 'cetro'.

Melhor ciclista da época passada, na qual também ganhou o Grande Prémio Douro Internacional, o uruguaio de 26 anos volta a enfrentar um revés no seu percurso, desvalorizado, no entanto, pelo seu diretor desportivo.

"O ano passado ele partiu a clavícula no Xisto [clássica] e esteve arredado um mês e meio. Ele dizia-me que já tinha passado grande parte da época... e eu respondi-lhe que 'o melhor ainda estava para vir'. E a verdade foi essa. O Mauricio, atualmente, é o melhor ciclista a correr em Portugal e acredito que quando voltar vai ser um corredor muito competitivo. Disso tenho a certeza", defendeu.

'Donos' do dorsal número um da 39.ª Volta ao Alentejo, transportado por Luís Mendonça, o vencedor de 2018, os homens da Glassdrive-Q8-Anicolor são candidatos, segundo Pereira, à vitória nesta edição, com o diretor desportivo a assumir que aposta "em qualquer um dos sete" ciclistas que tem inscritos para lutar pela amarela.

"A equipa está bem, e o Alentejo vive-se muito no dia a dia", concluiu.

A 39.ª Volta ao Alentejo partiu hoje de Vendas Novas e termina no domingo, em Évora, ponto final da quinta e última etapa.

Fonte: Record on-line

“Volta ao Alentejo: O diretor Gustavo Veloso prefere dizer que ainda está a aprender”


Iniciou hoje a sua quinta prova como diretor desportivo da Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados

 

Por: Lusa

A nova vida de Gustavo Veloso como diretor desportivo não poderia ter começado melhor, mas o ex-ciclista recusa assumir-se como uma 'lufada de ar fresco' no pelotão nacional, preferindo insistir que está apenas a começar a aprender.

A iniciar hoje a sua quinta prova como diretor desportivo da Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados, no arranque da 39.ª Volta ao Alentejo, cuja primeira etapa sai de Vendas Novas, o galego de 42 anos já tem no currículo uma vitória, na Prova de Abertura, e a camisola da montanha da 'elitista' Volta ao Algarve, onde João Matias surpreendeu a concorrência do World Tour.

"Eu acho que não revolucionei assim tanta coisa. Simplesmente, como todas as pessoas que gostam de algo e iniciam um projeto novo, tenho vontade de trabalhar e fazer as coisas o melhor que sei, com os acertos e erros que, pela falta de experiência, possa ter deste lado. Isso, juntamente com a experiência como atleta, o que conheço do ciclismo português e estar numa equipa que, como digo aos meus corredores, não tem nada a perder, só tem a ganhar, permite-nos poder, em certos aspetos, a nível tático, arriscar", avaliou.

O facto de a Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados não se "fechar a nada" também possibilita, a nível da planificação, a definição de objetivos que seriam impensáveis noutras equipas, que têm metas mais complicadas a alcançar.

"Tudo o que fazes, bem-vindo seja. E penso que esse medo ao fracasso muitas vezes bloqueia os atletas. Desde esse ponto de vista, qualquer pessoa nova vai dar um bocadinho de ar fresco", completou, em declarações à agência Lusa.

Recém-reformado como ciclista, o bicampeão da Volta a Portugal (2014 e 2015) reconhece que os diretores desportivos que estão há mais tempo no pelotão enfrentam mais pressão do que um 'novato'.

"Quando já tens um palmarés, as pessoas esperam que estejas sempre ao máximo nível. Quando eu era atleta, fazer 10.º na Volta era um fracasso. Para outros atletas, era um grande êxito. Acho que todos os diretores fazem o melhor que conseguem, mas também há limitações, de orçamento, até de atletas, [pois] não há atletas suficientes para garantir uma certa qualidade, para ter uma equipa equilibrada em termos coletivos", notou.

'Gus' evidenciou que, "às vezes, não se valorizam as equipas que, sabendo que vão para as corridas com muita dificuldade para ganhar, conseguem ser protagonistas, indo para as fugas, ganhando uma camisola, dando visibilidade".

"Para haver uns que ganham, há outros que perdem; a minha maneira de entender o ciclismo é um bocado essa. Sei que com a equipa que tenho não vou chegar ao Tour e discutir a prova. Não posso ir a pensar em ganhar a Volta a França. Nem posso ir à Volta a Portugal para tentar discutir, porque não tenho equipa para isso", concedeu, definindo a sua formação como "jovem, equilibrada" e, sobretudo, de formação de ciclistas de futuro.

Confessando que tenta passar aos seus 'pupilos' a experiência que acumulou durante duas décadas como profissional, uma característica que já lhe era (re)conhecida nos seus tempos de ciclista -- e que lhe valeu a alcunha de 'Papá Veloso' -, o galego assume que a transição para a sua nova vida está a ser fácil, nomeadamente porque deixou de correr quando quis.

"Tinha ofertas para continuar, mas cheguei ao ponto em que não queria sofrer mais. Não é uma questão de já não gostar do ciclismo -- continuo a gostar de andar de bicicleta, mas já não gosto de sofrer, de andar à chuva. Para tudo, há um momento na vida e achei que o momento de deixar [o ciclismo] era o ano passado e, por isso, acho que me está a custar menos virar a página. E aqui é aprender desde o primeiro dia", declarou.

Veloso mostrou-se ainda agradecido aos seus agora colegas, que o acolheram de braços abertos nesta sua nova 'encarnação' no pelotão nacional.

"Mesmo nas primeiras reuniões, quando não sabia algo, eles orientavam-me. Nas corridas também dão alguns conselhos. Também sou uma pessoa que gosta de ouvir os outros. Noto e sinto que entre os diretores há uma boa relação. Quando nos podemos ajudar sem prejudicar os interesses individuais, fazemo-lo. Penso que isso é uma das coisas lindas do ciclismo", vincou.

Para aquele que era, até à sua retirada, um dos mais populares ciclistas do pelotão nacional, o mais difícil na função de diretor desportivo é "ter sempre a cabeça a trabalhar".

"Cada corrida é diferente. A preparação é diferente. A nível logístico, há que tomar decisões e orientar e organizar. É um trabalho mais mental. Como atleta, já era um daqueles que ajudam os diretores desportivos. Desse ponto de vista, é algo que, mais ou menos, fui fazendo. Espero não esquecer o que é andar lá no meio e aprender da parte de fora. Na Galiza, há um ditado que diz 'vai o velho morrendo e vai aprendendo'", concluiu.

Fonte: Record on-line

“Notícias do Pedal - TV atualizou os seus canais de televisão”


Depois de um interregno de dois anos na pausa dos nossos canais de televisão motivados pela pandemia, voltamos novamente ao ar, esperemos que seja do vosso agrado.


A Revista Notícias do Pedal acaba de atualizar os seus canais de televisão “Notícias do Pedal-TV” no YouTube e no MEO/KANAL com o “Vídeo Promocional do 24º Passeio de Cicloturismo de Pombal.2022”


Para ver o vídeo no YouTube, clique no link: https://www.youtube.com/user/noticiasdopedaltv/videos?sort=dd&view=0&shelf_id=0


Para ver o vídeo no MEO/KANAL, quem possuir MEO, pode aceder carregando na tecla verde do comando, inserir o código 531450, e ver no MEO/KANAL este e outros filmes, podendo consultar toda a programação.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com