domingo, 22 de maio de 2022

“Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano Vouzela”


Sara Ferreira e José Borges mais fortes em Vouzela

 

Por: Ana Nunes

Vouzela recebeu neste domingo a 4.ª Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano, com Sara Ferreira e José Borges a saírem vitoriosos nas categorias de elite.

Na categoria elite, Sara Ferreira (Maiatos) pedalou para a vitória em Vouzela, batendo a concorrência com um tempo de 29m12s814. O segundo lugar ficou para Ana Leite (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), que terminou a 1m07s da vencedora, com Sophie Bagnall (Bicisintra/GásMucifal/2Cycling) a fechar o pódio em terceiro, a 2m04s. Com este resultado, Sara Ferreira alarga a vantagem no ranking geral da Taça, levando agora mais 180 pontos do que a segunda classificada, Ana Leite.

No setor masculino, foi José Borges (Clube BTT Matosinhos) a levar a melhor, com uma marca final de 22m17s067. João Rodrigues (Ado Alfarazes/Guarda) foi segundo, a 52 segundos, e segue na liderança do ranking, com mais 105 pontos do que o segundo classificado, Rafael Sousa (Clube BTT Matosinhos). A terceira posição nesta quarta ronda ficaria para José Oliveira (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), que concluiu a prova a 57 segundos do vencedor.

Na categoria de juniores masculinos, Matias Camacho (Caniço Riders/2Cycling) foi o grande vencedor, com André Gomes (AD Galomar/Ferrangens Vieira) e Leonel Manteigas (Casa do Povo de Abrunheira) a completarem o pódio no segundo e terceiro lugares, respetivamente. Já nos cadetes a sorte esteve do lado João Rodrigues (AD Galomar/Ferragens Vieira), que bateu Simão Cerejo (Individual) e Carlos Palmeira (Clube BTT Matosinhos). Em competição estiveram ainda os juvenis, com Francisco Ferreira (Caniço Riders/2Cycling) a vencer nesta categoria.

Nas categorias de veteranos, Paulo Batista (AD Galomar/Ferragens Vieira) venceu em masters 30, Ricardo Vicente (Bicisintra/GásMucifal/2Cycling) em masters 35, Lino Correia (Vasconha BTT Vouzela) em masters 40, Bruno Morais (BTT Enduro Terras de Bouro) em masters 45, Leonel Bento (Casa do Povo de Abrunheira) em masters 50 e Carlos Marques (União Desportiva Lorvanense) em masters 60. Já na categoria de masters femininos foi Bianca Oliveira (Individual) a superiorizar-se.

Nas bicicletas com assistência elétrica, André Fernandes (Miranda Factory Team) venceu na categoria de 19/29 e Miguel Gaboleiro (Individual) em +30

Femininos +30. Ana Luz (Bicisintra/GásMucifal/2Cycling) venceu no setor feminino.

A equipa AD Galomar/Ferrangens Vieira foi a melhor no dia de hoje, mas é a equipa BTT Enduro Terras de Bouro que lidera o ranking geral, com mais oito pontos.

A quinta e última prova da Taça de Portugal de Enduro será no dia 24 de setembro, em Santa Maria.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/António Morgado conquista segunda posição no Trophée Centre Morbihan”


Por: Ana Nunes

António Morgado subiu hoje ao pódio do Trophée Centre Morbihan, na Bretanha, em França, depois de conquistar o segundo lugar da geral. Este foi um dia que ficou marcado pelo grande trabalho de equipa conseguido pela seleção nacional que permitiu este resultado nesta prova da Taça das Nações.

Neste domingo os corredores da seleção nacional que estiveram em competição no Trophée Centre Morbihan, na Bretanha, em França, enfrentaram duas etapas, uma de manhã e outra à tarde.

A primeira prova do dia foi um contrarrelógio individual de sete quilómetros, entre Réguiny e Évellys. António Morgado foi o melhor corredor português em competição, tendo terminado com o oitavo melhor tempo, a 25 segundos do vencedor, o britânico, Joshua Tarling. Com este resultado, António Morgado conseguiu subir um lugar na classificação geral da prova, ascendendo ao oitavo posto.

À tarde os corredores tiveram pela frente um percurso de 109,9 quilómetros, entre Buléon e Locminé. Tal como aconteceu no dia de ontem, esta foi uma etapa bastante atacada desde cedo. António Morgado e Gonçalo Tavares chegaram a sofrer uma queda durante a etapa, num dos vários topos do percurso, mas sem consequências de maior.

Quando o pelotão entrou no circuito final, a seleção nacional atacou com António Morgado e Rúben Rodrigues, formando uma fuga de 17 corredores composta por alguns dos favoritos à vitória da classificação geral.

Rúben Rodrigues foi até ao limite para tentar aumentar o ritmo na frente da corrida, deixando depois António Morgado na cabeça do grupo. O corredor português tentou fazer com que alguns corredores importantes para a geral perdessem o contacto, atacando várias vezes, mas sem sucesso.

Entretanto seria o francês Ronan Auge a destacar-se seguindo a solo até à meta. O grupo chegaria pouco depois, com António Morgado a sprintar para o sexto lugar na etapa. A vitória na geral ficaria para o belga Jens Verbrugghe, com o português a conquistar o segundo lugar, a escassos sete segundos do vencedor. De destacar ainda que Portugal terminou esta prova da Taça das Nações na quarta posição por equipas, na frente de seleções como a da Grã-Bretanha e a da França.

O selecionador nacional, José Poeira, destacou o excelente trabalho de equipa que levou ao segundo lugar de António Morgado. “Esta foi uma etapa muito violenta, sempre feita a um ritmo muito alto. Numa das subidas, o António e o Gonçalo ficaram numa queda, sendo que António conseguiu levantar-se e recolar mais rapidamente. O Rúben atacou com ele à entrada do circuito final e deu tudo até conseguir, passando depois o testemunho ao colega. O António tentou descarregar o corredor belga até ao final, mas houve sempre resposta e, por isso, conseguimos o segundo lugar na geral. Este resultado superou as expectativas que tínhamos e todos os corredores estão de parabéns. Fizeram um trabalho espetacular para que ele conseguisse dar a volta à geral. Posso dizer que a equipa hoje funcionou a 100%”, ressalvou José Poeira.

A comitiva nacional segue agora rumo à Suíça, onde disputará, de 26 a 29 de maio, uma das mais exigentes provas por etapas do mundo para os juniores, o Tour du Pays de Vaud.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Giro: Giulio Ciccone vence 15.ª etapa a solo, Richard Carapaz reforça liderança”


Richard Carapaz mantém a camisola rosa e João Almeida continua em 3.º

 

Por: SIF // VR

Foto: Reuters

O ciclista italiano Giulio Ciccone (Trek-Segafredo) venceu hoje a solo a 15.ª etapa da Volta a Itália, em que o equatoriano Richard Carapaz (INEOS) solidificou a liderança da classificação geral individual.

Ciccone venceu a sua terceira etapa no Giro, ao cumprir os 177 quilómetros entre Rivarolo Canavese e Cogne em 4:37.41 horas, com 1.31 minutos de vantagem para o colombiano Santiago Buitrago (Bahrain-Victorious), segundo, e 2.19 para o espanhol Antonio Pedrero (Movistar), terceiro.

Nas contas da geral, o vencedor da prova em 2019 'sprintou' na chegada a meta e ganhou dois segundos aos rivais mais diretos, o australiano Jai Hindley (BORA-hansgrohe), segundo, agora a nove segundos, e o português João Almeida (UAE Emirates), agora terceiro a 32.

Na segunda-feira, o pelotão cumpre o último dia de descanso antes do fim da 105.ª edição da corrida, que termina no último domingo.

 

Classificação geral

 

1.º Richard Carapaz, 63:06.57 horas

2.º Jai Hindley, a 9 segundos

3.º João Almeida, a 32 segundos

4.º Mikel Landa, 1.01 minutos

5.º Domenico Pozzovivo, a 1.03 minutos

6.º Pello Bilbao, a 1.54 minutos

7.º Emanuel Buchmann, a 2 minutos

8.º Vincenzo Nibali, a 3 minutos

9.º Juan Pedro López, a 4.06 minutos

10.º Guillaume Martin, a 8.02 minutos

Fonte: Lusa

“Taça de Portugal de Bmx Setúbal”


Renato Silva e Rita Xufre dominam em Setúbal

 

Por: Ana Nunes

A Taça de Portugal de BMX rumou ao Parque Verde da Bela Vista, em Setúbal, para a quinta e sexta rondas da competição. Renato Silva (Team BMX Quarteira) e Rita Xufre (Núcleo Bicross de Setúbal/knowledge inside) estiveram em destaque, vencendo as duas provas do fim de semana.

Na categoria junior/elite masculino foi Renato Silva (Team BMX Quarteira) a dominar por completo o fim de semana, com Alejandro Kim (BMX Badajoz, A.D.) e Bernardo Rocha (AEBTT Rio/Mr.Print) a completarem o pódio na segunda e terceira posições também em ambas as rondas. Bernardo Rochacontinua na liderança da Taça de Portugal de BMX, com mais 16 pontos do que Alejandro Kim.

No setor feminino foi Rita Xufre (Núclo Bicross de Setúbal/knowledge inside) a levar a melhor sobre Leonor Carvalho (Núcleo Bicross de Setúbal/knowledge inside) em ambas as rondas do fim de semana. No sábado o terceiro lugar foi para Matilde Melo (Linda a Pastora Sporting Clube) e no domingo para Filipa Gonçalves (Clube Bicross de Portimão). Com esta exibição autoritária, Rita Xufre segura a liderança da Taça de Portugal de BMX, com mais 14 pontos do que Leonor Carvalho.


Na categoria de cadetes masculinos as vitórias foram divididas entre André Ribeiro (Clube Bicross de Portimão), que venceu a quinta ronda, e Leonardo Carmo (Team BMX Quarteira), que venceu a sexta ronda. No setor feminino, na categoria feminina de 9/12, foi Íris Moraru (Clube Bicross de Portimão) a dominar, com Carlota Santos (Casa do Povo de Abrunheira) a conseguir atingir o mesmo feito, nas femininas 13/14.

Nas categorias das escolas, em pupilos a vitória na quinta ronda foi para Miguel Santos (Núcleo Bicross de Setúbal/knowledge inside), já na sexta ronda o vencedor foi Hugo Linares (BMX Badajoz, A.D.). Nos benjamins dominou Isaac Borralho (AEBTT Rio/Mr.Print), Gustavo Pereira (Clube Bicross de Portimão) nos iniciados, Gonçalo Ribeiro (Clube Bicross de Portimão) nos infantis e Francisco Sousa (Team BMX Quarteira) nos juvenis.

Nas categorias de veteranos, em masters masculinos a vitória da quinta ronda foi para João Fidalgo (AEBTT Rio/Mr.Print) e da sexta para Carlos Rosado (Clube Bicross de Portimão). Já em cruiser 30/39 foi André Martins (Team BMX Quarteira) quem levou a melhor em ambas as provas. Na categoria de cruiser 40+ Rodrigo Raposo (Núcleo Bicross de Setúbal/knowledge inside) venceu a primeira prova do fim de semana e Paulo Domingues (Individual) a segunda. No feminino, na categoria de +25 anos foi Mónica Gaboleiro (Individual) a dominar nas duas provas.

A equipa Clube Bicross de Portimão foi a vencedora do dia de hoje e domina o ranking geral por equipas.

A sétima e oitava rondas, que vão encerrar a Taça de Portugal de BMX de 2022, terão lugar em Coimbra, nos dias 17 e 18 de setembro.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

 

“Taça de Portugal de Cadetes Sangalhos”


José Moreira conquista a Taça de Portugal de Cadetes

 

Por: Ana Nunes

José Moreira (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) conquistou hoje a Taça de Portugal de Cadetes, em Sangalhos, Anadia, depois de ter fechado a etapa na segunda posição. Rafael Durães (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e Diogo Coelho (Alenquer/G.D.M/Anipura) completaram o pódio final no segundo e terceiro lugares, respetivamente.

A prova decisiva da Taça de Portugal de Cadetes que se disputou hoje em Sangalhos foi muito movimentada desde início, com vários corredores a tentarem sair do pelotão. Nenhuma dessas tentativas teve sucesso e foi apenas quando faltavam 20 quilómetros para o final que um corredor se destacou em solitário.

O atleta que esteve em fuga foi Ricardo Caria (Academia de Ciclismo de Viseu/Desfruta), chegando a ter uma vantagem de 1m20s para o pelotão. O corredor rolou a solo até aos três quilómetros finais, altura em que seria alcançado pelos corredores na luta pela classificação geral, que atacaram no pelotão.


Rafael Durães (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) foi o vencedor da etapa, com o seu colega de equipa José Moreira a concluir na segunda posição. O corredor que esteve em fuga acabaria por fechar na terceira posição, a escassos três segundos.

Com este resultado, José Moreira segurou a liderança da prova e conquistou a Taça de Portugal de Cadetes, com um total de 186 pontos, sucedendo ao vencedor do ano passado, Tiago Santos. No pódio final terminaram também Rafael Durães e Diogo Coelho, segundo e terceiro classificados, respetivamente com 164 e 147 pontos. A Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact venceu o ranking por equipas com um total de 53 pontos.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com