quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

“ESPECIAL: Qual é o local de treino em Portugal favorito dos nossos corredores do World Tour?”


Por: Rúben Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com/

Em Dezembro, os Portugueses do World Tour trocam as suas residências em Portugal ou outros locais na Europa pela Costa Branca em Espanha. O Ciclismo Atual esteve à conversa com algumas das estrelas do pelotão português e questionamos quais são os seus locais de treino favoritos em Portugal.

De 7 para 8, Portugal teve um crescimento no que toca à quantidade de corredores que fazem parte das equipas do maior escalão do ciclismo de estrada. Algumas equipas não disponibilizaram contacto com os seus corredores, e no caso da UAE Team Emirates, a quantidade de estrelas presentes fez com que não fosse possível contactar alguns dos corredores portugueses.

No entanto, à conversa com João Almeida e a nova cara do World Tour Afonso Eulálio, o primeiro corredor em anos a sair diretamente de uma equipa profissional portuguesa para o World Tour, partilharam as suas opiniões no que toca aos seus locais de treino favoritos em Portugal:

João Almeida (UAE Team Emirates): "Sinceramente de onde eu sou (Caldas da Rainha, ed.), zona de Oeste, o tempo é bastante bom... Altos e baixos, o Montejunto como uma montanha que é bastante boa para fazer séries... Deve ser por ser a minha zona, gosto muito daquela zona e acho que seria a minha zona alvo para o meu treino".

*Nota: O corredor que fez quarto na Volta à França este ano reside durante a grande parte do ano em Andorra, junto de vários colegas de equipa.

Afonso Eulálio (Bahrain - Victorious): "O meu sítio favorito acaba por ser onde eu vivo (Figueira da Foz, ed.), que é para estar perto da família e estar tranquilo. Mas claro que adorei estar na Serra da Estrela a preparar a Volta a Portugal, acaba por ser um sítio incrível para mim como eu gosto de subidas muito longas".

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/especial-qual-o-local-de-treino-em-portugal-favorito-dos-nossos-corredores-do-world-tour

“Morreu Rik Van Looy, o primeiro ciclista a vencer os cinco 'monumentos'”


Tinha 90 anos e foi vítima de doença prolongada

 

Por: Lusa

Foto: Tour de France

O belga Rik Van Looy, o primeiro a vencer os cinco 'monumentos' do ciclismo e o mais antigo campeão mundial ainda vivo, morreu esta quarta-feira aos 90 anos, vítima de doença prolongada.

O Imperador de Herentals, como era conhecido, foi o primeiro a conquistar os cinco 'monumentos' - Milão-Sanremo, Volta a Flandres, Paris-Roubaix, Liège-Bastogne-Liège e Volta à Lombardia -, feito que viria apenas a ser repetido pelos seus compatriotas Roger De Vlaeminck e Eddy Merckx.

Numa carreira que terminou com oito triunfos em 'monumentos', Rik Van Looy foi ainda duas vezes campeão do mundo em 1960 e 1961, terminou no top-10 a três grandes voltas - foi terceiro duas vezes na Volta a Espanha -, nas quais conquistou um total de 37 etapas.

Van Looy, que morreu a apenas dois dias de cumprir 91 anos, conseguiu 371 vitórias como profissional.

"A morte de Rik é muito triste. Eu estava ciente de que as coisas não estavam bem nos últimos tempos. Ele é um dos melhores ciclistas belgas de todos os tempos. Ele foi um grande campeão e um grande adversário. A sua força de vontade e sua vontade de vencer são coisas que vão ficar para sempre comigo", reagiu Eddy Merckx.

Fonte: Record on-line

“Alejandro Valverde o sprint final”


O espanhol, ainda pendente para decidir seu futuro, ainda deve negociar seu papel com a Movistar antes de se tornar treinador

 

Alejandro Valverde continua pensando no seu futuro, o ciclista espanhol, que está no estágio da Movistar Team em Valência desde a passada sexta-feira, regressa à sua terra natal esta quarta-feira, durante os próximos dias tem o compromisso de registar um spot para a Região de Múrcia, num trabalho que o impedirá de estar na apresentação da equipa em Madrid esta quarta-feira e, na quinta-feira, no percurso da Volta a Espanha 2025 a ser realizada na Ifema.

O ciclista espanhol, que conversou na época com seu amigo Óscar Freire para esclarecer o que aconteceu depois que o cantábrico ter mostrado a sua raiva pela forma como o 'caso' da seleção nacional foi administrado, está "animado" enquanto a sua comitiva e o presidente José Vicioso explicavam sobre a oportunidade de assumir o comando da Espanha, ele já transferiu para a RFEC o quadro que gostaria de ter na sua nova carreira, um esquema que foi validado enquanto aguardava a finalização de sua assinatura.

 

Extremidades inacabadas

 

É claro que, antes de anunciar a ida para a Seleção, Alejandro Valverde deve resolver seu futuro com Abarca, onde tem contrato até 31 de dezembro, este ano ele foi embaixador da Movistar e participou em várias provas de cascalho, além de ajudar nas concentrações como a que agora está sendo realizada na costa levantina, onde Alejandro Valverde traz sua experiência especialmente para os mais jovens. 

Ao princípio, foi avaliada a possibilidade de combinar vários cargos, a de treinador da seleção de Espanha e embaixador da Movistar, algo que não está descartado, mas cuja opção está se tornando mais complicada, durante essas datas em Valência, a conversa entre 'El Bala' e os líderes de Abarca não se materializou, a hospitalização do agente do corretor também atrasou uma negociação que, segundo os envolvidos, deve ser resolvida nesta semana ou no início da próxima.

De momento, Alejandro Valverde não falou publicamente sobre a situação e nem os Mídias poderão perguntar-lhe durante os eventos que estão sendo realizados em Madrid esta semana, Alejandro Valverde e a Movistar ainda estão em conversações sobre seu possível papel para 2025, e se uma nova renovação que não parece estar tão simples para ser finalizada, enquanto isso não acontecer, na RFEC, eles aguardam esta resolução para incorporar o seu novo treinador, é por isso que eles não estão procurando um 'plano B', a decisão está no telhado de Alejandro Valverde.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com