quinta-feira, 18 de agosto de 2022

“O “Notícias do Pedal – TV” vai estar este domingo em direto no Facebook…”


Este domingo 21 de Agosto, o Notícias do Pedal-TV vai marcar presença no Afonsoeiro/Montijo para fazer a cobertura da clássica, Afonso/Canha/Afonsoeiro.

 

A partir das 8,30 horas da manhã iremos estar em direto do Afonsoeiro, para o Facebook, junto à sede do Grupo Típico de Danças e Cantares do Afonsoeiro.

 

Entrevistas, à partida, a chegada dos participantes, a transmissão de vários pontos de passagem do pelotão, entre outros momentos, poderão ser vistos em direto. Se não vai participar neste grande evento, assista a bons momentos deste grande passeio.


 

Não se esqueça, domingo a partir das 8,30 horas no Afonsoeiro, aqui em direto para todos, um passeio que muito promete.

Reportagem completa depois no Blogue diário, na Revista Notícias do Pedal mensal, com as fotos na galeria do Notícias do Pedal, e ainda o filme nos nossos canais de televisão do Youtube e no MEO Kanal.

Nota da Redação

“Dobradinha de Olav Kooij numa zona de paralelepípedos do Tour da Dinamarca”


Foto: Cor Vos

Olav Kooij (Jumbo Visma) foi o vencedor da terceira etapa do Tour da Dinamarca, com um percurso  de 239 quilómetros principalmente plano com sete zonas de paralelepípedos na segunda metade do percurso. Magnus Sheffield (INEOS) manteve a sua posição como líder na classificação geral.

A fuga do dia foi composta por doze ciclistas, que conseguiram ter uma vantagem de aproximadamente três minutos sobre um pelotão controlado pela INEOS. Egan Bernal, Michał Kwiatkowski e Omar Fraile alternaram os revezamentos, procurando controlar a corrida.

Durante os nos primeiros quilómetros no setor de paralelepípedos houve alguns cortes no pelotão, mas, uma vez que esta seção foi superada, o reagrupamento ocorreu enquanto eles se aproximavam a um minuto e meio do topo da corrida. Finalmente, no último pavé setor Søren Kragh Andersen (Equipe DSM) abriu uma pequena lacuna, embora tenha sido rapidamente neutralizado.

A vontade de absorver os fugitivos, Louis Bendixen (Team Coop) atacou nos últimos 14 quilómetros para ir no seu alcance, dando origem a várias escaramuças. Mas foram absorvidos nos últimos 2,5 quilómetros para definir a vitória final, onde novamente Olav Kooij venceu com vantagem, lançado por seu companheiro de equipa Christophe Laporte que completou o 1-2. Magnus Cort foi o terceiro e o equatoriano Jhonatan Narváez terminou em 4º.

Amanhã será a quarta etapa do Tour Dinamarquês, uma etapa plana de 167 quilômetros nos arredores da cidade de Skive.

Fonte: Ciclismo Internacional

“Nelson Oliveira: «Em princípio, terei algumas oportunidades de entrar numa fuga e tentar a minha sorte»”


De 'serviço' a Enric Mas e de olho numa fuga vitoriosa na Vuelta

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O ciclista português Nelson Oliveira (Movistar) arranca sexta-feira para a oitava Volta a Espanha da carreira com o foco em trabalhar para o líder, o espanhol Enric Mas, mas de olho em "oportunidades" de ir para a fuga.

"O objetivo é chegar a Madrid [na 21.ª e última etapa], como em todos os anos. Depois, trabalhar para os líderes. Em princípio, terei algumas oportunidades de entrar numa fuga e tentar a minha sorte, e porque não vencer uma etapa? Esperemos que isso aconteça. O principal objetivo é estar com o líder, o resto será indo dia a dia", resumiu, em entrevista à agência Lusa.

O ciclista de Vilarinho do Bairro (Anadia), de 33 anos, vai para a 17.ª 'grande Volta' da carreira, e a oitava Vuelta, depois do 52.º posto no Tour deste ano, competindo em Espanha, que é a casa da equipa Movistar e a corrida onde tem um dos pontos altos da carreira.

Em 2015, uma vitória em etapa em Tarazona consagrou-o como o sétimo luso - e o último até aqui - a vencer uma etapa na Volta a Espanha, então com uma fuga a 20 quilómetros da meta, acabando depois a corrida no 21.º posto.

Se Enric Mas, 'vice' em 2018 e 2021, é o líder para a geral, a Movistar encerra uma das principais narrativas da 77.ª edição da última 'grande Volta' do calendário velocipédico.

Trata-se da despedida de Alejandro Valverde, um dos principais nomes da modalidade nos últimos 20 anos, que aos 42 anos já anunciou que vai deixar o pelotão. "Saber que estou na última corrida dele em Espanha, antes da retirada do ciclismo... como companheiro, é óbvio que fico orgulhoso por estar aqui, ao lado dele, e poder ajudá-lo na sua última corrida", refere o português.

Para Oliveira, poder estar ao lado de 'Bala' dá-lhe "bastante gosto", até porque o luso é outro dos nomes mais experientes da 'telefónica': corre pelos espanhóis desde 2016, tendo contrato até 2023. "Deu-me gosto trabalhar com ele, principalmente correr com ele e ser seu companheiro de equipa, poder aprender alguma coisa com ele", admite.

Em ano em que a União Ciclista Internacional (UCI) vai aplicar, com efeitos em 2023, o sistema de descidas de divisão no WorldTour, a Movistar, uma das mais antigas formações do principal escalão do ciclismo, tem 'derrapado' para os últimos lugares, arriscando-se a perder a licença.

Esta situação "não mexe na preparação", considera o português, especialista em contrarrelógio, mas coloca "alguma pressão". "Somos profissionais e queremos que as coisas corram bem. Infelizmente, estamos a passar este mau bocado, mas esperamos ultrapassar isto, fazer uma boa Vuelta e pôr isso de parte. Não é fácil, mas cá estaremos", declara.

A 77.ª edição da Volta a Espanha arranca sexta-feira nos Países Baixos e termina em 11 de setembro em Madrid.

Fonte: Record on-line

“Rui Costa em 10.º lugar na terceira etapa da Volta a Limousin”


Rui Oliveira terminou no 11.º posto em prova ganha por Diego Ulissi, companheiro de equipa dos dois portugueses

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista português Rui Costa (UAE Emirates) foi esta quinta-feira, o 10.º classificado na terceira etapa da Volta a Limousin -Nova Aquitânia, ganha pelo colega de equipa italiano Diego Ulissi, fechando o top 10 também da geral individual.

Ulissi, de 33 anos, foi o mais rápido de um grupo de nove corredores que disputou a vitória na chegada a Malemort, depois de 181,7 quilómetros iniciados em Donzenac, concluídos em 4:22.03 horas.

O belga Greg van Avermaet (AG2R Citroën) foi segundo e o espanhol Alex Aranburu (Movistar), ainda líder da geral, foi terceiro, com Rui Costa a entrar a 44 segundos, seguido de outro português, o colega de equipa Rui Oliveira, no 11.º posto.

Na geral, ambos os lusos subiram aos mesmos lugares após uma boa exibição da UAE Emirates, com Costa a 1.02 minutos do líder e Oliveira a 1.14 minutos.

A Volta a Limousin, que Aranburu lidera com oito segundos de vantagem para Ulissi, termina na sexta-feira, com uma ligação ondulada entre Saint-Laurent-sur-Gorre e Limoges, com 174,8 quilómetros cronometrados.

Fonte: Record on-line

“Ivo Oliveira: «Temos ambições muito claras: levar o João Almeida ao melhor lugar da geral possível»”


Português 'dividido' na Emirates no trabalho para o compatriota e Pascal Ackermann

 

Por: Lusa

Foto: UAE Team Emirates Facebook

"Temos ambições muito claras: levar o João ao melhor lugar da geral possível, e ele já demonstrou que está em boa forma. Será o nosso principal foco. (...) E depois levar o Ackermann à discussão de algumas etapas ao 'sprint'", explica, em entrevista à agência Lusa.

Segundo o corredor de 25 anos, natural de Vila Nova de Gaia, proteger Almeida até aos últimos três quilómetros nas etapas que podem ser discutidas ao 'sprint' é o primeiro objetivo, seguindo-se depois a ajuda ao colombiano Juan Sebastián Molano, 'lançador' de Ackermann, e ao velocista alemão.

De regresso à Vuelta, na qual se estreou em 2020 com alguma "liberdade" para tentar integrar fugas e outras movimentações, essa situação está longe da 77.ª edição, na qual tem o trabalho em prol dos líderes como única responsabilidade.

A prova arranca sexta-feira em Utrecht, nos Países Baixos, com um contrarrelógio por equipas, um evento cada vez mais raro no calendário velocipédico mundial, razão pela qual Oliveira está "bastante curioso e ansioso, no bom sentido da palavra", até por ser "um esforço parecido à pista", na qual este está habituado a dar cartas. "É quase uma perseguição por equipas em grande escala. Vai ser daqueles esforços curtos, intensos, em que vamos ter 15 a 20 segundos na frente, temos de vir para a roda, e mesmo aí é a sofrer, para depois entrar [de novo na frente] em um minuto ou dois. É um daqueles esforços de que gosto, com que me identifico", comenta.

De resto, o irmão gémeo de Rui Oliveira, seu companheiro de equipa na seleção de pista e na UAE Emirates, 'passou' "pela covid-19 há 15 dias, três semanas": "Felizmente, não tive sintomas grandes".

Depois de "descansar um pouco", conversou com a equipa, e em conjunto analisaram os dados e descobriram o luso numa "forma muito boa".

Depois da Vuelta, que acaba em 11 de setembro, Ivo Oliveira não esconde a ambição dupla de representar Portugal em dois Mundiais de ciclismo: de 18 a 25 de setembro em Wollongong, Austrália, na estrada, e depois em outubro em Saint Quentin, França, na pista.

"O Mundial de estrada também é um objetivo, mas não depende de mim, depende do selecionador. Acho que vou sair em boa forma da Vuelta, o percurso assenta muito bem tanto a mim, ao meu irmão, como ao João, e podemos ser uma boa ajuda para ele no Mundial", analisa o jovem ciclista.

O Mundial de pista, depois, "é outro objetivo", a caminho dos Jogos Olímpicos Paris2024, até pelo "sabor amargo" que ficou pela qualificação para Tóquio2020 que foi gorada por "azares e quedas" dos irmãos.

Os bons resultados que obtiveram na Taça das Nações, além do quarto lugar que apelidou de "espetacular" conseguido por Diogo Narciso e Iúri Leitão no madison dos Europeus, já este mês, deixam boas indicações para o esforço de qualificação. "A sensação que temos é que vamos conseguir ir aos Jogos e discutir uma medalha. Cada vez provámos mais (...) Estamos ao nível dos melhores do mundo", afirma, confiante.

A 77.ª edição da Volta a Espanha arranca sexta-feira nos Países Baixos e termina em 11 de setembro em Madrid.

Fonte: Record on-line

“Nairo Quintana falha a Vuelta para se defender da desclassificação no Tour”


Ciclista alega "desconhecer totalmente" o uso da substância tramadol e nega tê-la utilizado na sua carreira

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista colombiano Nairo Quintana (Arkéa Samsic) anunciou, esta quinta-feira, que não vai participar na Volta à Espanha, para se defender da desclassificação do Tour perante o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS).

Em causa está a desclassificação de Nairo Quintana da última edição da clássica velocipédica francesa, que o colombiano terminou em sexto, por violação das regras médicas, no que toca ao uso da substância tramadol durante a competição.

Depois de ter negado o uso, que lhe é imputado pela União Ciclista Internacional (UCI), e ter confirmado a presença na Vuelta, o ciclista vem agora afirmar, em comunicado, que renuncia à participação para afirmar as suas razões perante o TAS.

"Desconheço totalmente o uso desta substância e nego tê-la utilizado na minha carreira. Com os meus advogados, vamos esgotar todos os processos para assumir a minha defesa", referiu na quarta-feira o colombiano

O tramadol é um analgésico proibido desde 1 de março de 2019, para proteger a saúde e a segurança dos ciclistas dos efeitos colaterais dessa substância.

No mesmo comunicado, o colombiano anuncia a sua intenção de voltar ao calendário de corridas no final da temporada.

A decisão de Nairo Quintana de falhar a Vuelta pode ser motivada pelo prazo limitado, dez dias, que o corredor tem para apresentar o seu recurso perante o TAS e que poderia obrigá-lo a desistir durante a prova.

Por seu lado, a equipa Arkéa Samsic assegurou que "tomou nota" da notificação da UCI sobre o que aconteceu no Tour com Nairo Quintana, mas também que esta decisão não implicou uma sanção ou impediu o colombiano de correr a Vuelta.

De acordo com a UCI, as análises de duas amostras de sangue seco fornecidas pelo ciclista colombiano nos dias 8 e 13 de julho, durante o Tour de 2022, "revelaram a presença de tramadol e seus dois principais metabolitos".

Nairo Quintana, de 32 anos, conta no seu palmarés com a vitória na Volta à Espanha, em 2016, e na Volta à Itália, em 2014, além de por duas vezes ter terminado em segundo no Tour, em 2015 e 2013.

A 77.ª edição da Volta à Espanha arranca sexta-feira nos Países Baixos e termina em 11 de setembro em Madrid, com a participação de três portugueses: João Almeida e Ivo Oliveira, da UAE Emirates, e Nelson Oliveira, da Movistar.

Fonte: Record on-line

“Seleção Nacional/Portugal luta por pontos UCI no Europeu de BTT


Por: José Carlos Gomes

Portugal vai competir, amanhã e sábado, com três corredores no Campeonato da Europa de BTT, em Munique, Alemanha, procurando melhorar a participação anterior e somar o máximo possível de pontos para o ranking UCI.

Os escolhidos pelo selecionador nacional, Pedro Vigário, são Mário Costa e Ricardo Marinheiro, no setor masculino, e Joana Monteiro, para a competição feminina. Curiosamente, o mesmo trio que representou Portugal em Glasgow, há quatro anos, na anterior edição dos Europeus multidesportivos.

“O objetivo principal é somar o máximo de pontos possível, tanto na prova masculina como na feminina. São os mesmos corredores que representaram o país no anterior Europeu disputado nos mesmos moldes e, obviamente, pretendemos agora melhorar os resultados alcançados em 2018”, explica Pedro Vigário.

Em Glasgow Mário Costa foi 43.º e Ricardo Marinheiro foi 49.º, ficando ambos fora dos lugares de pontos. Joana Monteiro conseguiu, então, o 30.º lugar.

Para cumprir a meta de fazer melhor do que em Glasgow, os corredores terão de adaptar-se a uma pista exigente em termos técnicos, como puderam hoje constatar durante os treinos no recinto de competição de Munique.

“É uma pista diferente do habitual, com detalhes técnicos que ainda não tínhamos encontrado. Para os dias de corrida prevê-se chuva, o que irá elevar a exigência técnica, mas acredito na competência dos corredores portugueses, que são tecnicamente bem dotados”, afirma o selecionador nacional.

A primeira prova do programa é a de elite masculina, marcada para as 16h00 desta sexta-feira. No dia seguinte, às 11h00, corre Joana Monteiro. A corrida feminina terá transmissão em direto no Eurosport 1. A RTP2 transmite em direto as competições do Europeu multidesportivo com participação portuguesa.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com