terça-feira, 3 de janeiro de 2023

“Museu do Caramulo anuncia calendário de eventos para 2023”


O Museu do Caramulo anuncia o calendário de actividades para 2023, aquele que será o ano com o maior número de eventos dedicados ao mundo motorizado.

As actividades arrancam em Março com o regresso do Salão Motorclássico, após uma interrupção de três anos devido à pandemia, nos dias 3, 4 e 5 de Março, numa nova localização, a Cordoaria Nacional, em Lisboa. O maior salão dedicado ao universo dos veículos clássicos em Portugal junta mais de uma centena de expositores desde entidades comerciais, que vendem automóveis, motos, livros, peças ou peças de coleção, a institucionais, como clubes, associações ou museus.

A programação do Salão Motorclássico inclui ainda um leilão de automobilia, onde é possível vender e comprar peças de coleção e automobilia, as Motor Talks, durante as quais serão realizadas entrevistas a figuras históricas e especialistas do meio, passeios e concentrações de clássicos e lançamentos de livros.

A iniciativa O Museu na Rua, que confere ao público a rara oportunidade de ver, ouvir, cheirar e até passear no lugar de passageiro nas máquinas cheias de história que fazem parte do acervo do Museu do Caramulo, decorrerá nos dias 1 de Abril e 21 de Outubro.


Para tirar partido desta experiência única e memorável, os visitantes necessitam apenas de adquirir um voucher, disponível na loja online do museu, ou comprado no próprio dia, cujo valor simbólico reverte na totalidade para a manutenção e conservação da colecção do Museu do Caramulo.

Nos dias 9, 10 e 11 de Junho, o Rider – Passeio de Automóveis e Motos Clássicas, voltará a percorrer a região centro do país, privilegiando estradas secundárias, paisagens naturais de montanha, beira-rio e aldeias típicas. Para além da forte representação de participantes portugueses, o Rider conta todos os anos com a presença de participantes de diversas origens como Espanha, Inglaterra, Alemanha ou Holanda.

O Caramulo Motorfestival, o maior festival motorizado em Portugal, tem data marcada para os dias 8, 9 e 10 de Setembro. Tendo por base um evento dedicado aos automóveis e motociclos clássicos e desportivos, o evento combina a parte de competição com um conjunto de ações lúdicas e turísticas, que atraem ano após ano, e durante os três dias do evento, milhares de pessoas à Serra do Caramulo.


Nos dias 13, 14 e 15 de Outubro, a Corrida dos Fundadores by Cartrack, um passeio destinado a automóveis e motos pré-guerra (produzidos até 1939), volta à estrada para celebrar a era dourada do automobilismo. O passeio parte da Figueira da Foz e ruma a Lisboa, percorrendo estradas secundárias junto à costa. A Corrida dos Fundadores by Cartrack conta com a presença de participantes portugueses, espanhóis, ingleses e suíços.

A exposição temporária “A Arte da Generosidade”, que apresenta os veículos e peças de automobilia oferecidas desde 2014, prestando assim homenagem à generosidade dos seus antigos proprietários que abdicaram dos seus automóveis e motos para os partilharem com o público, foi prolongada, podendo ser visitada até 12 de Fevereiro.

Fonte: Museu do Caramulo/Parceria Revista Notícias do Pedal

“Batalha investe na reabertura do Centro de BTT na Pia do Urso alargado ao trail”


Para o novo Centro de Trail, os trilhos e o dossiê técnico estão a ser desenvolvidos em colaboração com o Atlético Clube de São Mamede

 

Por: Lusa

O Centro de BTT, na Pia do Urso, freguesia de São Mamede, na Batalha, vai receber obras de beneficiação para reconquistar a homologação perdida em 2021 e para alargar a atividade ao ‘trail’, anunciou aquele município do distrito de Leiria.

Os trabalhos para requalificação das estruturas e projeto do Centro de BTT da Batalha Pia do Urso já foram adjudicados e vão decorrer durante três meses, referiu a autarquia.

A intervenção prevê “a definição de toda a rede de percursos cicláveis e de ‘trail’”, estando garantida a “instalação das marcações de acordo com os requisitos tipificados nas normas regulamentares aplicáveis”.

A intenção é garantir a nova “homologação do Centro de BTT”, certificação que foi retirada em 2021 pela Federação Portuguesa de Ciclismo “devido à falta de manutenção desta estrutura”, recordou a Câmara da Batalha.

Além dos percursos, também o edifício que na aldeia de Pia do Urso apoia os praticantes de BTT e, a partir de agora, os de ‘trail’, será requalificado para garantir “acesso a instalações sanitárias, espaço de duches rápidos e uma oficina para pequenas reparações e afinações das bicicletas”.

O presidente da Câmara Municipal da Batalha, Raul Castro, considerou pioneira a combinação de BTT e ‘trail’ numa única estrutura.

“Ao conseguirmos oferecer no mesmo território excelentes condições para a prática do BTT turístico e do ‘trail’, com percursos considerados únicos pelos especialistas, vamos também ser pioneiros ao compatibilizar estas duas modalidades, quer na ótica turística quer na componente desportiva, com milhares de praticantes”, afirmou o autarca.

Fonte: Sapo on-line

“Alberto Contador parado durante algum tempo por intervenção cirúrgica”


Por: José Morais

O ex-ciclista Alberto Contador teve recentemente uma intervenção cirúrgica para retirar cem tumores do seu corpo, foram, cem lipomas, tumores benignos de gordura, retirados em diversas partes do corpo.

A notícia foi dada pelo próprio, onde informou a retirada dos lipomas, e que não iria andar de bicicleta nos próximos tempos, de salientar que Alberto Contador que se reformou do ciclismo profissional, atualmente é responsável pela Aurum, uma marca de bicicletas criada em parceria com Ivan Basso, outro ex-ciclista, que correu durante muitos anos com ele, na sua conta no Instagram onde revelou o que tinha feito, mostrando ainda uma foto com os pensos, e nova bicicleta da marca.

Alberto Contador que diz ter aproveitado os meses de dezembro e janeiro para fazer a intervenção cirúrgica, diz que irá regressar em força, ele que além de responsável pela Aurum, continua ainda ligado ao mundo do ciclista como diretor da Eolo-Kometa, uma equipa com padrão UCI Pro Continental, sendo ainda  comentador da Eurosport. 

“Protocolo com a Autoridade Antidopagem de Portugal”


Federação Portuguesa de Ciclismo e ADoP reforçam cooperação antidopagem

 

Por: José Carlos Gomes

A Federação Portuguesa de Ciclismo e a Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) apresentaram, na manhã de hoje, na sede do Comité Olímpico de Portugal, o protocolo de cooperação no domínio da luta antidopagem.

O plano, que estará em vigor durante as épocas desportivas de 2023 e 2024, pressupõe um reforço da luta antidopagem no ciclismo português, no domínio do controlo e da prevenção, mas também da formação e sensibilização dos agentes desportivos.

Uma das medidas mais significativas do protocolo é o alargamento a todos os 92 ciclistas das equipas continentais UCI portuguesas dos controlos no âmbito do passaporte biológico, uma das mais eficazes ferramentas de controlo e prevenção da dopagem.

Esta medida implica um investimento da ADoP nos planos operacional, logístico e financeiro, uma vez que terão de ser realizados centenas de controlos anuais para o passaporte biológico e procedimentos analíticos adicionais, estimados em cerca de 70 mil euros.

A Federação Portuguesa de Ciclismo deverá entregar cerca de 50 mil euros à ADoP para ativação do protocolo. Uma parte desse valor será custeado pelas equipas, enquanto a Federação assumirá os custos com os ciclistas sub-23 das equipas continentais.


O documento prevê ainda a realização de ações de sensibilização e formação de agentes desportivos para a necessidade de prevenção e rejeição de comportamentos violadores das normas antidopagem.

As primeiras ações irão realizar-se nas próximas semanas, antes do arranque competitivo. Serão feitas no imediato duas sessões presenciais, uma para equipas e corredores do Norte e a outra para os corredores e equipas do Sul.

“Hoje damos um passo de gigante na luta antidopagem e no reforço do ciclismo. Pegando no nome da Volta do Futuro, diria que estamos a dar uma volta para o futuro”, afirmou o presente da ADoP, Manuel Brito, durante a cerimónia de assinatura do protocolo, sublinhando que este investimento é possível graças ao aumento do orçamento da ADoP na ordem dos 60 por cento e à reacreditação do Laboratório de Análises de Dopagem.

O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, considerou que “estamos perante um momento histórico a nível mundial, porque é a primeira vez que uma das 201 federações filiadas na UCI adota um programa desta dimensão”. O dirigente recordou que o nível de exigência para as equipas continentais portuguesas é semelhante ao que é imposto às World Teams e às ProTeams, destacando os efeitos positivos que o controlo mais apertado teve no pelotão internacional.

“A nível internacional este tipo de medidas teve sucesso. O ciclismo mundial está em crescimento, surgem novos ídolos, o público e o investimento dos patrocinadores tem aumentado. Surgem também novas imposições por parte das marcas, que exigem verdade desportiva. E só com mais investimento é que o ciclismo pode crescer. Não há outro caminho”, resumiu Delmino Pereira.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com