terça-feira, 3 de setembro de 2024

“A Lenda dos Tartessos by Alé 2025 abre inscrições no dia 1 de outubro


Este ano serão mais 40 quilómetros de percurso, com menos viagens a partir do centro de base.

 

Por: Alejandro Moreno

No dia 1 de outubro, será lançada a próxima edição de A Lenda dos Tartessos de Alé. Nesse dia, estão abertas as inscrições para participação na prova que decorrerá entre 30 de janeiro e 2 de fevereiro de 2025. Como de costume, foram criadas várias seções que oferecerão benefícios para os mais rápidos e a opção completa estará disponível e para o fim de semana (meio).


São inúmeras as novidades em cada edição de A Lenda dos Tartessos de Alé. Nesta ocasião, as inscrições serão feitas através da plataforma 'Rock the Sport', que facilitará os procedimentos e agilizará qualquer incidente que possa surgir: mudanças de categoria, tamanho da camisa...

Além disso, do ponto de vista puramente desportivo, em 2025 os ciclistas terão de lutar com mais 40 quilómetros do que na última edição. No entanto, as viagens a partir do centro de base serão mais curtas. E como explicou o coordenador da prova, Jesús Blanco, "o nosso objetivo é que o ciclista desfrute tanto da bicicleta como da off-bike, facilitando a sua estadia em Huelva".


As etapas, todas circulares, percorrerão cerca de 270 quilómetros com um ganho de elevação total acumulado de quase 5 mil metros. Haverá novos começos, outros que se repetirão, mas cada caminho será único e novo. Isto permitirá aos corredores entrar no coração da Terra, passando por antigas minas a céu aberto, sofrer e desfrutar de terrenos que quebram as pernas perto da fronteira do Guadiana, atravessar sapais, salinas e trilhos sem fim ou atravessar um mar de pinheiros perto da espetacular costa de Huelva. Tudo isto temperado com a magnífica gastronomia de Huelva.

Desta forma, A Lenda dos Tartessos by Alé voltará a ser o evento do calendário nacional que reúne mais corredores de Elite.

Quanto às categorias, os corredores vão se inscrever, tanto no masculino quanto no feminino, nas categorias Elite, Master 30, Master 40 e Grand Master. Além disso, a categoria de duplas só estará disponível para os quatro dias de prova e a opção Meia terá apenas a categoria Absoluto.

Na edição de 2024 de A Lenda dos Tartessos, reuniram-se mais de 550 corredores de 17 países.

A prova, consolidada e conhecida internacionalmente, mantém a categoria S2 MTB Marathon dentro do calendário da União Ciclística Internacional.

Todas as informações podem ser encontradas em www.laleyendadetartessos.com

Fonte: Organização

“Jogos Paralímpicos: Filipe Marques 4º em Paris”


Filipe Marques estreou-se e estreou o triatlo em Jogos Paralímpicos com um quarto lugar na categoria PTS5, em Paris, garantindo mais um diploma para Portugal

O triatleta português terminou a 40 segundos de uma medalha, depois de ter chegado a liderar uma prova que foi ganha pelo norte-americano Chris Hammer.  O brasileiro Roman Cordeiro foi segundo e o alemão Martin Schulz, campeão olímpico em Tóquio, fechou o pódio.

Em declarações à Agência Lusa, Filipe Marques assumiu que passou a prova a “olhar para as medalhas”.

“O meu objetivo era fazer top-5, mas claro que estava a olhar para as medalhas, fiquei a 40 segundos, nunca fiquei assim tão perto. Tenho que ficar satisfeito com o quarto lugar, mas, obviamente, gostava muito de ter chegado ao terceiro”, assumiu no final da prova, disputada junto à Ponte Alexandre III, em Paris.

Com um diploma paralímpico em Paris2024, Filipe Marques aponta já a Los Angeles2028, mas lembra que a época ainda não acabou, assumindo que ainda pode “fazer muitas coisas boas”.

“Daqui a três semanas, tenho o campeonato da Europa e, daqui a um mês e meio, termina o campeonato do mundo. Ainda posso fazer muitas coisas boas esta época, e só depois disso começo a pensar nos próximos objetivos, que, como é obvio, passam por Los Angeles2028”, afirmou.

Fonte: FTP com Lusa

“Vuelta 2024: Marc Soler ganha nos Lagos de Covadonga, Roglic aproxima-se da liderança, mas Ben O'Connor resiste”


Em etapa com chegada ao alto nas Astúrias, marcada pela desistência de Wout van Aert, Ben O'Connor segurou a liderança, mas Roglic já só está a seis segundos

 

Por: Lusa

Foto: AFP

O australiano Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale) segurou hoje a liderança da Volta a Espanha em bicicleta, com cinco segundos de vantagem sobre o esloveno Primoz Roglic (BORA-hansgrohe), na chegada da 16.ª etapa aos Lagos de Covadonga.

O espanhol Marc Soler (UAE Emirates) venceu isolado a tirada, ao concluir os 181,5 quilómetros, entre Luanco e Lagos de Covadonga, em 04:44.46 horas, com Roglic, três vezes campeão da Vuelta, a terminar em 11.º, a 03.54 minutos, enquanto O’Connor foi o 20.º a cruzar a meta, 04.53 minutos depois do vencedor.

O’Connor segurou a camisola vermelha, que veste desde a sexta etapa, mas agora com apenas cinco segundos de vantagem sobre Roglic, segundo classificado, que estava a mais de um minuto, e 01.25 para o espanhol Enric Mas (Movistar), terceiro.

A montanhosa etapa de hoje ficou ainda marcada pelo abandono do belga Wout van Aert (Visma-Lease a Bike), vencedor de três etapas na presente edição da Vuelta e que liderava as classificações da regularidade e da montanha, após duas quedas, a última das quais, mais violenta, na descida a Collada Llemena, a cerca de 50 quilómetros da meta.

Na quarta-feira, o pelotão da corrida ‘roja’ vai enfrentar a 17.ª etapa, entre Monumento Juan de Castillo/Arnuero e Santander, numa distância de 141,5 quilómetros, com duas contagens para o prémio de montanha de segunda categoria na primeira metade do percurso.

Fonte: Sapo On-line

“Vuelta: Ciclista belga Wout van Aert sofre queda e é forçado a abandonar”



Van Aert, líder das classificações de regularidade e da montanha e vencedor de três etapas nesta edição da Vuelta, estava na cabeça da corrida quando, na descida da Colada Llemena, a alta velocidade, deslizou numa curva e caiu, ficando visivelmente combalido e com vários ferimentos

 

Foto: AFP

O ciclista belga Wout van Aert (Visma-Lease a bike) abandonou hoje a Volta a Espanha depois de sofrer uma aparatosa queda no decorrer da 16.ª etapa, cuja meta está instalada nos Lagos de Covadonga.

Van Aert, líder das classificações de regularidade e da montanha e vencedor de três etapas nesta edição da Vuelta, estava na cabeça da corrida quando, na descida da Colada Llemena, a alta velocidade, deslizou numa curva e caiu, ficando visivelmente combalido e com vários ferimentos.

A 50 quilómetros da meta, ainda voltou a montar uma nova bicicleta, contudo não chegou a rolar quatro quilómetros, em ritmo lento, acabando por encostar para parar definitivamente e receber assistência: tinha o joelho direito coberto de sangue e exibia escoriações em várias partes do corpo.

Igualmente envolvidos na queda, o mexicano Isaac del Toro (Emirados Árabes Unidos) e o alemão Felix Engelhardt (Jayco Alula) continuam em prova.

O dia aziago para Wout van Aert, de 29 anos, tinha contado com uma outra queda, a 178 quilómetros do fim, esta sem consequências.

O campeão do mundo em 2016, 2017 e 2018 seguia em 52.º da geral, a 1:30.30 horas do líder, o australiano Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale Team).

Nesta edição da Vuelta, o belga tinha vencido as etapas que terminaram em Castelo Branco, Córboda e Baiona.

Fonte. Sapo on-line

 

“Iúri Leitão vai ser o mais novo Cidadão de Honra de Viana do Castelo”


Ciclista português será homenageado depois de conquistar duas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, atribuir ao ciclista Iúri Leitão, campeão olímpico em Paris'2024, o título honorífico de Cidadão de Honra, sendo a mais jovem personalidade a receber a distinção.

A atribuição da distinção foi justificada pelo presidente da Câmara, Luís Nobre, com a "magnitude do desempenho" de Iúri Leitão nos Jogos Olímpicos de Paris e "pelos notáveis serviços prestados ao desporto e à divulgação da cidade de Viana do Castelo".

Os vereadores do PSD, CDS-PP e o independente Eduardo Teixeira contestaram o momento da decisão, invocando o regulamento da atribuição dos títulos honoríficos que acontece sempre no dia 20 de janeiro de cada ano, dia comemorativo do foral da cidade.

Segundo os três vereadores, a proposta de atribuição do título de Cidadão de Honra a Iúri Leitão devia ser discutida, como sempre, em reunião à porta fechada, em janeiro, antes da sessão solene do Dia da Cidade.

Apesar de considerarem que esta proposta "pode abrir precedentes" e de "não cumprir os regulamentos", acabaram por votar favoravelmente, após uma intervenção do presidente da Câmara apelando à necessidade da política ter uma componente "emocional", porque o ciclista alcançou um "feito único e provavelmente irrepetível".

Em agosto, Iúri Leitão e Rui Oliveira sagraram-se campeões olímpicos de madison nos Jogos Olímpicos de Paris, em França, sendo que o atleta de 26 anos, natural da freguesia de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo, também conquistou a medalha de prata no omnium.

Iúri Leitão é o primeiro atleta português a conquistar duas medalhas na mesma edição dos Jogos Olímpicos.

O ciclista é, desde 2021, cidadão de Mérito de Viana do Castelo "pelos relevantes serviços prestados ao desporto, nomeadamente no ciclismo, enquanto campeão europeu de pista em ciclismo".

A missão portuguesa, de 73 atletas, conquistou quatro medalhas em Paris'2024: ouro no madison, por Rui Oliveira e Iúri Leitão, prata também no omnium, ambas no ciclismo de pista, a prata de Pichardo no triplo salto e o bronze de Patrícia Sampaio no judo.

Fonte: Record on-line

“Agenda de Ciclismo”


O regresso das 12 Voltas à Gafa

 

Por: Vasco Moreira

O regresso das 12 Voltas à Gafa às estradas do município do Bombarral é o destaque da agenda de ciclismo da semana que se segue, depois de concluídas as Voltas jovens e o Grande Prémio Jornal de Notícias.

A mítica prova vai decorrer no próximo domingo (8 de setembro), integrada nas comemorações do centenário dos Bombeiros Voluntários do Bombarral. Será dedicada às categorias de sub-23 e elite, mas há ainda uma prova CPT para antigas glórias, de duas voltas (21,3 quilómetros), que irá abrir a competição, às 14h.

Concluída a prova de antigas glórias, os profissionais fazem-se à estrada no Bombarral a partir das 15h. O percurso terá partida e chegada junto ao edifício dos Paços do Concelho, num total de 127,6 quilómetros, ao longo dos quais o pelotão irá passar por locais como Quinta da Granja, Sobral do Parelhão, Quinta dos Loridos e Sanguinhal. A chegada está prevista para as 18h11.

 

Mais eventos oficiais

 

7 de setembro: Campeonato Regional de Rampa - 7ª Subida Mítica Rainha Stª Isabel, Coimbra

7 de setembro: 8º Circuito UCA/BIKÉVORA, Évora

7 de setembro: 3ª Taça da Beira Alta XCO, Alcafache

7 de setembro: Prémio Fafe - Sala de Visitas do Minho - Taça Minho Paraciclismo, Medelo, Fafe

7 de setembro: 5º Encontro de Escolas da Beira Alta, Alcafache

7 de setembro: 3 Horas Resistência BTT TOCAndar - Café Toca, Nine

7 de setembro: NGPS Rota de Basto, Mondim de Basto

8 de setembro: 38.º Prémio Cidade de Barcelos          , Barcelos

8 de setembro: DHU Visit Castro Daire - Taça Portugal DHU #8, Castro Daire

8 de setembro: Maratona Maria Martins - Camp Regional ACS, Moçarria

8 de setembro: Maratona de Pinhel | Troféu Cross MTB #4, Pinhel

8 de setembro: 1.º Encontro Regional de Escolas – Montemor-o-Velho, Montemor-o-Velho

8 de setembro: 11.º Passeio BTT Santo Estêvão, Santo Estêvão

8 de setembro: XIX Maratona BTT Rota do Presunto, Chaves

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Equipa do CRP Ribafria vence em Avelal e Avelal”


A equipa Beneditense do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic, passou o fim de semana em competição.

No sábado, dia 31 de agosto, a equipa deslocou-se a Avelal, freguesia do município de Sátão, distrito de Viseu, para participar na 41ª edição da taça da Beira Alta. Uma prova em linha e composta por 88 km.

A equipa do CRP Ribafria participou nesta prova com apenas 6 unidades da sua formação, Paulo Pereira, Hélder Azevedo, Jorge Marques, Ricardo Sequeira, Paulo Simões e Humberto Pereira.


A corrida teve início pelas 15h15, onde alinharam a partida 105 atletas, e desde início teve um andamento rápido, com vários ataques do ex. campeão do mundo, Tiago Ferreira.

Decorridos cerca de 40 km deu-se uma fuga de dois atletas, o ex. campeão do mundo Tiago Ferreira e Hélder Azevedo do CRP Ribafria, o que fez com que o pelotão ficasse fracionado e reduzido a um grupo perseguidor com apenas 25 atletas.

Hélder Azevedo não conseguiu aguentar o forte ritmo imposto pelo Tiago Ferreira e foi absorvido pelo grupo perseguidor, ficando a equipa do CRP Ribafria com 3 atletas no grupo (Paulo Pereira, Hélder Azevedo e Jorge Marques).


Os três atletas do CRP Ribafria nos km finais atacaram no grupo perseguidor, conseguindo provocar algum desgaste nos adversários e reduzindo o grupo a cerca de 6 atletas, onde na chegada o primeiro a cortar a meta foi o Hélder Azevedo, conquistando o 2º lugar, com Paulo Pereira e Jorge Marques a cortarem a meta em 7º e 8º lugar.

Coletivamente a equipa do CRP Ribafria foi a grande vencedora, conquistando o 1º lugar.


No domingo, dia 1 de setembro, a equipa deslocou-se a Avelar, freguesia do Município de Ansião, Distrito de Leiria, para participar no tradicional circuito de Nossa senhora da Guia, este na sua 45ª edição.

Um circuito composto por 30 voltas de 1,3km, perfazendo um total de 40 km e onde a equipa do CRP Ribafria alinhou com 5 atletas (Paulo Pereira, Hélder Azevedo, Jorge Marques, Ricardo Sequeira e Humberto Pereira).


A corrida foi atacada desde a primeira volta, e logo nas primeiras voltas, Jorge Marques foi vítima de avaria mecânica, a qual já havia causado problemas no dia anterior, mas que desta vez foi obrigado a desistir.

A passagem da quinta volta, Paulo Pereira em conjunto com um adversário conseguiram ganhar vantagem ao pelotão e isolaram-se, ganhando até ao final mais de 2 minutos ao pelotão.

No pelotão houve novo ataque de um atleta adversário, onde Hélder Azevedo respondeu prontamente, do qual ganharam alguns segundos ao pelotão, ficando os dois atletas intermédios e com alguns segundos de vantagem para o pelotão.


Paulo Pereira na última volta, conseguiu ganhar uma pequena vantagem ao seu companheiro de fuga, cortando a meta em 1º lugar, sendo o grande vencedor da 45ª edição do Circuito de Avelar.

Hélder Azevedo na volta final também conseguiu ganhar vantagem sobre o seu adversário, cortando a meta em 3º lugar.

O pelotão, que a equipa do CRP Ribafria tentou sempre comandar com Ricardo Sequeira e Humberto Pereira, chegou com mais de 2 minutos de atraso para os fugitivos, com ricardo Sequeira a fechar no 11º lugar e Humberto Pereira no 15º lugar.

Coletivamente a equipa do CRP Ribafria foi a grande vencedora, conquistando o 1º lugar.

Paulo Pereira venceu o maior número de voltas em 1º lugar (21), foi também o vencedor em Elites, e Humberto Pereira 2º M40.

O resultado do trabalho em equipa é sempre compensado e não podemos deixar de enaltece o esforço e dedicação com que os nossos atletas lutam e honram a camisola do CRP Ribafria, bem como o espírito de união e harmonia que se vive na equipa.

Fonte: Equipa do CRP Ribafria

“Sabgal / Anicolor faz estreia no Tour of Britain durante os próximos seis dias”


Entre hoje e domingo, 03 a 08 de setembro, a Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor vai estar pela primeira vez na Grã-Bretanha para disputar a 20.ª edição do Lloyds Bank Tour of Britain. Durante seis dias, a estrutura que tem sede em Águeda vai alinhar naquela que será a sua última competição internacional da época, depois de um ano bastante preenchido com presenças além-fronteiras. Na estrada vão estar 18 equipas de 12 países, sete delas World Tour, num pelotão que, apesar de muitas estrelas estarem a disputar La Vuelta, conta com as que escolheram o Tour of Britain 2024 para afinar a forma para o Campeonato Europeu e para o Mundial de Zurique.

Sendo a única formação portuguesa presente, da Sabgal / Anicolor são seis os corredores que vão disputar este desafio, a começar pelo britânico Oliver Rees, que pedala em casa, seguindo-se os dinamarqueses Julius Johansen e Mathias Bregnhøj, os portugueses André Carvalho e Duarte Domingues e o espanhol Jaime Castrillo, que se estreou no 33.º Grande Prémio JN com um excelente desempenho. 

Em 2024, o Tour of Britain terá seis etapas e todas com perfis semelhantes: terreno acidentado, estradas estreitas e pequenas, subidas duras, onde cada tirada faz lembrar uma pequena clássica. 

O tiro de partida para as primeiras pedaladas da 20ª edição da Volta à Grã-Bretanha vai ser dado amanhã, da Escócia, para 181,9 km, a mais longa das etapas. O percurso, que começa por terras escocesas, vai-se deslocando para o sul, onde as últimas etapas serão no centro de Inglaterra. 


Paulo Figueiredo, diretor desportivo da Sabgal / Anicolor que vai acompanhar no terreno esta competição, fez a sua antevisão, explicando que “surgiu esta oportunidade e não podíamos deixar de realizar a prova, ainda mais sendo uma das mais importantes do calendário internacional, que vai contar com figuras das principais equipas do calendário World Tour, sendo por isso uma importante presença para a nossa estrutura. Ao nível de expectativas, é uma corrida diferente, onde os objetivos também passam por tentar estar nas fugas, tentar dar visibilidade aos nossos patrocinadores e parceiros e claro, se pudermos fazer um bom resultado, seria muito bom para a nossa equipa e para o ciclismo português. Em termos de percurso, não é das corridas mais duras, mas como se sabe, estes percursos em Inglaterra, com estradas mais apertadas, podem-se tornar algo complicados, sendo que os primeiros três dias são aqueles onde vão dar-se as maiores diferenças. Por outro lado, como estamos também em final de temporada, pode ser uma corrida bastante aberta e estando presentes algumas das principais figuras, seguramente vai haver espetáculo”.  

Com a atenção das televisões voltada para a semana decisiva da La Vuelta a España 2024, a melhor opção será seguir o Tour of Britain através da transmissão em direto que a British Cycling, organizadora da corrida, fará todos os dias no canal do YouTube – https://www.youtube.com/@britishcycling – e que começa às 14H00, no horário local (mesma hora que em Portugal), todos os dias. 

 

ETAPAS DO 20th LLOYDS BANK TOUR OF BRITAIN MEN 

Percurso: 

 

03 de Setembro, terça-feira – 1.ª ETAPA: THE SCOTTISH BORDERS STAGE Kelso (10H30, The Square - Kelso) – Kelso (15H04, The Square - Kelso) » 181,9 km 

04 de setembro, quarta-feira – 2.ª ETAPA: DARLINGTON TO REDCAR STAGE Darlington (11H00, West Row - Darlington) – Redcar (14H52, Coast Road - Redcar) » 152,1 km 

05 de setembro, quinta-feira – 3.ª ETAPA: SHEFFIELD TO BARNSLEY STAGE Sheffield (11H00, Arundle Gate - Sheffield) – Barnsley (15H12, County Way - Barnsley) » 166 km 

06 de setembro, sexta-feira – 4.ª ETAPA: DERBY TO NEWARK-ON-TRENT STAGE Derby (11H00, Derby Arena) – Newark-on-Trent (14H32, Victoria Street - Newark-on-Trent) » 138,5 km 

07 de setembro, sábado – 5.ª ETAPA: THE WEST NORTHAMPTONSHIRE STAGE Northampton (11H00, Northampton Uni’ - Northampton) – Northampton (14H44, Derngate - Northampton)» 146,9 km 

08 de setembro, domingo – 6.ª ETAPA: LOWESTOFT TO FELIXSTOWE STAGE Lowestoft (11H00, Promenade - Lowestoft) – Felixstowe (15H06, Sea Road - Felixstowe) » 158,4 km 

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Seleção Nacional/André Soares e João Marques representam Portugal no Mundial de Ciclismo para Surdos”


Por: Vasco Moreira

A Seleção Nacional vai competir no Campeonato do Mundo de Ciclismo para Surdos, que irá decorrer em Świętokrzyskie, na Polónia, entre 6 e 15 de setembro. André Soares e João Marques serão os representantes nacionais na competição.

Os campeões nacionais de fundo e contrarrelógio foram os escolhidos por Valter Sousa, Selecionador Nacional, que antevê uma prova importante e parte com ambição: “Será uma boa prova para medir o nível dos nossos ciclistas em relação a todos os outros, porque no próximo ano há Jogos Surdolímpicos”, começa por explicar.

“O André Soares tem mais experiência e já foi medalhado, o ideal seria voltarmos a conquistar pelo menos uma medalha numa das quatro provas. Para o João Marques, o objetivo principal é estar entre os oito primeiros e dar continuidade ao trabalha que tem vindo a ser desenvolvido”, conclui o Selecionador Nacional.

Os dois atletas portugueses vão participar nas quatro provas da competição: sprint (1 quilómetro), contrarrelógio individual (27 quilómetros), corrida por pontos (36 quilómetros) e prova de fundo (122 quilómetros).

O sprint na segunda-feira (9 de setembro), às 10h, estando o final previsto para as 14h. Segue-se o contrarrelógio individual, na quarta-feira (11 de setembro), entre as 11h30 e as 14h. Sexta-feira (13 de setembro) será dia de corrida por pontos, a partir das 16h. Finalmente, no domingo (15 de setembro), André Soares e João Marques vão disputar a corrida de fundo, às 10h10.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua Encerra Grande Prémio Jornal de Notícias com Sucesso”


A equipa Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua concluiu de forma brilhante a sua participação no 33º Grande Prémio Jornal de Notícias, que terminou domingo com a oitava e última etapa na Maia. A prova de oito dias foi marcada por performances notáveis da equipa, 2 vitórias em etapas, classificação dos pontos quentes e classificação da juventude.

Na derradeira etapa de 161,1 quilómetros, em Maia, a equipa Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua tinha um objetivo, assegurar a classificação da juventude, e assim foi, Andres Taboadas chegou integrado no pelotão na chegada na Maia, sendo o melhor atleta sub-23 em prova, algo que foi trabalhado ao longo dos 8 dias de competição. Andrés Taboada, coroou uma semana excepcional, este feito demonstra não apenas o talento individual de Taboada, mas também o compromisso da equipa em desenvolver jovens promessas do ciclismo.


Relativamente à liderança da juventude, Andres Taboada refere que:”Para mim é um ano que se cumpriu, vestir de branco e manter a liderança até ao fim foi difícil. Foram 8 dias no centro das atenções, só tenho palavras de agradecimento para os meus colegas de equipa, para o staff e para o meu diretor, sem eles não teria sido possível alcançar esta vitória. Não consigo pensar numa melhor forma de terminar um ano que foi tão complicado para mim, depois de ter estado doente mais de metade do ano, concentrei-me nos últimos 2 meses neste prémio e aqui estão os resultados. Tenho um longo caminho a percorrer, cada dia é uma nova aprendizagem e estou na equipa certa para crescer como ciclista.”

O ciclista Leangel Linarez foi também protagonista, conquistando a vitória na etapa inaugural e novamente na quarta etapa, demonstrando sua habilidade e velocidade em sprints decisivos, não obstante também conquistou a classificação dos pontos quentes, envergando a camisola dos pontos quentes no pódio final.


 Com uma estratégia eficaz e uma forte presença nas fugas e a mostrar as suas cores ao longo dos oito dias de competição, a Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua não só se destacou nas vitórias, mas também mostrou um desempenho consistente que solidificou sua reputação no ciclismo nacional. A estratégia coletiva foi fundamental para os sucessos individuais, com os ciclistas se apoiando mutuamente em momentos cruciais.

O diretor desportivo da equipa, Gustavo Veloso expressou a sua satisfação com o desempenho geral: "Estamos extremamente orgulhosos do que alcançamos neste Grande Prémio, foi muito positivo para a equipa, depois de todos os contratempos que tivemos ao longo da temporada. Os resultados obtidos demonstram todo o trabalho que foi realizado até então, estivemos na luta todos os dias, com o Leangel nas vitórias e o Matias no Top-5 nas restantes chegadas ao sprint. O triunfo de Taboada na classificação da juventude é o resultado de um esforço coletivo extraordinário e da aposta que a equipa decidiu fazer na juventude. Fomos protagonistas nesta corrida e isto é muito importante mentalmente para a equipa depois de um temporada com alguns pontos baixos, foi uma ótima maneira de terminar o ano.”

A Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua encerra a sua participação no Grande Prémio Jornal de Notícias 2024 com um balanço altamente positivo, reafirmando a sua posição como uma das equipas de destaque no cenário do ciclismo português.

 

Classificação da etapa

 

1.º Miguel Salgueiro (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense) , 3h58m42s

4.º João Matias (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 21s

38.º Andrés Taboada (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 4m47s

65.º Gonçalo Amado (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 18m35s

69.º Leangel Linarez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 20m34s

76.º Nicolas Saez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a mt

67.º  Angel Sanchez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 20m39s

DNF. António Barbio  (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua)

 

Classificação Geral

 

1.º  Frederico Figueiredo (Sabgal-Anicolor), 27h59m34s

17.º Andrés Taboada (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 8m20s

44.º João Matias (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 35m03s

57.º Nicolas Saez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 44m14s

62.º Leangel Linarez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 51m51s

63.º Gonçalo Amado (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 51m55s

76.º  Angel Sanchez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 1h06m12s

 

Classificação Geral Juventude

 

1.º Andres Taboada (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), 28h07m54s

 

Classificação Geral Pontos Quentes

 

1.º Leangel Linarez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), 6 pontos

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com