sábado, 5 de junho de 2021

“Tavfer-Measindot-Mortágua/Joaquim Silva e Gaspar Gonçalves em grande nível na 1ª Etapa do GP Abimota”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Measindot-Mortágua disputou iniciou hoje a sua participação no 41ª GP Abimota, com uma etapa de 197 quilómetros entre Fátima e Vouzela. Uma grande prestação da equipa com Joaquim Silva a ser o líder da Montanha e Metas Volantes, e ainda a estar na 4ª posição na Classificação Geral. Gaspar Gonçalves este igualmente muito bem no final, foi 6º na etapa.

Fuga inicial a 3, com Joaquim Silva a estar integrado e que chegou a ter cerca de 12 minutos de vantagem para o pelotão. Ao longo do percurso o nosso ciclista aproveitou para vencer a contagem de montanha em Alvaiázere, a Meta Volantes da Lousã e ainda a Meta de Montanha em Mortágua. Com estes resultados, Joaquim Silva subiu ao pódio para envergar duas camisolas, a azul de líder da montanha e a rosa, símbolo de líder das Metas Volantes.


A cerca de meia corrida, começaram as movimentações no pelotão, o que levou a que a fuga acabasse por ser anulada, deixando tudo em aberto. Na frente da corrida formou- se um grupo de 23 corredores, entre eles, Joaquim Silva, o único sobrevivente da fuga inicial. Uma etapa de verdadeiro campeão de Joaquim Silva que após 150 quilómetros escapado, conseguiu resistir ainda no grupo da frente e ser uma ajuda bastante útil para Gaspar Gonçalves que se juntara de trás.


Na aproximação a Vouzela, Gaspar Gonçalves tentou a sua sorte já dentro do último quilómetro, na tentativa de antecipar um sprint final que viria a ser inevitável. Ainda assim foi o 6º na linha de meta e Joaquim Silva, mesmo com todo o desgaste acumulado foi 10º com o mesmo tempo do vencedor.

Ao ganhar a Meta Volante da Lousã, Joaquim Silva amealhou 3 preciosos segundos de bonificação que faz com que agora seja o 4º na Classificação Geral a 7 segundos do líder Rafael Reis (Efapel). Gaspar Gonçalves está também em boa posição, em 7º a 10 segundos do líder.


Coletivamente e em virtude de Gaspar Gonçalves terem chegado ambos com o mesmo tempo do vencedor, ocupamos a 3ª posição na Classificação por Equipas. Um dia muito positivo para a equipa, que passou pela sua terra natal e contou com o apoio de muitos entusiastas e amantes da modalidade.

Amanhã o pelotão arranca de Anadia para a segunda e última etapa do Grande Prémio ABIMOTA. A chegada será em Águeda, depois de percorridos 158 quilómetros.

Fonte: Tavfer-Measindot-Mortágua


“3ª Taça de Portugal de Juniores”


Victor Paula conquista vitória ao sprint no Kartódromo de Braga

Por: Ana Nunes

Victor Paula (Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact) conquistou neste sábado a 3ª Taça de Portugal de Júniores, numa chegada ao sprint na qual bateu António Morgado (Bairrada), segundo classificado, e João Martins (Academia Ciclismo de Paredes), que fechou em terceiro.

O pelotão júnior disputou hoje a penúltima prova da Taça de Portugal, no 18ª Circuito da Palmeira/Prémio Peixoto Alves, no Minho. A corrida, com partida e chegada no Kartódromo de Braga teve 92,6 quilómetros de distância.

A corrida ficou marcada por várias fugas, que foram acontecendo ao longo de todo o percurso, muito por causa das sete metas volantes que compunham a prova de hoje. Só uma dessas fugas se conseguiu estabelecer, com um grupo de cinco corredores, entre eles Pedro Pinto (Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact), João Leite (Bairrada), Diogo Sousinha (Academia Joaquim Agostinho / CYR/UDO), Gabriel Ferreira (EFAPEL-Escola Ciclismo Águeda) e Diogo Oliveira (Santa Maria da Feira/Segmento d’Época/Reol).

O grupo acabou por ser absorvido pelo pelotão, encabeçado pela Bairrada, equipa do líder do ranking, António Morgado, nos últimos 20 quilómetros da corrida.

A abordagem à meta foi rápida, num sprint em que Victor Paula foi o mais rápido. António Morgado fechou na segunda posição e segue na liderança da Taça de Portugal, com 140 pontos. Já João Martins fechou o top três da prova.

Quanto ao ranking, atrás de António Morgado está Diogo Pinto (Academia Joaquim Agostinho / CYR/UDO), com 100 pontos e em terceiro Lucas Lopes (Póvoa de Varzim/CDC Navais), com 95 pontos.

O Prémio Cidade de Penafiel vai disputar-se amanhã, colocando um ponto final na edição de 2021 da Taça de Portugal de Juniores. A partida e a chegada para o percurso de 98,4 quilómetros que os corredores vão ter de percorrer, acontecem junto à sede da ADRAP, na freguesia de Galegos, em Penafiel.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Alexandre Nobre foi nono na Taça da Europa de Dnipro de Triatrlo”


Prova foi conquistada por Rostislav Pevtsov, do Azerbaijão

 

Por: Lusa

O triatleta português Alexandre Nobre foi hoje nono classificado na prova masculina da Taça da Europa de Dnipro, na Ucrânia, conquistada por Rostislav Pevtsov, do Azerbaijão.

Alexandre Nobre completou a prova em 52.35 minutos, mais 1.15 do que o atleta azeri, vencedor em 51.20.

O pódio fico completo com dois atletas britânicos, tendo Harry Leleu terminado no segundo lugar, a dois segundos do vencedor, e Cameron Main em terceiro, a seis.

Fonte: Record on-line

“Rasmus Tiller vence Dwars door het Hageland”


André Carvalho foi 27.º classificado na prova belga

 

Por: Lusa

O norueguês Rasmus Tiller (Uno-X) venceu este sábado a Dwars door het Hageland, prova entre Aarschot e Diest na qual o português André Carvalho (Cofidis) foi 27.º classificado.

Tiller, de 24 anos, cumpriu os 177 quilómetros do dia em 3:58.27 horas, batendo por um segundo o holandês Danny van Poppel (Intermarché-Wanty-Gobert), segundo, e por dois o belga Yves Lampaert (Deceuninck-QuickStep), terceiro.

O norueguês já tinha sido segundo na Le Samyn e este sábado conseguiu a maior vitória da carreira, e a quinta na época para a Uno-X, na prova de categoria superior entre a galeria de triunfos.

André Carvalho chegou a 1.02 minutos do vencedor e foi 27.º classificado, o seu melhor resultado até aqui desde que chegou à equipa de WorldTour no início do ano.

Fonte: Record on-line

“Efapel/Rafael Reis impõe-se na chegada a Vouzela do 41.º Grande Prémio ABIMOTA”


Foto: João Fonseca Photographer

Rafael Reis é o vencedor da 1.ª Etapa da 41.ª edição do Grande Prémio ABIMOTA, numa chegada ao sprint a Vouzela, após serem percorridos 197,3 km que tiveram a partida em Fátima (Ourém). O corredor da Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL parte amanhã para a segunda tirada de Amarelo, num domingo que promete, a correr em casa, para uma viagem que começa em Anadia e cumpre a tradição ABIMOTA ao terminar em Águeda, concelho que recebe a sede da estrutura.


A etapa inaugural do 41.º ABIMOTA foi dura. Começou com uma fuga inicial com três homens, que chegaram aos 15 minutos de vantagem e onde a EFAPEL assumiu a perseguição, reduzindo drasticamente a diferença. Nesta fase acabou por sair do pelotão um grupo intermédio, que começou com 15 corredores que se isolaram e onde estava Frederico Figueiredo. Sozinho, Rafael Reis arrancou e conseguiu encostar ao grupo em cabeça de corrida, onde teve a ajuda do colega. Não teve outra solução se não tentar a vitória e embora o grupo tivesse bons representantes, Reis foi o mais rápido e no final venceu a corrida.


“Agradeço o trabalho e a confiança da equipa. Assumimos a corrida quando havia uma fuga com mais de 10 minutos, houve ataques de outras equipas para tentar destabilizar a nossa perseguição e eu acabei por arrancar em subida sozinho, sendo graças ao trabalho fenomenal do Frederico, já na parte final, que discuti a vitória e acabámos por ganhar. Estou muito contente. As coisas saíram bem. Hoje era um dia difícil, com uma etapa longa, não havia terreno para fazer muitas diferenças, mas vencemos e amanhã com um líder já temos equipa para representar a etapa”, avançou Rafael Reis.


“É uma bonita vitória e o reconhecimento e premiar de um grande ciclista que é o Rafael Reis. Tem sido uma agradável surpresa, como ser humano, colega e corredor e se alguém merceia esta vitória como gesto de recompensa era o Rafael. Uma palavra também para o excelente trabalho de todos os colegas e para Frederico Figueiredo, que fez uma etapa fora de normal, ao deixar o Rafael nas condições ideias para discutir a vitória”, disse Rúben Pereira, diretor desportivo da EFAPEL. “Esta é uma vitória importante também para todos os patrocinadores e parceiros que nos acompanham, a quem agradecemos por tudo o que fazem por nós”, acrescentou.

Amanhã a partida para a 2.ª Etapa vai ser dada em Anadia às 12.50 horas, para percorrer 158,6 km e cumprir a tradição da chegada a Águeda (16.50 horas). A 55 km da meta surgem as maiores dificuldades, com três contagens de montanha, em Sever do Vouga, Talhadas e Belazaima do Chão, que seguramente vão fazer diferenças.

 

CLASSIFICAÇÕES:

 

41.º GRANDE PRÉMIO ABIMOTA

1.ª ETAPA: Fátima (Ourém) – Vouzela » 197,3 km

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL - AMARELA (após a 1.ª Etapa)

 

1.º Rafael Reis (EFAPEL), 05h03m51s

18.º Frederico Figueiredo (EFAPEL), a 48s

27.º Luís Mendonça (EFAPEL), a 13m51s

33.º André Domingues (EFAPEL), mt

58.º Karel Hník (EFAPEL), mt

110.º Mauricio Moreira (EFAPEL), a 17m20s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS

 

1.ª W52-FC Porto, 15h12m55s

2.ª EFAPEL, a 13m27s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE

 

1.º Rafael Reis (EFAPEL), 25 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL

 

1.º Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), 12 Pontos

2.º Frederico Figueiredo (EFAPEL), 4 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – BRANCA

 

1.º João Macedo (LA ALUMINIOS – LA SPORT), 05h04m01s

5.º André Domingues (EFAPEL), 05h17m42s

Fonte: Efapel

“Richie Porte sobe a líder do Critério do Dauphiné”


Etapa ganha por Mark Padun

 

Por: Lusa

Foto: Getty Images

O ciclista australiano Richie Porte (INEOS) subiu este sábado à liderança da geral do Critério do Dauphiné, na sétima e penúltima etapa da corrida, ganha pelo ucraniano Mark Padun (Bahrain-Victorious).

Na 'maratona' das subidas da prova, a ascensão até La Plagne onde terminou a etapa, de 17 quilómetros a uma média de 7,5% de inclinação, Padun impôs-se a Porte, segundo a 34 segundos, cumprindo os 171,1 quilómetros que arrancaram de Saint-Martin-le-Vinoux em 4:35.07 horas.

O colombiano Miguel Ángel López (Movistar) fechou o pódio da etapa, a 43 segundos, no dia de quebra do cazaque Alexey Lutsenko (Astana), anterior líder, atrás do britânico Geraint Thomas (INEOS), nono a 59 segundos.

Na geral, Porte tem 17 segundos de vantagem sobre o antigo camisola amarela, segundo depois de hoje ser 10.º a um minuto, e 29 segundos sobre Thomas, que mesmo assim subiu a terceiro, a 29 segundos.

A corrida foi animada pela INEOS e a Movistar, na luta de líderes entre o duo dos britânicos e o colombiano da 'telefónica', e o ucraniano de 24 anos acabou por triunfar à frente do embate pela geral, conseguindo o principal triunfo da carreira.

No domingo, decide-se a vitória final da 73.ª edição da prova que serve de antecâmara para a Volta a França, de novo com alta montanha no perfil dos 147 quilómetros entre La Léchère-Les-Bains e Les Jets.

Fonte: Record on-line

“Pedro Andrade 17.º na terceira etapa na Volta a Itália de sub-23”


Tirada foi ganha pelo italiano Alessio Bonelli

 

Por: Lusa

Foto: Facebook / Pedro Andrade

O português Pedro Andrade (Hagens Berman Axeon) foi este sábado 17.º classificado na terceira etapa da Volta a Itália para sub-23, ganha pelo italiano Alessio Bonelli (Biesse Arvedi) em Cesenatico, lugar de partida e chegada.

Bonelli, de 19 anos, cumpriu os 132,5 quilómetros em 3:19.55 horas, batendo sobre a meta um grupo que disputou a etapa em sprint reduzido, com dois compatriotas no pódio: Luca Colnaghi (UC Trevigiani) foi segundo e Andrea Cervellera (Petroli Firenze) foi terceiro.

Andrade chegou no grupo principal, logo após os fugitivos, e cortou a meta a 26 segundos do vencedor da etapa, aproveitando para subir na geral para o 66.º lugar, a 2.20 minutos do líder.

Na frente do Baby Giro vai o espanhol Juan Ayuso (Colpack Ballan), que lidera com cinco segundos de vantagem para o colega de equipa italiano Alessandro Verre, segundo, com o eritreu Henok Mulubrhan em terceiro, a nove.

No domingo, a quarta de 10 etapas é um contrarrelógio individual plano, com 25,4 quilómetros entre Sorbolo Mezzani e Guastalla.

Fonte: Record on-line

“Rafael Reis vence primeira etapa do Grande Prémio Abimota”


Ciclista da Efapel Reis bateu sobre a meta Tomás Contte e Daniel Freitas

 

Por: Lusa

O português Rafael Reis (Efapel) venceu este sábado a primeira etapa do Grande Prémio Abimota em bicicleta, ao vencer ao sprint na chegada a Vouzela, no primeiro de dois dias de corrida.

Reis cumpriu os 197,3 quilómetros entre Fátima e Vouzela em 5:04.01 horas, batendo sobre a meta o argentino Tomás Contte (Louletano), segundo, e Daniel Freitas (Rádio Popular-Boavista), terceiro.

O pódio repete-se na geral, com o homem da Efapel a manter quatro segundos para o ciclista da equipa de Loulé e seis para o dos axadrezados.

No domingo, a segunda e última etapa parte de Anadia e percorre 158 quilómetros até Águeda, com três subidas nos últimos 55 quilómetros do traçado.

Fonte: Record on-line

“Seleção Nacional/Bernardo Vieira e Telmo Pinão conquistam mais duas medalhas no Europeu de paraciclismo”


Por: Ana Nunes

A armada portuguesa repetiu a dose do dia de ontem, ao somar mais dois pódios na prova de fundo do Campeonato da Europa de Paraciclismo, na Áustria. Telmo Pinão conseguiu mais uma medalha de prata e Bernardo Vieira tornou a conquistar o bronze.

A coleção de medalhas da seleção portuguesa no Campeonato da Europa de Paraciclismo não pára de crescer, com Bernardo Vieira e Telmo Pinão a conquistarem mais duas medalhas nos europeus de paraciclismo.

Depois de terem conseguido subir ao pódio no dia de ontem, após o contrarrelógio individual, os dois corredores não ficaram aquém na prova de fundo, de 44,8 quilómetros, que se disputou hoje em Schwanenstadt, na Áustria. O selecionador nacional de paraciclismo, José Marques, não podia estar mais satisfeito com este resultado.

“Depois do que fizemos nos últimos dois dias, ambicionava conseguir mais pódios e é muito bom podermos levar mais duas medalhas para casa. Apostámos muito no Campeonato da Europa e estamos a tirar vantagem dessa decisão. Amanhã, se não tiver qualquer tipo de problemas, o Luís Costa pode voltar a lutar pela vitória. Para o Flávio vai ser mais complicado, pois tem adversários muito fortes. No entanto, acredito que vai tentar lutar pelo pódio”, afirmou José Marques.

Telmo Pinão, que compete na classe C2, já tinha conquistado o título de vice-campeão europeu de contrarrelógio. Hoje, repetiu a façanha na prova de fundo, ao sprint, terminando atrás do checo Ivo Koblasa.

“Já estava à espera de discutir os três primeiros lugares, porque tenho noção que me defendo melhor nas provas em linha. Estou muito feliz com este resultado, é uma grande conquista para todos nós, mas fica um sabor amargo. Tinha a consciência de que podia vencer, mas acabei por ficar fechado na parte final e o tempo perdido foi o suficiente para não conseguir a vitória”, explicou Telmo Pinão.


Bernardo Vieira também conseguiu somar mais um pódio no dia de hoje, com uma medalha de bronze na prova de fundo da classe C1. O português, que terminou com uma volta de atraso em relação ao vencedor, Pierre Senska, disputou o terceiro lugar do pódio ao sprint com o quarto e quinto classificados.

“Ter conseguido estas duas medalhas significa muito para mim. Foi tudo fruto do trabalho que tenho vindo a desenvolver, juntamente com o Telmo, e estou muito feliz. Agora, quero continuar a trabalhar para o Campeonato do Mundo, que sei que vai ser mais complicado”, disse Bernardo Vieira.

Amanhã é dia de Luís Costa e Flávio Pacheco regressarem à competição, com a prova de fundo de 44 quilómetros, em Peuerbach, na Áustria.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/Afonso Silva fecha no 15º posto na etapa rainha da Corrida da Paz”


Por: Ana Nunes

A segunda etapa, que ligou Bruntál a Dlouhé Stráně, na República Checa, assinalou o início das grandes dificuldades montanhosas. Afonso Silva foi o português mais bem classificado no dia de hoje, tendo terminado no 15º lugar.

A etapa rainha da Corrida da Paz, prova da Taça das Nações de Sub-23, levou os corredores num duro percurso de 136,3 quilómetros, entre Bruntál e Dlouhé Stráně. Tal como já se adivinhava, a tirada de hoje fez grandes diferenças na classificação geral, também causadas pela chuva que tornou as descidas ainda mais perigosas.

Apesar das dificuldades desta segunda etapa, Afonso Silva conseguiu terminar na 15ª posição, a 2m35s do vencedor, Filippo Zana, garantindo assim o 14º posto na classificação geral. O selecionador nacional, José Poeira, antevia um bom lugar na geral e afirma ter ido ao encontro dessas mesmas expectativas, com o resultado do corredor português.

“Hoje foi um dia complicado, choveu muito, o que tornou as descidas muito perigosas. O Afonso fez uma subida muito boa. Seguiu sempre num dos grupos da frente e só largou no último quilómetro. Andou muito bem. Conseguimos colocar um corredor nos vinte primeiros, que era o nosso objetivo, de forma a somar mais pontos na Taça das Nações de Sub-23. Acreditava que íamos conseguir fazer isso”, disse José Poeira.

Fábio Costa e Diogo Barbosa chegaram com 5m13s de atraso em relação ao vencedor, ocupando o 30º e o 31º lugar. Pedro Miguel Lopes terminou a 10m21s, em 47º, e Miguel Salgueiro e Fábio Fernandes chegaram ambos a 20m07s do vencedor, em 72º e 77º, respetivamente.

No dia de amanhã, a armada portuguesa terá pela frente mais uma dura etapa de montanha, com 168,1 quilómetros de distância. Esta última etapa é a mais longa de todas e vai ter partida e chegada em Jeseník.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

 

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com