domingo, 23 de outubro de 2022

“O melhor ciclista Latino-Americano de 2022 foi Sergio Higuita”


Por: José Morais

A UCI-União Ciclista Internacional atualizou o seu ranking mundial depois da realização do Tour da Lombardia, com Tadej Pogacar da equipa dos Emirados Árabes Unidos, sendo o melhor da época de 2022, porem nos ciclistas Latinos-Americanos, o destaque foi para Sergio Higuita da equipa da Bora-hansgrohe, ele que teve um encerramento de época em grande, e destacando entre todos os outros na temporada.     

Sergio Higuita  que foi quarto na Lombardia, conseguiu 275 na UCI, tinha sido segundo em Tre Valli Varesine, com o seu ponto mais alto da época a ser a Volta à Catalunha, ganhou ainda o título nacional de estrada, e segundo no Tour da Suíça, com uma vitória ainda no Tour da Romandia, e o oitavo no Tour da Polonia.

Com estes resultados, Sergio Higuita   conseguiu acumular 1992 pontos, ficando em 12º lugar do ranking mundial da UCI, após os seus dez lugares conquistados, após a realização da II Lombardia, tornando-se no melhor Latino-Americano no ranking, superando Daniel Martínez no 15º lugar e Richard Carapaz no 18º lugar.

De referir que ainda oito ciclistas Latino-Americanos estavam a competir no Tour de Langkawi, sendo a última etapa das equipas do World Tour, onde não serão esperadas mudanças no top 10, apenas podem ser alterados nas outras classificações, já que são dados muitos pontos pela UCI.

 

O top 10 Latino-Americano no ranking mundial da UCI:

 

Sergio Andrés Higuita  (BOH) 1992

Daniel Felipe Martínez  (IGD) 1920

Richard Carapaz  (IGD) 1781

Nairo Quintana  (ARK) 880

Miguel Angel Lopez  (AST) 838

Rigoberto Urán  (EFE) 691

Esteban Chaves  (EFE) 586

Jhonatan Narváez  (IGD) 563

Santiago Buitrago  (TBV) 482

Fernando Gaviria  (UAD) 466

“Seleção Nacional /Telmo Pinão termina omnium no nono lugar”


Por: José Carlos Gomes

O português Telmo Pinão encerrou hoje, em Saint-Quentin-en-Yvelines, a participação no Campeonato do Mundo de Paraciclismo em Pista, sendo o nono classificado no concurso de omnium de classe C2.

Ao contrário do que acontece no ciclismo, o omnium de paraciclismo não se disputa num único dia com provas exclusivamente pontuáveis para este concurso. No paraciclismo, o omnium estende-se ao longo de quatro dias com os corredores a participarem em outras tantas provas, das quais apenas os 200 metros com partida lançada não têm classificação e pódio independentes do omnium.

Depois de ter sido oitavo nos 200 metros com partida lançada, décimo em 1 km contrarrelógio e 12.º na perseguição individual, Telmo Pinão foi hoje o 13.º classificado no scratch, corrida de 60 voltas (15 quilómetros), que o português disputou pela primeira vez.

O ritmo muito elevado fez mossa e apenas dois corredores terminaram na mesma volta. O francês Alexandre Léauté confirmou o favoritismo e impôs-se diante do australiano Darren Hicks. Seguiram-se oito corredores que perderam uma volta para os mais fortes, com o espanhol Maurice Eckhard Tio a ser o terceiro.

Telmo Pinão ficou no grupo dos que cederam mais do que uma volta, tendo de abandonar a corrida antes do fim. Acabaria classificado na 13.ª posição.

Transpondo os resultados do scratch para a classificação geral de omnium, Alexandre Léauté ficou com a camisola arco-íris, graças aos 160 pontos, que atestam ter vencido todas as corridas pontuáveis. O japonês Shota Kawamoto somou 142 pontos e ficou com a medalha de bronze. O belga Ewoud Vromant fechou o pódio, com 130 pontos. Telmo Pinão totalizou 88 pontos, o que lhe valeu a nona posição na geral do omnium.

“Todo este Mundial foi uma excelente aprendizagem. Não fosse o problema de saúde que lhe prejudicou a preparação e o Telmo poderia ter feito melhor ainda. Mas não vamos dramatizar essa situação. O balanço é positivo e estamos todos de parabéns”, afirma o selecionador nacional de paraciclismo, José Marques.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

"1.ª Edição ABTF Betão-Feirense Cycling Tour"


Fotos: Inês Calvo

Foi com grande entusiasmo que a ABTF Betão-Feirense fez parte da primeira edição do ABTF Betão Cycling Tour, evento realizado no dia 22 de Outubro, organizado pelo nosso principal patrocinador e que visou a partilha de experiências entre jovens ciclistas, corredores profissionais e amantes da modalidade. Juntamente com a nossa equipa estiveram presentes o Clube de Ciclismo Bairrada, a PDM Team e o ciclista internacional Nelson Oliveira (Movistar Team).


Além do passeio de 90 quilómetros de bicicleta iniciados junto ao Velódromo de Sangalhos, os participantes tiveram a oportunidade de visitar o Museu Duas Rodas, no Centro de Alto Rendimento, em Anadia, que se revelou bastante gratificante pela partilha de experiências e conhecimento.

Entre as individualidades que atenderam ao evento destaca-se o Presidente do Clube Desportivo Feirense, Rodrigo Nunes, que aproveitou a oportunidade para agradecer uma vez mais “ao Grupo Tavares, nas pessoas de Danny Tavares e Fátima Tavares, o apoio à nossa equipa de ciclismo, proporcionando a extraordinária época que a ABTF Betão-Feirense realizou. No próximo ano, só poderemos fazer melhor e tudo faremos para que isso aconteça”.


Também Danny Tavares, administrador do Grupo Tavares, realçou: “Hoje foi um dia marcante, vivências novas, conhecer pessoas novas e ter mais uma excelente experiência no mundo do ciclismo. Obrigado a todos: ABTF Betão-Feirense, Nelson Oliveira, PDM Team, ABTF Betão, CC Bairrada, Bombeiros de Oliveira do Bairro, Moto Clube de Oiã, Inês Calvo, Federação Portuguesa de Ciclismo e aos demais anónimos envolvidos neste dia tão marcante para muita gente. O nosso muito obrigado”.


Joaquim Andrade, director desportivo da ABTF Betão-Feirense enalteceu a realização do ABTF Betão Cycling Tour: “Quero agradecer ao Grupo Tavares ter-nos proporcionado este evento, que marca o fecho da época 2022. Reunimos as três equipas patrocinadas pelo grupo, desde os brilhantes talentos do C.C. Bairrada a esta família que é a PDM Team, e pudemos partilhar a estrada com a grande figura do desporto nacional que é o Nelson Oliveira. Foi um momento fantástico”.

Fonte: Equipa Ciclismo ABTF Betão-Feirense




Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com