quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Sabgal-Anicolor rescinde contrato com ciclista Antwan Tolhoek com efeito imediato”


Antwan Tolhoek foi hoje suspenso provisoriamente pela UCI, devido a um positivo por esteroides anabolizantes, registado num controlo fora de competição, realizado em 27 de novembro

 

Por: Lusa

A Sabgal-Anicolor rescindiu com efeito imediato o contrato de Antwan Tolhoek, após o neerlandês ter sido hoje suspenso provisoriamente pela União Ciclista Internacional (UCI) por um positivo por esteroides anabolizantes, registado ainda antes de chegar à equipa portuguesa.

“No seguimento do sucedido, o Clube Desportivo Fullracing tomou a decisão de rescindir imediatamente o seu contrato e cancelar todas as funções do atleta neerlandês dentro do clube, a partir deste momento”, lê-se no comunicado enviado à agência Lusa.

Na nota, o Clube Desportivo Fullracing, na base da Sabgal-Anicolor, recorda que o controlo positivo de Tolhoek “foi realizado a 27 de novembro de 2023, quando o atleta neerlandês pertencia a outra equipa”, no caso a Lidl-Trek. O neerlandês apenas foi confirmado como reforço da estrutura de Águeda em 08 de dezembro.

“Apenas hoje foi comunicado ao Clube Desportivo Fullracing o resultado deste controlo adverso, referente à época de 2023. A inscrição do atleta na estrutura foi feita sem o clube ter conhecimento desta situação”, esclarece ainda o comunicado.

Antwan Tolhoek foi hoje suspenso provisoriamente pela UCI, devido a um positivo por esteroides anabolizantes, registado num controlo fora de competição, realizado em 27 de novembro.

Aos 29 anos, e depois de sete temporadas no WorldTour, o primeiro escalão do ciclismo mundial, o neerlandês procurava relançar a sua carreira em Portugal, após dois anos discretos no pelotão internacional, motivados por uma lesão que condicionou as suas prestações.

Depois de iniciar o seu percurso profissional como estagiário na extinta Tinkoff-Saxo, em 2015, Tolhoek assinou em 2017 pela LottoNL-Jumbo (a atual Visma-Lease a Bike), que chegou a suspendê-lo por dois meses no final desse ano, após este, tal como outros dois colegas, ter ingerido comprimidos para dormir num estágio, o que era contra as regras internas da equipa.

Em 2022, trocou a formação do seu país pela Trek-Segafredo (agora Lidl-Trek).

Conhecido pelas qualidades de trepador, participou em quatro grandes Voltas, nomeadamente no Tour2018, em que foi 37.º (e sexto melhor jovem), já depois de ter sido 28.º na Vuelta2017.

No seu percurso, no qual venceu uma etapa na Volta à Suíça de 2019, conta ainda com participações em provas emblemáticas do ciclismo mundial, como o Critério do Dauphiné, a Volta à Lombardia ou a Liège-Bastogne-Liège.

Tolhoek participou em apenas uma corrida com as cores da Sabgal-Anicolor, nomeadamente a Prova de Abertura, em 04 de fevereiro, em que foi 19.º classificado.

Fonte: Sapo on-line

“Antwan Tolhoek suspenso provisoriamente por teste positivo”


O antigo ciclista da Lidl-Trek teve um controlo positivo a esteroides anabolizantes em 27 de novembro de 2023

O neerlandês Antwan Tolhoek, reforço da Sabgal-Anicolor para esta temporada, foi hoje suspenso provisoriamente pela União Ciclista Internacional, devido a um positivo por esteroides anabolizantes, registado ainda antes de chegar à equipa portuguesa.

Confirmado como reforço da principal formação nacional em 08 de dezembro, o antigo ciclista da Lidl-Trek teve um controlo positivo a esteroides anabolizantes em 27 de novembro de 2023.

Aos 29 anos, e depois de sete temporadas no WorldTour, o primeiro escalão do ciclismo mundial, Antwan Tolhoek procurava relançar a sua carreira em Portugal, após dois anos discretos no pelotão internacional, motivados por uma lesão que condicionou as suas prestações.

Depois de iniciar o seu percurso profissional como estagiário na extinta Tinkoff-Saxo, em 2015, Tolhoek assinou pela LottoNL-Jumbo (a atual Visma-Lease a Bike) em 2017, trocando a equipa do seu país pela Trek-Segafredo em 2022.

Conhecido pelas qualidades de trepador, participou em quatro grandes Voltas, nomeadamente no Tour2018, em que foi 37.º (e sexto melhor jovem), já depois de ter sido 28.º na Vuelta2017.

No seu percurso, no qual venceu uma etapa na Volta à Suíça de 2019, conta ainda com participações em provas emblemáticas do ciclismo mundial, como o Critério do Dauphiné, a Volta à Lombardia ou a Liège-Bastogne-Liège.

O caso de Tolhoek consta na lista de suspensões provisórias da UCI, hoje atualizada.

Fonte: Sapo on-line

“Segunda edição da Figueira Champions Classic chega a milhões de fãs de ciclismo na Europa através do Eurosport”


Prova para seguir sábado dia 10 mo Eurosport 2, às 15 horas, João Almeida, Rui Costa, Ruben Guerreiro, Remco Evenepoel ou Marc Hirschi, são algumas das grandes estrela do pelotão da 2ª edição desta clássica de categoria internacional, canal emite ainda três clássica espanholas nos próximos dias.

 

Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

Este sábado, a Figueira da Foz acolhe a 2.ª edição da Figueira Champions Classic, uma prova de categoria mundial que reúne algumas das melhores equipas e atletas do mundo. Os fãs de ciclismo na Europa vão poder seguir toda a ação deste prestigiado evento em direto no Eurosport 2, que emite a prova para milhões de lares na Europa.

Depois de uma estreia de sucesso no ano passado, esta clássica internacional realizada em solo nacional subiu ao escalão UCI Pro Series. Em 2024, a Figueira Champions Classic conta com mais de 160 corredores, distribuídos por 23 equipas, 10 do World Tour, 4 Pro Teams e nove portuguesas.

Este ano, o pelotão terá de cumprir um total de 221 quilómetros a um circuito com partida e chegada na Torre do Relógio, na Avenida 25 de Abril. Ao longo de quatro voltas, o percurso inclui prémios especiais, sendo o Prémio de Montanha Ostraveira o que merce mais destaque, já que de acordo com a organização é onde se decidirá a corrida. Entre as subidas emblemáticas estão a do Parque Florestal e a de Enforca Cães. A prova conta ainda com um Sprint Especial.

Remco Evenepoel, Marc Hirshci, Mikel Landa, Edward Theuns e Andrea Bagioli são algumas das principais estrelas internacionais a marcar presença na prova que conta também com estrelas nacionais como João Almeida, Rui Costa, Ruben Guerreiro, António Morgado ou Rui Oliveira. Um excelente teste para alguns atletas que rumam dias mais tarde a Sul para a Volta ao Algarve.

O dinamarquês Casper Pederson foi o vencedor da 1.ª edição da Figueira Champions Classic no ano passado. Agora, quem se segue na lista? A resposta é dada em direto, este sábado no Eurosport 2, a partir das 15:00h.

A oferta de ciclismo dos próximos dias é bastante variada com os fãs a poderem ver igualmente em direito várias clássicas espanholas. Para além da Figueira Champions Classic no sábado realiza-se outra grande prova para acompanhar no Eurosport 2. A partir das 13:00H, os fãs vão poder seguir a Volta à Região de Múrcia. No domingo realiza-se a Clássica de Almería com transmissão no Eurosport 2 partir das 15:00H. Já na segunda-feira, dia 12, cumpre-se mais uma edição da Clássica de Jaén para ver no Eurosport 2 a partir das 14:00H.

 

HORÁRIOS DAS PROVAS DE CICLISMO

 

VOLTA À REGIÃO DE MÚRCIA 

10 DE FEVEREIRO ÀS 13:00H

 

FIGUEIRA CHAMPIONS CLASSIC 

10 DE FEVEREIRO ÀS 15:00H

 

CLÁSSICA DE ALMERÍA 

11 DE FEVEREIRO ÀS 15:00H

 

CLÁSSICA DE JAÉN 

12 DE FEVEREIRO ÀS 14:00H

Fonte: Eurosport

“João Almeida está doente e falha Clássica da Figueira e Volta ao Algarve”


Arranque da época adiado para o português

 

Por: Record

João Almeida é baixa de última hora para a Clássica da Figueira da Foz, que se corre este domingo, e na Volta ao Algarve, que se disputa na próxima semana, de 14 a 18.

Segundo Record apurou, o ciclista da Emirates tem estado doente, com uma amigdalite, há duas semanas, ficando assim adiado o arranque da época de 2024 para o Paris-Nice, em março.

Fonte: Record on-line

“Calendário completo de Granfondos 2024”


A época do ciclismo de estrada arrancou no último fim de semana, mas também a temporada de granfondos já teve início, a 28 de janeiro, com o Race Nature Albufeira. O calendário, que pode conhecer no final deste artigo, é longo e abrangente, contando já com cinco provas agendadas para o mês de fevereiro.

Os filiados na Federação Portuguesa de Ciclismo, além dos seguros de acidentes pessoais e de responsabilidade civil, que incluem a prática quotidiana e a participação em granfondos, passeios, provas abertas e maratonas BTT, beneficiam de descontos exclusivos nas inscrições neste tipo de provas, bem como de outras vantagens saiba mais e inscreva-se aqui: https://www.fpciclismo.pt/cpt

 

Calendário completo de Granfondos 2024: https://www.fpciclismo.pt/newsletter-fpc/calendario-de-granfondos-de-2024

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Calendário nacional de estrada em 2024”


A época do ciclismo de estrada arrancou no último domingo, com a Prova de Abertura - Região de Aveiro, naquele que foi a primeira de 24 provas agendadas no calendário nacional para 2024. Ainda em fevereiro, o arranque da época continua com a Figueira Champions Classic e a Volta ao Algarve, duas das provas de maior destaque de um calendário que incluiu, como não poderia deixar de ser, a Volta a Portugal em Bicicleta, que, este ano, vai decorrer entre os dias 24 de julho e 4 de agosto.

Pode ver o calendário nacional de estrada em 2024: https://www.fpciclismo.pt/newsletter-fpc/calendario-nacional-de-estrada-2024

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Shimano renova patrocínio ao Dhi e ao Enduro Btt”


A Shimano e a Federação Portuguesa de Ciclismo renovaram a parceria para a temporada que se aproxima. Em 2024, as provas das Taças de Portugal e os Campeonatos Nacionais de DHI e Enduro BTT voltarão a ser presented by Shimano.

No total, a marca nipónica, representada em Portugal pela Sociedade Comercial do Vouga, dará nome a 12 provas das principais competições do circuito português de DHI e de Enduro BTT, como pode confirmar no calendário abaixo.

Consulte o calendário em:  https://www.fpciclismo.pt/newsletter-fpc/shimano-renova-patrocinio-ao-dhi-e-ao-enduro

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Transmissões de ciclismo mostram Portugal ao mundo”


Fevereiro traz duas corridas portuguesas com impacto global. A Figueira Champions Classica, dia 10, e a Volta ao Algarve, de 14 a 18. Ambas as provas são de nível UCI ProSeries, o segundo patamar, logo a seguir ao WorldTour. Por isso atraem algumas das melhores equipas internacionais - dez WorldTeams na Figueira e treze no Algarve - o que desperta o interesse dos média.

Por essa motivo, as duas provas terão cobertura televisiva em direto em Portugal e em dezenas de países. Em Portugal, a Volta ao Algarve pode ser vista em direto na RTP1 e na Eurosport 2. A Figueira Champions Classic também marca presença na Eurosport 2, a que se soma a Sport TV.

Fora de Portugal, o pelotão da Volta ao Algarve cativou vários canais, que compraram os direitos de transmissão em simultâneo com o Eurosport. É o caso das cadeias belgas RBTF e VTM, que transmitirão a prova em francês e em neerlandês, respetivamente. Mas também a DirecTV, que emite na América Latina. À hora a que fechamos esta newsletter decorrem ainda negociações que poderão colocar o Algarve nos televisores da China e de cerca de 50 países africanos.

 

Países com transmissão em direto confirmada

Eurosport (Figueira Champions Classic e Volta ao Algarve)

 

Europa: Albânia, Alemanha, Andorra, Arménia, Áustria, Bélgica, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Cazaquistão, Chéquia, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Geórgia, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Kosovo, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Macedónia, Malta, Moldova, Mónaco, Montenegro, Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, Quirguistão, Reino Unido, Roménia, San Marino, Sérvia, Suécia, Suíça, Turquia, Ucrânia, Vaticano

Ásia e Pacífico: Coreia do Sul, Filipinas, Hong-Kong, Indonésia, Macau, Malásia, Mongólia, Niue, Papua Nova Guiné, Samoa, Singapura, Tailândia, Taiwan

RTP1 (Volta ao Algarve): Portugal

Sport TV (Figueira Champions Classic): Portugal

RBTF (Volta ao Algarve): Bélgica

VTM (Volta ao Algarve):  Bélgica

Direct TV (Volta ao Algarve): Argentina, Barbados, Chile, Colômbia, Curaçao, Equador, Peru, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Tour of Antalya é o próximo desafio internacional da Sabgal / Anicolor”


Entre os dias 08 e 11 de fevereiro, a Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor continua a aposta na internacionalização, com a participação na quinta edição do Tour of Antalya, na Turquia. Esta vai ser a segunda prova internacional da estrutura de Águeda, que abriu a época em Espanha, com a Clàssica Comunitat Valenciana.  

Serão sete os corredores que vão percorrer mais de 600 km ao longo de quatro etapas pela zona de Antália, no sul da Turquia. São eles os portugueses Frederico Figueiredo, Luís Mendonça, Duarte Domingues e José Sousa e o dinamarquês Mathias Bregnhøj, que aliás já participou nesta prova e os espanhóis Guilhermo García e Oscar Moscardó. O diretor desportivo adjunto José Augusto Silva será quem vai estar a comandar a equipa. 

Esta corrida faz parte do calendário internacional UCI, na categoria 2.1 e além da Sabgal / Anicolor, única equipa portuguesa em prova, vão estar presentes duas estruturas World Tour, a Alpecin-Deceunicnk e a Bahrain Victorius e nove ProTeams. 


Das quatro etapas, a terceira destaca-se, por ter uma chegada coincidente com um Prémio de Montanha de 1.ª categoria, em Tahtali (subida dura de 6,9 km a 9,1% de inclinação). As outras três etapas serão maioritariamente planas e com chegadas ao sprint, sendo que tanto a segunda como a quarta etapa têm algum sobe e desce.  

“Estamos na disputa do Tour of Antalya e amanhã temos a primeira etapa que à priori não trará grandes dificuldades, mas com alguns relevos. De qualquer das formas será disputada junto ao mar e acredito que será uma etapa nervosa e a grande velocidade. A segunda e terceira etapas já serão um pouco diferentes, com montanha, sobretudo a terceira, com uma chegada em alto. A última tirada não é menos difícil e será a mais extensa deste Tour. Penso que quer com o Frederico, quer com o Mathias vamos procurar os lugares cimeiros deste Tour of Antalya. Tem muitas equipas, tem muita gente interessada em ganhar e nós naturalmente vamos fazer tudo para poder pelo menos aparecer e divulgar as marcas que nos patrocinam, estando na disputa dos melhores lugares desta prova”, avançou José Augusto Silva.

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com