quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

“Estão abertas as filiações para 2022”


Já pode fazer a sua inscrição na Federação Portuguesa de Ciclismo para o ano de 2022. A filiação garante a todos seguro de acidentes pessoais e de responsabilidade civil.

A partir de agora já pode inscrever-se na Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), quer utilize a bicicleta em contexto desportivo, recreativo ou quotidiano. “O Ciclismo é para Todos e a Federação Também. Filia-te e pedala com seguro” é o mote para todos aqueles que desejem filiar-se e pedalar em segurança.

A FPC agrega não só os grandes atletas da modalidade, mas também todos aqueles que utilizam a bicicleta de forma não competitiva, quer seja para deslocações, atividade física ou apenas por lazer. Neste caso em particular, a inscrição inclui seguro desportivo adequado à prática diária do ciclismo na via pública em treino ou deslocação, estando incluído o uso de bicicletas assistidas por motor elétrico (até 250 watts de potência).

São cada vez mais os cidadãos que escolhem utilizar a bicicleta, que está associada a um estilo de vida mais saudável e, ao fazerem a sua inscrição na Federação Portuguesa de Ciclismo, estarão a tornar esta opção ainda mais segura.

 

Faça já a sua inscrição:

 

Filiação Competição: Federação Portuguesa de Ciclismo (fpciclismo.pt)

Filiação Ciclismo Para Todos: Federação Portuguesa de Ciclismo (fpciclismo.pt)

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Encerramento Federação de Triatlo de Portugal dias festivos e teletrabalho”


A Federação de Triatlo de Portugal estará encerrada nos dias 24 e 31 de dezembro de 2021

 

Na primeira semana útil do ano, de 3 a 7 de janeiro de 2022, as instalações da Sede da Federação de Triatlo de Portugal não se encontrarão abertas ao público, estando a secretaria a funcionar à distância. Por este facto, solicitamos que o contacto seja realizado preferencialmente para o e-mail secretaria@federacao-triatlo.pt ou pelo telefone 214 464 820.

Agradecemos a compreensão de todos.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Pogacar eleito melhor desportista da Eslovénia e aponta ao 'tri' no Tour”


Ciclista de 23 anos diz querer "uma época de 2022 igual ou melhor" à presente temporada

 

Por: Lusa

O ciclista Tadej Pogacar (UAE Emirates), vencedor das duas últimas edições da Volta a França, foi distinguido como o melhor desportista esloveno de 2021, assumindo a ambição de conquistar o Tour pela terceira vez.

"Quero uma época de 2022 igual ou melhor, mas não a espero", afirmou o corredor, de 23 anos, após receber a distinção, revelando parte do seu calendário para o próximo ano.

Tendo como objetivo a 'Grande Boucle', entre 1 e 24 de julho, o companheiro de equipa de Rui Costa, João Almeida, Rui Oliveira e Ivo Oliveira vai iniciar a temporada na Volta aos Emirados Árabes Unidos, entre 20 e 26 de fevereriro.

"Tenho quase a certeza que vou competir em quatro monumentos - todos menos o Paris-Roubaix (17 de abril) -, em duas Grandes Voltas e, provavelmente, nos Mundiais, que não terão um percurso assim tão plano e fácil de controlar. A temporada vai ser difícil", admitiu Pogacar, reconhecendo que a Volta à Eslovénia também está no seu calendário.

Esta será a primeira vez que Pogacar vai alinhar em duas Grandes Voltas, depois dos dois triunfos no Tour e de, em 2019, no ano de estreia, ter sido terceiro na Vuelta.

O esloveno prevê defender os títulos conquistados em 2021 na Liège-Bastogne-Liège (24 de abril) e na Volta à Lombardia (8 de outubro), contando ainda alinhar nas clássicas Milão-San Remo (19 de março) e na Volta à Flandres (3 de abril).

Fonte: Record on-line

“Sobe para dez o número de WorldTeams confirmadas na Volta ao Algarve”


Por: José Carlos Gomes

O pelotão da 48.ª Volta ao Algarve, corrida Pro Series que vai disputar-se entre 16 e 20 de fevereiro, continua a ganhar forma. Depois de anunciadas as quatro primeiras equipas do ranking mundial de 2021, sobe agora para dez o número de coletivos de primeira divisão internacional com presença confirmada na prova portuguesa.

Do Cazaquistão chega a Astana Qazaqstan Team para a décima participação numa corrida que já venceu em 2009 e 2010, por Alberto Contador, e na qual é sempre protagonista como o comprova o triunfo no alto do Malhão e o terceiro lugar final de Miguel Ángel López, na anterior participação da equipa, em 2020.

A alemã Bora-hansgrohe, que conquistou o segundo lugar da geral de 2020 por intermédio de Maximilian Schachmann, competirá pelo nono ano consecutivo na Volta ao Algarve. A francesa Cofidis, que tem nas fileiras o português André Carvalho, está de regresso para a 12.ª participação na corrida.

Também de França chega a Groupama-FDJ, que fará a sétima participação consecutiva num total de treze presenças no Algarve, onde já conquistou cinco etapas. A belga Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux, no segundo ano como WorldTeam, mantém a Volta ao Algarve no calendário, assinando a sexta participação consecutiva num total de oito presenças na competição.

Outra formação assídua na prova do Sul de Portugal é a estadunidense Trek-Segafredo, que cumprirá em 2022 a sexta participação na Volta ao Algarve, onde tem apresentado os melhores corredores e já venceu o contrarrelógio, em 2016, com Fabian Cancellara.

Estes seis coletivos juntam-se às quatro melhores equipas do ranking mundial, anteriormente anunciadas: Quick-Step Alpha Vinyl Team (BEL), INEOS Grenadiers (GBR), Jumbo-Visma (NED) e UAE Team Emirates (UAE).

Estão também confirmadas cinco ProTeams. Entre as quais as duas mais cotadas no ranking mundial por equipas e que, por isso, serão convidadas para todas as corridas World Tour de 2022, a belga Alpecin-Fenix e a francesa Team Arkéa-Samsic. Irão juntar-se a estas as espanholas Caja Rural-Seguros RGA e Euskaltel-Euskadi, assim como a estadunidense Human Powered Health.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com