quarta-feira, 16 de junho de 2021

“FeelViana Sport Hotel assina protocolo com a Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais”


Por: Inês Moreira

O FeelViana Sport Hotel oficializou um protocolo com a Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais (APCP), a assinatura do protocolo contou com a presença de José Sampaio, CEO do hotel FeelViana, de Paulo Couto, atual presidente da APCP e ainda de vários ciclistas do topo do panorama nacional. O evento decorreu esta manhã no hotel FeelViana, em Viana do Castelo, e marcou a oficialização da parceria com a APCP.


Entre os convidados esteve João Benta, ciclista profissional e atual membro da equipa RP-Boavista, Rui Vinhas, ciclista profissional da equipa W52- FC Porto, César Fonte, ciclista profissional que atualmente compete pela equipa de ciclismo do Oliveirense, e ainda Iúri Leitão, atleta natural de Viana do Castelo e atual campeão da Europa de Ciclismo de pista. 

O FeelViana Sport Hotel posiciona-se como um hotel cujo “coração são as atividades desportivas” e o ciclismo não é exceção. O hotel possui uma infraestrutura orientada para a prática do ciclismo, nas suas várias vertentes, o que permite oferecer condições adequadas para todos os associados.



Desde tours programados com apoio logístico, uma vasta gama de bicicletas de topo para aluguer e tratamentos orientados para a recuperação e desenvolvimento muscular, são vários os recursos criados para todos os adeptos do ciclismo. José Sampaio, CEO do hotel FeelViana, destacou que “tendo o hotel FeelViana como um dos focos o ciclismo, é com grande satisfação e entusiasmo que firmamos este protocolo com atletas de topo”.

Fonte: Marketing & Communication

“João Almeida e Nelson Oliveira em ação nos Nacionais de ciclismo”


Competição decorre, entre sexta-feira e domingo, em Castelo Branco

 

Por: Lusa

Os ciclistas Nelson Oliveira (Movistar) e João Almeida (Deceuninck-QuickStep), a dupla masculina convocada para os Jogos Olímpicos Tóquio'2020, estarão em prova nos Nacionais de estrada, desta sexta-feira a domingo, em Castelo Branco.

Os Nacionais arrancam com um dia inteiro em Vila Velha de Ródão, na sexta-feira, com os vários contrarrelógios, começando com o paraciclismo, pelas 10:30, a elite feminina, pelas 11:00, os sub-23 masculinos, às 12:00, e a elite masculina, às 13:00.

Os percursos do contrarrelógio, adianta a Federação Portuguesa de Ciclismo em comunicado, são "essencialmente planos, com alguns topos que poderão ajudar a marcar diferenças", com o traçado da elite masculina e sub-23 a contar com 30,5 quilómetros de distância.

Para os dois dias seguintes, a caravana, que ao todo contará com cerca de 300 participantes, muda-se para a capital de distrito.

No sábado, dia 19, decorre a prova de fundo do pelotão feminino, entre elite, sub-23, juniores, cadetes e veteranas, de manhã, a partir das 10:00, seguindo-se a corrida dos masculinos sub-23, a partir das 14:30.

No domingo final, arranca o paraciclismo, pelas 09:00, com a partida da elite masculina marcada para duas horas e meia depois (11:30), encerrando o programa.

No fundo, com partida e chegada da Avenida do Empresário, as femininas de elite e sub-23 fazem 108,25 quilómetros, com um desnível acumulado de 1.425 metros, enquanto os sub-23 masculinos cumprem 170,55 quilómetros (2.420 metros de acumulado).

Os paraciclistas fazem 43,3 quilómetros, duas passagens pelo circuito, enquanto a prova rainha, da elite masculina, terá 192,2 quilómetros, ou cinco voltas num trajeto que passa por fora da cidade, para um desnível total de 2.705 metros.

O grande destaque passa pela presença, segundo a lista de inscritos para já provisória, da dupla masculina que vai representar Portugal nos Jogos, Nelson Oliveira e João Almeida.

O primeiro é um especialista do contrarrelógio que sabe o que é levar a bandeira na camisola, já que venceu por quatro vezes os Nacionais do 'crono', em 2011, 2014, 2015 e 2016, enquanto Almeida é um antigo campeão de juniores e sub-23 tanto na especialidade individual como na prova de fundo.

 

A lista de inscritos, que só fecha à meia-noite desta sexta-feira, inclui ainda vários nomes do pelotão internacional, de André Carvalho (Cofidis), a José Gonçalves (Delko) e a Rui Oliveira (UAE Emirates), mas também Daniel Viegas (EOLO Kometa) e Bernardo Gonçalves (Lviv).

Entre as equipas nacionais, destaque para Rafael Reis (Efapel) no 'crono', com os melhores ciclistas do pelotão português a marcarem presença, como Frederico Figueiredo (Efapel), Sérgio Paulinho (LA Alumínios), João Benta e Tiago Machado, da Rádio Popular-Boavista ou Tiago Antunes (Tavfer-Measindot-Mortágua).

Com uma armada que excederá os 10 ciclistas estará a W52-FC Porto, com Jóni Brandão, o antigo campeão José Mendes, o vencedor da Volta a Portugal em 2017 e 2020 Amaro Antunes e o vencedor da Volta ao Algarve deste ano João Rodrigues entre os inscritos.

No pelotão feminino, o grande destaque é também a apurada para Tóquio'2020 Maria Martins (Drops), ainda sub-23, além do regresso da campeã em título Melissa Maia (Farto-BTC), entre outros nomes, com a ausência, para já, de Raquel Queirós, apurada no 'cross country' olímpico para os Jogos.

Os nacionais vão decidir os sucessores de Rui Costa (fundo de elite masculina), Ivo Oliveira (contrarrelógio de elite masculino), Melissa Maia (fundo de elite feminina) e Raquel Queirós (contrarrelógio de elite feminino).

 

Programa dos campeonatos nacionais de ciclismo de estrada:

 

18 de junho:

 

10:30: Contrarrelógio individual paraciclismo.

11:00: Contrarrelógio individual feminino (elite).

12:00: Contrarrelógio individual sub-23 masculinos.

13:00: Contrarrelógio individual masculino (elite).

 

19 de junho:

 

10:00: Prova de fundo femininos (elite, sub-23, juniores, cadetes e veteranas).

14:30: Prova de fundo sub-23 masculinos.

 

20 de junho:

 

9:00: Prova de fundo paraciclismo.

11:30: Prova de fundo masculinos (elite).

Fonte: Record on-line

“Sérgio Marques e Vanessa Pereira Campeões Nacionais de Triatlo Longo 2021”


Realizou-se dia 13 de junho o Campeonato Nacional de Triatlo Longo, uma prova do Coimbra Multisport Weekend 2021

 

Com temperaturas elevadas em Coimbra e o entusiasta público a aquecer ainda o mais ambiente, foram cerca de 150 participantes, entre eles 8 atletas femininas e 120 masculinos, que aceitaram o desafio de fazer a distância completa do Triatlo: 3800 metros a nadar, 180km de ciclismo e a maratona de 42km.

O triatleta mais rápido a terminar a prova foi sem surpresas Sérgio Marques, do CNATRIL, que dominou a competição do início ao fim, passando a meta às 08:37:55 e conquistando o título de Campeão Nacional de Triatlo Longo. André Duarte, OutSystems Olímpico de Oeiras ficou na segunda posição com o tempo de 09:02:34 e João Fragoso, do Estoril Praia Credibom passou a meta em terceiro lugar com 09:12:10.

Na prova feminina Vanessa Pereira, do Estoril Praia Credibom, ocupou a primeira posição desde o início da competição e sagrou-se Campeã Nacional de Triatlo Longo com 09:41:37. A vice-campeã foi Liliana Veríssimo, do Outsystems Olímpico de Oeiras com o tempo de 10:28:12 e Fernanda Marques Santinha, do Clube Oriental de Lisboa, fechou o top 3 feminino com 11:41:39.


Vanessa Pereira contou-nos como ‘a prova foi inesquecível’ pois tratou-se de um campeonato nacional longo na distância completa do Triatlo. «Foi igualmente o meu primeiro Ironman no meu país, o meu primeiro com o apoio da minha família, especialmente do meu filho que tem atualmente 12 meses.

E o primeiro como mãe», reforça. Vanessa explica que estava um pouco nervosa, apesar de já ter participado em 21 triatlos na distância completa. «A preparação não foi de longe a melhor, assim como o descanso. Não sabia como o meu corpo iria reagir.

Felizmente correu tudo bem, senti-me bem em todos os segmentos, consegui ter uma vantagem tranquila no ciclismo o que me permitiu fazer a maratona nas melhores condições para desfrutar e chegar com forças para abraçar o meu filho!» ‘Com o primeiro objetivo da época foi alcançado, a nossa atleta está motivada e com força para motivação acreditar e sonhar nos caminhos que pretende percorrer e metas a alcançar!’


 

Coimbra Multisport Weekend 2021

 

Para além do Campeonato Nacional Individual de Triatlo Longo, realizou-se uma prova aberta na média distância com 1,9km metros de natação, 90km de ciclismo e 21.1km de corrida.

Na prova de média distância foi Filipe Henriques o grande vencedor, com 04:04:19, seguido de Ricardo Durão, do Estoril Praia Credibom, que completou a prova em 04:14:29 e Adriano Correia, do CNATRIL Triatlo, que ficou na terceira posição com 04:14:44.

Na prova feminina, Claúdia Sousa foi a primeira atleta a passar a meta com 05:04:39, Rita Monteiro, do Clube de Futebol Os Belenenses, ficou na segunda posição com 05:04:53 e Filipa Oliveira, também dos Belenenses ocupou o terceiro lugar do pódio com 05:05:07.

O principal adversário dos atletas foi o calor extremo que se fez sentir em Coimbra, com o percurso de natação de uma volta tranquila com 3800 metros no rio Mondego, quatro voltas de 45km de ciclismo num percurso totalmente plano em estradas junto ao rio e uma corrida de três voltas planas de 14km realizado ao longo das margens do rio, cenário principal deste evento.


Na prova de média distância, a volta de 1900 metros de natação realizou-se no rio Mondego, com duas voltas de 45km totalmente planas, utilizando as estradas junto ao rio e a corrida com uma volta inicial de 14km num percurso plano nas margens do rio, e com uma segunda volta em que os triatletas não voltaram a entrar no choupal, encurtando a volta para 7km.

Neste grande evento que englobou todas as distâncias do Triatlo, exceto a standard, realizou-se também um Triatlo na distância sprint e super sprint, incluindo ainda um Aquatlo e um Duatlo.

Ver todas as classificações aqui: Resultados - Federação de Triatlo de Portugal (federacao-triatlo.pt)

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Tavfer-Measindot-Mortágua/Equipa corre Campeonatos Nacionais com ambições nas medalhas”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Measindot-Mortágua volta à competição de 18 a 20 de junho, com os Campeonatos Nacionais que se disputam em Vila Velha de Ródão e Castelo Branco. Na sexta-feira serão atribuídos os títulos de Campeão Nacional na vertente de Contra Relógio Individual, enquanto as provas de fundo estarão reservadas para sábado e domingo.

Sexta-feira as provas de Contra Relógio Individual disputam-se em Vila Velha de Ródão. Os Sub23 e os Elites irão percorrer o mesmo percurso, numa distância de 30,5 quilómetros. Para esta prova iremos contar com três ciclistas, Pedro Pinto nos Sub23 e Gaspar Gonçalves e Joaquim Silva, marcam a presença na prova de Elites. A partida da prova de Sub23 está marcada para as 12h enquanto os Elites partirão às 13h.


Sábado será dia da Prova de Fundo Sub23, onde novamente contamos com a participação de Pedro Pinto, o único Sub23 português da equipa. Pela frente os ciclistas irão ter 170,5 quilómetros são numa primeira fase corridas numa volta inicial e depois terão que completar mais 4 voltas a um circuito de cerca de 20 quilómetros.

No Domingo serão os Elites a entrar em prova e terão pela frente um percurso de 192,2 quilómetros. Haverá uma volta inicial e depois terão que cumprir mais 5 voltas num circuito de cerca de 20 quilómetros. Nesta prova vamos estar representados por 5 ciclistas, são eles Gaspar Gonçalves, Joaquim Silva, Pedro Paulinho, Iúri leitão e Rui Carvalho. De fora ficam Tiago Antunes e Francisco Morais, ambos a recuperar de lesões.

Em antevisão, o diretor desportivo adjunto Xavier Silva afirma que “Os campeonatos nacionais são sempre uma prova bastante especial, que todos querem vencer. Vamos para estas provas com ambições altas de conseguir chegar às medalhas e mesmo a uma camisola de Campeão Nacional. A equipa está bem e queremos dar seguimento à maré de bons resultados que temos alcançado nas últimas provas.”

Fonte: Tavfer-Measindot-Mortágua




“Volta ao Alentejo perde identidade, a 38ª edição será dois em um”


Por: José Morais  

Foto: Podium

A tradicional alentejana como é conhecida, a Volta ao Alentejo, perde este ano a sua identidade, já que a edição de 2021 será denominada de 38ª Volta ao Alentejo/1º Grande Prémio CMTV.

Quando é que uma prova tem dois prémios em conjunto, será que irá existir duas classificações, será que vão existir dois prémios, em nada faz sentido a edição deste ano, juntando à alentejana outro prémio.

É certo de que o ciclismo português necessita de apoios, todos os que vem são bem-vindos, é necessária divulgação, toda a que vem é bem-vinda, mas juntar outra prova a uma já com muitos anos e uma verdadeira clássica, em nada fica bem.

Aceitável seria 38ª Volta ao Alentejo/CMTV, aí sim tinha sentido, o caso da Volta a Portugal que se associa à Santander à EDP, Jogos Santa Casa entre outros, aí sim, a identidade da prova não fica em causa, agora associar a Volta ao Alentejo, e juntar um outro prémio (1º Grande Prémio CMTV), isso não.

O ciclismo nacional necessita de incentivos e apoios como já referi, necessita de provas, se a CMTV fizesse uma prova independente seria de louvar, agora ir às cavalitas de uma prova de renome, não é aceitável, e muito mais analisando o cartaz do evento, até o destaque é maior para a CMTV do que para a Volta ao Alentejo, algo que está mesmo a retirar a identidade da alentejana.

Espero que a CMTV com a Volta ao Alentejo, que agora tem incluído o seu 1º prémio, tenha mais senso e responsabilidade na transmissão da prova, já que em relação à Volta ao Algarve ficou muito a desejar, e faço ainda votos de que esta organização da Podium, com a CMTV a apoiar, tenha senso, e que a Volta a Portugal se for realizada pela mesma, possa ser como as edições anteriores, onde a RTP é a televisão oficial, esperemos não ter uma surpresa, e ver a Volta a Portugal/2º Grande Prémio CMTV.

“Agenda de Ciclismo”


Campeões Nacionais decidem-se em Castelo Branco

 

Por: Ana Nunes

Os Campeonatos Nacionais de Estrada arrancam nesta sexta-feira, 18 de junho, no Campo de Feiras, em Vila Velha de Ródão, no distrito de Castelo Branco, onde se vão coroar os campeões nacionais de contrarrelógio. Nos dias 19 e 20 de junho disputam-se as provas de fundo, com partida da Avenida do Empresário, em Castelo Branco.

Na sexta-feira, entram em prova os paraciclistas, pelas 10h30, nas categorias H (handbike), C (bicicleta) e B (tandem), para completarem um percurso de 19,2 quilómetros. A mesma quilometragem será percorrida pelas atletas sub-23 e de elite feminina, que iniciam a competição às 11h00.

Entre as atletas presentes destacam-se Maria Martins (Individual), convocada para os Jogos Olímpicos de Tóquio e Daniela Campos (Bizkaia-Durango), vencedora do contrarrelógio da Taça de Portugal deste ano, na categoria elite.

Seguem-se os sub-23 masculinos, às 12h00, que vão percorrer uma distância de 30,5 quilómetros, com destaque para a presença de Pedro Andrade (Hagens Berman Axeon), Miguel Salgueiro (L.A.Alumínios-L.A. Sport) e Pedro Pinto (Sicasal-Miticar-Torres Vedras), que deverão estar na luta pelo título nacional de contrarrelógio da respetiva categoria.

Os atletas da categoria elite, que iniciam a prova às 13h00, não vão ter de enfrentar o atual campeão nacional, Ivo Oliveira (UAE Team Emirates), que não vai estar presente, devido a uma lesão.

A disputa pelo título vai ser aguerrida, com a presença de José Gonçalves (Delko), que já foi campeão nacional de contrarrelógio da categoria elite, em 2012 e 2019 e Nélson Oliveira (Movistar), que venceu os quatro campeonatos nacionais de contrarrelógio de elite em que participou.

Em competição no dia 18 de junho vão estar ainda João Almeida (Deceuninck-Quick Step), que já se sagrou campeão nacional de contrarrelógio e de fundo de sub-23, em 2019. Também presentes nos Campeonatos Nacionais deste ano vão estar Rafael Reis (Efapel), campeão nacional de contrarrelógio em sub-23 em 2014 e 2013, e José Neves (W52-FC Porto) em 2015 e 2017.

No sábado, dia 19 de junho, iniciam-se as provas de fundo, pelas 10h00, para as várias categorias do setor feminino. As atletas da categoria de cadetes e masters vão percorrer uma distância de 64,9 quilómetros, equivalente a três voltas ao circuito. As juniores femininas percorrem mais uma volta que os dois escalões mencionados anteriormente, sendo que vão ter pela frente 86,6 quilómetros.

Já as atletas das categorias sub-23 e elite vão ter de completar cinco voltas ao circuito, num total de 108,2 quilómetros. Nesta prova vão voltar a entrar em competição Maria Martins, em sub-23 e Daniela Campos (Bizkaia-Durango), em elite.

Destaque ainda para Daniela Reis (Individual), que vai regressar à competição depois de ter abandonado no ano passado, Daniela Pereira (Clube BTT Matosinhos) e Ana Caramelo (ATPLINE_União Ciclista de Ponte da Barca). Nesta prova de fundo, deverá haver também alguma vantagem para as corredoras com mais membros da mesma equipa, como é o caso de Diana Pedrosa, Melissa Maia e Liliana Jesus, da Team Farto-BTC.

À tarde, pelas 14h30, entram em competição os sub-23 masculinos, que vão fazer uma volta inicial de 83,9 quilómetros, a somar às quatro do circuito que também terão de completar, totalizando 170,5 quilómetros.


Numa corrida à base da tática, estarão certamente em vantagem as equipas que trazem mais corredores, tais como a Kelly-Simoldes-UDO, a L.A.Alumínios-L.A.Sport e a Sicasal-Miticar-Torres Vedras.

No último dia de competição, os primeiros a entrar em prova são os paraciclistas, pelas 09h00, para completar duas voltas ao circuito, num total de 43,3 quilómetros. Às 11h30 inicia-se a derradeira prova da categoria de elite masculina.

Os atletas vão ter 192,2 quilómetros para percorrer, num total de cinco voltas ao circuito, a juntar à mesma volta inicial realizada pelos sub-23. Nesta prova, apesar da presença de corredores do World Tour, como João Almeida, Nélson Oliveira, Rui Oliveira (UAE Team Emirates) e André Carvalho (Cofidis), a vantagem estará do lado das equipas portuguesas, tal como na categoria de sub-23, dado o número de atletas presentes de cada uma delas.

No próximo fim de semana disputa-se também a Final da Taça de Portugal de Cadetes em Anadia. A prova, organizada pela Associação da Beira Litoral e pela Federação Portuguesa de Ciclismo, será dividida em duas provas, uma no sábado e outra no domingo. Após a fase inter-regional, será a primeira vez no ano em que os atletas da zona norte vão competir com os da zona sul.

No sábado, dia 19 de junho, vai ter lugar um contrarrelógio individual de 14 quilómetros, compartida do Pavilhão dos desportos de Anadia, pelas 15h00. A prova em linha disputa-se no domingo, dia 20 de junho, às 10h30. O percurso, com partida e chegada em Sangalhos, terá 85 quilómetros.

 

Mais eventos oficiais

 

19 a 20 de junho: 2ª Taça da Madeira de Enduro – Enduro Challenge 2021, Calheta, Ponta do Pargo

20 de junho: XCO Cancela do Cinzeiro, São Miguel, Pinhal da Paz

20 de junho: 4ª Prova da Taça do Canal XCO 2021, Quinta das Rosas, Pico

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com