domingo, 27 de março de 2022

“Tony Martin doa medalha de prata de Londres'2012 para ajudar crianças ucranianas”


Antigo ciclista alemão não fica indiferente ao drama que se vive na Ucrânia Tony Martin foi ao pódio com Bradley Wiggins e Chris Froome

 

Foto: Reuters

O antigo ciclista alemão Tony Martin anunciou este domingo que vai doar a medalha de prata do contrarrelógio dos Jogos Olímpicos Londres'2012 para angariar dinheiro para ajudar as crianças ucranianas afetadas pela investida militar russa.

"Todos os dias vejo imagens terríveis da Ucrânia na TV, e parece-me tão errado ficar sentado no sofá e aceitar isto. [...] Quero fazer o meu pequeno papel e ajudar, e por isso vou doar a minha medalha olímpica para angariar fundos para a Wir Helfen Kindern", uma instituição alemã de apoio a crianças, explicou o antigo ciclista na rede social Instagram.

A Wir Helfen Kindern tem em curso uma campanha de apoio à Ucrânia, pelo que as verbas conseguidas pelo leilão pela prata olímpica do alemão, um especialista do 'crono', será depois convertido em ajuda humanitária.

"Separar-me do maior troféu que consegui ganhar na carreira não foi fácil, mas considerando que milhões de pessoas perderam quase tudo, é algo que quero mesmo fazer. Espero, do fundo do coração, que o povo ucraniano possa ter de volta a sua paz e liberdade", acrescentou.

Tony Martin, de 36 anos, foi um dos maiores especialistas de sempre no contrarrelógio, tendo conquistado quatro títulos mundiais da especialidade (2011, 2012, 2013 e 2016), um recorde que partilha com o suíço Fabian Cancellara.

O alemão, que venceu a Volta ao Algarve em 2011 e 2013, venceu cinco etapas da Volta a França, onde chegou a vestir de amarelo (2015), duas etapas na Vuelta e 10 títulos nacionais de contrarrelógio, entre muitas outras vitórias, antes de retirar-se no final da temporada passada.

No vasto palmarés do 'Panzerwagen' ficou a faltar o ouro olímpico na luta contra o cronómetro, com a prata de Londres'2012 a figurar como o seu melhor resultado.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou que matou pelo menos 1.081 civis, incluindo 93 crianças, e feriu 1.707 feridos, entre os quais 120 menores, e provocou a fuga de mais 10 milhões de pessoas, das quais 3,8 milhões foram para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Fonte: Record on-line

“Elisa Balsamo vence Gent-Wevelgem feminina ao sprint”


É a terceira vitória seguida para a campeã do mundo

 

Por: Lusa

A campeã do mundo de fundo, a ciclista italiana Elisa Balsamo (Trek-Segafredo), venceu este domingo a clássica Gent-Wevelgem, num triunfo conseguido ao sprint à frente da holandesa Marianne Vos (Jumbo-Visma), segunda, e a compatriota Maria Confalonieri (Ceratizit-WNT), terceira.

Balsamo, de 24 anos, cumpriu os 159 quilómetros entre Ypres e Wevelgem em 3:39.15 horas, acabando por triunfar sobre Vos e Confalonieri num sprint em massa.

É a terceira vitória seguida para a campeã do mundo, depois do Troféu Alfredo Binda e da Brugge-De Panne, tudo clássicas do calendário WorldTour, no arranque do calendário de Balsamo, que pretende correr a Volta a Flandres, Paris-Roubaix, a Volta a Itália e a edição inaugural da Volta a França em 2022.

Maria Martins (Le Col-Wahoo) foi a única portuguesa em prova, mas não terminou, três dias depois do quinto posto na Brugge-De Panne.

Fonte: Record on-line

“Biniam Girmay faz história ao vencer clássica Gent-Wevelgem masculina”


Eritreu da Intermarché-Wanty-Gobert confirma-se como uma das revelações da época

 

Por: Lusa

O sprint que valeu vitória histórica a ciclista eritreu na Gent-Wevelgem

O ciclista eritreu Biniam Girmay (Intermarché-Wanty-Gobert) venceu este domingo num sprint restrito a Gent-Wevelgem, confirmando-se como a revelação do pelotão mundial em 2022 e tornando-se no primeiro ciclista da África subsariana a vencer uma clássica.

Girmay, de 21 anos, cumpriu os 248,8 quilómetros entre Ypres e Wevelgem em 5:37.57 horas, batendo sobre a meta o francês Christophe Laporte (Jumbo-Visma), segundo, e os belgas Dries van Gestel (TotalEnergies), terceiro, e Jasper Stuyven (Trek-Segafredo), quarto.

O quarteto discutiu a vitória na 84.ª edição da clássica belga, oito segundos à frente do resto do pelotão, com Laporte a voltar a ser segundo, poucos dias depois da E3 Harelbeke, em que ajudou o colega de equipa Wout van Aert, hoje 12.º, a vencer.

Quanto a Birmay, é a confirmação de uma ascensão do ciclista da Eritreia, que este ano já tinha triunfado no Troféu Alcúdia e agora se eleva numa corrida WorldTour, ainda para mais numa das clássicas mais marcantes do calendário.

Nascido na capital Asmara em 2000, o discreto ciclista correu pelo Centro Mundial de Ciclismo, projeto de desenvolvimento para países sem tradição na modalidade que a União Ciclista Internacional (UCI) instalou na Suíça, antes de dar o salto para a Delko em 2020.

A falência da equipa francesa levou-o à Intermarché-Wanty-Gobert, mas o perfil discreto manteve-se no WorldTour: vai voltar ao seu país após quase um mês na Europa, admitindo hoje as "saudades da mulher e filha", falhando, em princípio, o resto das principais clássicas, logo agora que ergueu os braços, voltando 'apenas' para a Volta a Itália, em maio.

Girmay é o oitavo vencedor mais jovem da Gent-Wevelgem, e o primeiro da África subsariana a vencer uma clássica, e hoje admitiu não conseguir "acreditar" no triunfo, que espera que "mude muito para o futuro, a nível pessoal e para ciclistas africanos".

O sprint vitorioso surpreendeu uma Jumbo-Visma que tinha trabalhado o dia todo para colocar alguém no primeiro lugar do pódio, fosse o campeão belga Van Aert, que impôs um ritmo alto na última subida do Kemmel, a 34 quilómetros da meta, ou Laporte, de novo derrotado na linha de meta.

O melhor português na corrida foi Rui Oliveira (UAE Emirates), no 56.º posto, a 1.30 minutos do vencedor, com André Carvalho (Cofidis) em 101.º, a mais de nove minutos.

Fonte: Record on-line

“João Almeida faz balanço positivo da Catalunha: «Corremos como equipa, ganhámos uma etapa...»”


Português diz-se contente com o desfecho da prova espanhola

 

 Por: Record com Lusa

Foto: Getty Images

Terceiro colocado no final da Volta à Catalunha, João Almeida mostrou-se globalmente satisfeito com o desfecho da prova espanhola, pese embora ter perdido a liderança na véspera e não ter, neste domingo, conseguido intrometer-se na luta final pela vitória na etapa.

"Estou muito feliz com o balanço desta semana. Corremos como equipa, ganhámos uma etapa, fomos fortes nas subidas e mostrámos a nossa força, por isso creio que podemos estar felizes com o pódio. Claro que queríamos ganhar, mas acho que podemos estar contentes no global. Na próxima semana vou fazer o Grande Prémio Miguel Indurain, antes de voltar a minha atenção para o meu objetivo do ano, a Volta a Itália", declarou o português, em declarações à UAE Emirates.

Fonte: Record on-line

“Diogo Barbosa acaba Volta Internacional a Rodes no 19.º lugar”


Dinamarquês Louis Bendixen venceu a prova

 

Por: Lusa

O ciclista português Diogo Barbosa (Hagens Berman Axeon) terminou este domingo a Volta Internacional a Rodes, na Grécia, no 19.º lugar final, numa corrida ganha pelo dinamarquês Louis Bendixen (Team Coop).

Na terceira e última etapa da corrida grega, o alemão Mika Heming (ATT Investments) impôs-se ao sprint em Maritsa, sendo o primeiro num grupo de 25 ciclistas em que estava Bendixen e também Barbosa, que cortou a meta em 16.º.

O português saltou quatro posições para dentro do top 20, acabando a 2.01 minutos do vencedor. Dois ciclistas da Vorarlberg acabaram no pódio final, com o alemão Lukas Meiler em segundo e o francês Alexis Guerin em terceiro.

Diogo Barbosa, de 21 anos, acabou em sétimo na tabela da juventude, ganha por um colega de equipa na Hagens Berman Axeon, o espanhol Iván Romeo, e ajudou a equipa a ser segunda na classificação coletiva.

O outro português em prova, Bernardo Gonçalves (XSpeed United), não alinhou hoje à partida, quando era 53.º à geral antes do último dia de prova.

Fonte: Record on-line

“Diego Ulissi vence 44.ª edição do Grande Prémio Indústria ao sprint”


Daniel Viegas, o único português em prova, abandonou

 

Por: Lusa

Foto: UAE Emirates

O ciclista italiano Diego Ulissi (UAE Emirates) venceu este domingo a 44.ª edição do Grande Prémio Indústria ao sprint, batendo o compatriota Alessandro Fedeli, a correr pela seleção, segundo, e o belga Xandro Meurisse (Alpecin-Fenix), terceiro.

Ulissi, de 32 anos, logrou a primeira vitória da temporada ao cumprir os 192,2 quilómetros com partida e chegada em Larciano em 4:31.10 horas, sendo o mais rápido a sprintar após as quatro passagens pelo San Baronto, que deixaram o grupo principal reduzido a menos de 20 unidades.

Fedeli, que não tem equipa dadas as sanções impostas pela UCI à equipa Gazprom-RusVelo, na sequência da investida militar russa em solo ucraniano, conseguiu um resultado de realce ao serviço da seleção italiana, que tem quatro ciclistas da formação suspensa nas suas fileiras.

O único português em prova, Daniel Viegas (EOLO Kometa), abandonou a corrida.

Fonte: Record on-line

“Sonny Colbrelli regressou a Itália e fará novos exames cardiovasculares”


Ciclista sofreu uma paragem cardiorrespiratória no final da primeira etapa da Volta à Catalunha

 

Por: Lusa

Foto: Lusa/EPA

O ciclista Sonny Colbrelli, que sofreu uma paragem cardiorrespiratória no final da primeira etapa da Volta à Catalunha, regressou no sábado a Itália, onde será submetido a exames adicionais num centro especializado em doenças cardiovasculares, foi este domingo anunciado.

"Sonny Colbrelli regressou a Itália após ter sido transferido ontem [sábado] do Hospital Universitário de Girona. Tendo em conta as condições clínicas estáveis, Sonny Colbrelli teve autorização para viajar para Itália", informou hoje a sua equipa, a Bahrain-Victorious, em comunicado.

Na segunda-feira, o campeão europeu e italiano de fundo sofreu uma paragem cardiorrespiratória e teve de ser reanimado, após cortar a meta em segundo lugar na etapa inicial da Volta à Catalunha.

"O atleta, que colapsou momentos depois do final da primeira etapa da Volta à Catalunha, foi assistido de imediato e transportado para o hospital para ser submetido a exames, de modo a investigar a causa da arritmia cardíaca instável que obrigou ao uso de um desfibrilador", recorda a nota da equipa.

A Bahrain-Victorious detalha que o corredor de 31 anos será alvo de "exames adicionais nos próximos dias num centro italiano de excelência para o diagnóstico e terapia de doenças cardiovasculares".

"Até lá, todos na Bahrain-Victorious desejam ao Sonny uma rápida recuperação, rodeado do amor da sua família", conclui o comunicado.

Nos últimos dias, a formação do vencedor da última Paris-Roubaix tem dado conta do estado de saúde de Colbrelli, embora indicando que os exames têm sido inconclusivos.

No dia seguinte ao 'susto', a Bahrain-Victorious revelou que "todos os exames cardíacos" realizados na noite de segunda-feira não revelaram "quaisquer sinais de preocupação ou de funções comprometidas".

"Já é um milagre estar vivo. Agora, preciso de outro para voltar à bicicleta", admitiu Colbrelli ao diário desportivo italiano 'La Gazzetta dello Sport'.

Colbrelli 'colapsou' momentos depois de ter disputado ao 'sprint' com o australiano Michael Matthews (BikeExchange-Jayco), eventual vencedor, o triunfo no arranque da 101.ª edição da prova catalã.

O comunicado médico da primeira etapa da Volta à Catalunha detalhava que "Colbrelli sofreu um episódio de perda de conhecimento com convulsões e posterior paragem cardiorrespiratória".

"Foi imediatamente assistido pelos médicos mediante reanimação cardiopulmonar e desfibrilador, revertendo-se a paragem", acrescentava.

O ciclista de 31 anos tinha recuperado recentemente de uma bronquite, que o afastou da Milão-Sanremo.

O atual campeão europeu e italiano de fundo venceu em 2021 o Paris-Roubaix, o maior feito da sua carreira, num ano em que se afirmou no pelotão mundial com vitórias também no Critério do Dauphiné e na Volta à Romandia, entre outras.

Fonte: Record on-line

“Ciclista luso João Almeida terceiro na Volta à Catalunha ganha por Higuita”


Por: SIF // PFO

O ciclista português João Almeida (UAE Emirates) fechou hoje a Volta à Catalunha no terceiro lugar final, a 52 segundos do colombiano Sergio Higuita (BORA-hansgrohe), que venceu a prova após a sétima e última etapa.

O último dia, com 138,6 quilómetros com partida e chegada em Barcelona, culminou com um ‘sprint’ restrito a cerca de 20 corredores, em Montjuïc, em que se impôs o italiano Andrea Bagioli (QuickStep-Alpha Vinyl), ao cabo de 3:18.09 horas.

O húngaro Attila Valter (Groupama-FDJ) foi segundo, com o espanhol Fernando Barceló (Caja Rural-Seguros RGA) no último lugar do pódio.

Na luta pela geral, o equatoriano Richard Carapaz (INEOS), segundo, foi um dos mais ativos, tentando atacar nas várias passagens pelo alto do Castelo de Montjuïc, mas também a UAE Emirates, com os espanhóis Marc Soler e Juan Ayuso, procurou ‘abanar’ as contas finais.

Ainda assim, a única mudança de monta foi o abandono do neerlandês Wout Poels (Bahrain-Victorious), com “dores de estômago”, quando era sexto à geral, uma vez que os favoritos se ‘marcaram’ até à meta.

João Almeida, que tinha sido sétimo na Catalunha em 2021, foi o 16.º na tirada e acabou em terceiro, a 52 segundos de Higuita, com Carapaz segundo, a 16 segundos do vencedor. Higuita venceu também na juventude, em que Almeida foi segundo.

O ciclista português venceu a quarta etapa, mas um ataque da dupla sul-americana no sábado retirou-lhe a liderança, prosseguindo a época com novo ‘top 10’ numa prova WorldTour, depois do quinto posto na Volta aos Emirados Árabes Unidos e do oitavo no Paris-Nice.

Este é o terceiro pódio numa corrida do escalão máximo da carreira, depois do terceiro lugar na Volta aos Emirados de 2021 e da vitória na Volta à Polónia, também no ano passado.

Os outros dois portugueses em prova, ambos da UAE Emirates, registaram subidas no último dia, sobretudo fruto dos muitos abandonos, com Rui Costa a fechar em 69.º e Ivo Oliveira em 94.º, último dos que concluíram a Volta.

Fonte: Lusa

“Clássica Aldeias do Xisto”


Frederico Figueiredo ganha no Xisto e Luís Gomes bisa na Taça

 

Por: José Carlos Gomes

Frederico Figueiredo (Glassdrive-Q8-Anicolor) conquistou hoje a quinta edição da Clássica Aldeias do Xisto, uma prova com 144,8 quilómetros, entre Sobral de São Miguel e Ferraria de São João, onde a meta coincidiu com um prémio de montanha. Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) conquistou a Taça de Portugal Jogos Santa Casa pelo segundo ano consecutivo.

A exigência da subida para a meta – 5,4 quilómetros com inclinação média de 7,2 por cento – e a necessidade de preservar forças para a discussão da geral da Taça, levaram o pelotão a correr de forma cautelosa. Por isso, foram poucas as equipas interessadas em criar uma fuga numerosa.

A corrida acabou por ser animada por três fugitivos, mas que rodaram adiantados, cada um deles, em solitário. O primeiro a destacar-se foi Bruno Silva (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), que, sem companhia, acabaria absorvido, ainda antes dos dois prémios de montanha colocados em posição intermédia na etapa.


Com os olhos postos na classificação dos trepadores, atacou Rui Vinhas (W52-FC Porto), o fugitivo seguinte. Passando à frente nas subidas de Armadouro e Pampilhosa da Serra, acabaria por garantir a vitória na geral da montanha. A vantagem do sobradense, que rondou os dois minutos, esfumou-se e também esta fuga foi extinta.

Tiago Machado (Rádio Popular-Paredes-Boavista) atacou logo depois de alcançado o portista. O pelotão já teve, neste caso, rédea mais curta. A diferença nunca passou de um minuto. O famalicense ainda chegou à subida final ligeiramente destacado, mas não resistiria aos ataques vindo de trás.

Frederico Figueiredo, José Neves (W52-FC Porto) e Henrique Casimiro (Efapel Cycling) assumiram a dianteira. O corredor da Glassdrive-Q8-Anicolor fez algumas arrancadas, mas a decisiva aconteceu a 300 metros da meta. Sabendo que estava vento de frente, disparou na altura mais difícil para todos e impôs a lei do mais forte. Cortou a meta com 3h45m19s. José Neves ficou a seis segundos e Henrique Casimiro a doze.

“Tentei endurecer ao máximo a subida, porque não era muito dura, dado que tinha partes inclinadas, mas outras muito rápidas. A 300 metros do final tive pessoal da equipa a avisar-me de que estava vento de frente e que era uma parte muito inclinada. Aproveitei ao máximo a vantagem de ter esta informação e consegui surpreender o José Neves e o Henrique Casimiro. Quero agradecer o trabalho da minha equipa, especialmente ao Fábio Costa, que esteve excecional. Estou muito feliz por a primeira vitória a este projeto e quero agradecer aos patrocinadores que nos permitiram continuar na estrada”, afirmou Frederico Figueiredo.

Luís Gomes, subindo no seu próprio ritmo, conseguiu a quarta posição, a 36 segundos do vencedor. Foi também para ele uma vitória, pois este lugar garantiu-lhe a conquista da Taça de Portugal Jogos Santa Casa. Daniel Freitas (Rádio Popular-Paredes-Boavista) terminou a Taça em segundo e Rafael Silva (Efapel Cycling) em terceiro.


“Esta vitória é muito bom sinal, porque é um prémio de regularidade e significa que tenho vindo a fazer boas posições ao longo das provas, apesar de ter começado mal, porque fiquei numa queda na Prova de Abertura. Hoje iniciei a corrida no quinto lugar da geral, com o objetivo de chegar aos três primeiros. Esta Clássica foi um teste para mim, para ver como me ‘safava’ entre os trepadores. Correu muito bem. Era impossível chegar aos três primeiros, mas fui quarto e venci a Taça, o que é muito importante para a equipa”, explica Luís Gomes.

A Clássica Aldeias do Xisto não modificou a geral da Taça de Sub-23. A vitória pertenceu a Pedro Silva (Glassdrive-Q8-Anicolor), seguido pelo companheiro de equipa Afonso Eulálio e por João Macedo (LA Alumínios-Credibom-Marcos Car). A Glassdrive-Q8-Anicolor ganhou a Taça de Portugal por equipas.

Como todas as provas de um dia do calendário nacional, a Clássica Aldeias do Xisto é também pontuável para a Taça Nacional de Equipas. O triunfo de Frederico Figueiredo guindou a Glassdrive-Q8-Anicolor ao topo deste troféu, com 240 pontos. Segue-se a Kelly-Simoldes-UDO, com 215. A Rádio Popular-Paredes-Boavista, que comandava, partilha agora a terceira posição com a Efapel Cycling.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Taça de Portugal de Enduro predented by Shimano Lorvão


José Borges e Sara Ferreira mais fortes na etapa de Lorvão da Taça de enduro

 

Por: José Carlos Gomes

José Borges (Clube BTT Matosinhos) e Sara Ferreira (Maiatos) venceram hoje, na categoria de elite, a etapa de Lorvão, Penacova, da Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano.

A vitória de José Borges foi concludente, uma vez que o campeão nacional foi o mais rápido nos cinco percursos especiais cronometrados (PEC) destinados à elite masculina. O representante do Clube BTT Matosinhos fechou a jornada com uma vantagem de 28,941s sobre o colega de equipa Rafael Sousa e de 41,418s sobre João Rodrigues (ADC Alfarazes/Guarda), que ocuparam as posições imediatas. Guilherme Jesus (MCF/XDream/Município de São Brás), décimo em Lorvão, manteve o comando da geral da Taça.

No setor feminino também brilhou mais intensamente a campeã nacional. Sara Ferreira foi a mais veloz nos quatro PEC da prova feminina, impondo-se com autoridade e assumindo a primeira posição na geral do troféu. Ana Leite (AXPO/FirstBike Team/ Vila do Conde) foi a segunda classificada na prova deste domingo, a 45,323s. A terceira foi Susana Conceição (MCF/XDream/Município de São Brás), a 3’28’’018.


A corrida de juniores foi muito equilibrada, com os três primeiros separados por menos de 20 segundos. O melhor foi Matias Camacho (Caniço Riders/2Cycling), seguido por Leonel Manteigas (Casa do Povo de Abrunheira), a 13,428s, e por Henrique Ferreira (Município de Porto Moniz), a 17,330s.

Nas camadas mais jovens destacaram-se o cadete Tiago Patrocínio (Bicisintra/GásMucifal/2Cycling), o juvenil Hugo Ramalho (Clube BTT Matosinhos) e a infantil Maria Pinto (Casa do Povo de Abrunheira).

Nos veteranos triunfaram o master 30 Gonçalo Gaspar (BTT Enduro Terras de Bouro), o master 35 Ricardo Vicente (Bicisintra/GásMucifal/2Cycling), o master 40 Lino Correia (Vasconha BTT Vouzela), o master 45 David Guerra (Róódinhas/Master Vantagem), o master 50 Leonel Bento (Casa do Povo de Abrunheira), o master 60 Carlos Marques (União Desportiva Lorvanense) e a master feminina Bianca Oliveira.

Entre os competidores em bicicletas com assistência elétrica, sobressaíram o elite Martim Cerqueira e os masters 30 Miguel Gaboleiro e Ana Luz (Bicisintra/GásMucifal/2Cycling).

O Clube BTT Matosinhos impôs-se por equipas.

A terceira prova da Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano vai realizar-se no dia 24 de abril, no Cadafaz.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Ricardo Batista foi o melhor português na Taça da Europa de Quarteira em triatlo”


Por: EYP // AMG

O triatleta Ricardo Batista, nono classificado, foi o melhor português na prova masculina de elites da Taça da Europa de Quarteira em triatlo, com triunfo do japonês Takumi Hojo.

O campeão nacional de triatlo fez um bom percurso nos 1.500 metros de natação e posicionou-se como o único luso no grupo principal durante o setor de bicicleta, mas acabou por perder terreno no último setor, fechando na nona posição, em 1:46.49 horas.

"Consegui sair bem na natação, o que permitiu posicionar-me bem no ciclismo. Consegui começar a correr perto dos lugares da frente, mas, depois, não estive ao nível dos melhores da prova no segmento de corrida, onde senti maiores dificuldades face ao desgaste acumulado", comentou Ricardo Batista.

O triatleta luso, 72.º do 'ranking' mundial, saiu da prova "bastante satisfeito", reforçando que "um 'top 10' numa prova com um nível destes é sempre muito bom", ainda para mais com a motivação que o "ambiente incrível do público" proporciona.

O segundo melhor português, no 15.º lugar (1:48.05 horas), foi João Pereira, que voltou à ação depois do 27.º posto nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, no ano passado.

"Estava na linha de partida e tudo fazia sentido. São 15 anos de alto rendimento, e mais de 100 provas internacionais, mas no prazer de competir é como se fosse o primeiro. Depois de um Tóquio2020 menos conseguido, ficar sem os apoios que tinha deu-me nova motivação, nova esperança e nova liberdade para competir", disse.

João Pereira atrasou-se no ciclismo, ficando no primeiro grupo de perseguidores, mas foi recuperando tempo no último setor, afirmando que "foi bastante bom, em termos psicológicos", sentir a corrida, o seu ponto "mais forte" até ter uma lesão grave, "novamente bem".

Também concluíram a prova os portugueses Alexandre Nobre (20.º), André Dias (30.º), Tiago Fonseca (47.º) e Miguel Tiago Silva (52.º).

A vitória foi para o japonês Takumi Hojo, 14.º do 'ranking' mundial, que confirmou o seu favoritismo em 1:46.21 horas, enquanto o norte-americano Seth Rider, mais forte no 'sprint', foi segundo classificado, em 1:46.30, sendo três segundos mais rápido do que o britânico Daniel Dixon.

O ucraniano Sergiy Kurochkin, que teve apoio da federação portuguesa para cumprir presença na competição, terminou no 49.º lugar.

A Taça da Europa de triatlo junta em Quarteira este fim de semana mais de 250 atletas, em elites e juniores masculinos e femininos.

Fonte: Lusa

“Taça de Portugal de XCM Melgaço”


Davide Machado e Melissa Maia triunfam em Melgaço

 

Por: José Carlos Gomes

Davide Machado (BTT Seia) e Melissa Maia (Korpo Activo/Penacova) impuseram-se hoje em Melgaço, na categoria de elite, na prova que abriu a Taça de Portugal de Maratona BTT (XCM).

A prova de elite masculina, com 81,4 quilómetros, assistiu a uma disputa que, neste género de corridas, pode considerar-se apertada, uma vez que os três primeiros terminaram separados por menos de um minuto.

Davide Machado parou o cronómetro nas 3h40m43, deixando os perseguidores diretos a 56 segundos. Roberto Ferreira (Guilhabreu BTT) foi o segundo classificado e Filipe Francisco (DMT Racing Team) fechou o pódio.

As femininas cumpriram 53,7 quilómetros e Melissa Maia fez jus ao estatuto de campeã nacional, impondo-se ao fim de 2h53m16s de prova, deixando a segunda classificada, Joana Monteiro (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), a 9m27s. A terceira classificada, a 10m22s, foi a estoniana Maaris Meier.


José Oliveira (MonçãoBike/LusoPrint) e Ângela Gonçalves (Korpo Activo/Penacova) ganharam em masters 30, Ismael Graça (Korpo Activo/Penacova) foi o melhor master 35, Tiago Lopes (Vasconha BTT Vouzela) e Raquel Santos (BTT Seia) venceram em masters 40, Hugo Velho (Vasconha BTT Vouzela) suplantou a concorrência em masters 45, António Marques (BTT Seia) e Filomena Paulo (Róodinhas/Master Vantagem) superiorizaram-se em masters 50, Reinaldo Luís (Róódinhas/Master Vantagem) ergueu os braços em masters 55, Adelino Cruz (BTT Loulé/Elevis) foi o melhor master 60 e Manuel Pinto (Saertex Portugal/Edatech) impôs-se em masters 65.

Em paraciclismo subiram ao topo do pódio Roberto Soares (Discover Melgaço), na classe C, e Tiago Craveiro (CCDRColmeal/Torre/VisitBelmonte).

Carlos Brás (Golden Club/Cabanas) foi o melhor nas bicicletas de assistência elétrica.

A segunda prova da Taça de Portugal de XCM disputa-se em Alte, Loulé, no dia 25 de abril.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Taça de Portugal de Cadetes”


João Nunes entra a ganhar na fase inter-regional da Taça de Cadetes

 

Por: José Carlos Gomes

João Nunes (Alenquer-GDM-Anipura) ganhou hoje, em Santiago dos Velhos, Arruda dos Vinhos, a primeira prova da fase inter-regional sul da Taça de Portugal de Cadetes.

A corrida de 59 quilómetros, disputada em circuito, fez-se em registo de eliminação, deixando um pequeno grupo para a discussão do sprint.

A chegada, em ligeira subida, deu oportunidade aos corredores mais possantes para fazerem a diferença. Foi que sucedeu com o campeão nacional de fundo de cadetes, João Nunes. Com um poderoso ataque, conseguiu distanciar-se do pelotão para triunfar com à-vontade sobre o grupo.


João Nunes cortou a meta com 1h43m29s, menos 3 segundos do que os perseguidores mais diretos. Diogo Coelho deu a dobradinha à equipa de Alenquer, chegando na segunda posição. O terceiro foi Gabriel Gordinho (BTT Loulé/Elevis).

O BTT Loulé/Elevis triunfou coletivamente.

A fase de apuramento inter-regional de cadetes termina no dia 10 de abri, quando se disputam as provas no norte, em Paços de Ferreira, e no sul, em Paio Pires.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com