segunda-feira, 26 de setembro de 2022

“Duatlo: CN Torres Novas campeão nacional”


O CN Torres Novas sagrou-se campeão nacional de clubes de duatlo, tanto no sector masculino como feminino, ao vencer a última prova do calendário disputada em Lagoa, no passado dia 24 de Setembro.

Impulsionados pelas vitórias individuais de João Nuno Batista e Maria Tomé, os azuis garantiram os três lugares do pódio em ambos os sectores e fecharam, assim, no primeiro lugar coletivo.

Todos os resultados aqui: https://www.federacao-triatlo.pt/ftp2015/resultados/resultados-2022/20220924ftp001/

Nas contas finais do campeonato nacional de clubes de duatlo, destaque para os pontos alcançados pelo CNVG, que lhe permitiu, tanto no sector masculino com feminino, ultrapassar a concorrência e ascender ao terceiro lugar da classificação geral.

 

As classificações finais do Nacional de Clubes de Duatlo ficam assim ordenadas:

 

Masculinos

1º CN Torres Novas / 2º Outsystems Olímpico de Oeiras / 3º CNCVG

 

Femininos

1º CN Torres Novas / 2º Outsystems Olímpico de Oeiras / 3º CNCVG

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Média Distância triatlo: Raquel Rocha de bronze no europeu”


Raquel Rocha garantiu a medalha de bronze no Campeonato da Europa de Média Distância disputado em Bilbau, Espanha.

A triatleta concluiu os 1,9km de natação, 90 km de ciclismo e 21 km de corrida em 4:20.08 horas, numa prova ganha pela espanhola Helene Sololuze em 4:14.45, 1.08 minutos mais rápida do que a compatriota Judith Vaquero. Mariana Marques foi oitava classificada, com 4:36.38 horas.

Na competição masculina, João Ferreira foi sétimo, cumprindo a distância em 03:49.47. A prova foi ganha pelo espanhol Antonio Lopez, com 3:41.34, que deixou o belga Christophe De Keyser a 4.37 minutos e o alemão Rico Bogen a 5.42, atletas que completaram o pódio

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Europeu Triatlo Cross: François Vie e Luísa Miranda de Bronze”


François Vie (Sub-23) e Luísa Miranda (Júnior) garantiram as medalhas de bronze no Europeu de Triatlo Cross, que se disputou em Bilbau até dia 24 de Setembro.

Entre os sub-23, o jovem português terminou os 1 km de natação, 28 km de ciclismo e 7km de corrida em 01:59:05, numa prova ganha pelo espanhol Joan Pons. Já Luísa Miranda disputou a medalha de bronze, no escalão júnior, ao sprint, tendo superado nos derradeiros metros a espanhola Irene Betrian.

Na prova de elites, François Vie garantiu o oitavo lugar, enquanto Rui Dolores foi décimo e Tiago Maia 16º classificado. O espanhol Ruben Ruzafa confirmou o favoritismo e arrecadou a medalha de ouro.

Ainda na categoria sub-23, Pauline Vie terminou no sétimo posto. Entre os juniores, ao bronze de Luísa Miranda soma-se o 10º lugar de Luis Marques e o 11º de Pedro Carvalho.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Jonas Vingegaard regressa à competição dois meses depois de vencer o Tour”


Dinamarquês alinha à partida da Volta à Croácia

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O ciclista dinamarquês Jonas Vingegaard vai voltar à competição na terça-feira, dois meses depois de ter vencido a Volta a França, alinhando à partida da Volta à Croácia, anunciou hoje a Jumbo-Visma.

Dois meses depois do triunfo no Tour, é em solo croata, e para seis etapas, até domingo, que Vingegaard regressa à ação, após um período de pausa desde 24 de julho, dia da consagração em Paris.

A ausência tem dado azo a especulações sobre a saúde mental do ciclista de 25 anos, cujo perfil reservado e distante das redes sociais 'alimenta' esse tipo de comentários.

De resto, o próprio chegou a estar fora da lista provisória de inscritos nesta corrida, além de ter decidido não correr os Mundiais de estrada, que terminaram no domingo, uma opção que causou mal-estar na federação dinamarquesa.

O campeão da Grande Boucle disse hoje, ao jornal dinamarquês Ekstrabladet, que precisava de "relaxar", depois de uma "sensação estranha" que se seguiu à glória.

"Preparamo-nos para o Tour durante todo o ano e, de repente, acaba. Depois é como se... não quero dizer [que é] um 'vazio', mas é uma sensação estranha", declarou.

Vingegaard acrescentou ainda que é capaz de "lidar com a pressão", mas reforçou que é preciso "estar protegido, de tempos a tempos, e poder relaxar um pouco".

"Tem sido bom, é raro não competir durante dois meses, mas a equipa permitiu-me isso e estou muito feliz", declarou.

Vingegaard reencontrará, no pelotão na Croácia, o britânico Geraint Thomas (INEOS), que foi terceiro no Tour, e alguns dos 'rivais' habituais em provas de uma semana, sem portugueses inscritos.

Fonte: Record on-line

“Van der Poel declara-se culpado de agressão a duas crianças e paga multa para sair da Austrália”


Ciclista holandês já seguiu para a Holanda, depois de ter recuperado o seu passaporte após o pagamento das multas

 

Por: Lusa

Foto: Action Images

O ciclista holandês Mathieu van der Poel declarou-se esta segunda-feira culpado de agressão a duas adolescentes num hotel nos arredores de Sydney e foi condenado a uma multa de 1.500 dólares australianos, informa a agência France-Presse, citando fontes judiciais.

As mesmas fontes detalham que o corredor da Alpecin-Fenix, que deveria apresentar-se na terça-feira no tribunal de Sutherland, também nas imediações de Sydney, foi condenado a pagar duas multas, uma de 1.000 e outra de 500 dólares australianos, um total de 1.010 euros.

A emissora neerlandesa NOS informa que Van der Poel seguiu num avião a caminho da Holanda, depois de ter recuperado o seu passaporte após o pagamento das multas.

Uma das figuras do ciclismo mundial, Van der Poel foi detido na noite de sábado, horas antes de disputar a prova de fundo dos Mundiais de Wollongong, devido a uma altercação com duas adolescentes no hotel onde estava instalado.

"Houve uma pequena discussão. Quis deitar-me cedo ontem [sábado] à noite, mas havia muitos miúdos no corredor do hotel, que não paravam de bater à minha porta. A dada altura, fartei-me. Pedi-lhes, de forma muito simpática, que parassem. Foi então que a polícia foi chamada e me levou", contou o corredor neerlandês aos jornalistas no domingo, antes do início da prova de fundo dos Mundiais, da qual viria a desistir cerca de 30 quilómetros depois do arranque.

A polícia da Nova Gales do Sul (Austrália), sem nunca identificar Van der Poel, confirmou à agência France-Presse no domingo ter detido um homem de 27 anos (a idade do ciclista), acusado de dois casos de "agressão" contra duas adolescentes, de 13 e 14 anos.

"Pelas 22:40 [locais, menos nove horas em Lisboa] de sábado, um homem esteve envolvido numa altercação verbal com duas adolescentes de 13 e 14 anos num hotel de Brighton-Le-Sands. De acordo com os factos presumidos, ele terá empurrado as duas adolescentes, tendo uma caído ao chão e outra sido projetada contra a parede, o que lhe causou um pequeno arranhão no cotovelo", informou a polícia em comunicado.

Na mesma nota, a polícia do estado da costa leste australiana precisava que, na sequência do incidente, a direção do hotel foi "informada" e, "de seguida, a polícia foi chamada", com "um homem de 27 anos a ser detido pouco depois", sendo levado para a esquadra de Kogarah, onde foi "acusado por dois casos de agressão".

Libertado sob caução, Van der Poel, que era um dos grandes candidatos à camisola arco-íris, ainda alinhou na prova de fundo, conquistada pelo belga Remco Evenepoel, mas acabou por desistir, por estar "mentalmente destruído", segundo o manager da Alpecin-Fenix, Christoph Roodhooft.

Fonte: Record on-line

“Bruno Silva venceu o BTT XCO Trilhos Cónegos”


Na prova de encerramento do Campeonato do Minho de BTT XCO - Popp Agency, disputada em Moreira de Cónegos, Bruno Silva (AXPO/FirstBike Team/ Vila do Conde) foi o mais rápido, enquanto que a formação vila condense foi a primeira classificada no coletivo. Já em escolas a formação vencedora foi o Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact.

Bruno Silva (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) inscreveu o seu nome no livro de vencedores do BTT XCO Trilhos Cónegos, ao vencer em elites a segunda edição da prova vimaranense, última prova pontuável para o Campeonato do Minho de BTT XCO – POPP Agency.


Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Morávia – Associação Juvenil de Moreira de Cónegos, o 2º BTT XCO Trilhos Cónegos encerrou o Campeonato do Minho de BTT XCO, com as diversas corridas a serem bastantes disputadas, uma vez que ainda se encontravam por definir os líderes de algumas das classificações.

Em elites, Bruno Silva conseguiu uma vantagem de 20 segundos sobre Fábio Ribeiro (Clube BTT Matosinhos), após várias voltas em que a liderança do grupo de cabeça de corrida se foi revezando. A três voltas do final Bruno Silva (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) conseguiu a vantagem que não mais veio a perder vencendo isolado.


A terceira posição na categoria principal ficou a pertencer a Rui Ferreira, companheiro de Bruno Silva na AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde.

O Campeão do Minho de sub-23, José Simões (Grupo CCR- Ap Motors-Lobos Averomar Cycling Team) dominou a prova, chegando à meta isolado e com 45 segundos de vantagem sobre Carlos Viana (Casa Myzé Team) e  mais de 13 minutos sobre o terceiro classificado Bernardo Pereira (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde).


O escalão de juniores coroou como vencedor dos Trilhos Cónegos Cláudio Leal (Rolub/Lusosofá), que se superiorizou a Tomás Gaspar (Penafiel Bike Clube) e Kawãh David (Mundimat/SGR Ambiente/CCA Paio Pires), que fecharam o pódio do escalão.

Na prova feminina, Catarina Lopes (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) subiu ao primeiro lugar do pódio ao completar a prova em 41:59m.

Em cadetes Margarida Vasconcelos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) e João Fonseca (Clube BTT Matosinhos) foram os mais rápidos na prova de Moreira de Cónegos.


No género feminino Margarida Vasconcelos impôs-se a Bruna Moreira (Penafiel Bike Clube).

Por sua vez em masculinos, João Fonseca disputou a vitória com Dinis Ferreira (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) conseguindo uma vantagem de apenas 2 segundos sobre o seu principal opositor na prova. O pódio ficou completo com o terceiro lugar de Gonçalo Rodrigues  (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) já a mais de dois minutos do duo da frente da corrida.

Augusto Midão (Rompe Trilhos/Ajpcar) voltou a não deixar os seus créditos por mãos alheias e sagrou-se vencedor na frente de Manuel Pereira (Grupo CCR- Ap Motors-Lobos Averomar Cycling Team) e de Cláudio Veloso (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), fechando assim o pódio de master 30.

Em master 40 a vitória foi conquistada por Rogério Matos (Rompe Trilhos/ AJP Car) e Virgínia Moreira (SAERTEX Portugal/Edaetech).

Francisco Branco (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foi o mais rápido em master 50 e Francisco Eiras (CC Cambre) em master 60.

Por equipas foi melhor a formação da AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), sempre na luta com o Clube BTT Matosinhos, segundo, sendo terceiro o Grupo CCR- Ap Motors-Lobos Averomar Cycling Team.

A formação barcelense do Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact dominou coletivamente em escolas o 2º BTT XCO Trilhos Cónegos, enquanto o Póvoa Cycling Academy/CDC Navais foi segundo classificado e o terceiro lugar do pódio pertenceu à AXPO/FirstBike Team/ Vila do Conde.

O escalão mais alto de escolas, juvenis, teve em Gonçalo Costa (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) e Rita Fontinhas (Clube BTT Matosinhos) os vencedores individuais.

No género feminino Rita Fontinhas impôs-se à sua colega de equipa Maria Moura, sendo a terceira posição conquistada por Margarida Faria (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais).

Já Gonçalo Costa levou vantagem sobre o seu colega de equipa Ivo Ribeiro, ficando André Dias (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro) no derradeiro lugar do pódio.


Em infantis, Carlos Silva (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) e Marta Gaspar (Penafiel Bike Clube) foram os mais rápidos a completar o percurso de Moreira de Cónegos.

Carlos Silva deixou na segunda posição José Gomes (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) e Benjamim Vasconcelos (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde) foi terceiro.

Em femininos, Marta Gaspar subiu ao lugar mais alto do pódio, ficando Rafaela Torrão (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) na segunda posição enquanto Maria Silva (Clube BTT Matosinhos) foi a terceira classificada.

Samuel Gomes e Matilde Fernandes (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) venceram em iniciados.

Em masculinos a dupla da Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro Tiago Nogueira e Tomás Vigário preencheram os restantes lugares do pódio.

Já em femininos, Matilde Fernandes relegou para os lugares imediatos Alexandra Faria (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) e Daniela Fernandes (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact).

Gonçalo Loureiro (Penafiel Bike Clube) e Maria Lisboa (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) venceram em pupilos/benjamins.

O 2.º BTT XCO Trilhos Cónegos - Farmácia Pereira da Silva, organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Morávia - Associação Juvenil de Moreira de Cónegos, teve o apoio da Farmácia Pereira da Silva, Junta de Freguesia de Moreira de Cónegos, Município de Guimarães, Centro Cultural e Recreativo de Moreira de Cónegos, InvestMoreira, IPDJ, Federação Portuguesa de Ciclismo, POPP Agency, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Navega Rías Baixas, SEG 3 - Mediação de Seguros e Bike - Tudo sobre o mundo do BTT.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Clube de Natação de Torres Novas no campeonato nacional de duatlo por clubes”


Clube de Natação de Torres Novas campeão nacional de duatlo

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

O Clube de Natação de Torres Novas sagrou-se campeão nacional de duatlo em 2022, tanto no setor masculino como no feminino, ao vencer coletivamente no sábado, 24 de setembro, o Duatlo de Lagoa, última etapa do Campeonato Nacional de Duatlo por Clubes.

Uma conquista inédita para equipa feminina do clube de natação torrejano, mas para a equipa masculina, este foi o 2º campeonato nacional alcançado nesta vertente, depois ter sido campeão nacional em 2019.


Num campeonato nacional que foi composto por 4 etapas, o Duatlo tem na corrida e no ciclismo, as duas modalidades que fazem parte dos 3 segmentos que compõem a prova disputada em formato sprint (5km/corrida, 20km/ciclismo e 2,5km/corrida), ou em formato de super-sprint (2km/corrida, 8,5km/ciclismo e 1km/corrida) por equipas de estafetas.

Em Lagoa, no Algarve, individualmente em absolutos, os pódios foram totalmente preenchidos por atletas do Clube de Natação de Torres Novas.

No setor masculino, logo de início os atletas torrejanos tomaram a liderança da prova, formando um grupo de 5 atletas no ciclismo, que discutiram os primeiros lugares no último segmento de corrida.


João Nuno Batista, depois de ter alcançado o título de campeão europeu de juniores em Bilbau há 1 semana atrás, venceu esta última etapa do nacional de duatlo, com mais 4 atletas de Clube de Natação fecharem o top 5. Tiago Fonseca no 2ºlugar, Gonçalo Oliveira no 3º, Luis Moleiro no 4º e Guilherme Pires no 5º, e ainda Adriano Correia no 7ºlugar.

Na prova feminina desenrolou-se uma história idêntica à prova masculina, com as cores azuis torrejanas a preencherem totalmente o pódio. Maria Tomé venceu, Ana Ramos foi 2ª e Beatriz Ferreira 3ª. Mariana Correia terminou na 12ªposição.

Parabéns a todos os atletas e à equipa técnica coordenada pelo Professor Paulo Antunes e coadjuvado pelo técnico Marco Carreira, por esta conquista inédita para o CNTN!!!

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Clube de Natação de Torres Novas no campeonato de triatlo de média distância, Espanha”


João Ferreira no top 10 da média distância em Bilbau

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

João Ferreira alcançou um excelente 7ºlugar no Campeonato da Europa de Triatlo em média distância (1900m/natação, 90km/ciclismo e 21,1km/corrida), que se realizou no sábado, 24 de setembro, em Bilbau, depois de ter obtido o 4ºlugar no campeonato da europa de longa distância, na Holanda há 2 semanas atrás.

João Ferreira, atleta do Clube de Natação de Torres Novas, concluiu esta competição europeia na distância Half Ironman com um tempo de 3h49m47s.

Mais um excelente resultado internacional alcançado no triatlo de média e longa distância por este atleta do clube de natação torrejano, e nas quais está apostado a continuar o seu percurso como triatleta.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Polvoreira Bike Challenge / VII Trilho do Fundador Prof. Orlando Lemos”


A Junta de Freguesia de Polvoreira promove no dia 30 de outubro de 2022, a segunda edição do "Polvoreira Bike Challenge", em parceria com a Erdal - Escola de Referência Desportos de Ar Livre, nomeadamente com o VII Trilho do Fundador Professor Orlando Lemos. A iniciativa tem o apoio da Associação de Ciclismo do Minho e as inscrições podem ser feitas online www.acm.pt.

O Polvoreira Bike Challenge & VII Trilho do Fundador Professor Orlando Lemos é aberto à participação de todos os interessados que podem escolher participar no Trilho de BTT (35Kms – grau de dificuldade 4), no Mini Trilho/Passeio de BTT (10Kms – grau de dificuldade 2) ou na Caminhada (8 Kms).

As inscrições devem ser efetuadas até ao dia 28 de outubro de 2022 e têm um custo de 10€ (Trilho de BTT) e 5€ (Mini Trilho/Passeio de BTT e Caminhada). A inscrição inclui um seguro de acidentes pessoais, reforço alimentar, dorsal e banho.

Nesta 7ª Edição do Trilho do Fundador Professor Orlando Lemos, parte das receitas reverterão a favor da associação sem fins lucrativos “PPA – Um pensamento, Uma Palavra, Uma Atitude”, que apoia doentes oncológicos em Guimarães. A organização contribuirá com 1€ por inscrição.

A Erdal, Escola de Referência de Desportos de Ar livre, é uma associação escolar, sem fins lucrativos, sediada em Guimarães  filiada na Associação de Ciclismo do Minho que tem a sua génese nas escolas do concelho. Como Associação Escolar, abrange potencialmente, cerca de 25.000 alunos e respetivas famílias.

Face à pertinência do seu âmbito de atuação e qualidade das suas organizações começou também a desenvolver atividades para as comunidades educativas e a comunidade em geral. A origem da Associação Erdal remonta ao ano letivo de 2002/2003 com a criação de um grupo Equipa de BTT de Desporto Escolar, pelas mãos do Professor Orlando Lemos.

A freguesia de Polvoreira é uma freguesia do concelho de Guimarães, cujo topónimo "polvoreira", apesar de já ser assim graficamente mencionado em monumentos do século XIII, deve dar-se por forma antiga "Pulvoreira", correspondendo a um baixo latim "Pulveraria", com base em "Pulver" (pó, areia).

Terá sido este topónimo uma alusão à constituição geológica dos terrenos do local onde foi construída a ancestral Igreja de São Pedro. A freguesia tem como símbolos heráldicos o galo, que simboliza o orago da mesma, os pés de linho em flor, símbolo da agricultura e a roda de azenha, representação dos números moinhos de água que outrora funcionaram na freguesia e contribuíram para o seu desenvolvimento económico. Atualmente conta com 11 associações nas mais diversas áreas.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com