sexta-feira, 15 de outubro de 2021

“Ciclista colombiano Miguel Angel Lopez regressa à Astana”


Por: NFO // RPC

O ciclista colombiano Miguel Angel Lopez vai regressar à Astana, com a qual assinou contrato por duas temporadas, anunciou hoje a equipa cazaque, em comunicado.

Lopez, de 27 anos, já tinha corrido seis temporadas na Astana, antes de se mudar em 2020 para a Movistar, que, em 18 de setembro, tinha anunciado a rescisão por mútuo acordo do contrato com o colombiano.

Esta decisão surgiu depois de Lopez ter desistido a cerca de 60 quilómetros do final da penúltima etapa da Volta a Espanha, quando ocupava o terceiro lugar da geral.

'Superman' Lopez, como é conhecido, tem no seu currículo dois pódios em grandes voltas, ao ser terceiro no Giro e na Vuelta de 2018, quando corria pela Astana.

"É um regresso a casa. No mundo do ciclismo profissional, um corredor que quer continuar a evoluir por vezes tem de mudar alguma coisa na sua carreira, ter uma nova experiência. Às vezes é bom, outras não", disse o colombiano.

Miguel Angel Lopez é o segundo reforço sonante para estrutura comandada por Alexandre Vinokourov, depois de já ter sido anunciada a contratação do italiano Vincenzo Nibali.

Fonte: Lusa

"7º Passeio “Pedalar Pela Igualdade” (24 de outubro)"


Realiza-se no dia 24 de outubro, em Guimarães, o 7º Passeio “Pedalar Pela Igualdade” promovido pela Desincoop no âmbito da celebração do Dia Municipal da Igualdade. O passeio é de dificuldade baixa e de participação gratuita. As inscrições podem ser formalizadas online (www.acm.pt).

O início está marcado para as 10h00, na PAC - Plataforma das Artes e da Criatividade (Avenida Conde Margaride - Guimarães) e o percurso será de dificuldade baixa.

O Passeio “Pedalar Pela Igualdade” é aberto à participação de todos os interessados (participação gratuita com oferta do seguro desportivo), estando previsto um percurso de baixa dificuldade que terminará na Casa de Dardos, junto do Multiusos de Guimarães. As inscrições para o passeio - promovido com o apoio da Associação de Ciclismo do Minho - devem ser formalizadas online (aqui).


O Dia Municipal da Igualdade (24 de outubro) é assinalado, desde 2010, por centenas de organizações e autarquias locais de todo o País que promovem iniciativas sob o lema: Igualdade é Desenvolvimento. Visando a sensibilização e a mobilização dos diferentes atores para a concretização da igualdade de oportunidades nas suas variadas formas, o Dia da Igualdade pretende também assumir-se como um compromisso coletivo com a igualdade e uma iniciativa de cidadania local. 


 

27 de novembro Gala da Associação de Ciclismo do Minho em Guimarães

 

A cidade de Guimarães acolhe a Gala de Encerramento da Época Desportiva de 2021 da Associação de Ciclismo do Minho, estando a iniciativa agendada para o dia 27 de novembro, a partir das 15 horas, no Auditório da Universidade do Minho (Campus de Azurém - Guimarães).


Na 12ª edição da Gala da ACM a promover no Auditório da Universidade do Minho (Campus de Azurém - Guimarães) serão homenageados os atletas minhotos que se sagraram Campeões Nacionais em 2021 e que conquistaram resultados de relevo a nível internacional. De igual modo, serão entregues os prémios finais do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã, Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency, Campeonato do Minho de BTT DHI - CISION, Campeonato do Minho de BTT XCM - Discover Melgaço.

O programa da Gala incluirá vários momentos de animação e a entrada será livre (até ao limite da capacidade do espaço), sendo a iniciativa promovida no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde.


Instituição de Utilidade Pública e representante no Minho da Federação Portuguesa de Ciclismo (entidade detentora do Estatuto de Utilidade Pública Desportiva), a Associação de Ciclismo do Minho ( www.acm.pt ) foi fundada em 1977 e é uma associação sem fins lucrativos que tem como objeto a promoção e regulamentação do ciclismo, nas suas diversas vertentes, em toda a região do Minho (distritos de Braga e Viana do Castelo).

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho




“União Ciclista Internacional preocupada com Mundial de futebol bienal”


Por: APS // RPC

A União Ciclista Internacional (UCI) está preocupada com a pretensão da FIFA em organizar o Campeonato do Mundo de futebol a cada dois anos, em vez dos atuais quatro, afirmou hoje o seu presidente, David Lappartient.

"Estamos preocupados com as consequências para o mundo do ciclismo e para o nosso principal evento que é a Volta de França. A cada quatro anos há uma pequena queda de audiência quando decorre o Mundial”, disse David Lappartient, em entrevista à AFP.

O presidente da UCI refere que o Mundial “é um evento que, pelo seu enorme peso, atrai investidores e retira-os de outros desportos”, para além de que a sua realização “monopoliza recursos” e provoca “problemas de agenda” nos meses de junho e julho.

“Os Jogos Olímpicos têm menos consequências [do que o Mundial de futebol], pois sempre acontecem após a Volta a França. E a data do Tour está prevista para terminar sempre uma semana antes dos Jogos Olímpicos”, acrescenta David Lappartient.

Embora sem concretizar o impacto financeiro que possa ter para o ciclismo a implementação da pretensão da FIFA, David Lappartient refere que será, de dois em dois anos, igual ao que é agora de quatro em quatro, pois “os orçamentos dos patrocinadores e anunciantes não são extensíveis”.

Fonte: Lusa

“Campeões olímpicos e mundiais entre os primeiros corredores confirmados para a liga dos campeões de ciclismo de pista da UCI”


Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images)

 A organização da nova Liga dos Campeões do Ciclismo de Pista anunciou esta sexta-feira os primeiros 12 ciclistas pré-qualificados, 6 masculinos e 6 femininos, para a competição que arranca em Maiorca no dia 6 de novembro.

Entre os primeiros ciclistas confirmados há quatro campeões olímpicos e dois campeões mundiais da UCI

Toda a temporada ‘Champions League’ de Ciclismo de Pista da UCI pode ser vista em exclusivo no Eurosport

Já começou a contagem decrescente para o início da 1.ª edição da UCI Track Cycling Champions League, a Liga dos Campeões de Ciclismo de Pista, competição organizada pela International Cycling Union (UCI) e pela Discovery Sports Events, com estreia marcada para o dia 6 de novembro, em Maiorca, Espanha. A três semanas do arranque desta emocionante competição, a organização divulgou uma lista com os primeiros 12 atletas confirmados nas categorias masculina e feminina.

Seis homens e seis mulheres, campeões olímpicos e campeões mundiais, vão fazer parte desta nova competição que pode ser acompanhada em exclusivo através dos canais e plataformas do Eurosport.

A 1.ª edição da Liga dos Campeões vai contar os alguns dos melhores ciclistas das categorias masculina e feminina e oferecerá o mesmo prémio sem qualquer tipo de distinção. A temporada é composta por cinco etapas em quatro países europeus e emitida para os fãs de todo o mundo, tendo por base um grande avanço tecnológico na cobertura da modalidade em si, bem como da envolvente do velódromo.

A participação feminina confirmada hoje inclui a campeã olímpica de Tóquio 2020 Kelsey Mitchell (Canadá), a atual campeã mundial da UCI, Emma Hinze (Alemanha); a medalhada de prata olímpica, Olena Starikova (Ucrânia); a finalista do Campeonato Europeu, Mathilde Gros (França); Simona Krupeckaitė (Lituânia), que possui o melhor ranking da UCI e ainda a campeã olímpica de Keirin, Shanne Braspennincx (Países Baixos).

Na competição masculina, os seis primeiros participantes confirmados são o atual campeão mundial da UCI de sprint individual e de Keirin, Harrie Lavreysen (Países Baixos); o campeão olímpico de sprint, Jeffrey Hoogland (Holanda); o medalhado de ouro da Taça das Nações, Nicholas Paul (Trinidade e Tobago), Vasilijus Lendel, com o melhor ranking da UCI e os velocistas olímpicos Maximillian Levy (Alemanha) e Denis Dmitriev (Rússia).

Kelsey Mitchell, campeã olímpica em Tóquio 2020, sobre a sua participação na 1.ª edição da Liga dos Campeões de Ciclismo de Pista da UCI: “Estou muito feliz por estar entre os primeiros participantes. Estou ansiosa por competir contra os melhores rivais nesta UCI Track Cycling Champions League e penso que vai ser muito emocionante, não só para os participantes, mas também para todos os fãs”.

Harrie Lavreysen, campeão mundial de Keirin e de sprint individual, sobre competir neste novo formato de corrida: “Estou muito feliz por poder estar nesta competição. Acho que o formato de corrida nos permitirá conectar com os fãs e também alcançar aqueles que não seguem este desporto com frequência. Depois do Campeonato Mundial, esta competição será o meu principal objetivo e estou ansioso para começar”.

François Ribeiro, diretor da Discovery Sports Events: “O nível de todos os participantes nesta competição mostra a nossa intenção de reunir os melhores dos melhores no ciclismo de pista, tanto nas categorias masculina como feminina. Combinamos os talentos de quem participa com um formato de corrida totalmente imprevisível, já que a Discovery Sports Events se esforça por oferecer aos fãs a competição de ciclismo de pista mais atrativa. Muito em breve, poderemos anunciar mais ciclistas para o início da temporada”.

A esta lista inicial de 12 participantes confirmados em ambas as categorias, um novo anúncio será feito em breve para revelar os 12 novos ciclistas que completam os primeiros 24 lugares destinados aos 'pré-qualificados' dentro das categorias de sprint e resistência. A todos eles juntam-se outros 48 participantes que ainda têm de se qualificar.

Para a seleção dos participantes, os critérios baseiam-se nos resultados obtidos nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e noutros eventos importantes como a Taça das Nações da UCI ou os Campeonatos da Europa. São também tidos em conta os recordes recentes, bem como os resultados obtidos nos Campeonatos do Mundo que se realizam a partir de 20 de outubro e têm transmissão total e em direto no Eurosport.

 

Sprint feminino:

 

Emma Hinze (Alemanha) - Medalhada olímpica de prata e tricampeã mundial da UCI-Mathilde Gros (França) - Medalhada de bronze nos Campeonatos do Mundo da UCI e bicampeã europeia-Simona Krupeckaité (Lituânia) - Bicampeã mundial da UCI e tricampeã europeia-Kelsey Mitchell (Canadá) - Campeã olímpica em Tóquio 2020-Shanne Braspennincx (Holanda) - Campeã olímpica em Tóquio 2020-Olena Starikova (Ucrânia) - Medalhada de prata olímpica em Tóquio 2020

 

Sprint masculino:

 

Harrie Lavreysen (Países Baixos) - Bicampeão olímpico, seis vezes campeão mundial da UCI e três vezes campeão europeu-Nicholas Paul (Trinidade e Tobago) - Medalhado de ouro nos Campeonatos Pan-Americanos de Pista e recordista mundial dos 200 metros -Jeffrey Hoogland (Países Baixos) - Campeão olímpico, quatro vezes campeão mundial da UCI e oito vezes campeão europeu-Vasilijus Lendel (Lituânia) - Medalhado de bronze nos Campeonatos Europeus e medalhado de ouro na Taça do Mundo da UCI-Maximilian Levy (Alemanha) - Quatro vezes campeão mundial da UCI, seis vezes campeão europeu e três vezes medalhado olímpico-Denis Dmitriev (Rússia) - Tetracampeão europeu, ex-campeão mundial da UCI e medalhado de bronze olímpico

 

Calendário da Liga dos Campeões da UCI:

 

Ronda 1

6 de novembro, Maiorca / Velòdrom Illes Balears, Espanha

 

Ronda 2

27 de novembro. Panevézys / Cido Arena, Lituânia

 

Ronda 3

3 de dezembro, Londres / Lee Valley VeloPark, Reino Unido

 

Ronda 4

4 de dezembro, Londres / Lee Valley VeloPark, Reino Unido

 

Ronda 5

11 de dezembro, Velódromo Nacional de Tel Aviv / Sylvan Adams, Israel

Para mais detalhes consulte a programação em www.eurosport.pt 

Fonte: Discovery Networks

“Decathlon retorna ao patrocínio do ciclismo quase duas décadas depois”


Após 17 anos fora do ciclismo profissional como patrocinador oficial, a Decathlon volta, em 2022, a patrocinar uma das grandes equipes do circuito. O bom relacionamento com a Team Cofidis, cuja sede se encontra no mesmo local da Decathlon, em Lille, fez com que ambas as partes colaborassem nas sombras durante vários meses antes de anunciarem o seu acordo.

O novo convênio entre Decathlon e Cofidis foi firmado por um período de 24 meses a partir de 1º de janeiro de 2022. A Equipe Cofidis conta atualmente com três grandes equipes de ciclismo, a equipe profissional masculina, a equipe feminina e a equipe paralímpica. O acordo com a Decathlon foi feito para todos eles.

Fonte: Tradesport 

“Seleção Nacional/Portugal com quatro corredores no Mundial de Roubaix”


Por: José Carlos Gomes

A Seleção Nacional de Pista, após um muito bem-sucedido Campeonato da Europa, tem já o foco colocado no Campeonato do Mundo, que vai realizar-se em Roubaix, França, entre 20 e 24 de outubro.

O selecionador nacional, Gabriel Mendes, escolheu quatro corredores, que hoje já se concentraram no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia, para os últimos preparativos antes da competição.

Os selecionados são Iúri Leitão (Tavfer-Measindot-Mortágua), João Matias (Louletano-Loulé Concelho), Maria Martins (Drops-le Col s/b Tempur) e Rui Oliveira (UAE Team Emirates), todos já medalhados em anteriores compromissos internacionais.

Ao contrário dos Europeus, nos Mundiais os países não podem participar em todas as disciplinas que pretendem, mas apenas naquelas cujo posicionamento no ranking lhes garante um lugar na lista de partida.

No setor masculino, Portugal assegurou apuramento para as disciplinas olímpicas de omnium e de madison, assim como para eliminação, perseguição individual e scratch. A distribuição dos corredores por cada uma destas disciplinas será anunciada por Gabriel Mendes no início da próxima semana. Maria Martins tem lugar marcado para as provas de omnium, eliminação, scratch e corrida por pontos.

 

O Eurosport irá transmitir a competição em direto, nos seguintes horários:

 

20 de outubro: 17h25-20h50

21 de outubro: 17h25-20h55

22 de outubro: 17h25-21h15

23 de outubro: 16h25-19h55

24 de outubro: 13h30-16h20

 

Programa de competições com participação portuguesa

20 de outubro

 

14h40: Qualificação de scratch feminino

19h00: Final de scratch feminino

 

21 de outubro

 

13h30: Qualificação de scratch masculino

15h00: Qualificação de eliminação feminina

19h00: Final de scratch masculino

20h00: Final de eliminação feminina

 

22 de outubro

 

12h00: Qualificação de omnium feminino

13h45-20h30: Concurso feminino de omnium

14h00: Qualificação de perseguição individual masculina

19h30: Final da perseguição individual masculina

 

23 de outubro

 

9h00: Qualificação de omnium masculino

12h25-19h35: Concurso masculino de omnium

 

24 de outubro

 

8h30: Qualificação corrida por pontos feminina

9h30: Qualificação madison masculino

12h45: Final corrida por pontos feminina

13h45: Final madison masculino

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Unanimidade a aclamação na congratulação do Parlamento à seleção de pista”


Foto: Mafalda Gomes/Parlamento Assembleia da República

A Assembleia da República reconheceu hoje os resultados, o desempenho e o trabalho da Seleção Nacional de Pista no recente Campeonato da Europa, realizado em Grenchen, Suíça.

Na sequência das quatro medalhas conquistadas pelos representantes de Portugal, o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, apresentou um voto de congratulação, que foi aprovado por unanimidade e aclamação pelo Parlamento.

"A prestação da Seleção Nacional neste campeonato, na senda das participações consagradas em eventos anteriores, demonstra que o alto rendimento atingido pelo ciclismo nacional, em todas as vertentes, é já uma realidade firmada, fruto do trabalho persistente e refletido dos clubes e da Federação Portuguesa de Ciclismo, mas, sobretudo, da dedicação e do esforço dos atletas", lê-se no documento aprovado.


"A Assembleia da República, reunida em Sessão Plenária, congratula-se com as medalhas e os títulos alcançadas por Rui Oliveira, João Matias e Iúri Leitão, bem como com a prestação dos demais atletas, treinadores e restante equipa técnica e dirigentes federativos, que dignificam o desporto nacional e são merecedores do reconhecimento de todos os Portugueses", concluía a proposta que obteve unanimidade e aclamação.

O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, representou a modalidade na cerimónia, dado que os corredores e equipa técnica se encontram na fase de preparação para o Campeonato do Mundo.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Eurosport emite a Volta a França Feminina a partir de 2022”


Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

Discovery e Eurovision Sport assinam acordo que inclui os direitos do 1.º Tour de France feminino, organizado pela Zwift, e emitido pelo Eurosport em Portugal através dos seus canais e plataformas digitais.

Este novo acordo de longa duração inclui a transmissão em direto da Paris-Roubaix feminina, ampliando assim a extensa oferta de ciclismo feminino do Eurosport.

Eurosport reforça a sua posição de 'Casa do Ciclismo' ao emitir todas as corridas do calendário da UCI Women's World Tour.

O Discovery e a Eurovision Sport anunciaram um novo acordo de longa duração que garante ao Eurosport a transmissão da Volta a França feminina, competição organizada pela Zwift a partir de 2022. O Eurosport continua assim a consolidar a sua posição de 'Casa do Ciclismo' incorporando a 1.ª edição da ‘Grande Volta’ francesa feminina no seu vasto portefólio de competições.

Em 2022, o ciclismo vai voltar a fazer história nos Campos Elísios quando arrancar a edição inaugural do Tour de France feminino, e que os fãs vão poder seguir em direto nos canais e plataformas digitais do Eurosport.

As melhores ciclistas do mundo vão reunir-se em França com o objetivo de garantir a camisola amarela e o público do Eurosport vai ter a oportunidade de desfrutar de uma enorme cobertura da prova em direto, bem como da análise dos melhores especialistas nesta modalidade.

O novo acordo com a Eurovision Sport, que se estende até 2025, inclui ainda os direitos da Paris-Roubaix feminina, cuja 1.ª edição poderá ser vista em direto em outubro no Eurosport, canal que vai continuar a oferecer todas as competições do calendário UCI Women’s World Tour a para milhões de espectadores em toda a Europa, tal como já fazia em 2021.

Desta forma, o compromisso do Eurosport de alcançar a paridade total no desporto é reforçado através da oferta dos melhores eventos masculinos e femininos de todas as modalidades desportivas.

A 1.ª edição da Volta a França feminina é composta por oito etapas que se vão realizar de 24 a 31 de julho de 2022.

Guy Voisin, Diretor de Ciclismo do Discovery: “A 1.ª edição da Volta a França feminina demorou muito para chegar, por isso estamos muito satisfeitos por ter chegado a um acordo com a Eurovision Sport que garante que todas as etapas podem ser vistas em direto e ‘on demand’ nos nossos canais e plataformas.”

“Decidimos investir em mais provas femininas de nível mundial porque é um desporto fantástico e queremos ajudar o ciclismo a crescer ainda mais e, assim, corresponder às expectativas dos nossos espectadores e subscritores em todo o mundo. Aproveitaremos a nossa profunda experiência no ciclismo e as nossas capacidades incomparáveis para garantir a melhor cobertura para o maior público possível na Europa e alimentar a paixão pelo desporto”.

Para além de oferecer aos fãs uma cobertura em direto de todas as corridas da UCI Women's World Tour, o portefólio de ciclismo do Eurosport inclui as Grandes Voltas, as principais Clássicas, os Campeonatos do Mundo e da Europa de Ciclocrosse, BTT, BMX e ainda a Liga dos Campeões de Ciclismo de Pista, competição organizado pela UCI e pela Discovery Sports Events e que começa a 6 de novembro de 2021 em Maiorca.

 

Calendário de provas da UCI Women's World Tour a ser emitidas em direto no Eurosport:

Corridas por etapas:

 

5 a 7 de maio: Volta a Ilha de Chongming, China

13 a 15 de maio: Itzulia, Espanha

19 a 22 de maio: Volta a Burgos, Espanha

27 a 29 de maio: RideLondon Classique, Grã-Bretanha

6 a 11 de junho: Volta a Grã-Bretanha

1-10 de julho: Giro d'Itália

24 a 31 de julho: Volta a França

9 a 14 de agosto: Batalha do Norte, Noruega

30 de agosto a 4 de setembro: Boels Ladies Tour, Países Baixos

8 a 11 de setembro: Ceratizit Challenge by La Vuelta, Espanha

 

Corridas de um dia:

 

5 de março: Strade Bianche, Itália

13 de março: Ronde van Drenthe, Países Baixos

20 de março: Troféu Alfredo Binda, Itália

24 de março: Oxyclean Classic Brugge-De Panne, Bélgica

27 de março: Gent-Wevelgem nos Campos da Flandres, Bélgica

3 de abril: Ronde van Vlaanderen, Volta a Flandres, Bélgica

10 de abril: Paris-Roubaix, França

17 de abril: Amstel Gold Race, Holanda

20 de abril: The Walloon Arrow, Bélgica

24 de abril: Liège-Bastogne-Liège, Bélgica

6 de agosto: Postnord Vargarda TTT, Suécia

7 de agosto: Postnord Vargarda RR, Suécia

27 de agosto: GP Lorient Agglomération-Trophée Ceratizit, França

18 de outubro: Volta a Guangxi, China

Para mais detalhes consulte a programação em www.eurosport.pt

Fonte: Discovery Networks

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com