segunda-feira, 9 de maio de 2022

“Yokohama: Seleção triatlo motivada no arranque do mundial”


O campeonato do mundo de triatlo (WTS) arranca no próximo dia 14 de maio, em Yokohama, no Japão, com a presença de cinco triatletas portugueses. João Silva, Ricardo Batista, Vasco Vilaça, Maria Tomé e Melanie Santos já estão no país do sol nascente acompanhados pelo diretor-técnico Nacional, José Estrangeiro.

“Vamos com motivação e esperança de entrarmos bem no campeonato do mundo. Os atletas estão motivados e a Federação tem tentado criar todas as condições para que possam dar o seu melhor”, explica José Estrangeiro a caminho do Japão.

O campeonato do mundo de triatlo disputa-se em sete etapas, sendo a última a finalíssima em Abu Dhabi. Até lá, os triatletas vão ainda passar por Leeds, Montreal, Hamburgo, Cagliari, Bermudas.

 

Sábado, 14 de Maio

 

02:16 – Início da prova feminina

05:16 – Início da prova masculina

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“24 Horas BTT de Vila Nova de Famalicão”


O 12.º Aniversário das 24 Horas BTT de Vila Nova de Famalicão merece uma edição à altura dos pergaminhos desta prova única do calendário desportivo nacional.

Aos ingredientes de sempre - a melhor organização, o melhor percurso, o melhor desafio, a melhor animação – juntamos-lhes elementos para a festa com muitas novidades.

Mantemos a freguesia do Louro e aos seus encantos naturais (no lugar de Barradas, junto à Louropel), para proporcionar o melhor enquadramento a uma festa que vai ter mais pódios, premiando mais de 200 atletas.

A 18 e 19 de Junho todos os caminhos vão dar ao Louro e às incontornáveis 24 Horas BTT.

Esperamos por si... uma vez mais em modo de FESTA!

Inscrições aqui: www.24horasbttfamalicao.com

“André Soares conquista o ouro nos Jogos Surdolímpicos”


Foto: CPP/Lucas Uebel Foto: CPP/Lucas Uebel

A seleção nacional encerrou a sua participação nos Jogos Surdolímpicos da melhor forma, depois de André Soares conquistar a medalha de ouro na corrida por pontos, em estrada. João Marques também esteve em competição tendo concluído a prova na 13.ª posição.

André Soares não podia ter concluído a sua participação nos Jogos Surdolímpicos, em Caxias do Sul, Brasil, da melhor forma, conquistando o ouro na corrida por pontos, em estrada. Esta é uma prova que funciona de forma muito semelhante à corrida por pontos na pista, em que os atletas têm de dar 60 voltas a um circuito, neste caso na estrada, pontuando a cada quatro voltas.

O corredor português venceu cinco dos quinze sprints e não pontuou em apenas dois. Esta consistência e a volta ganha em relação aos adversários permitiram-lhe amealhar os pontos necessários para conquistar a vitória na corrida, com 62 pontos.

Em prova esteve também João Marques, que terminou na 13.ª posição, conseguindo pontuar num dos sprints.

O selecionador nacional de paraciclismo, José Marques, não podia estar mais satisfeito com o resultado alcançado no dia de hoje. “O André cumpriu à risca a estratégia que tínhamos traçado para a corrida, estando bem posicionado no primeiro sprint e atacar logo de seguida. Tínhamos adversários fortes, mas o André acreditou sempre e não podia estar mais orgulhoso dele. O João esteve bem, cumprindo com as indicações que lhe foram dadas, atacando quando tínhamos planeado. O ciclismo está de parabéns e esta não é apenas uma vitória do André, mas sim de todos os portugueses”, sublinhou José Marques.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Atletas do Clube de Natação de Torres Novas competiram e três continentes”


Por: Paulo José Catarino Vieira

“Ricardo Batista na Super League Triathlon em Singapura”

 

Mais um fim-de-semana, com a secção de triatlo do Clube de Natação de Torres Novas a demonstrar a sua profundidade, tendo atletas a competir em 3 continentes diferentes, tanto em competições de nível mundial como em provas regionais, e os seus atletas a alcançarem bons resultados.

Ricardo Batista esteve presente em Singapura, na última etapa dos Arena Games Triathlon Series, classificando-se em 5º lugar nas eliminatórias, e ficando apurado para as repescagens que decorreram no sábado, 7/maio, que apuravam mais 4 atletas para a final (2 em cada série).

Ricardo Batista foi 7º classificado na sua série, não conseguindo alcançar a final, mas ficou satisfeito com a sua prestação.


No próximo dia 15/maio, participa na 1ª etapa do circuito mundial de triatlo, a WTS de Yokohama no Japão.

 

“João Ferreira vence Azores Triathlon”

 

Depois do 5ºlugar alcançado no Challenge da Gran Canária, João Ferreira


rumou este fim-de-semana até à Praia da Vitória nos Açores, aonde participou e venceu o Azores Triathlon (1,9 kms/natação, 90kms/ciclismo e 21kms/corrida), no domingo, 8/maio, mais uma prova de longa distância, antes da 1ªetapa do nacional de longa distância por clubes, que se realiza em Caminha, no próximo domingo, 15/maio.

Luis Moleiro, foi mais um atleta do Clube de Natação torrejano presente nesta prova dos Açores, e também teve uma boa prestação, ao alcançar o 5ºlugar.


 

“Adriano Correia no Iroman em St George (U.S.A.)”

 

Nos Estados Unidos da América, mais concretamente em St George, Utah, Adriano Correia participou no Campeonato do Mundo de Iroman, uma prova constituída por 3,8 kms/natação, 180 kms/ciclismo e 42,1 kms/corrida, concluindo no 33º lugar do seu grupo de idades 30-34 anos, com um tempo de 10h32m54s.

 

“Artur Conde no Challenge de Lisboa”

 

Artur Conde, atleta do Clube de Natação de Torres Novas subiu ao pódio do Challenge de Lisboa, ao concluir no 3º lugar, a prova que se realizou junto ao Parque das Nações, em distância sprint (750m/natação, 20kms/ciclismo e 5kms/corrida).


 

“Aquatlo do Alamal, Clube de Natação de Torres Novas dominou o Campeonato Regional de Triatlo”

 

O Clube de Natação de Torres Novas, venceu coletivamente em femininos e masculinos, o Aquatlo Regional do Alamal, a última etapa do Campeonato Regional de Triatlo em absolutos, no domingo, 8/maio, confirmando o título de campeão regional de triatlo em femininos e masculinos, da região do Litoral e Interior Centro.

Individualmente, Mariana Correia e Pedro Afonso Razões venceram em absolutos, a prova disputada na praia fluvial do Alamal, composta por um segmento de 750m de natação e 4 kms de corrida.


A equipa feminina do Clube de Natação torrejana vencedora no Alamal, foi constituída por Mariana Correia (1ª sub23), Cláudia Orvalho (2ª cadete) e Catarina Moutinho (1ª júnior), enquanto a equipa masculina vencedora foi constituída por Pedro Afonso Razões (1º cadete), Manuel Bartolomeu (2ºcadete), Martim Salvador (3º cadete) e José Pedro Vieira (1º sub23), no seu regresso à competição. O cadete Francisco Borges não concluiu a sua prova.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Seleção Nacional/Bernardo Vieira e Telmo Pinão com prestação positiva na prova de fundo”


Por: Ana Nunes

Bernardo Vieira e Telmo Pinão encerraram a ronda belga da Taça do Mundo de Paraciclismo com dois resultados positivos na prova de fundo. Bernardo Vieira conseguiu o sexto lugar, na classe C1, e Telmo Pinão o sétimo lugar, na classe C2.

A ronda belga da Taça do Mundo de Paraciclismo sorriu aos dois representantes da seleção nacional, que alcançaram resultados muito positivos na prova de fundo, amealhando assim pontos importantes para a qualificação dos Jogos Paralímpicos.

Os corredores portugueses enfrentaram um percurso maioritariamente plano de 81,6 quilómetros, que trouxe algumas dificuldades, dado que não se adequa tanto às suas características como foi o técnico que esteve a acompanhar os atletas nesta prova da Taça do Mundo de Paraciclismo em substituição do selecionador nacional de paraciclismo, José Marques, que se encontra nos Jogos Surdolímpicos.


“Os dois corredores tiveram um bom desempenho na prova, cumprindo com os objetivos e estratégias delineadas. O Bernardo teve uma prestação muito boa, numa corrida em que lidou muito bem com as adversidades. Este era um percurso muito exposto ao vento e, por isso sabíamos que o pelotão ia partir logo na fase inicial. Quando isso aconteceu ele soube posicionar-se bem, logo no segundo grupo, que lutava pelo sexto lugar, que ele acabaria por conseguir conquistar. O Telmo, na sua prova, conseguiu também colocar-se no segundo grupo de corredores, mas no sprint final teve menos sorte, acabando por ficar fechado por dois atletas”, explicou Alexandre Almeida.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com