sexta-feira, 2 de julho de 2021

“Federação Triatlo Portugal disponibiliza consultas médicas gratuitas”


Praticar Triatlo é benéfico para a saúde sendo necessário realizar check-ups regulares para manter longe as lesões

 

Os exames Médico Desportivos constituem um instrumento imprescindível para avaliar a existência de restrições ou contraindicações à prática de exercício físico, representando um importante meio de triagem de determinadas patologias ou situações clínicas, tanto na população jovem como adulta.

A realização de exames de avaliação médico desportiva é por isso condição necessária para que qualquer praticante de desporto ou árbitro se possa inscrever na respetiva federação dotada de estatuto de utilidade pública desportiva, como é o caso da Federação de Triatlo de Portugal (FTP). Neste quadro, é obrigatória a entrega de exame desportivo válido e sujeito a renovação anual.

Depois de um período de interrupção decorrente da pandemia, esta instituição retomou a atividade do Gabinete Médico, disponibilizando consultas desportivas gratuitas a todos os licenciados na Federação de Triatlo de Portugal.

Poderá marcar consulta, a decorrer presencialmente na sede da Federação, para o dia 7 de julho ou 21 de julho de 2021, no horário compreendido entre as 14h e as 18h.

Solicita-se que leve consigo os exames mais recentes, nomeadamente um eletrocardiograma.

Marque a consulta para o e-mail: secretaria@federacao-triatlo.pt

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Espectadora que provocou queda no Tour é ouvida pela justiça em outubro”


Mulher de 30 anos foi detida na quarta-feira para interrogatório

 

Por: Lusa

A espetadora que esteve na origem da queda durante a primeira etapa da Volta a França, que causou vários feridos, vai ser presente à justiça em 14 de outubro, anunciou esta sexta-feira o Ministério Público de Brest.

"A suspeita será ouvida no tribunal de Brest, em 14 de outubro", afirmou a procuradora do Ministério Público Camille Miansoni, referindo que a mulher "foi hoje interrogada e saiu em liberdade".

Na primeira etapa do Tour, disputada no sábado, a espetadora, que empunhava um cartaz para as câmaras de televisão, derrubou o alemão Tony Martin (Jumbo-Visma), que caiu desamparado no chão e foi atropelado por vários ciclistas, causando um 'efeito dominó' no pelotão.

A espetadora em causa, uma francesa de 30 anos, foi detida na quarta-feira, para interrogatório no âmbito de uma investigação criminal por "lesões involuntárias com uma incapacidade inferior a três meses, por manifesta violação deliberada de uma obrigação de segurança ou prudência", informou a polícia de Finistère.

Ainda no sábado, a organização da Volta a França anunciou que iria apresentar queixa, da qual acabou por desistir na quarta-feira, contra a mulher na origem da queda ao quilómetro 46 da ligação entre Brest e Landerneau, que levou ao abandono imediato do alemão Jasha Sütterlin (DSM) e a várias mazelas entre os ciclistas envolvidos.

Fonte: Record on-line

“Mulher que causou queda do pelotão no Tour está arrependida: «Tenho vergonha e medo»”


Espectadora provocou ferimentos em vários ciclistas

 

Por: Record

A mulher que provocou a queda de grande parte do pelotão durante a primeira etapa do Tour de França mostrou-se, em declarações à 'Gazzetta dello Sport', "muito arrependida e com medo das consequências", acrescentando ainda que "fez o ridículo".

"Fiz figura ridícula, tenho vergonha. Tenho medo das consequências das minhas ações e estou arrependida com o impacto mediático que tive", disse a espectadora, de 30 anos, que entrou na estrada para exibir um cartaz onde se podia ler 'allez opi-omi' ou, em português, "vamos avô-avó", provocando ferimentos graves em diversos ciclistas.

Espectadora que provocou queda no Tour é ouvida pela justiça em outubro

Antes do início da sexta etapa, também Christian Prudhomme, diretor do Tour, se manifestou acerca do episódio: "Esta história descontrolou-se e fugiu do controlo de todos nós". 

Recorde-se que o incidente obrigou Marc Soler e Jasha Sutterlin a abandonar a prova, apesar de o primeiro ainda ter conseguido terminar a etapa inicial, mesmo sofrendo fraturas em ambos os braços. A organização da prova retirou a queixa contra a espectadora.

Fonte: Record on-line

“Tour: Pogacar admite erro numa etapa em que Van der Poel fugiu para manter a amarela”


Por: AMG // AJO

Tadej Pogacar admitiu hoje que a UAE Emirates cometeu um erro na sétima etapa da Volta a França em bicicleta, mas garantiu estar orgulhoso por a sua equipa ter minimizado as perdas para Mathieu van der Poel.

“Talvez seja um pouco culpa nossa. Não esperávamos tantos fugitivos, foi como se o grupo se tivesse dividido como quando há ‘abanicos’. Nesse momento, penso que nos atrapalhámos um pouco e que cometemos um erro”, assumiu o campeão em título, que hoje desceu ao quinto lugar na geral, ao perder mais de três minutos para o camisola amarela, o holandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix).

Ainda assim, o esloveno de 22 anos disse-se “orgulhoso” pelo trabalho feito pela sua equipa.

“No pelotão, diziam-nos que éramos nós que tínhamos de trabalhar, porque sou o mais forte…, mas não sou sempre o mais forte. Mas muito dos que iam lá à frente poderiam ganhar [o Tour], pelo que tratámos, sobretudo, de limitar as perdas e conseguimo-lo. Sabia que o [Wout] Van Aert sobe muito bem e o Van der Poel também, pelo que não podíamos deixá-los ganhar 10 minutos, seria perigoso”, estimou.

Apesar de ter descido da segunda para a quinta posição da geral, estando agora a 03.43 minutos da amarela, ‘Pogi’ acredita que os outros candidatos ao triunfo final também sofreram hoje.

“A etapa não foi difícil só para nós. Foi muito exigente, apanhámos muito vento na frente do pelotão, pelo que não sabemos o que podemos fazer amanhã [sábado]. Talvez nos limitemos a seguir os outros”, antecipou.

Em fuga desde o quilómetro 40 dos 249,1 quilómetros da mais longa tirada em 21 anos de Tour, disputada entre Vierzon e Le Creusot, Mathieu van der Poel justificou a surpreendente opção com o facto de a escapada “incluir ciclistas que ameaçavam a camisola amarela”, nomeadamente Van Aert, segundo a 30 segundos, e Kasper Asgreen (Deceuninck-QuickStep) agora terceiro, a 01.49 minutos.

“Queria mantê-la um dia mais, mas a geral não é o meu objetivo. Não estou aqui para lutar pela geral, tenho isso muito claro”, reiterou, confessando que hoje foi “ao limite” para defender a liderança da geral.

Eterno rival de ‘MVDP’, Wout van Aert (Jumbo-Visma) reconheceu que, por ser o principal adversário do holandês na geral, nunca conseguiu distanciar-se dele, e afastou completamente uma candidatura à geral, num dia em que o seu líder Primoz Roglic se ‘afundou’, dizendo que é “demasiado pesado”.

“Primoz teve uma boa prestação no contrarrelógio, foi impressionante. É uma pena vê-lo sofrer tanto, mas uma etapa como a de hoje não ajuda”, evidenciou o belga, referindo às mazelas que o esloveno, que está já a mais de nove minutos da amarela, sofreu na terceira etapa da 108.ª edição.

Outro dos azarados entre os favoritos, o galês Geraint Thomas, também passou dificuldades durante a sétima etapa, vencida pelo Matej Mohoric (Bahrain Victorious), explicando que teve de “vir de trás” para recuperar posições no pelotão em “algumas das subidas duras” no final da tirada.

“Estou bem, mas a queda que sofri foi grave. É fácil convencer-me que estou bem, mas custa muito, como se pode ver pelo Roglic. Estou a sofrer, mas espero melhorar em breve”, confessou o vencedor do Tour2018.

Fonte: Lusa

“Matej Mohoric vence sétima etapa do Tour vindo de fuga integrada pelo amarela Van der Poel”


Por: AMG

O ciclista esloveno Matej Mohoric (Bahrain Victorious) impôs-se hoje em solitário na sétima etapa da Volta a França, depois de destacar-se da fuga do dia, integrada também pelo holandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix), que defendeu a camisola amarela.

Vindo de uma fuga de 29 elementos, Mohoric cumpriu os 249,1 quilómetros entre Vierzon e Le Creusot em 05:28.20 horas, relegando o belga Jasper Stuyven (Trek-Segafredo) para o segundo lugar, a 01.20 minutos, e o dinamarquês Magnus Cort (EF Education-Nippo) para o terceiro, a 01.40, com o grupo de favoritos a gastar mais 05.15 minutos.

Num dia em que o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), vice-campeão do Tour2020, perdeu tempo, Mathieu van der Poel, que foi quarto na tirada, reforçou a liderança da geral, tendo agora Wout van Aert (Jumbo-Visma) na segunda posição, a 30 segundos, e o dinamarquês Kasper Asgreen (Deceuninck-QuickStep) no terceiro lugar, a 01.49 minutos.

No sábado, a oitava etapa vai ligar Oyonnax a Le Grand-Bornand, em 150,8 quilómetros, que incluem três contagens de primeira categoria, nomeadamente o Col de la Colombière, a cerca de 15 quilómetros da meta.

Fonte: Lusa

“Tavfer-Measindot-Mortágua/Clássica de Viana do Castelo e GP Anicolor marcam fim de semana de competição”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Measindot-Mortágua regressa este fim de semana à competição com duas provas de um dia. No sábado corre-se a Clássica de Viana do Castelo e no domingo o 5º GP Anicolor que se disputa na zona de Águeda.

A Clássica de Viana do Castelo estreia-se no calendário nacional. Será uma prova de 170,4 quilómetros, com partida em Vila Franca do Lima, às 11h00, e chegada em Viana do Castelo. A descrição parece a de uma corrida normal, mas um olhar atento sobre o percurso permite deslindar um desafio incomum.

No dia seguinte o pelotão de equipas continentais e de clube desloca-se para Águeda, onde vai realizar-se o 5.º Grande Prémio Anicolor. A prova arranca em Fermentelos, às 13h00, terminando na Avenida 25 de Abril, Águeda, cerca das 17h00, à terceira passagem pela meta. Quatro prémios de montanha nos últimos 40 quilómetros, o derradeiro a 9,7 quilómetros da chegada, prometem aquecer a luta pela vitória.


Numa altura em que um dos principais objetivos da temporada se avizinha, iremos partir para estas duas competições com 6 ciclistas e são eles: Ash Coning, Francisco Morais, Rui Carvalho, Ángel Sanchez, Tiago Antunes e Leangel Linarez que faz o seu regresso após um período de paragem por ter contraído o vírus da Covid-19.

Na antevisão a estas duas provas, o diretor desportivo Xavier Silva afirma que “Após uma Volta ao Alentejo muito bem conseguida, vamos para estas duas provas com o objetivo de sermos combativos e conseguir a vitória num dos dias. Temos ciclistas que se adaptam às características das provas e vamos trabalhar para que possamos sair com um bom resultado.”

Fonte: Tavfer-Measindot-Mortágua



“ACM/Ciclismo em Fafe”


Realiza-se no dia 10 de julho o Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe, prova para a categoria de juniores promovida pela Associação de Ciclismo do Minho, com o apoio da Câmara Municipal de Fafe. Pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã, o percurso da prova incluirá passagens pelos concelhos de Fafe, Cabeceiras de Basto, Póvoa de Lanhoso e Guimarães.

A prova de ciclismo, habitualmente integrada no programa das Festas em honra de Nossa Senhora de Antime / Festas do Concelho, será promovida em condições de segurança e no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde e das normas concertadas entre aquela entidade e a Federação Portuguesa de Ciclismo.

A partida está marcada para as 14h50 (Rua de Sá) e o final previsto para as 17h06 no mesmo local. O percurso, na extensão de 80,3 quilómetros, incluirá passagens pelas seguintes localidades: Fafe - Rua de Sá, Praça 25 de Abril, Rua João Crisóstomo, EN 311 (Partida real), Confurco, Moreira de Rei, Cabeceiras de Basto, Avenida Capitães de Abril, Avenida Francisco Sá Carneiro, Porto D´Ave, Garfe, Gonça, São Torcato, Atães, Arões, Parque da Cidade e Rua de Sá.

Em 2019, Pedro Leme (Fortunna/Maia Formação) foi o grande vencedor do Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe, prova pontuável para a Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã e integrada no programa das Festas em honra de Nossa Senhora de Antime / Festas do Concelho de Fafe. Maria de Jesus Barros (Concelho de Porino/Abanca) venceu a classificação feminina.

O Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe é organizado pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, Navega Rías Baixas, Guimarpeixe, Jopedois, Auto Terror, Polícia Municipal de Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe, Infraestruturas de Portugal e revista Ciclismo a Fundo.

Fonte:  ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“EFAPEL corre fim-de-semana de Clássicas”


A Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL continua em intensa atividade competitiva e este fim-de-semana prossegue com duas clássicas de estrada. Amanhã, dia 3 de julho, é dia de estreia no calendário nacional da Clássica de Viana do Castelo, que realiza a sua 1.ª edição. No domingo a equipa corre em casa, com o 5.º Grande Prémio ANICOLOR, que vai percorrer o território de Águeda, município que acolhe a sede da EFAPEL.

A Clássica de Viana nasce com o propósito de homenagear corredores vianenses do presente e do passado. Apresenta um percurso de 170,4 km que partem de Vila Franca do Lima (junto da Igreja Paroquial), às 11 horas. Incluiu um circuito de quatro voltas pela subida do Santuário de Santa Luzia, com um setor de terra batida (“sterrato”), descida técnica e rápida para Carreço, com um setor de empedrado (“pavê”) na Veiga de Carreço/ Areosa e chegada à reta da meta, em frente à Igreja da Senhora da Agonia, em Viana do Castelo, pelas 15.20 horas.

Alinham nesta prova dois corredores que se estreiam na equipa – o espanhol Sub-23 Guillermo Garcia Janeiro e André Cardoso, que regressa ao pelotão nacional – e ainda André Domingues, Fábio Fernandes e Karel Hník, num total de cinco atletas.


No domingo a EFAPEL ruma a Águeda, onde vai realizar-se o 5.º Grande Prémio ANICOLOR. O tiro de partida vai ser dado do campo de futebol do Sporting Clube de Fermentelos às 13 horas. Segue-se uma viagem com 164,4 km, com passagem por Oliveira do Bairro, em direção a Águeda, onde a meta será cruzada cerca das 17 horas, à terceira passagem pela meta, na Avenida 25 de Abril. Pelo caminho surgem algumas dificuldades, nomeadamente quatro Prémios de Montanha, todos de terceira categoria e reservados para os últimos 40 km, o último deles a menos de 10 km da meta, em A-dos-Ferreiros. Está prometido espetáculo na luta pela vitória. O percurso vai ainda ser animado por três Metas Volantes e três Pontos Quentes.

Para esta corrida foram convocados sete atletas: Luís Mendonça, Guillermo Garcia Janeiro, André Cardoso, Fábio Costa, André Domingues, Fábio Fernandes e Karel Hník.

“São duas clássicas com percursos seletivos, corridas de um dia onde tudo pode acontecer. O nosso objetivo para ambas é tentar dignificar ao máximo os nossos parceiros e patrocinadores, fazendo o nosso melhor em prol dos nossos objetivos”, avançou Rúben Pereira, diretor desportivo da EFAPEL.

Fonte: Efapel

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com