quarta-feira, 7 de junho de 2023

“Rider vai para a estrada esta sexta-feira com mais de 80 automóveis e motos clássicas”


Foto: Joel Araújo

O Rider, o passeio de motas e automóveis clássicos, organizado pelo Museu do Caramulo, vai para a estrada já esta Sexta-Feira, dia 9 de Junho.

Os mais de 80 participantes em motas e automóveis clássicos com mais de 30 anos, oriundos de Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Alemanha e até dos Países Baixos – um novo recorde de inscritos desde que o Rider foi organizado, pela primeira vez, em 2011 irão escrever novas histórias no asfalto de estradas que combinam paisagens serpenteantes por serras e montanhas, a beleza cénica do Rio Dão, e a rica e variada gastronomia tipicamente beirã.

Entre a caravana deste verdadeiro museu-vivo sobre rodas, destacam-se modelos e marcas de motas e automóveis intemporais entre apreciadores do universo dos clássicos, tais como a Moto Guzzi 850 T3, BMW R1100R, BSA M20 500, Laverda 1000 e Kawasaki GPZ 500 S, e, entre os automóveis, o Triumph TR3, Ford RS Cosworth, BMW M3, Porsche 911 Carrera 3.2, Alfa Romeo Giulietta Spider Veloce e Ferrari 400i.

Com início e chegada à vila do Caramulo, o programa do Rider 2023 incluirá passagens pelas regiões do Luso, Mondego e Viseu, ao longo dos três dias de que se compõem o evento. Sendo o Rider uma autêntica experiência de degustação para petrolheads, o programa irá integrar uma visita exclusiva a uma coleção privada de automóveis e a uma oficina de competição, subida do mítico traçado da Rampa do Caramulo, visita ao Museu do Caramulo, e ainda um jantar temático no Caramulo Experience Center.

Os mais de 80 participantes irão ter a oportunidade de conhecer alguns dos ex-libris que compõem a riqueza cultural da Região Centro, entre eles a Barragem da Gralheira, no concelho de Anadia, e ainda uma passagem por Macieira de Alcôba, considerada uma das aldeias históricas mais típicas em Portugal

Para o último dia de Rider, o Caramulo será palco de uma pequena feira de automobilia, animada pela presença de expositores de peças, ferramentas e parafernália variada para colecionadores do universo das duas e quatro rodas, como é o caso das placas publicitárias. O triciclo Cudell De Dion de 1898 irá sair à rua pela primeira vez e, para lhe fazer companhia, o Peugeot de 1899 e a réplica do primeiro carro do mundo, o Benz de 1886, irão juntar-se para, numa celebração da era pioneira do automobilismo, fechar com chave de ouro a décima segunda edição do Rider.

Fonte: Museu Caramulo/Parceria Revista Notícias do Pedal

“João Almeida confirmado nos Nacionais de ciclismo de estrada em Mogadouro”


Na conferência de imprensa que decorreu hoje nesta vila do distrito de Bragança, o presidente da FPC, Delmino Pereira confirmou que o jovem de 24 anos marcará presença na competição

 

Por: Lusa

Foto: Lusa

João Almeida (UAE Emirates), terceiro classificado na Volta a Itália, vai estar nos Campeonatos Nacionais de ciclismo de estrada, que se realizam em Mogadouro entre 23 e 25 de junho, confirmou hoje a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).

João Almeida, que no final de maio alcançou um inédito pódio para Portugal no Giro, vai tentar renovar o título de campeão nacional de fundo que conquistou em 2022, em Mogadouro, vila transmontana que acolhe pelo segundo ano consecutivo os Nacionais.

Na conferência de imprensa que decorreu hoje nesta vila do distrito de Bragança, o presidente da FPC, Delmino Pereira, disse que João Almeida é um dos nomes grandes do ciclismo nacional da atualidade e confirmou que o jovem de 24 anos marcará presença na competição.

“Estando o ciclista João Almeida nesta onde positiva, depois de um lugar no pódio do Giro, será uma chamariz para os apreciadores desta modalidade”, vincou.

Delmino Pereira destacou ainda a presença “significativa” de ciclistas femininas, em cuja prova estarão presentes as melhores do pelotão nacional.

“Teremos em Mogadouro um conjunto de fatores acrescidos que fazem destes campeonatos uma referência no mundo do ciclismo”, frisou Delmino Pereira.

Para o presidente da Câmara de Mogadouro, António Pimentel, o município tem o conceito de ajudar a dinamizar todo o território havendo uma seleção nas iniciativas desportivas ou outras.

“Em relação aos Campeonatos Nacionais de Estrada, o município tudo fez para que esta prova tivesse continuidade em Mogadouro dada a excelente adesão do público na edição de 2022. Esta prova traz retorno económico para o concelho com a restauração e hotelaria com lotação esgotada”, enfatizou o autarca.

A corrida de fundo de elites masculinas encerra o programa dos Nacionais: a prova arranca às 11:30 de 25 de junho e os corredores irão enfrentar 169,6 quilómetros, dos quais 56,5 quilómetros serão feitos fora do circuito, a sul de Mogadouro.

A chegada acontecerá cerca das 16:00, à sexta passagem pela meta, momento em que se conhecerá quem sucede a João Almeida ou se o próprio corredor da UAE Emirates consegue revalidar o título.

Todas as corridas têm chegada na Avenida Nossa Senhora do Caminho, no centro da vila de Mogadouro, local onde também acontecem as partidas das provas de fundo.

O programa da competição começa no dia 23 de junho com os contrarrelógios individuais, que irão disputar-se no mesmo percurso já utilizado em 2022, com partida na Avenida Regimento dos Comandos, e que no ano passado coroou Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor) como campeão nos elites.

Em 24 de junho, decidem-se os títulos de fundo femininos e sub-23.

Fonte: Sapo on-line

“Nelson Oliveira nono no 'crono' do Critério do Dauphiné”


Mikkel Bjerg fez o melhor tempo e é o novo líder da classificação geral

 

Por: Lusa

Foto: Getty Images

O ciclista português Nelson Oliveira (Movistar) foi esta quarta-feira nono classificado no contrarrelógio da quarta etapa do Critério do Dauphiné, ganho pelo dinamarquês Mikkel Bjerg (UAE Emirates), novo líder da classificação geral.

Bjerg, de 24 anos, foi o mais rápido nos 31,1 quilómetros entre Cours e Belmont-de-la-Loire, que cumpriu em 37.28 minutos, sendo 12 segundos mais rápido do que o compatriota Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma), segundo, e 27 do que o francês Rémi Cavagna (Soudal Quick-Step), terceiro.

Oliveira, especialista na disciplina, concluiu o exercício com o nono melhor tempo, a 1.02 minutos do vencedor, enquanto Ivo Oliveira (UAE Emirates), recente vencedor do prólogo das Boucles de La Mayenne, foi 64.º, a 3.29 minutos.

O dia provocou grandes diferenças na tabela da geral individual, tendo Bjerg uma liderança de 12 segundos para Vingegaard, o campeão do Tour e grande favorito à vitória, com o britânico Fred Wright (Bahrain-Victorious) em terceiro, a 34 segundos.

Vingegaard, por seu lado, aproveitou para se colocar na dianteira entre os favoritos à prova, antecâmara da Volta a França, numa corrida em que foi segundo em 2022, atrás do esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), este ano ausente após vencer a Volta a Itália.

Na quinta-feira, as colinas continuam a testar o pelotão na quinta etapa, com 191,1 quilómetros entre Cormoranche-sur-Saône e Salins-les-Bains.

Fonte: Record on-line

“Apresentação/Mogadouro vai coroar campeões nacionais de estrada pelo segundo ano consecutivo”


Por: José Carlos Gomes

O concelho de Mogadouro vai receber, entre 23 e 25 de junho, o Campeonato Nacional de Ciclismo de Estrada. É o segundo ano consecutivo em que os melhores ciclistas portugueses competem na vila transmontana pelos títulos nacionais de estrada.

São esperados cerca de 300 corredores para as provas de contrarrelógio e de fundo, distribuídos pelas categorias masculinas de elite e sub-23, pelas femininas de elite, juniores, cadetes e masters e ainda pelo paraciclismo. Todas as corridas têm chegada na Avenida Nossa Senhora do Caminho, local onde também acontecem as partidas das provas de fundo.

O programa da competição começa no dia 23 de junho com os contrarrelógios individuais, que irão disputar-se no mesmo percurso já utilizado em 2022, com partida na Avenida Regimento dos Comandos. A partir das 11h00 partem os paraciclistas, as femininas e os ciclistas masculinos de sub-23. Vão completar 21,5 quilómetros.

Às 13h00 de dia 23 começam a partir os homens da categoria de elite, que irão pedalar num percurso de 33,6 quilómetros, o mesmo que, no ano passado, deu o título a Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor).


As provas de fundo preenchem a agenda no sábado, 24, e no domingo, 25. No primeiro dia correm as femininas e os sub-23. Às 9h30 inicia-se a corrida feminina, totalmente disputada no circuito de 22,6 quilómetros. As corredoras de elite vão completar 89 quilómetros, as juniores, as masters 30 e as masters 40 terão pela frente 66,4 quilómetros, enquanto as cadetes, as masters 50 e as masters 60 vão completar 43,8 quilómetros.

Às 14h30 inicia-se a prova de fundo para sub-23 masculinos, que totalizará 141,4 quilómetros. Os primeiros 27,9 quilómetros serão percorridos fora do circuito central, levando o colorido do pelotão ao norte do concelho de Mogadouro. A prova acabará à sexta passagem pela meta.

No domingo também haverá duas corridas. Os paraciclistas competem a partir das 9h00, num circuito de 7,1 quilómetros. A prova terá a duração de uma hora mais uma volta ao circuito.

A corrida de fundo para a elite masculina encerra o programa. A prova arranca às 11h30 e os corredores irão enfrentar 169,6 quilómetros, dos quais 56,5 quilómetros serão feitos fora do circuito, a sul de Mogadouro. O final da festa acontecerá cerca das 16h00, à sexta passagem pela meta, altura para sabermos quem sucede a João Almeida ou se o próprio corredor da UAE Team Emirates consegue revalidar o título.

O circuito de 22,6 quilómetros que integra todas as corridas de fundo é o mesmo da edição passada dos Campeonatos Nacionais, mas será percorrido em sentido inverso ao que aconteceu em 2022. Com esta alteração, muda-se a aproximação à meta, que passa a contar, dentro do quilómetro final, com um troço de empedrado em subida, que, certamente, ajudará a decidir as corridas, oferecendo mais emoção e espetáculo aos adeptos da modalidade.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com