sábado, 18 de dezembro de 2021

“João Almeida e José Neves presentes na apresentação da equipa de ciclismo do CRP Ribafria/Grupo Parapedra/Dinazoo/Riomagic”


Decorreu hoje,18 de dezembro, a integração da equipa de ciclismo Grupo Parapedra/Dinazoo/Riomagic, no Centro Recreativo Popular (CRP) Ribafria, tendo a apresentação contado com muitas surpresas para os Beneditenses.

A equipa de ciclismo que irá representar o CRP Ribafria em competição na época 2022, apresentou-se no clube, na companhia de José Neves, atual campeão nacional e que representa a W52 FCP, amigo de atletas e staff da equipa.


Antes da partida para um treino de equipa, o ciclista internacional João Almeida, marcou presença no CRP, para felicitar a equipa para a época que se aproxima, tendo deixado como oferta à direção do CRP uma camisola sua do Giro de Itália autografada. Também José Neves ofereceu à direção do CRP uma camisola sua autografada.

A direção do CRP agradeceu a presença dos dois ilustres e nobres atletas nas suas instalações, retribuindo com a simbólica homenagem de os colocar como sócios honoríficos do clube, oferecendo o cartão de sócio do CRP.


A equipa realizou um treino com muita diversão, a um ritmo moderado, na companhia de patrocinadores, amigos e simpatizantes.

Posteriormente, após testes de despistagem à Covid-19, realizou-se um almoço de confraternização com a presença de atletas, staff, patrocinadores e direção do clube.

Lembramos que depois de 6 anos a representar Rio Maior e sem a equipa receber qualquer apoio financeiro da freguesia ou Município, a direção da equipa reuniu com os presidentes de ambas, expondo as despesas e a necessidade a de um apoio financeiro na ordem de 5 mil euros para colmatar as mesmas, o qual foi prontamente recusado, tendo a equipa anunciado a sua saída do município.

Fonte: Grupo Parapedra/Dinazoo/Riomagic






"Taça de Portugal de Pista Jogos Santa Casa"


Mais de 130 ciclistas e corridas empolgantes no fecho da Taça de Pista

 

Por: José Carlos Gomes

A edição de 2021 da Taça de Portugal de Pista Jogos Santa Casa terminou neste sábado 18 de dezembro, no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia. Os mais de 130 participantes ofereceram um bom espetáculo desportivo, marcado por duelos acesos, sobretudo nas provas de juniores e de cadetes masculinos.

Nos juniores masculinos João Martins (Academia Ciclismo de Paredes) apresentou-se poderoso, conquistando a geral de corrida por pontos e de scratch. Foi ainda o mais forte na eliminação, neste sábado, mas na geral desta disciplina não superou o mais regular Sérgio Saleiro (CC Barcelos/AFF/Flynx/HM Motor), que levou para casa a Taça de Portugal.

O programa da competição terminou com o concurso olímpico de omnium para juniores masculinos. Os gémeos Saleiro (CC Barcelos/AFF/Flynx/HM Motor) entraram a todo o gás, triunfando nas três primeiras corridas do programa. Sérgio Saleiro foi o primeiro no scratch, cedendo o protagonismo ao irmão Diogo na corrida tempo e na eliminação. Estas vitórias colocaram Diogo Saleiro no comando à entrada para a decisiva corrida por pontos.


Os 20 quilómetros - 80 voltas à pista – não modificaram a toada geral do omnium, embora os irmãos barcelenses tenham vivido um sobressalto. A meio da prova, Alexandre Moreira (Crédito Agrícola/Alcobaça CC) ganhou uma volta ao pelotão e colocou-se no comando.

Diogo e Sérgio Saleiro pontuaram o suficiente para recuperar as posições cimeiras e terminaram com uma imensa demonstração de força. A dez voltas do fim isolaram-se e pedalaram à frente dos demais até ao final. Contas feitas, Diogo Saleiro somou 145 pontos, mais 12 do que Sérgio Saleiro e mais 14 do que Alexandre Moreira. Na geral da Taça registou-se um empate entre os gémeos, com vitória de Diogo Saleiro.

Beatriz Roxo (Academia Ciclismo de Paredes) fez o pleno entre as juniores femininas, subindo ao lugar mais alto do pódio em scratch, eliminação e corrida por pontos. Nas cadetes femininas também houve uma corredora que conseguiu impor-se nas três disciplinas. Foi Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais).


Gabriel Baptista (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact) protagonizou os momentos mais fortes das provas de cadetes. Ganhou a geral da Taça na corrida por pontos e na eliminação, vencendo também as provas deste sábado. Foi ainda o primeiro a cortar a meta em scratch, mas fê-lo com um sprint irregular. A relegação de Baptista guindou Miguel Batista (Centro Ciclismo de Loulé) para a vitória na prova de hoje e também na Taça.

Os juvenis, categoria de escolas na transição para as categorias de competição, também tiveram oportunidade de disputar a Taça de Portugal, nas disciplinas de scratch e corrida por pontos. Bruna Gonçalves (ADRT Tondela/Serra do Caramulo) foi a mais forte no setor feminino, impondo-se em ambas as provas. Entre os rapazes também houve um único vencedor nas duas disciplinas, Gonçalo Rodrigues (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact).

Entre os veteranos destacaram-se os masters 30 Gonçalo Santos (Vulcal/Centro Ciclista do Centro), vencedor da Taça de scratch, e Carlos Ferreira (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), melhor em eliminação, o master 40 José Leite (CPR A-do-Barbas/Akiplast/PVS), superior nas duas disciplinas, o master 50 Manuel Rodrigues (ACD Milharado/DriveonHolidays/Mafra), primeiro em eliminação e scratch, e os masters 60 Jaime Ambrósio (Academia Joaquim Agostinho/UDO/CYR), vencedor da geral de eliminação, e César Mendonça, que se impôs em scratch. João Jerónimo (ACD Milharado/DriveonHolidays/Mafra) impôs-se nas duas disciplinas nas provas para amadores de elite.

Os paraciclistas também competiram na Taça de Portugal Jogos Santa Casa, em disciplinas de contrarrelógio, a perseguição individual e os 500 metros. Com a presença de cinco atletas, um por cada categoria, tiveram honras de pódio Ana Silva e Isabel Caetano (Descobre Destreza Associação Desportiva), na classe B, André Soares (Mato-Cheirinhos/Vila Galé/Etopi), em D, Telmo Pinão (Efapel Paracycling), em C2, Pedro Teixeira (Rodabike/ACRG/Gondomar), em C3, e Cláudio Carvalho, em C4.

O ciclismo de pista regressa ao Velódromo Nacional de 21 a 23 de janeiro, com a disputa do Troféu Internacional Município de Anadia, competição de classe 1 UCI, na qual são esperados alguns dos melhores especialistas mundiais. 

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“A revelação de Matteo Jorgenson ficou doente após ingerir fezes de animais no Paris-Roubaix”


Por: José Morais

O ciclista da equipa da Movistar Matteo Jorgenson revelou que teve problemas estomacais durante o Paris-Roubaix, numa edição para relembrar, que depois de correr a mesma no molhado durante muitos anos, esta foi a pior, e que ficou doente após a prova, tendo de fazer diversas análises mais completas, referiu o americano.

Várias horas depois de ter terminado a corrida, Matteo informou nas redes sociais que teve problema estomacais durante o considerado “inferno do norte”, no qual fez parte da fuga do dia, e esses inconvenientes o levaram a acabar num "banho ao ar livre" em duas ocasiões, lembrando o que aconteceu com Tom Dumoulin durante o Giro de Itália. 

Foram lhe receitados antibióticos que funcionaram, mas ainda teve algumas infeções depois do Roubaix, onde continuou a sofrer da sua saúde, tendo de recorrer a um médico, onde lhe fizeram diversos exames ao sangue mais completos para se saber as causas da sua doença.

Na sequência desses exames, no ciclista da Movistar foram detetadas bactérias no seu sangue, muitas delas sendo bactérias animais, sendo-lhe diagnosticado com uma condição que só acontece quando alguém basicamente, é injetado ou come fezes de animais.

E tudo isto aconteceu porque o jovem de 22 anos Matteo Jorgenson, ingeriu involuntariamente fezes de vaca e lama, ao longo da prova, as quais saltavam das rodas das bicicletas dos ciclistas que seguiam na frente, não podendo assim evitar as mesmas, pelas péssimas condições em que se encontrava o trajeto, afirmava o ciclista americano.

“Época de 2022, Espanha será aspiração das equipas portuguesas para participar nas provas”


Por: José Morais

Já são conhecidos os calendários portugueses e espanhóis do ciclismo de estrada para a época de 2022, e das dez equipas continentais nacionais, as mesmas aspiram participar nas provas espanholas, porem, existem restrições, e não irá ser fácil marcar presença de todas, já que o número elevado de solicitações com as organizações algumas irão ficar de fora.

O Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel no Gran Camiño, é uma que já possui confirmação na Galiza de 24 a 27 de fevereiro, e a W52-FC Porto na Volta a Castela e Leão de 27 e 28 de julho.

Tudo aponta que na Galiza possa também vir a participar a equipa da Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados, e na, Volta a Castela e Leão, quase garantida a equipa da Glassdrive-Q8-Anicolor, a qual já está confirmada a sua participação na Clássica Jaén Paraíso, a 14 de fevereiro, e na Miguel Indurain, a 2 de abril.

De fora vão ficar as equipa Lusas não vão participar na Volta a Valência, já que a prioridade vai para as formações de escalões superiores, e existem excessos de solicitações, com a Volta ao Algarve a realizar-se de 16 a 20 de fevereiro, as formações portuguesas vão falhar também a Volta a Andaluzia, já que coincide na mesma data da algarvia.

“Bicicletas elétricas pode vir a ter IVA reduzido”


Reunido a sete de dezembro a União Europeia, o Conselho chegou a um acordo sobre uma proposta de atualização das regras da UE sobre o Imposto do Valor Acrescentado o conhecido IVA. As novas regras refletem nas necessidades atuais dos Estados-Membros, e os objetivos políticos atuais da UE, que mudaram consideravelmente desde que as regras antigas foram postas em prática. As atualizações garantem que os Estados-Membros sejam tratados igualmente e lhes dão mais flexibilidade para aplicar taxas reduzidas e zero de IVA, as regras também eliminarão gradualmente os tratamentos preferenciais para os bens nocivos no meio ambiente.

O sistema de IVA da UE hoje é tal que os Estados-Membros utilizam a chamada "taxa normal" como regra geral, enquanto a UE detém uma lista de produtos e serviços aos quais uma taxa reduzida pode ser aplicada pelos Estados-Membros. Esse anexo III da Diretiva 2006/112/CE foi minuciosamente revisto.

A atualização da lista foi impulsionada por uma série de princípios, como o benefício do consumidor final e o interesse geral. No entanto, para evitar uma proliferação de taxas reduzidas, o Conselho decidiu limitar o número de itens aos quais as taxas reduzidas poderiam ser aplicadas. Além disso, o Conselho introduziu bens e serviços ecológicos na lista para a qual são permitidas tarifas reduzidas, como painéis solares, serviços de reciclagem de resíduos e bicicletas elétricas.

Até o momento, as reparações de bicicletas foram o único serviço incluído no anexo III. Agora, o Conselho possibilitou aplicar o imposto mínimo de 5% a todos os aspetos relativos às bicicletas elétricas. O Conselho decidiu acrescentar o seguinte ponto (25): "Fornecimento de bicicletas, incluindo bicicletas elétricas; serviços de aluguel e reparo de bicicletas".

O ponto existente (5) na lista foi alterado para incluir todos os veículos. O novo ponto estipula: "Transporte de passageiros e transporte de mercadorias que os acompanham, como bagagem, bicicletas, incluindo bicicletas elétricas, motor ou outros veículos, ou o fornecimento de serviços relacionados ao transporte de passageiros".

Cabe ainda aos Estados-Membros decidir se concedem o imposto reduzido. Um país já fez uma escolha clara. Há algum tempo, o Parlamento belga aprovou uma proposta para reduzir o IVA sobre bicicletas elétricas de 21% para 6%. No entanto, isso não poderia ser executado até que a UE alterasse a legislação harmonizada do IVA. Isso está agora à vista, uma vez que o Parlamento Europeu tenha dado o seu conselho, o Conselho pode prosseguir com a aprovação e implementação formal.

Fonte: Leva Eu

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com