quinta-feira, 15 de setembro de 2022

“Luis Ángel Maté andou em fuga na Vuelta e conseguiu 1.100 árvores para Sierra Bermeja”


Ciclista começou a somar logo na primeira etapa e depois juntou-lhe mais quilómetros, sobretudo na 16.ª tirada da sua 11.ª participação na Volta a Espanha, a 17.ª ‘grande Volta’ da carreira

 

Por: Lusa

Foto: EPA/Javier Lizon

O ciclista espanhol Luis Ángel Maté (Euskaltel-Euskadi) conseguiu 1.100 árvores para a reflorestação da Sierra Bermeja, com cada quilómetro escapado a valer por três na Volta a Espanha, mas promete, à Lusa, não ficar por aqui.

“Oxalá, nunca tivesse de fazer esta iniciativa. Era porque não tinha acontecido o terrível incêndio aqui em casa, na Sierra Bermeja, em 2021. Infelizmente, vivemos hoje em dia um tempo em que estamos imersos, a cada verão, em terríveis catástrofes florestais. Em Portugal sabem bem do que falo”, conta, em entrevista à agência Lusa.

Aquela cordilheira na costa da Andaluzia tem sido fustigada pelos incêndios, primeiro em setembro de 2021, com mais de nove mil hectares de área ardida, e outra vez este verão, obrigando à evacuação de quase três mil pessoas.

Aos 38 anos, o antigo corredor da Cofidis, agora na Euskaltel-Euskadi, anunciou a intenção de plantar uma árvore por cada quilómetro em fuga na prova espanhola que terminou no domingo, uma iniciativa a que se juntou a fundação por detrás da equipa basca, com mais uma, e a própria organização da Vuelta, com outra.

Maté começou a somar logo na primeira etapa e depois juntou-lhe mais quilómetros, sobretudo na 16.ª tirada da sua 11.ª participação na Volta a Espanha, a 17.ª ‘grande Volta’ da carreira.

Um apaixonado por Portugal em 2021 pedalou pelo país numa “vuelta de la Vuelta” , Maté quis “sobretudo aproveitar a repercussão que tem um evento como a Volta a Espanha para colocar nas bocas do mundo um problema muito grave e que é responsabilidade de todos”.

“Cuidar do nosso planeta, da nossa casa... enfrentamos, como Humanidade, uma das maiores crises a que qualquer um de nós assistiu, a mudança climática e o aquecimento global. É nossa responsabilidade deixar às gerações futuras um legado natural igual, se não melhor, do que recebemos”, afirma.

Assim, se são 1.100 as árvores já ‘prometidas’ à Sierra Bermeja, conta, há ainda por ler “centenas de mensagens de pessoas que querem vir ajudar, doar uma árvore”, à espera nas caixas de entrada das suas redes sociais, assim como de “muitíssimas associações e empresas”.

“Nos próximos dias, vou organizar-me e organizar toda a ajuda, que é muito valiosa. [...] Toca-me fazer um trabalho de selecionar e receber toda a ajuda, toda a ajuda é boa. Quem quiser doar, vir plantar, ocupar-se uns meses a cuidar destas árvores... qualquer ajuda será boa”, apela.

Entre o pelotão, nas corridas “vai-se sempre muito rápido, e agora fala-se cada vez menos”, mas recebeu apoio e ofertas de ajuda, além de travar contacto com a iniciativa de outro ciclista pelo ambiente, o suíço Gino Mäder (Bahrain-Victorious).

Mäder doa um franco suíço por cada ciclista que ficar atrás de si em cada corrida ou etapa na temporada 2022, o que já ascende a mais de três mil euros, para associações que lutem contra as alterações climáticas.

O suíço lembrou, ao anunciar a iniciativa, que cresceu nos Alpes, onde teve o “privilégio” de ver glaciares e um “gelo eterno”, que agora desaparece a cada aumento na temperatura média da Terra.

“É importante que nós, como ciclistas, tenhamos consciência de que somos algo mais do que desportistas. Temos o melhor veículo para liderar uma mudança na sociedade, que é a bicicleta. Temos o maior estádio do mundo, porque hoje é Portugal, amanhã é Espanha e depois é França, etc. Temos também uma responsabilidade de cuidar da sociedade”, considera Luis Ángel Maté.

Para dar continuidade a este projeto, tem “muitas ideias”, uma característica muito sua ao longo da carreira, pejada de iniciativas paralelas, sejam 10 mil quilómetros de Santiago ao sul da Península Ibérica, na volta da Vuelta, ou a causa da adaptação face às alterações climáticas.

“A última que tive é repovoar a Sierra Bermeja com crianças, ir às escolas, para que se apercebam. Dentro de uns anos, serão adultos, e devem ver que é preciso trabalhar desde novo [pelo ambiente]”, revela.

Fonte: Sapo on-line

“Gonçalo Tavares junta-se a António Morgado na Hagens Berman Axeon em 2023”


Ciclista português vai deixar a equipa da Bairrada e competir pela formação norte-americana no próximo ano

 

Por: Lusa

Foto: Twitter Hagens Berman Axeon

O ciclista português Gonçalo Tavares vai deixar a equipa da Bairrada e competir pela Hagens Berman Axeon em 2023, seguindo os passos do compatriota e colega de formação António Morgado, anunciou esta quinta-feira a formação norte-americana.

"A Hagens Berman Axeon continua a tradição de fazer desenvolver jovens ciclistas de Portugal e está entusiasmada por anunciar a adição do Gonçalo Tavares no plantel do próximo ano", pode ler-se em comunicado.

Este ano, vários top 10 em provas como a Gipuzkoa Klasika, a Volta ao Pays de Vaud e o Giro della Lunigiana fizeram o ciclista de 18 anos dar nas vistas no panorama internacional, sobretudo pela dupla feita com António Morgado ao serviço da Bairrada, que dominou o quadro nacional.

"O Gonçalo tem estado na roda do António e mostra bom potencial. O nosso programa dar-lhe-á a oportunidade de saber que tipo de ciclista é e onde pode acelerar", explicou o diretor desportivo, Koos Moerenhout.

O próprio Gonçalo Tavares, natural de Proença-a-Nova, considerou este "o ambiente certo para crescer e evoluir", citado em comunicado, no qual a equipa lembra ainda a vitória na quarta etapa da Volta a Portugal de juniores e o triunfo na montanha da Volta a Gironde.

"Juntar-me à Axeon é um grande passo que me deixa muito motivado e entusiasmado, ainda para mais tendo visto todos os talentos que saíram da equipa para o World Tour", declarou.

A equipa, que em 2022 conta com Diogo Barbosa nas fileiras, tem contratado ciclistas portugueses ao longo dos anos, lançando-os para 'outros voos': de João Almeida, hoje chefe de fila na UAE Emirates, a Rúben Guerreiro (EF Education-Easy Post) ou André Carvalho (Cofidis), bem como os irmãos Ivo Oliveira e Rui Oliveira, também na equipa dos Emirados Árabes Unidos.

Fonte: Record on-line

“Thymen Arensman reforça INEOS nas próximas duas temporadas”


Ciclista holandês diz tratar-se de um sonho pode juntar-se à "equipa mais interessante" para a sua projeção

 

Por: Lusa

Foto: Twitter INEOS

O ciclista holandês Thymen Arensman, sexto classificado na Volta a Espanha de 2022, pela equipa DSM, é o mais recente reforço da INEOS, para as próximas duas temporadas, foi esta quinta-feira anunciado.

"Decidi juntar-me à INEOS porque é a equipa mais interessante para a minha projeção. É a concretização de um sonho, porque quando era mais jovem ficava sempre muito impressionado a ver a equipa ir para a frente nas corridas", disse Thymen Arensman.

Depois da vitória no contrarrelógio no início desta temporada na Volta à Polónia, que terminou na segunda posição, Thymen Arensman, de 22 anos, deu um passo na carreira ao vencer a etapa rainha da Vuelta no topo da Serra Nevada.

"Sinto que ainda posso progredir no contrarrelógio e na montanha, e não há lugar melhor para melhorar essas capacidades do que nesta equipa", afirmou Arensman, que se considera "um ciclista de esforços longos e de alta potência".

Arensman, que terminou em terceiro o Paris-Roubaix de sub-23, espera tornar-se "um ciclista mais versátil e melhorar os pontos fortes" e admitiu que não é um ciclista "explosivo ou contundente", mas que está a melhorar nesses aspetos.

Fonte: Record on-line

“Mathieu van der Poel regressa e vence Grande Prémio da Valónia”


Único português em prova, Diogo Barbosa foi 89.º

 

Por: Lusa

O ciclista holandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Deceuninck) voltou à competição com uma vitória no Grande Prémio da Valónia, mostrando boa forma antes dos Mundiais de estrada.

Van Der Poel, de 27 anos, cumpriu os 199,7 quilómetros entre Blegny e Namur em 4:55.26 horas, batendo num sprint restrito o eritreu Biniam Girmay (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux), segundo, e o espanhol Gonzalo Serrano (Movistar), terceiro.

É a quinta vitória profissional este ano do neerlandês, que tem competido muito pouco desde o abandono na Volta a França, já em julho, num ano em que voltou a vencer a Através da Flandres e a Volta à Flandres.

Único português em prova, Diogo Barbosa (Hagens Berman Axeon) foi 89.º, a 2.19 minutos do vencedor.

Fonte: Record on-line

“Melgaço assinala semana europeia do desporto com diversas atividades”


De 23 a 30 de setembro, a comunidade é convidada a usufruir de diversas atividades desportivas que decorrerão no Centro de Estágios de Melgaço

 

Por: Sara Pereira

O Município de Melgaço vai associar-se à Semana Europeia do Desporto, celebrada de 23 a 30 de setembro, promovendo diversas iniciativas ligadas à prática da atividade física, no Centro de Estágios de Melgaço, e direcionadas a toda a comunidade.

A Semana Europeia do Desporto (SED) é uma iniciativa desenvolvida pela Comissão Europeia e tem como objetivo promover o desporto e a atividade física em toda a Europa. Sob o mote #BeActive, a ação pretende incentivar a população, independentemente da idade e da condição física, a ser ativa durante todo o ano.

Neste âmbito, o Centro de Estágios de Melgaço vai acolher diversas atividades desportivas. No primeiro dia da Semana Europeia do Desporto, 23 de setembro, o ginásio é de entrada livre a toda a comunidade, assim como a aula de cycling, que decorrerá pelas 18h30, mas será sujeita ao limite máximo de participantes.

No fim-de-semana, dias 24 e 25 de setembro, a comunidade é convidada a desfrutar de um passeio de bicicleta em família, na pista de XCO, entre as 10h e as 12h. No dia 24 de setembro, o ginásio será de entrada livre durante todo o dia, já a 25 de setembro, a entrada livre será disponibilizada apenas no período da manhã. Na manhã de 25 de setembro, o Centro de Treinos desafia as famílias a jogarem mini golf, sendo gratuita a entrada nestas instalações.


Na segunda-feira, 26 de setembro, no período da manhã, os courts de ténis estão abertos para usufruto da comunidade. Durante a tarde, será promovida uma caminhada pelo trilho das pesqueiras/percurso marginal do Rio Minho. A concentração será pelas 17h no Centro de Estágios de Melgaço, local de partida e chegada. A caminhada é de nível físico médio/baixo. Pelas 18h15, as famílias são convidadas a participar numa aula de pilates.

A 27 e 29 de setembro, as aulas de grupo promovidas pelo Centro de Estágios são de entrada livre, para que os participantes possam impulsionar o seu bem-estar e adquirir um estilo de vida saudável. A 28 de setembro será promovida uma aula de fitness para toda a comunidade, que decorrerá no pavilhão gimnodesportivo.

No último dia da Semana Europeia do Desporto, 30 de outubro, o ginásio, o mini golf, os courtes de ténis, a pista de atletismo e o polidesportivo podem ser utilizados por toda a comunidade, de forma gratuita.

Durante esta semana, vão ser ainda lançados desafios à comunidade, para que visite as instalações do Centro de Estágios. Os participantes que cumprirem os mesmos habilitam-se a ganhar uma mensalidade no ginásio. A 26 de setembro, o desafio engloba duathlo (remo + corrida).  No dia 27 de setembro, o desafio já deverá ser cumprido na pista de atletismo, sendo uma prova de 100 metros. Na quarta-feira, 28 de setembro, os desafios englobam duas voltas à pista de atletismo (800m) e tentar fazer o maior número de agachamentos em cinco minutos.  A 30 de outubro, o desafio serão 100 burpees.

 

Desporto é uma das grandes apostas do município

 

No destino de natureza mais radical de Portugal, Melgaço, a área do Desporto representa 8,32% do investimento do plano e orçamento para o decorrente ano de 2022. A forte aposta nesta vertente prende-se com o facto de, para além do fator saúde, o Desporto ser uma alavanca, incontestavelmente, impulsionadora da economia melgacense e que deve ser potenciada no seu todo, permanentemente.

O Município de Melgaço promove o Desporto através da MELSPORT – Melgaço, Desporto e Lazer, E.M., empresa municipal vocacionada para o efeito. «Melgaço dispõe, por um lado, de equipamentos desportivos homologados com elevado nível de qualidade e, por outro lado, de um conjunto de instituições, que aliadas às nossas condições naturais de excelência nos colocam numa posição ímpar para a realização de atividades desportivas.», atenta o autarca melgacense, Manoel Batista, também presidente do Conselho de Administração da MELSPORT.

A autarquia tem apoiado e promovido diversos eventos, como o são o caso do Melgaço Alvarinho Trail, o Monção e Melgaço Granfondo, o Campeonato de Portugal de Drift, a Taça de Portugal de Ciclocrosse, torneios de futsal, entre outros.

A realçar ainda, no que respeita ao ciclismo, a autarquia de Melgaço tem apostado na promoção do Centro de BTT de Melgaço localizado em Lamas de Mouro, homologado pela FPC desde 2020, e que contou com novos investimentos realizados no ano de 2021, no âmbito da candidatura Walking & Cycling da CIM Alto Minho, com percurso de ligação à REDE C&W do Alto Minho e com percurso de ligação ao Bike Point, recentemente instalado  no Centro de Estágios de Melgaço, e ainda à pista permanente de XCO, estruturas implementadas no âmbito da candidatura feita pelo Município, da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) e da Associação de Ciclismo do Minho junto da entidade organizadora da prova, para a organização do Campeonato da Europa de XCO de 2025, cuja confirmação foi anunciada há dias (10 de setembro).

Fonte: Câmara Municipal de Melgaço

“Paredes de Coura na consagração dos Campeões do Minho de BTT Down Hill”


Paredes de Coura acolhe, no próximo dia 18 de setembro, o 1º BTT DHI Insalde, quarta e última prova do Campeonato do Minho de BTT DHI - Cision.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Câmara Municipal de Paredes de Coura, o 1º BTT DHI Insalde promete disputas intensas, já que estão por decidir os títulos do Minho em muitas das categorias, devendo os pilotos deixar “tudo dentro da pista” para obterem o melhor tempo.

A prova destina-se às categorias de escolas (infantis e juvenis), cadetes, juniores, sub-23, elites e masters, masculinos e femininos, estando ainda aberta aos atletas da categoria open.

Em Paredes de Coura a abertura da pista para os treinos está marcada para as 9:00 horas e decorre até às 12h30. A manga de qualificação arranca às 14:00 horas e às 15:30 horas inicia-se a descida decisiva.

A cerimónia protocolar está marcada para as 17:30 horas.

 

Tiago Cunha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura

 

Tiago Cunha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, considera que a pista de Insalde tem muito potencial e pode oferecer o que os amantes do downhill e do ciclismo mais apreciam: adrenalina.

“Esta pista pode oferecer muita adrenalina enquanto se desce”, disse Tiago Cunha, que salientou “a vista incrível para a freguesia de Insalde e uma boa parte do vale do Rio Coura”.

Com a abertura para o downhill, a Câmara Municipal de Paredes de Coura pretende “explorar outra modalidade que até momento não tínhamos tido oportunidade, mas que nos parece que tem boas condições para poder realizar-se em Paredes de Coura” e acrescentou que “queremos também perceber qual a adesão, quer em termos de participantes, quer em termos de público”.

“No fundo, esta será mais uma forma de promover a bicicleta e seu uso, quer enquanto veículo, instrumento de lazer ou desportivo/espetáculo, que é esse o nosso objetivo”.

O 1º BTT DHI Insalde organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Câmara Municipal de Paredes de Coura tem o apoio das Juntas de Freguesia de Insalde e Porreiras, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, POPP Agency, Arrecadações da Quintã, SEG 3 - Mediação de Seguros, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Navega Rías Baixas, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Sportchip.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Ciclismo Profissional”


Federação divulga normas para inscrição de equipas continentais

Por: José Carlos Gomes

A Federação Portuguesa de Ciclismo divulgou hoje as Normas Particulares para a Filiação de Equipas Continentais em 2023. As alterações face a anos anteriores visam a credibilização do ciclismo profissional que se pratica em Portugal, através da inserção de todos os corredores no grupo-alvo do passaporte biológico, havendo também mudanças nas regras para a composição dos plantéis.

As equipas que pretendam ter o estatuto de Continental UCI em 2023 têm até ao dia 26 de setembro para submeterem a candidatura à Federação Portuguesa de Ciclismo. Esta entidade terá de pronunciar-se sobre as candidaturas até ao dia 4 de outubro.

Uma das grandes novidades é o alargamento a todos os corredores do plantel de todas as equipas portuguesas dos controlos no âmbito do passaporte biológico. “Após boas conversações com o Governo, a ADoP e a UCI, decidimos que será implantado o passaporte biológico a todos os ciclistas das equipas continentais portuguesas. Todos os ciclistas inscritos nas equipas passarão a fazer parte dos grupos-alvo da ADOP e UCI”, informa o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, em carta enviada às equipas.

Sendo a credibilização uma tarefa de todos e que beneficiará o conjunto do ciclismo português, as equipas e a Federação deverão fazer um esforço financeiro acrescido, contribuindo para concretizar o plano. Assim, cada equipa terá de pagar uma taxa de quinhentos euros por cada ciclista de categoria elite do plantel, ao passo que a Federação Portuguesa de Ciclismo assumirá as despesas com os corredores sub-23 de cada equipa. “Será uma aposta ambiciosa e dispendiosa. Todas as partes irão aumentar o seu investimento e as equipas também vão ter de contribuir com parte deste custo extraordinário”, esclarece Delmino Pereira na missiva atrás referida.

Ainda no plano da luta pela credibilização da modalidade, as candidaturas para constituição de equipa continental terão de ser acompanhadas de um dossiê com o histórico de casos de violação das normas antidopagem por elementos da equipa nas últimas dez épocas desportivas.

Acresce que nenhum membro da equipa técnica ou ciclista poderá ter licença desportiva enquanto membro de uma equipa continental se for arguido em processo-crime por violação de normas antidopagem ou se tiver sido condenado disciplinarmente por violação das normas antidopagem.

Esta inibição de inscrição relativa a processos disciplinares desportivos cessa caso se verifiquem cumulativamente as seguintes situações: condenação apenas uma vez por violação das normas antidopagem, condenação por período inferior a dois anos e terem decorrido cinco anos entre a data da violação das normas e o primeiro dia do ano para o qual é pedida a licença (1 de janeiro de 2023).

A composição do plantel das equipas também está sujeita a normas específica. Ou seja, o plantel das equipas poderá ter no máximo 30 por cento de ciclistas oriundos de países fora da União Europeia (excluem-se países da CPLP desta regra) e a maioria do plantel terá de ser formada por corredores portugueses.

As normas definem também os salários mínimos anuais das diferentes tipologias de corredores que as equipas podem inscrever: ciclistas de elite (€14.000), sub-25 (€9.780) e neoprofissionais/sub-23 (€4.935).

Os regulamentos podem ser consultados em https://www.fpciclismo.pt/regulamento-estrada

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Um poema cheio de emoção…”


Por: José Morais

Muitas foram as pessoas que se associaram à iniciativa da “19ª Bênção Nacional dos Ciclistas – Carlos Vieira”, muitos conhecidos e amigos, outros desconhecidos, que mesmo assim desde o primeiro dia se juntaram à causa.

A Escritora Janete Costa foi uma dessas pessoas, e logo na altura de termos perdido Carlos Vieira, Ela se disponibilizou para fazer um poema em sua homenagem, porem, a sua curiosidade, o seu interesse por um homem que apesar de o não ter conhecido a fascinou, quanto mais pesquisas fazia dele, mais se fascinava com a sua história de vida.

Logo de início, se prontificou a marcar presença na homenagem, descolocou-se de propósito de Abragão/Penafiel, com o seu marido e filhos, para proclamar o novo poema que fez depois de muitas pesquisas sobre Carlos Vieira, fazendo assim um novo poema, que recitou, palavras lindas, emocionais, frases com história, um poema que fez chegar as lagrimas aos olhos de muitos presentes.

Não podendo deixar de passar em branco aquele que foi um dos momentos altos da Bênção e homenagem, esta será uma forma de agradecer em nome da organização, deixando o nosso Grande Obrigado.

 

Deixamos a seguir o poema de autoria da Escritora Janete Costa

 

 

Após dois anos e meio

Este evento será o primeiro

Após o falecimento de Carlos Vieira Organizado por Amigos e Familiares

Que para o Ciclista, foram pilares

Foi feito o convite à comunidade inteira

 

 

Onze de Setembro de 2022

Data escolhida para depois

Prestar a merecida Homenagem

Ao Ciclista-Bombeiro de Leiria

Todos sabemos que isto merecia

Foi um Homem de Fé e de coragem

 

 

Para quem ainda não conhece

A sua Vida que enriquece

Portugal, sobretudo Leiria

Passo a descrever a sua História

Que ainda permanece na memória

De quem, com o Carlos convivia

 

 

Conhecido por Ciclista-Bombeiro

Foi sempre um bom companheiro

Tinha alegria e vontade de viver

Foi um Cidadão Leiriense exemplar

Deixou recordes mundiais para recordar No Guinness Book, para quem quiser ver

 

 

Foi Bombeiro durante trinta anos Desde 1978, fez parte dos seus planos Honrar esta sua nobre profissão Adorava o trabalho que fazia

Mas outra atividade, Ele não esquecia O Ciclismo era a sua outra Paixão

 

 

Com ânimo, dedicou-se ao ciclismo

Com muita alegria e profissionalismo

Vária equipas portuguesas representou

De muitas provas foi vencedor

Porque pedalava com muito amor

E Embaixador de Leiria se tornou

 

 

Até ao Vaticano já pedalou

Por três vezes, Leiria lá representou

Por dois Papas, já foi recebido

João Paulo II e Papa Francisco

Carlos não receava correr o risco

De pedalar por caminho desconhecido

 

 

Em 86, fez sua primeira peregrinação

2014, a segunda com a mesma devoção

2017, acompanhado, foi a terceira e última No percurso, paragens que planearam

No Santuário de Lourdes e Saragoça rezaram E finalmente, chegaram a Fátima

Nesta sua terceira Peregrinação

 

 

Dois Amigos com a mesma determinação Do Vaticano a Fátima, o acompanharam Com António Figueiredo e Miguel Vilar Tinham mais de 2500 Km ́s para pedalar Todos com mais de 50 anos, cá chegaram

Com esta missão de pedalar

 

 

Carlos queria uma mensagem passar E encorajar quem não se sente capaz Que vale a pena ter Fé e acreditar Nunca desistir e sempre lutar

Ainda há Gente boa a lutar pela Paz

Devido à sua grande persistência

Como recordista de Resistência

Em 1983, foi reconhecido mundialmente Durante 191 horas Carlos pedalou

Sem parar, quase 3000 km ́s registou Consigo próprio, Ele era exigente

 

 

Neste seu primeiro Recorde Mundial

A torcer por si, tinha muito pessoal

Carlos, nas suas capacidades, acreditava

No final da prova, começou a delirar

Quando terminou, ao hospital foi parar

Vendo batas brancas, pergunta se no céu estava

 

 

 Durante a prova, a dor aumentou

A técnica do anterior recordista, usou

Foi um método em pouco caricato

Uma couve na cabeça e bifes no calção

Para resfriar o cérebro e amaciar a fricção Mas acabou por não ser o melhor ato

 

 

Com Espanha, França e Alemanha

A Leiria fez uma ligação tamanha

Levava o nome da cidade a todo o lado Carlos Vieira amava pedalar

Não tinha medo de arriscar

Merecia mesmo ser condecorado

 

 

No Livro de Guinness Mundial

Em 1990, o seu 1o recorde no pedal

Prova de Resistência sobre rolos

Em 2014, fez o seu segundo registo

Um recorde que nunca tinha sido visto 15h, num camião bombeiro com rolos

 

 

Em 2018, o seu nome novamente escreveu Durante 8 horas, só com uma mão, se atreveu

A Conduzir a sua bicicleta

No livro, três vezes registou

O seu nome e Leiria representou

Carlos Vieira ... um grande Atleta

 

 

Em Maio/2019, 1115 km’s pedalou

Durante doze dias a Israel rumou

Para levar mensagem de Fé e de Paz

Em Abril/2020, a Austrália queria pedalar Mas o covid-19 veio atrapalhar

E Carlos, esse projeto, teve de cancelar

 

 

Mas como tudo na Vida

Sem ninguém estar prevenida

O Ciclista-bombeiro adoeceu

Com 68 anos, já um pouco cansado

Teve de colocar o ciclismo de lado

E devido ao covd-19, faleceu

 

 

A 15 de Dezembro de 2020

Uma má noticia para qualquer ouvinte

O Ciclista-bombeiro havia falecido

Uma grande perda para a cidade

Era um Homem com personalidade

O Coração de Leiria ficava empobrecido

 

 

Era um Homem muito religioso

A sua Fé por Fátima era contagioso Organizava a Bênção Nacional do Ciclista Hoje, neste Bênção, já não estará presente Será relembrado, apesar de ausente

Era um Cidadão Nacionalista

 

 

Em Maio/2022, Dia do Município de Leiria Medalha de Mérito, Carlos Vieira recebia “Grau Ouro” na categoria do Desporto Pelo relevante empenho, enquanto Mentor Em particular no ciclismo, foi promotor

A todo o mundo levou Leiria a bom porto

 

 

O Carlos Vieira também foi o promotor

Da Bênção Nacional do Ciclista foi mentor E essa Bênção, hoje realiza-se novamente Com a organização de muitos Amigos Grande parte deles, Amigos antigos

Carlos será lembrado eternamente

 

 

Quando me encontrava a escrever

Este poema que acabo de ler

Foi uma mistura de sentimentos

Triste por não ter o Carlos conhecido Triste por Ciclista- bombeiro ter partido Triste por ter perdido seus acontecimentos

 

 

Mas enquanto a pesquisa eu fazia

Quanto mais encontrava, mais de satisfazia Fui-me apaixonando com muita emoção Tentei descrever ao máximo a sua Vida Tentei, com carinho, falar da sua partida Hoje eu confesso... CARLOS VIEIRA Também conquistou o meu coração...

 

 

Mais uma vez o agradecimento, Obrigado.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com