sábado, 24 de dezembro de 2022

“Principais provas de ciclismo vão valer mais para o 'ranking' da UCI: conheça todas as alterações”


UCI pretende com isto "incitar as equipas a alinhar os melhores ciclistas nas provas mais importantes"

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

As principais provas do calendário de ciclismo, incluindo as 'Grandes Voltas', os 'Monumentos', o Campeonato do Mundo e os Jogos Olímpicos, vão passar a ter mais peso no 'ranking' da UCI, anunciou hoje o organismo mundial da modalidade.

Em comunicado, a UCI revela as mudanças, que passam a vigorar já em 01 de janeiro de 2023 e que pretendem "incitar as equipas a alinhar os melhores ciclistas nas provas mais importantes", bem como a "assegurar melhor concordância entre os pontos e o mérito desportivo".

Para as Voltas a França, Itália e Espanha o aumento dos pontos é generalizado, abarcando classificação geral final, etapas e restantes classificações.

Em relação aos cinco 'Monumentos' Milão-Sanremo, Volta a Flandres, Paris-Roubaix, Liège-Bastogne-Liège e Lombardia é criada uma categoria própria, que pontua mais que as outras corridas de um dia da UCI World Tour.

Nas corridas por etapas da UCI World Tour e UCI Pro Series alarga-se os lugares que recebem pontos, para lá do terceiro lugar, podendo chegar ao 15.º lugar, nas provas mais importantes.

Também há aumento de pontos a distribuir nas provas em linha e contrarrelógio de Jogos Olímpicos e Campeonatos do Mundo.

"As alterações permitirão crescer a diferença entre os pontos obtidos nas corridas mais prestigiosas e as de categoria inferior e levar as equipas a alinhar os melhores ciclistas nas provas mais importantes, bem como assegurar uma melhor concordância entre os pontos atribuídos e o mérito desportivo", refere a nota da UCI.

Para o 'ranking' das equipas, passam a contar o cúmulo dos resultados dos 20 melhores ciclistas e não apenas os 10 melhores, como até agora.

Tal mudança permitirá "refletir melhor o valor desportivo das equipas e atenuar as consequências da eventual indisponibilidade dos melhores elementos (por lesão, doença, etc.) durante a época", justifica a UCI.

Fonte: Record on-line

“Farense e Tavira celebram acordo de parceria”


Protocolo tem a duração de três anos

 

Por: Ana Paula Marques

O Farense vai 'andar' nas estradas nos próximos três anos. É que o clube de Faro e a equipa de ciclismo do Tavira assinaram um acordo de parceria, anunciou esta tarde o emblema que disputa a 2.ª Liga de futebol.

"O Sporting Clube Farense e o Clube de Ciclismo de Tavira celebram um acordo de parceria por um período de 3 anos, com vista ao incremento e visibilidade da modalidade tanto a nível nacional como internacional", refere o clube em comunicado, enaltecendo depois o histórico e a longevidade da equipa comandada por Vidal Fitas.

"É de realçar o vasto palmarés do Clube de Ciclismo de Tavira que entre muitas conquistas, se destacam as vitórias em 4 continentes e no seu histórico mais recente os 8 pódios na Volta a Portugal, tendo conseguido o 1º lugar em 5 dos mesmos.

É de evidenciar também que o Clube de Ciclismo de Tavira é a equipa de ciclismo profissional mais antiga do mundo, em atividade ininterrupta, tendo sido fundada a 31 de Agosto de 1979".

A equipa passará designar-se AP Hotels & Resorts /Tavira /SCFarense.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com